PROFESSORAS: ANA
PAULA E ANDREA
Sinais de pontuação
Os
sinais de pontuação servem para mostrar as marcas sonoras em um texto escrito.
Sem esses sinais de pontuação não conseguiríamos entender um texto escrito.
Pontuação é a
utilização de sinais gráficos para auxiliar a compreensão da leitura. Eles são:
(.) Ponto final: que aponta o final de
uma frase.
(,) vírgula: indica uma pausa na
leitura.
(;) ponto-e-vírgula: aponta uma pausa
maior que uma vírgula.
(:) dois pontos: é usado para iniciar
uma explicação.
(?) Ponto de interrogação: é colocado no
final da frase e indica uma pergunta.
(!) Ponto de exclamação: mostra espanto,
admiração, surpresa, etc.
( – ) travessão: usamos no inicio de
diálogos ou para destacar partes de uma frase.
Exercícios
1. Pontue
as frases abaixo adequadamente:
Maria e joana foram ao teatro
Camila comprou uma calça uma blusa e uma
sandália
Que dia é hoje
Olha
que carro lindo
Mamãe disse
Você já jantou
Que filme maravilhoso
Não vou ao cinema
Carlos venha almoçar
2. Complete
o texto abaixo com a pontuação correta:
Meu amigo lança fora
___ alegremente ___ o jornal que está lendo e diz___
___ Chega ___ Houve um desastre de trem
na França ___ um acidente de mina na Inglaterra ___ um surto de peste na índia
___ você acredita nisso que os jornais dizem ___ Será o mundo assim ___ uma
bola confusa ___ onde acontecem unicamente desastres e desgraças ___ Não ___ Os
jornais é que falsificam a imagem do mundo ___
Leia o texto com atenção e responda as
questões abaixo:
A herança
Um
homem rico está muito doente. Sentindo que sua hora estava chegando, pediu
papel e caneta e escreveu:
“Deixo meus bens a minha irmã não a meu
sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”
Mas
antes de pontuar sua frase ele morreu. Para quem o falecido deixou sua fortuna?
Eram quatro concorrentes.
Nesse
mesmo dia todos foram chamados para decidir o impasse.
O sobrinho pontuou da seguinte forma:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A
meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”
Já a irmã pontuou assim:
“Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu
sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres”
O padeiro fez a pontuação que julgou
correta:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A
meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”
E um representante dos pobres, com mais
estudo, fez sua versão:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A
meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro”
Como
não se entrou em acordo o caso foi parar no tribunal. O juiz decidiu que a
herança deveria ficar com os pobres.
Texto adaptado de Amaro Ventura e
Roberto Augusto Soares Leite. Comunicação/Expressão em língua nacional. São
Paulo: Nacional, 1973. 6º ano, p.84.
Interpretação de texto

3. Qual
é o assunto principal do texto?:
(
) a herança
(
) a pontuação
(
) a família
4. Quantos
personagens estão disputando a herança?
(
) 6
(
) 4
(
) 10
5. Esse
texto é ?
(
) informativo
(
) descritivo
(
) narrativo
6. Qual
sua opinião sobre a atitude do juiz? Justifique.
7. Se
você fosse o juiz o que faria? Justifique.
8. Qual
é a diferença que as diversas pontuações trouxeram ao texto?
9. Os
sinais de pontuação são diferentes? Justifique.
10.
Diga como se chama, e qual a função de cada
sinal abaixo:
? =
___________________________________________________
! =
____________________________________________________
. =
____________________________________________________
... =
___________________________________________________
–
= ___________________________________________________
, =
____________________________________________________



UM POLÍGONO DE TRÊS LADOS É CHAMADO DE
TRIÂNGULO. OS TRIÂNGULOS CLASSIFICAM-SE QUANTO À MEDIDA DOS SEUS LADOS E
ÂNGULOS. OBSERVE. 
 
(Fonte:https://cdn.profes.com.br/media)
COM BASE NAS
CLASSIFICAÇÕES DOS TRIÂNGULOS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 01. O que você entendeu por:
a) Triângulo Equilátero?
b) Triângulo Isósceles?
c) Triângulo Escaleno?
QUESTÃO 02. Observando os ângulos internos dos triângulos, e
considerando-se que o ângulo de 90º é a nossa referência, o que você pôde
entender por:
a) Triângulo Retângulo?
b) Triângulo Acutângulo?
c) Triângulo Obtusângulo?
QUESTÃO 03. Desenhe um triângulo com as seguintes medidas de lados:
2 lados medindo 6cm; 1
lado medindo 2,5cm.
Faça os seus ângulos
internos.
Agora, responda: Que
nome recebe o triângulo que você desenhou, classificando-o pelos seus lados e
ângulos?
OS QUADRILÁTEROS SÃO
POLÍGONOS DE QUATRO LADOS. AS SUAS PROPRIEDADES SÃO
UMA RELAÇÃO ENTRE LADOS
E OS ÂNGULOS.
Fonte:https://i.pinimg.com/originals/6a/9b/aa/6a9baad8edc38e4ca6c07c02c0d4cf75.jpg)
COM BASE NAS
CLASSIFICAÇÕES DOS QUADRILÁTEROS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
QUESTÃO 04. Qual a diferença entre o quadrado e o losango?
QUESTÃO 05. Qual a diferença entre os trapézios e os paralelogramos?
QUESTÃO 06. Observando o vaso de planta abaixo,
responda:
a) Que
quadrilátero refere-se?
b) Indique
na figura, usando as letras A e B os dois lados paralelos desse quadrilátero.
|
(Fonte: https://www.pontofrio-imagens.com.br/decoracao/vasosecachepots )


Poluição do ar é a introdução de
qualquer substância que, devido a sua concentração, possa a se tornar nociva à
saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição atmosférica, refere-se à
contaminação do ar por
gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até
mesmo energia.
A
poluição do ar representa um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e
no mundo. Crianças, idosos e portadores de doenças cardiorrespiratórias,
compõem a população mais suscetível aos efeitos da poluição atmosférica.
Além da poluição presente nos grandes centros urbanos,
provocada pelas indústrias e veículos, regiões como a Amazônia que sofrem com a
queima de biomassa, vêm apresentando um aumento de doenças respiratórias e
hospitalizações.
As causas da Poluição
do ar
·
A
poluição do ar é causada pelo aumento da quantidade de gases poluentes na
atmosfera.
·
A
queima de combustíveis fósseis é a maior causa da poluição do ar.
·
Os
maiores poluidores são as fábricas, usinas, queimadas florestais e veículos
motorizados.
·
Chuva
ácida.
Os efeitos
A emissão excessiva de poluentes tem provocado
sérios danos à saúde como problemas respiratórios (Bronquite crônica e asma),
alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso ou em órgãos vitais e até
câncer. Esses distúrbios agravam-se pela ausência de ventos e no inverno com o
fenômeno da inversão térmica (ocorre quando uma camada de ar frio forma uma
parede na atmosfera que impede a passagem do ar quente e a dispersão dos
poluentes).
Os danos não se
restringem à espécie humana. Toda a natureza é afetada. A toxidez do ar
ocasiona a destruição de florestas, fortes chuvas que provocam a erosão do solo
e o entupimento dos rios.
Medidas para evitar a
poluição do ar
·
Investimento em transportes coletivos,
pois os carros são responsáveis por 90% da poluição do ar.
·
Substituição dos veículos movidos a combustíveis
derivados de petróleo por outros menos poluentes, movidos a eletricidade,
biocombustíveis ou gás natural.
·
Substituição da queima de combustíveis
fósseis (carvão mineral e petróleo) por fontes renováveis de energia (eólica, solar, hidrelétrica, biomassa).
·
Controle da qualidade dos combustíveis e
da emissão de poluentes pelos veículos automotores.
·
Construção de vias expressas e
gerenciamento do tráfego para diminuir os congestionamentos.
·
Implantação de áreas verdes e de lazer em
centros urbanos, pois os vegetais absorvem alguns gases tóxicos.
Atenção: Se
você não fez as atividades sobre o ar, você vai encontrá-las no BLOG da escola
(Atividades semana 7 e 9).
Blog da escola: http://emjspbh.blogspot.com/
 1º-
Ler os textos e fazer as atividades das páginas 182 até 185 do seu livro de
Ciências. Lembre-se: Somente as respostas. 2º Ler
e fazer as atividades das páginas 186 e 187. Você
deverá fazê-las em uma folha separada dos outros exercícios colocando o
seguinte cabeçalho: Atividades Avaliativas (mês de outubro) Nome
(completo):_________________________________________________ Sala:__________ Semana: 4 Valor: 5,0 pontos Atenção: -
A atividade número 1 deverá ser copiada. (Não precisa copiar os enunciados,
somente as opções). -
Na atividade número 2, escreva os nomes dos resíduos antes de responder. -
Faça de forma organizada e com bastante capricho!!!! Abraços
das professoras Doralice e Priscila
Ler e fazer as atividades
das páginas 40 até 47 do seu livro de Geografia. Atenção: Você
deverá fazê-las em uma folha separada dos outros exercícios colocando o
seguinte cabeçalho: Atividades Avaliativas (mês de outubro) Nome
(completo):_________________________________________________ Sala:__________ Semana: 4 Valor: 5,0 pontos Atenção: Faça
de forma organizada e com bastante capricho!!!! Abraços
das professoras Doralice e Priscila Outubro/ 2020
Ler e fazer as atividades das páginas 36, 37, 38,40 e 41 do seu
livro de História. Atenção: - Não precisa fazer a página 39. -
Você deverá fazê-las em uma folha separada dos outros exercícios colocando o
seguinte cabeçalho: Atividades
Avaliativas do mês de outubro Nome
(completo):_________________________________________________ Sala:__________ Semana: 4 Valor: 5,0 pontos Atenção: -
As atividades de número 2, 6, 8, deverão ser copiadas (Não precisa copiar os
enunciados, somente as opções). -
Faça de forma organizada e com bastante capricho!!!!
Abraços das professoras Doralice e Priscila
Outubro/ 2020
Professoras: Edvânia Barbosa
/ Gláucia Christianne
“Lavar as mãos com agua e sabão, agora, mais do que nunca se
tornou uma das maneiras mais eficazes que você pode fazer para se proteger e
proteger os outros, contra muitas doenças infecciosas. Hoje, na nossa ATIVIDADE
DE APRENDIZAGEM, vamos usar a mão e fazer um lindo mosaico.” FAZENDO
O MOSAICO:
- Escolha uma das
mãos, coloque por cima da folha no caderno de arte, e faça o contorno
dela. Primeiro com o lápis de escrever (para o caso de errar), depois
pegue um lápis preto e passe por cima.
- Você vai fazer o
mosaico com lápis de cores. Pense nas formas e nas cores que vai usar.
- Faça do seu
jeitinho, desenhos de qualquer forma, dentro do contorno das mãos. Use
novamente o lápis preto.
- Agora é só usar
a criatividade e abusar das cores. Pinte todos os desenhos que você fez,
até preencher todos os espaços.
- Responda: Em que
lugar da escola ou da comunidade você colocaria a sua obra?
| |
Nenhum comentário:
Postar um comentário