Olá, família Joaquim dos Santos! As aulas estão suspensas durante esse período de quarentena do novo coronavírus, mas isso não precisa ser sinônimo de atraso nos estudos! A Equipe EMJS continuará sendo sua parceira. Aqui no nosso Blog os alunos poderão aproveitar o que há de melhor em educação, ofereceremos semanalmente materiais para estudo, de forma que continuem inseridos no contexto escolar. É só clicar na sala de aula virtual referente ao ano que está cursando. Participem conosco!
Os sinais de pontuação servem para mostrar as marcas sonoras em um texto escrito. Sem esses sinais de pontuação não conseguiríamos entender um texto escrito.
Pontuação é a utilização de sinais gráficos para auxiliar a compreensão da leitura. Eles são:
(.) Ponto final: que aponta o final de uma frase.
(,) vírgula: indica uma pausa na leitura.
(;) ponto-e-vírgula: aponta uma pausa maior que uma vírgula.
(:) dois pontos: é usado para iniciar uma explicação.
(?) Ponto de interrogação: é colocado no final da frase e indica uma pergunta.
(!) Ponto de exclamação: mostra espanto, admiração, surpresa, etc.
( – ) travessão: usamos no inicio de diálogos ou para destacar partes de uma frase.
Exercícios
1.Pontue as frases abaixo adequadamente:
Maria e joana foram ao teatro
Camila comprou uma calça uma blusa e uma sandália
Que dia é hoje
Olha que carro lindo
Mamãe disse
Você já jantou
Que filme maravilhoso
Não vou ao cinema
Carlos venha almoçar
2.Complete o texto abaixo com a pontuação correta:
Meu amigo lança fora ___ alegremente ___ o jornal que está lendo e diz___
___ Chega ___ Houve um desastre de trem na França ___ um acidente de mina na Inglaterra ___ um surto de peste na índia ___ você acredita nisso que os jornais dizem ___ Será o mundo assim ___ uma bola confusa ___ onde acontecem unicamente desastres e desgraças ___ Não ___ Os jornais é que falsificam a imagem do mundo ___
Leia o texto com atenção e responda as questões abaixo:
A herança
Um homem rico está muito doente. Sentindo que sua hora estava chegando, pediu papel e caneta e escreveu:
“Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”
Mas antes de pontuar sua frase ele morreu. Para quem o falecido deixou sua fortuna? Eram quatro concorrentes.
Nesse mesmo dia todos foram chamados para decidir o impasse.
O sobrinho pontuou da seguinte forma:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”
Já a irmã pontuou assim:
“Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres”
O padeiro fez a pontuação que julgou correta:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres.”
E um representante dos pobres, com mais estudo, fez sua versão:
“Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro”
Como não se entrou em acordo o caso foi parar no tribunal. O juiz decidiu que a herança deveria ficar com os pobres.
Texto adaptado de Amaro Ventura e Roberto Augusto Soares Leite. Comunicação/Expressão em língua nacional. São Paulo: Nacional, 1973. 6º ano, p.84.
Interpretação de texto
3.Qual é o assunto principal do texto?:
( ) a herança
( ) a pontuação
( ) a família
4.Quantos personagens estão disputando a herança?
( ) 6
( ) 4
( ) 10
5.Esse texto é ?
( ) informativo
( ) descritivo
( ) narrativo
6.Qual sua opinião sobre a atitude do juiz? Justifique.
7.Se você fosse o juiz o que faria? Justifique.
8.Qual é a diferença que as diversas pontuações trouxeram ao texto?
9.Os sinais de pontuação são diferentes? Justifique.
10 Diga como se chama, e qual a função de cada sinal abaixo:
Poluição do ar é a introdução de qualquer substância que, devido a sua concentração, possa a se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição atmosférica, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.
A poluição do ar representa um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Crianças, idosos e portadores de doenças cardiorrespiratórias, compõem a população mais suscetível aos efeitos da poluição atmosférica.
Além da poluição presente nos grandes centros urbanos, provocada pelas indústrias e veículos, regiões como a Amazônia que sofrem com a queima de biomassa, vêm apresentando um aumento de doenças respiratórias e hospitalizações.
As causas da Poluição do ar
·A poluição do ar é causada pelo aumento da quantidade de gases poluentes na atmosfera.
·A queima de combustíveis fósseis é a maior causa da poluição do ar.
·Os maiores poluidores são as fábricas, usinas, queimadas florestais e veículos motorizados.
·Chuva ácida.
Os efeitos
A emissão excessiva de poluentes tem provocado sérios danos à saúde como problemas respiratórios (Bronquite crônica e asma), alergias, lesões degenerativas no sistema nervoso ou em órgãos vitais e até câncer. Esses distúrbios agravam-se pela ausência de ventos e no inverno com o fenômeno da inversão térmica (ocorre quando uma camada de ar frio forma uma parede na atmosfera que impede a passagem do ar quente e a dispersão dos poluentes).
Os danos não se restringem à espécie humana. Toda a natureza é afetada. A toxidez do ar ocasiona a destruição de florestas, fortes chuvas que provocam a erosão do solo e o entupimento dos rios.
Medidas para evitar a poluição do ar
·Investimento em transportes coletivos, pois os carros são responsáveis por 90% da poluição do ar.
·Substituição dos veículos movidos a combustíveis derivados de petróleo por outros menos poluentes, movidos a eletricidade, biocombustíveis ou gás natural.
·Substituição da queima de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo) por fontes renováveis de energia (eólica, solar, hidrelétrica, biomassa).
·Controle da qualidade dos combustíveis e da emissão de poluentes pelos veículos automotores.
·Construção de vias expressas e gerenciamento do tráfego para diminuir os congestionamentos.
·Implantação de áreas verdes e de lazer em centros urbanos, pois os vegetais absorvem alguns gases tóxicos.
Atenção: Se você não fez as atividades sobre o ar, você vai encontrá-las no BLOG da escola (Atividades semana 7 e 9).
“Lavar as mãos com agua e sabão, agora, mais do que nunca se tornou uma das maneiras mais eficazes que você pode fazer para se proteger e proteger os outros, contra muitas doenças infecciosas. Hoje, na nossa ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM, vamos usar a mão e fazer um lindo mosaico.”
FAZENDO O MOSAICO:
Escolha uma das mãos, coloque por cima da folha no caderno de arte, e faça o contorno dela. Primeiro com o lápis de escrever (para o caso de errar), depois pegue um lápis preto e passe por cima.
Você vai fazer o mosaico com lápis de cores. Pense nas formas e nas cores que vai usar.
Faça do seu jeitinho, desenhos de qualquer forma, dentro do contorno das mãos. Use novamente o lápis preto.
Agora é só usar a criatividade e abusar das cores. Pinte todos os desenhos que você fez, até preencher todos os espaços.
Responda: Em que lugar da escola ou da comunidade você colocaria a sua obra?
1)-Que
fração a área colorida mostra? Pinte a bolinha com a resposta certa:
2)-Represente e escreva como
se lê a fração:
a.numerador 5 e denominador 8 ____
b.numerador 6 e denominador 10 ____
c.numerador 9 e denominador 13 ____
d.numerador 12 e denominador 100. ____
3)-Pinte as partes de acordo com cada
fração:
4)-Escreva com algarismos as
frações que aparecem nas sentenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário