26 de out. de 2020

Material de Estudo - 16/5º ano - Salas 11 e 12

 







PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDREA 

 

Sinais de pontuação

        Os sinais de pontuação servem para mostrar as marcas sonoras em um texto escrito. Sem esses sinais de pontuação não conseguiríamos entender um texto escrito.

Pontuação é a utilização de sinais gráficos para auxiliar a compreensão da leitura. Eles são:

(.) Ponto final: que aponta o final de uma frase.

(,) vírgula: indica uma pausa na leitura.

(;) ponto-e-vírgula: aponta uma pausa maior que uma vírgula.

(:) dois pontos: é usado para iniciar uma explicação.

(?) Ponto de interrogação: é colocado no final da frase e indica uma pergunta.

(!) Ponto de exclamação: mostra espanto, admiração, surpresa, etc.

( – ) travessão: usamos no inicio de diálogos ou para destacar partes de uma frase.

Exercícios

1.   Pontue as frases abaixo adequadamente:

Maria e joana foram ao teatro

Camila comprou uma calça uma blusa e uma sandália

Que dia é hoje

Diagrama

Descrição gerada automaticamenteOlha que carro lindo


Mamãe disse

Você já jantou

Que filme maravilhoso

Não vou ao cinema

Carlos venha almoçar

 

2.   Complete o texto abaixo com a pontuação correta:

Meu amigo lança fora ___ alegremente ___ o jornal que está lendo e diz___

___ Chega ___ Houve um desastre de trem na França ___ um acidente de mina na Inglaterra ___ um surto de peste na índia ___ você acredita nisso que os jornais dizem ___ Será o mundo assim ___ uma bola confusa ___ onde acontecem unicamente desastres e desgraças ___ Não ___ Os jornais é que falsificam a imagem do mundo ___

 

Leia o texto com atenção e responda as questões abaixo:

 

A herança

        Um homem rico está muito doente. Sentindo que sua hora estava chegando, pediu papel e caneta e escreveu:

“Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”

        Mas antes de pontuar sua frase ele morreu. Para quem o falecido deixou sua fortuna? Eram quatro concorrentes.

        Nesse mesmo dia todos foram chamados para decidir o impasse.

O sobrinho pontuou da seguinte forma:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”

Já a irmã pontuou assim:

“Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres”

O padeiro fez a pontuação que julgou correta:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”

E um representante dos pobres, com mais estudo, fez sua versão:

“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro”

        Como não se entrou em acordo o caso foi parar no tribunal. O juiz decidiu que a herança deveria ficar com os pobres.

Texto adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite. Comunicação/Expressão em língua nacional. São Paulo: Nacional, 1973. 6º ano, p.84.

Interpretação de texto

Uma imagem contendo atletismo

Descrição gerada automaticamente

3.   Qual é o assunto principal do texto?:

                                    (    ) a herança

                                    (    ) a pontuação


      (    ) a família




4.   Quantos personagens estão disputando a herança?

(    ) 6

(    ) 4

(    ) 10

5.   Esse texto é ?

(    ) informativo

(    ) descritivo

(    ) narrativo

 

6.   Qual sua opinião sobre a atitude do juiz? Justifique.

 

7.   Se você fosse o juiz o que faria? Justifique.

 

8.   Qual é a diferença que as diversas pontuações trouxeram ao texto?

 

9.   Os sinais de pontuação são diferentes? Justifique.

 

10.               Diga como se chama, e qual a função de cada sinal abaixo:                                                  

? = ___________________________________________________

! = ____________________________________________________

. = ____________________________________________________

... = ___________________________________________________

  = ___________________________________________________

, = ____________________________________________________








UM POLÍGONO DE TRÊS LADOS É CHAMADO DE TRIÂNGULO. OS TRIÂNGULOS CLASSIFICAM-SE QUANTO À MEDIDA DOS SEUS LADOS E ÂNGULOS. OBSERVE.




(Fonte:https://cdn.profes.com.br/media)

COM BASE NAS CLASSIFICAÇÕES DOS TRIÂNGULOS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 01. O que você entendeu por:

a)   Triângulo Equilátero?

b)   Triângulo Isósceles?

c)   Triângulo Escaleno?

QUESTÃO 02. Observando os ângulos internos dos triângulos, e considerando-se que o ângulo de 90º é a nossa referência, o que você pôde entender por:

a)   Triângulo Retângulo?

b)   Triângulo Acutângulo?

c)   Triângulo Obtusângulo?

QUESTÃO 03. Desenhe um triângulo com as seguintes medidas de lados:

2 lados medindo 6cm; 1 lado medindo 2,5cm.

Faça os seus ângulos internos.

Agora, responda: Que nome recebe o triângulo que você desenhou, classificando-o pelos seus lados e ângulos?

OS QUADRILÁTEROS SÃO POLÍGONOS DE QUATRO LADOS. AS SUAS PROPRIEDADES SÃO

UMA RELAÇÃO ENTRE LADOS E OS ÂNGULOS.

Fonte:https://i.pinimg.com/originals/6a/9b/aa/6a9baad8edc38e4ca6c07c02c0d4cf75.jpg)

COM BASE NAS CLASSIFICAÇÕES DOS QUADRILÁTEROS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.

QUESTÃO 04. Qual a diferença entre o quadrado e o losango?

QUESTÃO 05. Qual a diferença entre os trapézios e os paralelogramos?

QUESTÃO 06.  Observando o vaso de planta abaixo, responda:

a)   Que quadrilátero refere-se?

b)   Indique na figura, usando as letras A e B os dois lados paralelos desse quadrilátero.


(Fonte: https://www.pontofrio-imagens.com.br/decoracao/vasosecachepots )






Poluição do ar é a introdução de qualquer substância que, devido a sua concentração, possa a se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição atmosférica, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.

A poluição do ar representa um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Crianças, idosos e portadores de doenças cardiorrespiratórias, compõem a população mais suscetível aos efeitos da poluição atmosférica.

Além da poluição presente nos grandes centros urbanos, provocada pelas indústrias e veículos, regiões como a Amazônia que sofrem com a queima de biomassa, vêm apresentando um aumento de doenças respiratórias e hospitalizações.

As causas da Poluição do ar

·         A poluição do ar é causada pelo aumento da quantidade de gases poluentes na atmosfera.

·         A queima de combustíveis fósseis é a maior causa da poluição do ar.

·         Os maiores poluidores são as fábricas, usinas, queimadas florestais e veículos motorizados.

·         Chuva ácida.

Os efeitos

 A emissão excessiva de poluentes tem provocado sérios danos à saúde como problemas respiratórios (Bronquite crônica e asma), alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso ou em órgãos vitais e até câncer. Esses distúrbios agravam-se pela ausência de ventos e no inverno com o fenômeno da inversão térmica (ocorre quando uma camada de ar frio forma uma parede na atmosfera que impede a passagem do ar quente e a dispersão dos poluentes). 

Os danos não se restringem à espécie humana. Toda a natureza é afetada. A toxidez do ar ocasiona a destruição de florestas, fortes chuvas que provocam a erosão do solo e o entupimento dos rios. 

Medidas para evitar a poluição do ar

·         Investimento em transportes coletivos, pois os carros são responsáveis por 90% da poluição do ar.

·         Substituição dos veículos movidos a combustíveis derivados de petróleo por outros menos poluentes, movidos a eletricidade, biocombustíveis ou gás natural.

·         Substituição da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo) por fontes renováveis de energia (eólicasolarhidrelétrica, biomassa).

·         Controle da qualidade dos combustíveis e da emissão de poluentes pelos veículos automotores.

·         Construção de vias expressas e gerenciamento do tráfego para diminuir os congestionamentos.

·         Implantação de áreas verdes e de lazer em centros urbanos, pois os vegetais absorvem alguns gases tóxicos.

Atenção: Se você não fez as atividades sobre o ar, você vai encontrá-las no BLOG da escola (Atividades semana 7 e 9).

Blog da escola:       http://emjspbh.blogspot.com/


- Ler os textos e fazer as atividades das páginas 182 até 185 do seu livro de Ciências. Lembre-se: Somente as respostas.

Ler e fazer as atividades das páginas 186 e 187.

Você deverá fazê-las em uma folha separada dos outros exercícios colocando o seguinte cabeçalho:

Atividades Avaliativas (mês de outubro)

Nome (completo):_________________________________________________

Sala:__________       Semana: 4         Valor: 5,0 pontos   

Atenção:

- A atividade número 1 deverá ser copiada. (Não precisa copiar os enunciados, somente as opções).

- Na atividade número 2, escreva os nomes dos resíduos antes de responder.

- Faça de forma organizada e com bastante capricho!!!!

                                        Abraços das professoras Doralice e Priscila




 Ler e fazer as atividades das páginas 40 até 47 do seu livro de Geografia.

Atenção:

Você deverá fazê-las em uma folha separada dos outros exercícios colocando o seguinte cabeçalho:

Atividades Avaliativas (mês de outubro)

Nome (completo):_________________________________________________

Sala:__________       Semana: 4         Valor: 5,0 pontos   

Atenção:

Faça de forma organizada e com bastante capricho!!!!

                                        Abraços das professoras Doralice e Priscila

Outubro/ 2020



Ler e fazer as atividades das páginas 36, 37, 38,40 e 41 do seu livro de História.

Atenção:

- Não precisa fazer a página 39.

- Você deverá fazê-las em uma folha separada dos outros exercícios colocando o seguinte cabeçalho:

Atividades Avaliativas do mês de outubro

Nome (completo):_________________________________________________

Sala:__________       Semana: 4         Valor: 5,0 pontos   

Atenção:

- As atividades de número 2, 6, 8, deverão ser copiadas (Não precisa copiar os enunciados, somente as opções).

- Faça de forma organizada e com bastante capricho!!!!

                                                   Abraços das professoras Doralice e Priscila

Outubro/ 2020


Professoras: Edvânia Barbosa / Gláucia Christianne



“Lavar as mãos com agua e sabão, agora, mais do que nunca se tornou uma das maneiras mais eficazes que você pode fazer para se proteger e proteger os outros, contra muitas doenças infecciosas. Hoje, na nossa ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM, vamos usar a mão e fazer um lindo mosaico.”

FAZENDO O MOSAICO: 

  1. Escolha uma das mãos, coloque por cima da folha no caderno de arte, e faça o contorno dela. Primeiro com o lápis de escrever (para o caso de errar), depois pegue um lápis preto e passe por cima.
  2. Você vai fazer o mosaico com lápis de cores. Pense nas formas e nas cores que vai usar.
  3. Faça do seu jeitinho, desenhos de qualquer forma, dentro do contorno das mãos. Use novamente o lápis preto.
  4. Agora é só usar a criatividade e abusar das cores. Pinte todos os desenhos que você fez, até preencher todos os espaços.
  5. Responda: Em que lugar da escola ou da comunidade você colocaria a sua obra?















Nenhum comentário:

Postar um comentário