5-Decomponha os números e
escreva-os por extenso:
a)44.035.304________________________________________
·
1ª ordem ________________
·
2ª ordem ________________
·
3ª ordem ________________
·
4ª ordem ________________
·
5ª ordem ________________
·
6ª ordem ________________
·
7ª ordem ________________
·
8ª ordem ________________
·
9ª ordem ________________
b)120.734.097__________________________________________
·
1ª ordem ________________
·
2ª ordem ________________
·
3ª ordem ________________
·
4ª ordem ________________
·
5ª ordem ________________
·
6ª ordem ________________
·
7ª ordem ________________
·
8ª ordem ________________
·
9ª ordem ________________
c)16.461.173____________________________________________
·
1ª ordem ________________
·
2ª ordem ________________
·
3ª ordem ________________
·
4ª ordem ________________
·
5ª ordem ________________
·
6ª ordem ________________
·
7ª ordem ________________
·
8ª ordem ________________
·
9ª ordem ________________
CAMILÃO
...lá
foi Camilão pela estrada.
Com
sua cesta. Na cesta quantas melancias? Uma.
Quantas
abóboras? Duas. E queijos? Três.
E
litros de leite? Quatro. E espigas de milho? Cinco.
E
quantas bananas mesmo? Ah, seis.
E
quantos potes de mel? Muito bem, sete.
Mais
oito alfaces e nove cenouras.
Um
monte de comida.
Mas
ele não está satisfeito.
Encontrou
um esquilo, conversou, pediu, acabou ganhando.
E lá
se foi Camilão para um lugar sossegado da mata.
Com
sua cesta. Na cesta, uma melancia, duas abóboras, três queijos, quatro litros
de leite, cinco espigas de milho, seis bananas, sete potes de mel, oito alfaces
e nove cenouras.
E
mais dez avelãs que o esquilo deu.
Agora,
o que você acha q aconteceu?
Você
pensa que Camilão se escondeu para comer tudo sozinho?
E
que ficou com a maior dor de barriga do mundo?
Se
você quer, a história pode acabar assim.
Mas
eu acho que isso já aconteceu antes, muitas vezes, até demais.
E
que desta vez vai acontecer uma coisa diferente.
Nosso
amigo leitão pode ser guloso, mas todo mundo gosta dele.
Porque
divide o que tem.
Camilão
vai dar uma festa de comilança.
E
convida todos os amigos que deram alguma coisa a ele.
Eu
também vou. Levando onze laranjas.
E
você quer ir? Vai levar doze... o quê?
E
seu irmão? E seu amigo?
CAMILÃO,
O COMILÃO E OUTRAS HISTÓRIAS. Ana
Maria Machado
1- Quem ia pela estrada levando uma cesta de comida?
________________________________________________________________
2- Camilão levava muita comida em sua cesta. Escreva o que ele levava.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Copie o parágrafo em que Camilão se encontra com o esquilo.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
4- O narrador da história também participa dela. O que ele acha de Camilão?
NARRADOR é aquele que conta a história |
__________________________________________________________________________________________________________________________________
5- O narrador também vai à festa? Como você sabe disso?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Quem convidou você para ir a festa de Camilão?
________________________________________________________________
7- Se você for, o que vai levar? _________________________________________________________________
8- Você divide o que tem com os outros? Conte uma passagem de sua vida em que você repartiu alguma coisa com alguém.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
B) Consulte o texto e responda:
1- Numere os parágrafos do texto.
Ele tem ________ parágrafos.
2- Copie o que é pedido:
a) do 12º parágrafo os numerais: __________________________________________________________________________________________________________________________________
b) do 4º parágrafo as palavras com dígrafos: __________________________________________________________________________________________________________________________________
c) do 3º parágrafo uma palavra proparoxítona:
_________________________________________________________________
d) do 16º parágrafo as palavras com encontro vocálico:
__________________________________________________________________________________________________________________________________
e) do 20º parágrafo os substantivos comuns: __________________________________________________________________________________________________________________________________
f) do texto uma frase interrogativa.
3- Separe as sílabas das palavras e classifique-as quanto ao número de sílabas.
monossílaba | dissílaba | trissílaba | polissílaba | ||
abóbora | |||||
amigo | |||||
leite | |||||
mel | |||||
guloso |
Atividade inspirada no livro: Camilão, o comilão.
Fonte:@sosprofessoratividades.com
LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidades trabalhadas: 1
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades
de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo
com as características do gênero textual.
ROTEIRO DE ESTUDO – OUTUBRO |
QUERIDO (A) ALUNO (A),
AO
REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA ESSE MÊS, VOCÊ TERÁ A OPORTUNIDADE DE
APRENDER SOBRE:
CIÊNCIAS - Cuidado com o planeta: problemas e soluções
(EF05CI03)
Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a
manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da
qualidade do ar atmosférico.
(EF05CI04)
Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades
cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses
recursos.
GEOGRAFIA - A dinâmica populacional brasileira
(EF05GE01)
Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que
vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.
(EF05GE02)
Identificar diferenças étnico-raciais, étnico- culturais e desigualdades
sociais entre grupos em diferentes territórios, regiões e municípios.
HISTÓRIA- O
que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados.
(EF05HI01)
Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os
com o espaço geográfico ocupado.
(EF05HI09X)
Comparar e discutir pontos de vista sobre temas que impactam a vida cotidiana
no tempo presente, por meio do acesso a diferentes fontes, incluindo orais.
IMPORTANTE!
*Esse
roteiro tem atividades para serem realizadas durante o mês de outubro. Faça um
bloco por semana. Há quatro blocos no roteiro todo.
*
Faça as atividades no caderno referente à disciplina. Inicie sempre colocando
em destaque:
-
Seu nome completo e a sua sala.
-
A semana referente as atividades.
-
O título da atividade e a data.
* As atividades do LIVRO
DIDÁTICO deverão ser feitas no caderno
(não precisa copiar as perguntas).
* Se você for enviar as atividades via internet, tire
uma foto o mais perto possível para que eu consiga corrigir.
* Se por algum motivo você for entregar as atividades
na escola, depois que todas estiverem prontas, faça um bloco com suas
respostas, grampeia ou cole as pontinhas na sequência correta.
* Envie somente as respostas.
* Todas as atividades trazem links de filmes curtos
que ajudam no entendimento do conteúdo. Se for possível, assista-os.
* Faça tudo com letra legível, capricho e organização ( fique atento à
ortografia).
* Sequência para a realização das atividades:
1º- Comece pela atividade “PARA LER E FAZER...”.
2º- Se possível, assista aos vídeos.
3º- Faça as atividades do livro didático.
* Lembre-se:
Essas atividades são muito importantes para o seu
aprendizado e para a conclusão do ano letivo de 2020.
Confio no seu potencial!
Um abraço carinhoso das
professoras!
SEMANA 1 |
Para ler e fazer...
MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE - AS RELAÇÕES
HOMEM-NATUREZA
A
contradição nas relações Homem-Natureza consiste principalmente nos problemas
dos processos industriais criados pelo Homem. Esse processo é visto como
gerador de desenvolvimento, empregos, conhecimento e maior expectativa de vida.
Porém, o homem se afastou do mundo natural, como se não fizesse parte dele. Com
todo esse processo industrial e com a era tecnológica, a humanidade conseguiu
contaminar o próprio ar que respira, a água que bebe, o solo que provém os
alimentos, os rios, destruir florestas e os habitats animais. Todas essas
destruições colocam em risco a sobrevivência da Terra e dos próprios seres
humanos.
O
elevado índice de consumo e a consequente industrialização esgotam, ao longo do
tempo, os recursos da Terra, que levaram milhões de anos para se compor. Muitos
desastres naturais são causados pela ação do homem no meio ambiente.
Ao
contrário de muitos, que pensam que a natureza é violenta; pode ser, mas seu
maior agressor é o homem, que não se deu conta de que deve sua existência a
ela.
Fonte:
Disponível em:
http://ecoviagem.uol.com.br/fique-por-dentro/artigos/meio-ambiente/meio-ambiente-esociedade-as-relacoes-homem-natureza-1316.asp.
SUGESTÃO
DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!
Atividades
01. Observe cada
quadrinho com atenção:
Quando a Malfada colocou a plantinha perto do planeta Terra, ela murchou.
Ela murchou devido a:
(A) enchente causada
pela chuva.
(B) poluição do
planeta Terra.
(C) terremoto causado
pelo vento.
(D) população
crescente do planeta.
02- Leia com atenção o trecho da canção O Leão (CD: A arca dos
bichos).
...
Passeio pela mata
Para
mim é legal
Respiro
o ar puro
Tudo
bem natural.
Adoro muito verde
Porque sou um sonhador
E
solto meu rugido
Quando
vejo um lenhador.
Pra
ser o rei da selva
Tenho
sempre que cuidar
Do rio e da floresta
Que é o nosso lugar.
Não
estrague nossa casa
Com
essa tal poluição
Senão
eu fico bravo
Porque
eu sou o leão.
...
Na canção
aparecem alguns componentes que fazem
parte do meio ambiente conservado. Marque-os.
(A) Mata, rugido,
leão e ar.
(B) Rio, ar, solto e
poluição.
(C) Floresta, rio, ar
e leão.
(D) Lenhador, bravo,
rio e mata.
03- - Leia a tirinha:
A fala do Chico Bento
na tirinha acima, mostra o descontentamento com o meio
ambiente. O segundo
quadrinho está representado um ambiente:
(A) replantado. B) desmatado. (C) conservado. (D) preservado
a)
Por que o homem ia derrubar a árvore?
b)
Você acha correto o que ele irá fazer? Por quê?
c)
O que você faz para proteger a natureza?
05- Analise a imagem e o enunciado a seguir.
Esta imagem trata sobre a exploração exagerada do meio ambiente. Podemos
entender que um dia a natureza não irá mais nos fornecer tantos recursos. Por
tanto, devemos ficar atentos, nos mananciais, matas, animais e ar atmosférico
dos ecossistemas brasileiros.
* Escreva três
consequências negativas sobre a ação humana e a exploração do meio ambiente.
Para
ler e fazer...
BRASIL:
UM PAÍS POPULOSO, MAS POUCO POVOADO
Quando dizemos que um país é populoso, estamos levando em conta sua população total, também chamada de população absoluta. Já o termo povoado se refere à população relativa, ou seja, ao número de pessoas residentes em determinada área. A esse resultado dá-se o nome de densidade demográfica. Apesar de ser o quinto país mais populoso do mundo, o Brasil é pouco povoado se comparado a outros países. Esse fato se deve à sua extensa área territorial.
A população brasileira está distribuída de maneira desigual pelo território brasileiro, pois ela reflete a desigualdade econômica entre as regiões: há regiões onde se aglomeram muitas pessoas; em outras o número de habitantes é muito pequeno. As maiores e melhores oportunidades de trabalho são fatores que contribuem para a concentração populacional, pois as pessoas procuram se estabelecer em locais que possam lhes oferecer boas condições de vida.
O Sudeste, com 924.511 quilômetros quadrados, é a região brasileira mais povoada, isto é, a que apresenta maior densidade demográfica. Nesta região são aproximadamente 85 hab./km². Já a região norte é a menos povoada, com densidade demográfica em torno de 4 hab./km².
DINÂMICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Para entender os porquês do crescimento da população de um país, é preciso conhecer os principais elementos que interferem na composição de uma nação
TAXA DE FECUNDIDADE: indica o número médio de filhos por mulher, considerando mulheres entre 15 e 49 anos. Na década de 1960, essa média era de seis filhos por mulher; na década de 1980, a taxa já havia caído para quatro filhos e tendia a continuar diminuindo. Vários fatores contribuem para esse processo, como o maior acesso da mulher ao mercado de trabalho, elevação do custo de vidas, migrações para centros urbanos, acesso a métodos contraceptivos entre outros.
TAXA DE NATALIDADE: representa o número de nascimento e cada grupo de mil habitantes, em determinado ano ou período. Assim, uma taxa de natalidade de 4%0(lê-se quatro por mil) indica que houve quatro nascimentos para cada mil habitantes.
TAXA DE MORTALIDADE: representa o número de óbitos em cada grupo de mil habitantes, em determinado período ou ano. Existe ainda a taxa de mortalidade infantil, que se refere especificamente aos óbitos de crianças com até um ano de idade.
TAXA DE CRESCIMENTO NATURAL: a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, em determinado período, resulta na taxa de crescimento natural de uma população. Houve uma queda na taxa de crescimento da população brasileira, que pode ser explicada pelo maior acesso a informações sobre métodos contraceptivos, pela crescente participação da mulher no mercado de trabalho, pela urbanização, entre outros fatores. A consequência disso foi a queda das taxas de natalidade e fecundidade, isto é, a diminuição do número de nascimento e de filhos por mulher.
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!
Atividades
1- O termo POPULOSO se refere à:
(A) População relativa
(B) Pessoas residentes em determinada área
(C) Densidade demográfica
(D) População total ou absoluta
2- A que se refere o termo povoado?
3- Por que a população brasileira está distribuída de maneira desigual pelo território?
4- Relacione correlacione:
(A) TAXA DE FECUNDIDADE
(B) TAXA DE NATALIDADE
(C) TAXA DE MORTALIDADE
(D) TAXA DE CRESCIMENTO NATURAL
( ) representa o número de óbitos em cada grupo de mil habitantes, em determinado período ou ano.
( ) a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, em determinado período.
( ) indica o número médio de filhos por mulher, considerando mulheres entre 15 e 49 anos.
( ) representa o número de nascimento em cada grupo de mil habitantes em determinado período ou ano.
5- Leia o texto abaixo sobre o Censo Demográfico, depois responda as perguntas:
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatística), é o órgão do governo federal responsável pela contagem da população no Brasil. Ele que realiza o censo demográfico, geralmente a cada dez anos.
Por meio do censo é possível saber o número total de habitantes do território nacional. Ele fornece, ainda, outras informações, tais como os números de homens e mulheres, onde eles vivem, o trabalho que realizam, o salário dos trabalhadores etc.
Esses dados permitem ao governo federal e as empresas privadas identificar as áreas que precisam de investimento em saúde, educação, habitação, transporte e outras.
a) Qual a função do órgão IBGE?
b) Quais as informações que o censo pode proporcionar?
c) Qual a importância para o governo os dados do censo?
VAMOS USAR O LIVRO DIDÁTICO!!!!
Ler os textos e fazer as atividades das páginas 10 até 17 do seu livro de Geografia.
Lembre-se: Somente as respostas.
Para
ler e fazer...
FIXAÇÃO DOS GRUPOS HUMANOS
Vamos conversar sobre um fato histórico muito importante! Sobre nômades e sedentários, sobre como o ser humano parou de se deslocar de um lugar a outro, passando a viver em um único lugar.
O nomadismo é
uma forma de vida que esteve presente nos grupos humanos, especialmente antes
da Revolução Agrícola. É uma prática humana de grupos que, ao invés de viverem fixos em
um só local, espalham-se pelo território à procura de alimento. Sua caminhada
girava em torno dos recursos naturais disponíveis: quando estes se esgotavam, movia-se para outros
locais. Entre 1 milhão de anos e 10 mil anos a humanidade viveu de forma
nômade.
Os nômades viviam da caça de animais e da coleta de frutos da
natureza. Porém, ao longo do tempo, homens e mulheres foram desenvolvendo
diferentes técnicas para suas atividades. Desta forma, inicialmente caçavam
pequenos animais. Com o desenvolvimento de novas técnicas e utensílios,
passaram a caçar animais maiores que auxiliavam na manutenção e sobrevivência
do grupo.
Ao passo que os grupos foram tornando-se sedentários foram também
se tornando dependentes do trabalho coletivo.
Seriam, portanto, os nômades mais livres que os sedentários? Embora
os grupos nômades não tenham criado um sistema complexo de relações de
trabalho, suas vidas eram pautadas pelas condições climáticas, pelo ritmo e
necessidades do grupo, pela incidência de animais, dentre tantas outras
questões. A liberdade, portanto, era também bastante limitada. Há 10 mil anos
iniciou-se a atividade agrícola, que se espalhou pelo mundo. A agricultura possibilitou a vida sedentária, o
aumento populacional e o cultivo de alimentos que sustentavam um grupo durante
todo o ano. Por volta de 4000 a.C., as primeiras
comunidades se estabeleceram próximos aos rios, pela necessidade de terra
fértil e água para a agricultura. Desta forma, ocorreu o processo de
sedentarização, isto é, deixaram de ser nômades permanecendo em um lugar fixo.
A necessidade de cultivo fez com que se tornasse necessário o
domínio dos rios e a construção de obras públicas, o que ocasionou em uma Revolução
Urbana.
Sabemos que os povos nômades não têm uma habitação
fixa, vivem permanentemente mudando de lugar. Atualmente existem povos nômades
como: os ciganos na Europa, os beduínos no Oriente Médio e os aborígenes na
Austrália.
FONTE:
http://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/
SUGESTÃO
DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
1- O texto
cita alguns povos nômades da atualidade. ? Escreva quem são eles.
2- A
agricultura e a domesticação de animais possibilitaram a sedentarização dos
povos. Explique como isso se deu.
3- O que a
agricultura tem a ver com o assunto tratado no texto?
4- Nos
dias atuais, quais são as técnicas de produção de alimento? E, como é feito o
seu transporte e a distribuição de alimentos?
VAMOS USAR O LIVRO DIDÁTICO!!!!
Ler os textos
e fazer as atividades das páginas 10 até 17 do seu livro de História.
Lembre-se:
Somente
as respostas!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário