PARA FAZER O BONECO SENSORIAL MEU AMIGUINHO,
VOCÊ VAI PRECISAR DE:
·
1 bico de garrafa pet grande
·
4 colheres (sopa) de farinha de trigo e 1
garrafa plástica
·
1 balão
·
1 caneta de cor preta, permanente
·
materiais decorativos de sua preferência (lã,
e.v.a., etc)
E aí?
Partiu fazer boneco sensorial?
Aproveite
para dar um nome ao seu mais novo amiguinho!
DIVIRTA -
SE !
BEIJINHOS
!!
1- Para começar A VIAGEM, acesse e veja a história de “O MENINO E O FOGUETE”.
1- Depois de ouvir a história, responda:
· Como você acha que é a lua? Se você pudesse olhar de pertinho como o menino da história. Escreva no caderno de Artes.
2- Pronto para viajar? Agora é sua vez de fazer o seu FOGUETE de dobradura. No vídeo abaixo, a professora Ariadne, explica passo a passo como se faz. Comece pegando uma folha branca e assista ao vídeo (ou faça um desenho no seu caderno).
3- Com o foguete pronto, enfeite como quiser e no caderno de Arte, você vai colar e fazer um rico cenário. Pense em tudo que já estudamos sobre o espaço e o que gostaria de conhecer, use sua criatividade e coloque em seu desenho.
4- Com o foguete pronto, enfeite como quiser e no caderno de Arte, você vai colar e fazer um rico cenário. Pense em tudo que já estudamos sobre o espaço e o que gostaria de conhecer, use sua criatividade e coloque em seu desenho.
SEMANA 2 |
Para ler e fazer...
POLUIÇÃO DO SOLO
O solo é
a camada de material orgânico e inorgânico que cobre a superfície rochosa da
terra. A porção orgânica, derivada da decomposição de animais e plantas,
concentra-se na parte superior do solo. Já a parte inorgânica é formada por
fragmentos de rochas. A água e o ar também estão presentes no solo e suas
concentrações variam de acordo com a ocorrência de chuvas.
A poluição
ou contaminação do solo tem
sido uma das principais preocupações dos especialistas na área ambiental,
diante da importância que o solo possui na nossa rotina. O cuidado deve ser o
mesmo com o qual mantemos ao impedir a poluição do ar e das águas.
O
solo que utilizamos na agricultura e que é fonte de outras matérias primas indispensáveis
à vida humana pode ser atingido e ter sua saúde afetada pela ação do homem. O
desconhecimento do assunto, pode provocar tragédias que causam a erosão e a contaminação do solo.
A
produção exagerada de resíduos sólidos (o nosso lixo) é um dos principais
responsáveis pela poluição do solo. Durante o processo de decomposição de
restos de alimentos, ocorre a produção de gases e de chorume, que é um líquido
extremamente poluente e com forte odor. O chorume infiltra o solo, causando a
sua contaminação, além de atingir o lençol freático (água subterrânea).
Além
do chorume, a alta concentração de substâncias químicas, derivados da combustão
do carvão, esgoto jogado a céu aberto e óleos jogados diretamente no solo,
também são poluentes do solo.
A
utilização de agrotóxico, pesticidas e fertilizantes químicos nas atividades
agrícolas também contamina o solo. Esses produtos químicos são prejudiciais às
formas de vida microbiológica presentes no solo, alterando de forma drástica
sua composição.
O
desmatamento também faz parte integrante
das razões para a contaminação do solo.
O
solo contaminado acaba afetando as plantações e as áreas de pastagens. Sendo
assim, os vegetais absorvem essas substâncias, que são ingeridas pelos humanos
e por outros animais.
A
contaminação do solo pode provocar também problemas de saúde pública, entre
elas as doenças, como esquistossomose, tétano, doença da lombriga, entre
outros.
Os
impactos mais comuns no solo pela contaminação são: redução da fertilidade do
solo; erosão; desequilíbrio do ecossistema; redução e desaparecimento da
vegetação nativa; aumento da salinidade; liberação de gases poluentes;
contaminação dos alimentos que a terra produz e desertificação.
Assim
como a agricultura, a mineração também contribui para a poluição do solo. Essa
atividade, através de escavações e aberturas de imensas crateras, altera de
forma significativa a estrutura natural do solo, e o uso de substâncias
químicas agrava esse desastre ambiental.
A
solução para que o solo não seja contaminado, prejudique a produção de
alimentos e cause problemas endêmicos de saúde consiste na redução da produção
do lixo, destino e tratamento adequado do lixo, reciclagem, saneamento
ambiental, métodos agrícolas que possam substituir os agrotóxicos usados por pessoas
e empresas.
É
necessário também fiscalização permanente e cumprimento das leis ambientais.
FONTE:
Adaptação/-
http://professorakitty.blogspot.com/2016/04/solo-4-ano.html
https://rcrambiental.com.br/contaminacao-do-solo-impactos-ambientais/
SUGESTÃO
DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
Atividades
1- A poluição do solo é um problema grave
que pode até mesmo torná-lo improdutivo. Analise as alternativas abaixo e
marque aquela que não indica uma forma de diminuir a poluição do
solo.
(a )
Reciclagem.
(b)
Reutilização de produtos.
(c)
Aumento do número de lixões.
(d)
Saneamento básico.
2-
Responda:
a)
Qual a importância do solo para a nossa vida?
b)
Por que a poluição do solo é uma das grandes preocupações dos ambientalistas?
c)
Quais são os impactos mais comuns causados no solo pela sua contaminação?
d)
Como evitar a poluição do solo?
3- As ilustrações abaixo retratam situações de
contaminação do solo. Relacione-as as
causas de sua contaminação.
(A)
acúmulo de lixo.
(B)
desmatamento.
(C)
uso de agrotóxicos.
(D)
queimada.
(E)
mineração.
(F) descarte de óleo
MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS
Todos os dias pessoas saem de um lugar para o outro
por diferentes motivos. Este movimento recebe o nome de migração.
Vamos a alguns conceitos básicos:
MIGRAÇÃO
consiste no deslocamento do indivíduo,
de grupos humanos e até de animais de um determinado espaço geográfico para
outro.
EMIGRAÇÃO é o
ato de quem sai de seu local de origem em busca de outro para
satisfazer as suas necessidades. Os indivíduos que saem do país onde nasceram e vão morar em outro
são considerados "emigrantes" em seu país de origem.
Exemplo: João é considerado
emigrante aqui no Brasil desde que foi morar na Espanha.
IMIGRAÇÂO é o
ato de quem chega a um local, vindo de sua terra natal, em busca
pelo que procura. Imigrante refere-se aquele
que imigra, ou seja, aquele que entra em
um país estrangeiro, com o objetivo de residir ou
trabalhar.
Exemplo: Manoel
nasceu em Portugal, portanto aqui no Brasil ele é considerado imigrante.
Quando
o ser humano migra o faz por alguma razão e, muitas vezes, a sobrevivência de
um determinado grupo social depende de seu deslocamento pelo espaço, como, por
exemplo, durante a pré-história, quando os primeiros grupos migravam em busca
de alimento.
Os
deslocamentos populacionais apresentam uma série de causas que poderíamos
demonstrar dessa maneira:
*
Causa de repulsão: explicam a saída da população. Ocorrem nas áreas
de emigração.
*
Causa de atração: explicam a entrada da população. Ocorrem nas áreas de
imigração
Essas
causas podem ser:
*
Naturais: com a desertificação de um local, secas prolongadas,
inundações, terremotos... No Brasil podemos lembrar as secas prolongadas que
ocorrem no sertão.
*Políticas/religiosas:
incluindo guerras civis, revoluções, perseguições religiosas, conflitos
separatistas, discriminação com violência, racismo... Nesses casos específicos
por se sentir ameaçado, busca-se proteção a outro país por meio de refúgio. Daí
esse indivíduo passa a ser um refugiado.
*
Econômicas: são de maior importância no caso das migrações internas
no Brasil. Incluí a decadência econômica de uma região e o crescimento de
outra.
Podemos
observar que a maior parte dos migrantes se desloca a procura de um emprego, de
melhores níveis salariais e de um melhor padrão de vida. Fogem também de áreas
em conflito, de perseguições éticas e religiosas.
MIGRAÇÃOES
INTERNACIONAIS
A
globalização da economia mundial tem acentuado as diferenças regionais e sócio-
econômicas. Esse fato, associado aos conflitos presentes em algumas partes do
mundo, à péssima qualidade de vida e a falta de perspectivas em alguns países,
tem acentuado o deslocamento de migrantes, especialmente do Terceiro para o
primeiro Mundo (dos países mais pobres economicamente para os mais ricos).
A
maior parte desses migrantes constitui mão-de-obra sem qualificação e que vai
ocupar no mercado de trabalho das regiões receptoras postos até mesmo
desprezados pela população local, ainda que esta, paradoxalmente, reclame da
concorrência da mão-de-obra do
imigrante. Muitos desses migrantes assumem contratos temporários de trabalho,
permanecendo nos países receptores por dois ou três anos. Sujeitos a jornadas
de trabalho prolongadas, privações no dia a dia, com o objetivo de guardarem o
máximo do que recebem para enviar para os países de origem.
Parte
desses imigrantes são ilegais. Não tem permissão de entrada e permanência. Sua
situação irregular faz com que aceitem condições de trabalho e salários de
exploração, além de não terem acesso à saúde pública e a reclamação
trabalhistas porque, afinal, estão irregularmente estabelecidos. Isso não
ocorre somente na Europa e nos EUA. Aqui no Brasil, temos como exemplo os imigrantes
bolivianos, ilegais explorados em longas
jornadas de trabalho com baixos salários em oficinas de confecção na cidade de
São Paulo.
Podemos
também lembrar da discriminação, perseguição e até assassinatos de estrangeiros
em países europeus, envolvendo grupos minoritários de postura muito radical e
ideologias totalitárias, configurando a chamada Xenofobia (nome que utilizamos em referência ao
sentimento de hostilidade e ódio manifestado contra pessoas por elas serem
estrangeiras ou por serem enxergadas como estrangeiras.
Texto
adaptado - Disponível em: encurtador.com.br/oABVW e
lideshare.net/skarson60/geografia-movimentos-migratrios.
SUGESTÃO
DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
ATIVIDADE
1-
Leia o texto e responda as questões a seguir marcando com um (X) a alternativa
correta:
a)
Quando o ser humano migra, o faz por alguma razão e, muitas vezes, pela
sobrevivência de um determinado grupo social. Entre as principais causas que
levam o ser humano a migrar estão:
( ) Questões econômicas, religiosa/política e
naturais
( ) Questões esportivas, política e naturais
( ) Questões econômicas, religiosa e sociais.
b) No
decorrer da História da humanidade, os grandes fluxos migratórios
internacionais [...] ocorreram por:
( ) razões naturais, fugindo da fome
( ) razões econômicas em busca de novas terras
( ) razões religiosas para propagar suas
crenças a outros povos
2-
Preste atenção neste desenho interessante:
ELE
FOI FEITO EM CALAIS POR UM ADOLESCENTE DE 16 ANOS DA SÍRIA — QUE NESTE VÍDEO
RECEBEU O NOME FICTÍCIO DE OMAR. ELE NÃO APENAS CONTOU SUA HISTÓRIA - MAS A
DESENHOU.
Omar é um refugiado sírio
que hoje mora na França.
a) O
que é um refugiado?
b)
Qual é a diferença entre emigração e imigração?
c)
Observe as imagens abaixo e marque a opção correta de acordo com o texto lido:
a)
A imagem 1 representa uma situação de
( ) emigração.
( ) imigração.
b)
A imagem 2 retrata uma situação de migração internacional
( ) onde os estrangeiros são perseguidos
e assassinados em países europeus.
( ) onde os estrangeiros recebem proteção e
refúgio em países europeus .
5- Na sua opinião, os processos migratórios
contribuem para o avanço do Coronavírus pelo mundo? O que pode ser feito para
que isso seja evitado?
Para
ler e fazer...
REVOLUÇÃO AGRÍCOLA OU REVOLUÇÃO NEOLÍTICA
Quando
ocorre uma mudança muito intensa no modo de vida dos seres humanos, os
historiadores classificam esses eventos como revoluções. A agricultura e a
domesticação de animais mudaram tanto a vida das pessoas que são consideradas,
em conjunto, a primeira revolução da história humana, chamada de Revolução
Agrícola ou Revolução Neolítica.
A Revolução Neolítica consiste no desenvolvimento
das primeiras técnicas agrícolas que se tem conhecimento. A descoberta da
agricultura é colocada como uma revolução, na medida em que tal prática
estabeleceu uma série de importantes transformações no cotidiano, nas relações
sociais e no modo de vida dos homens pré-históricos. A
principal consequência da Revolução Agrícola foi ter sido o início da
sedentarização. A agricultura e a domesticação de animais, como a caça e a
coleta, por exemplo, levaram a um aumento da oferta de nutrientes e
possibilitaram aos grupos humanos uma vida mais longa.
Entende-se
por sedentarismo ao estilo de vida que se caracteriza pela permanência em um
lugar mais ou menos definido como espaço de habitat. O desenvolvimento do
sedentarismo tem a ver basicamente, com o alcançar determinadas condições de
vida que permitem ao ser humano levar uma vida mais tranquila e segura e não
depender, permanentemente, dos recursos disponíveis a seu redor.
Com o passar do tempo, a agricultura permitiu que
o homem se fixasse por mais tempo em um mesmo lugar. Ou seja, observamos que
várias comunidades passaram a viver de forma sedentária. As terras eram
utilizadas de forma coletiva pelos membros de uma aldeia, e o trabalho era
dividido segundo a capacidade física de cada um de seus integrantes. Além
disso, observamos o desenvolvimento de aldeias com um número maior de
integrantes.
Não, atualmente vários cientistas apontam que o
homem não estava predestinado a desenvolver a agricultura e, assim, abandonar a
vida nômade. Segundo pesquisas, muitas comunidades intercalavam o plantio de
gêneros agrícolas com a manutenção de algumas ações típicas das sociedades
coletoras. Apesar de minoritários, podemos ver que vários grupos contemporâneos
vivem de forma nômade.
Durante o Neolítico, observamos a construção das
moradias nas proximidades de rios e lagos. Tal ação acontecia pela constante
necessidade de recursos hídricos para o desenvolvimento das atividades de
plantio. Além disso, vemos a fabricação de instrumentos mais elaborados, como
foices, enxadas, potes de barro e roupas em tecido. Na época, era comum a
fabricação de instrumentos a partir do polimento de pedras, ossos e madeira.
Nesse tempo, observamos que muitos grupos humanos
realizaram a domesticação de animais. O gado era geralmente empregado nas
atividades agrícolas e de transporte. Além disso, temos a domesticação dos
primeiros animais de estimação, como os cães e gatos. Os cães ajudavam na
proteção das propriedades e os gatos eram usados para espantar os
roedores que atacavam os depósitos de cereais.
SUGESTÃO
DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
Atividades
1-
Leia
o texto e responda as questões abaixo:
a)
O que
foi a Revolução Neolítica? Por que tal
evento ficou conhecido como uma revolução?
b)
Quais foram
as medidas que o desenvolvimento da agricultura estabeleceu?
c)
O
desenvolvimento da agricultura significou a extinção do modo de vida nômade?
Justifique a sua resposta.
d)
Por que durante
o Neolítico as moradias eram nas proximidades de rios e lagos?
e) Além da agricultura,
qual outra atividade foi desenvolvida pelas comunidades neolíticas?
1.Analise o
trecho da canção “Dona Maria” do cantor Thiago Brava com (part. Jorge) e faça
um círculo ao redor da sílaba tônica das palavras abaixo:
DESCULPE |
AQUI |
DESSE |
TRAJE |
PERDOE |
JEITO |
MALOQUEIRO |
BONÉ |
HORA |
CAMISA |
LARGA |
NOVELA |
DIREITO |
FILHA |
SENHORA |
3.Analise o
trecho da canção “Impressionando os anjos” do intérprete Gustavo Mioto, em
seguida, pinte a sílaba tônica das palavras abaixo.
IMPRESSIONANDO |
GENTE |
DANDO |
CONTA |
ANJOS |
VISITA |
FREQUENTE |
TIRANDO |
DURO |
SAUDADE |
CHATA |
ISSO |
TRABALHO |
HOJE |
COMIGO |
IRRITAVA |
ACABOU |
AQUI |
BANGUELA |
JULINHA |
PRONTO |
VOCÊ |
TIA |
CIMA |
RESTO |
PEDRO |
APRONTA |
FALTAVA |
Vocês
gostaram das canções?
Temos
sempre algumas canções favoritas, neh?!
A música se faz presente em
todos os lugares, na vida dos seres humanos, na maioria das vezes, como prática
de lazer e diversão provocando euforia, prazer e descontração. Nesse contexto,
assume importante papel na formação do indivíduo. Vivemos num mundo altamente
mediado, onde a diversidade de modos comunicativos (linguagem, imagens, sons,
música, texturas e gestos) é parte de nossas práticas diárias.
O gênero textual canção é
muito rico e é uma composição para ser cantada. Ela envolve ritmo, rima,
seleção de palavras com musicalidade.
Vocês sabiam que o
compositor é o que cria a canção e ele pode ser o intérprete ou não?
Queridos alunos, curtam
bastante esse gênero na vida de vocês.
Abração das professoras!
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