12 de out. de 2020

Material de Estudo - 14/5º ano - Salas 10 e 13

 


















PARA FAZER O BONECO SENSORIAL MEU AMIGUINHO, VOCÊ VAI PRECISAR DE:

 

·         1 bico de garrafa pet grande

·         4 colheres (sopa) de farinha de trigo e 1 garrafa plástica

·         1 balão

·         1 caneta de cor preta, permanente

·         materiais decorativos de sua preferência (lã, e.v.a., etc)


E aí? Partiu fazer boneco sensorial?

Aproveite para dar um nome ao seu mais novo amiguinho!

DIVIRTA - SE !

BEIJINHOS !!


1-  Para começar A VIAGEM, acesse e veja a história de “O MENINO E O FOGUETE”.


1-  Depois de ouvir a história, responda:

· Como você acha que é a lua? Se você pudesse olhar de pertinho como o menino da história. Escreva no caderno de Artes.

 

2- Pronto para viajar? Agora é sua vez de fazer o seu FOGUETE de dobradura. No vídeo abaixo, a professora Ariadne, explica passo a passo como se faz. Comece pegando uma folha branca e assista ao vídeo (ou faça um desenho no seu caderno).




3-  Com o foguete pronto, enfeite como quiser e no caderno de Arte, você vai colar e fazer um rico cenário. Pense em tudo que já estudamos sobre o espaço e o que gostaria de conhecer, use sua criatividade e coloque  em seu desenho. 


4-  Com o foguete pronto, enfeite como quiser e no caderno de Arte, você vai colar e fazer um rico cenário. Pense em tudo que já estudamos sobre o espaço e o que gostaria de conhecer, use sua criatividade e coloque  em seu desenho. 






SEMANA 2

Para ler e fazer...

POLUIÇÃO DO SOLO

solo é a camada de material orgânico e inorgânico que cobre a superfície rochosa da terra. A porção orgânica, derivada da decomposição de animais e plantas, concentra-se na parte superior do solo. Já a parte inorgânica é formada por fragmentos de rochas. A água e o ar também estão presentes no solo e suas concentrações variam de acordo com a ocorrência de chuvas.

poluição ou contaminação do solo tem sido uma das principais preocupações dos especialistas na área ambiental, diante da importância que o solo possui na nossa rotina. O cuidado deve ser o mesmo com o qual mantemos ao impedir a poluição do ar e das águas.

O solo que utilizamos na agricultura e que é fonte de outras matérias primas indispensáveis à vida humana pode ser atingido e ter sua saúde afetada pela ação do homem. O desconhecimento do assunto, pode provocar tragédias que causam a erosão e a contaminação do solo.

A produção exagerada de resíduos sólidos (o nosso lixo) é um dos principais responsáveis pela poluição do solo. Durante o processo de decomposição de restos de alimentos, ocorre a produção de gases e de chorume, que é um líquido extremamente poluente e com forte odor. O chorume infiltra o solo, causando a sua contaminação, além de atingir o lençol freático (água subterrânea).

Além do chorume, a alta concentração de substâncias químicas, derivados da combustão do carvão, esgoto jogado a céu aberto e óleos jogados diretamente no solo, também são poluentes do solo. 

A utilização de agrotóxico, pesticidas e fertilizantes químicos nas atividades agrícolas também contamina o solo. Esses produtos químicos são prejudiciais às formas de vida microbiológica presentes no solo, alterando de forma drástica sua composição.

O desmatamento também  faz parte integrante das razões para a contaminação do solo.

O solo contaminado acaba afetando as plantações e as áreas de pastagens. Sendo assim, os vegetais absorvem essas substâncias, que são ingeridas pelos humanos e por outros animais.

A contaminação do solo pode provocar também problemas de saúde pública, entre elas as doenças, como esquistossomose, tétano, doença da lombriga, entre outros.

Os impactos mais comuns no solo pela contaminação são: redução da fertilidade do solo; erosão; desequilíbrio do ecossistema; redução e desaparecimento da vegetação nativa; aumento da salinidade; liberação de gases poluentes; contaminação dos alimentos que a terra produz e desertificação.

Assim como a agricultura, a mineração também contribui para a poluição do solo. Essa atividade, através de escavações e aberturas de imensas crateras, altera de forma significativa a estrutura natural do solo, e o uso de substâncias químicas agrava esse desastre ambiental.

A solução para que o solo não seja contaminado, prejudique a produção de alimentos e cause problemas endêmicos de saúde consiste na redução da produção do lixo, destino e tratamento adequado do lixo, reciclagem, saneamento ambiental, métodos agrícolas que possam substituir os agrotóxicos usados por pessoas e empresas.

É necessário também fiscalização permanente e cumprimento das leis ambientais.

FONTE: Adaptação/- http://professorakitty.blogspot.com/2016/04/solo-4-ano.html

https://rcrambiental.com.br/contaminacao-do-solo-impactos-ambientais/

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!



Atividades

1- A poluição do solo é um problema grave que pode até mesmo torná-lo improdutivo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma forma de diminuir a poluição do solo.

(a ) Reciclagem. 

(b) Reutilização de produtos.

(c) Aumento do número de lixões. 

(d) Saneamento básico.

2- Responda:

a) Qual a importância do solo para a nossa vida?

b) Por que a poluição do solo é uma das grandes preocupações dos ambientalistas?

c) Quais são os impactos mais comuns causados no solo pela sua  contaminação?

d) Como evitar a poluição do solo?

3-  As ilustrações abaixo retratam situações de contaminação do solo. Relacione-as  as causas de sua contaminação.

(A) acúmulo de lixo.

(B) desmatamento.

(C) uso de agrotóxicos.

(D) queimada.

(E) mineração.

(F)  descarte de óleo












MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS

Todos os dias pessoas saem de um lugar para o outro por diferentes motivos. Este movimento recebe o nome de migração.

Vamos a alguns conceitos básicos:

MIGRAÇÃO consiste no  deslocamento do indivíduo, de grupos humanos e até de animais de um determinado espaço geográfico para outro.

EMIGRAÇÃO é o ato de quem sai de seu local de origem em busca de outro para satisfazer as suas necessidades. Os indivíduos que saem do país onde nasceram e vão morar em outro são considerados "emigrantes" em seu país de origem.

Exemplo: João é considerado emigrante aqui no Brasil desde que foi morar na Espanha.

IMIGRAÇÂO é o ato de quem chega a um local, vindo de sua terra natal, em busca pelo que procura. Imigrante refere-se  aquele que imigra, ou seja, aquele que entra em um país estrangeiro, com o objetivo de residir ou trabalhar. 

Exemplo: Manoel nasceu em Portugal, portanto aqui no Brasil ele é considerado imigrante.

Quando o ser humano migra o faz por alguma razão e, muitas vezes, a sobrevivência de um determinado grupo social depende de seu deslocamento pelo espaço, como, por exemplo, durante a pré-história, quando os primeiros grupos migravam em busca de alimento.

Os deslocamentos populacionais apresentam uma série de causas que poderíamos demonstrar dessa maneira:

* Causa de repulsão: explicam a saída da população. Ocorrem nas áreas de emigração.

* Causa de atração: explicam a entrada da população. Ocorrem nas áreas de imigração

Essas causas podem ser:

* Naturais: com a desertificação de um local, secas prolongadas, inundações, terremotos... No Brasil podemos lembrar as secas prolongadas que ocorrem no sertão.

*Políticas/religiosas: incluindo guerras civis, revoluções, perseguições religiosas, conflitos separatistas, discriminação com violência, racismo... Nesses casos específicos por se sentir ameaçado, busca-se proteção a outro país por meio de refúgio. Daí esse indivíduo passa a ser um refugiado.

* Econômicas: são de maior importância no caso das migrações internas no Brasil. Incluí a decadência econômica de uma região e o crescimento de outra.

Podemos observar que a maior parte dos migrantes se desloca a procura de um emprego, de melhores níveis salariais e de um melhor padrão de vida. Fogem também de áreas em conflito, de perseguições éticas e religiosas.

MIGRAÇÃOES INTERNACIONAIS

A globalização da economia mundial tem acentuado as diferenças regionais e sócio- econômicas. Esse fato, associado aos conflitos presentes em algumas partes do mundo, à péssima qualidade de vida e a falta de perspectivas em alguns países, tem acentuado o deslocamento de migrantes, especialmente do Terceiro para o primeiro Mundo (dos países mais pobres economicamente para os mais ricos).

A maior parte desses migrantes constitui mão-de-obra sem qualificação e que vai ocupar no mercado de trabalho das regiões receptoras postos até mesmo desprezados pela população local, ainda que esta, paradoxalmente, reclame da concorrência  da mão-de-obra do imigrante. Muitos desses migrantes assumem contratos temporários de trabalho, permanecendo nos países receptores por dois ou três anos. Sujeitos a jornadas de trabalho prolongadas, privações no dia a dia, com o objetivo de guardarem o máximo do que recebem para enviar para os países de origem.

Parte desses imigrantes são ilegais. Não tem permissão de entrada e permanência. Sua situação irregular faz com que aceitem condições de trabalho e salários de exploração, além de não terem acesso à saúde pública e a reclamação trabalhistas porque, afinal, estão irregularmente estabelecidos. Isso não ocorre somente na Europa e nos EUA. Aqui no Brasil, temos como exemplo os imigrantes bolivianos, ilegais explorados  em longas jornadas de trabalho com baixos salários em oficinas de confecção na cidade de São Paulo.

Podemos também lembrar da discriminação, perseguição e até assassinatos de estrangeiros em países europeus, envolvendo grupos minoritários de postura muito radical e ideologias totalitárias, configurando a chamada Xenofobia (nome que utilizamos em referência ao sentimento de hostilidade e ódio manifestado contra pessoas por elas serem estrangeiras ou por serem enxergadas como estrangeiras.

            Texto adaptado - Disponível em: encurtador.com.br/oABVW  e lideshare.net/skarson60/geografia-movimentos-migratrios.


SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!




ATIVIDADE

1- Leia o texto e responda as questões a seguir marcando com um (X) a alternativa correta:

a) Quando o ser humano migra, o faz por alguma razão e, muitas vezes, pela sobrevivência de um determinado grupo social. Entre as principais causas que levam o ser humano a migrar estão:

(   ) Questões econômicas, religiosa/política e naturais

(   ) Questões esportivas, política e naturais

(   ) Questões econômicas, religiosa e sociais.

b) No decorrer da História da humanidade, os grandes fluxos migratórios internacionais [...] ocorreram por:

(   ) razões naturais, fugindo da fome

(   ) razões econômicas em busca de novas terras

(   ) razões religiosas para propagar suas crenças a outros povos

2-  Preste atenção neste desenho interessante:


ELE FOI FEITO EM CALAIS POR UM ADOLESCENTE DE 16 ANOS DA SÍRIA — QUE NESTE VÍDEO RECEBEU O NOME FICTÍCIO DE OMAR. ELE NÃO APENAS CONTOU SUA HISTÓRIA - MAS A DESENHOU.

                   Omar é um refugiado sírio que hoje mora na França.

a) O que é um refugiado?

b) Qual é a diferença entre emigração e imigração?

c) Observe as imagens abaixo e marque a opção correta de acordo com o texto lido:

a) A imagem 1 representa uma situação de

(   ) emigração.    

(   ) imigração.

b) A imagem 2 retrata uma situação de migração internacional

(   ) onde os estrangeiros são perseguidos e assassinados  em países europeus.

(  ) onde os estrangeiros recebem proteção e refúgio em países europeus .

5-  Na sua opinião, os processos migratórios contribuem para o avanço do Coronavírus pelo mundo? O que pode ser feito para que isso seja evitado? 






Para ler e fazer...

REVOLUÇÃO AGRÍCOLA OU REVOLUÇÃO NEOLÍTICA

Quando ocorre uma mudança muito intensa no modo de vida dos seres humanos, os historiadores classificam esses eventos como revoluções. A agricultura e a domesticação de animais mudaram tanto a vida das pessoas que são consideradas, em conjunto, a primeira revolução da história humana, chamada de Revolução Agrícola ou Revolução Neolítica.

A Revolução Neolítica consiste no desenvolvimento das primeiras técnicas agrícolas que se tem conhecimento. A descoberta da agricultura é colocada como uma revolução, na medida em que tal prática estabeleceu uma série de importantes transformações no cotidiano, nas relações sociais e no modo de vida dos homens pré-históricos. A principal consequência da Revolução Agrícola foi ter sido o início da sedentarização. A agricultura e a domesticação de animais, como a caça e a coleta, por exemplo, levaram a um aumento da oferta de nutrientes e possibilitaram aos grupos humanos uma vida mais longa.

Entende-se por sedentarismo ao estilo de vida que se caracteriza pela permanência em um lugar mais ou menos definido como espaço de habitat. O desenvolvimento do sedentarismo tem a ver basicamente, com o alcançar determinadas condições de vida que permitem ao ser humano levar uma vida mais tranquila e segura e não depender, permanentemente, dos recursos disponíveis a seu redor.

Com o passar do tempo, a agricultura permitiu que o homem se fixasse por mais tempo em um mesmo lugar. Ou seja, observamos que várias comunidades passaram a viver de forma sedentária. As terras eram utilizadas de forma coletiva pelos membros de uma aldeia, e o trabalho era dividido segundo a capacidade física de cada um de seus integrantes. Além disso, observamos o desenvolvimento de aldeias com um número maior de integrantes.

Não, atualmente vários cientistas apontam que o homem não estava predestinado a desenvolver a agricultura e, assim, abandonar a vida nômade. Segundo pesquisas, muitas comunidades intercalavam o plantio de gêneros agrícolas com a manutenção de algumas ações típicas das sociedades coletoras. Apesar de minoritários, podemos ver que vários grupos contemporâneos vivem de forma nômade.

Durante o Neolítico, observamos a construção das moradias nas proximidades de rios e lagos. Tal ação acontecia pela constante necessidade de recursos hídricos para o desenvolvimento das atividades de plantio. Além disso, vemos a fabricação de instrumentos mais elaborados, como foices, enxadas, potes de barro e roupas em tecido. Na época, era comum a fabricação de instrumentos a partir do polimento de pedras, ossos e madeira.

Nesse tempo, observamos que muitos grupos humanos realizaram a domesticação de animais. O gado era geralmente empregado nas atividades agrícolas e de transporte. Além disso, temos a domesticação dos primeiros animais de estimação, como os cães e gatos. Os cães ajudavam na proteção das propriedades e os gatos eram usados para  espantar os roedores que atacavam os depósitos de cereais.

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!




Atividades

1- Leia o texto e responda as questões abaixo:

a) O que foi a Revolução Neolítica?  Por que tal evento ficou conhecido como uma revolução?

b) Quais foram as medidas que o desenvolvimento da agricultura estabeleceu?

c) O desenvolvimento da agricultura significou a extinção do modo de vida nômade? Justifique a sua resposta.

d) Por que durante o Neolítico as moradias eram nas proximidades de rios e lagos?

e) Além da agricultura, qual  outra atividade foi desenvolvida pelas comunidades neolíticas?








1.Analise o trecho da canção “Dona Maria” do cantor Thiago Brava com (part. Jorge) e faça um círculo ao redor da sílaba tônica das palavras abaixo:

 

DESCULPE

AQUI

DESSE

TRAJE

PERDOE

JEITO

MALOQUEIRO

BONÉ

HORA

CAMISA

LARGA

NOVELA

DIREITO

FILHA

SENHORA






3.Analise o trecho da canção “Impressionando os anjos” do intérprete Gustavo Mioto, em seguida, pinte a sílaba tônica das palavras abaixo.


IMPRESSIONANDO

GENTE

DANDO

CONTA

ANJOS

VISITA

FREQUENTE

TIRANDO

DURO

SAUDADE

CHATA

ISSO

TRABALHO

HOJE

COMIGO

IRRITAVA

ACABOU

AQUI

BANGUELA

JULINHA

PRONTO

VOCÊ

TIA

CIMA

RESTO

PEDRO

APRONTA

FALTAVA

 

Vocês gostaram das canções?

Temos sempre algumas canções favoritas, neh?!

 A música se faz presente em todos os lugares, na vida dos seres humanos, na maioria das vezes, como prática de lazer e diversão provocando euforia, prazer e descontração. Nesse contexto, assume importante papel na formação do indivíduo. Vivemos num mundo altamente mediado, onde a diversidade de modos comunicativos (linguagem, imagens, sons, música, texturas e gestos) é parte de nossas práticas diárias.

O gênero textual canção é muito rico e é uma composição para ser cantada. Ela envolve ritmo, rima, seleção de palavras com musicalidade.

Vocês sabiam que o compositor é o que cria a canção e ele pode ser o intérprete ou não?

Queridos alunos, curtam bastante esse gênero na vida de vocês.

Abração das professoras!














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