19 de out. de 2020

Material de Estudo - 15/5º ano - Salas 11 e 12












ATIVIDADES

1)- As cores expressam diferentes emoções e sentimentos!

No seu caderno de Arte, faça um desenho utilizando como base as cores, o ponto e as linhas. Este desenho poderá ser realizado na forma que você preferir.

Exemplos:







SEMANA 3


Para ler e fazer...

POLUIÇÃO DA ÁGUA

A poluição da água é resultado das alterações de sua qualidade, o que a torna imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que nela habitam.

Como as suas propriedades são alteradas, a água poluída traz prejuízos ao ambiente natural e ao homem.

 A ação humana é a principal responsável pela poluição da água.

As principais fontes de poluição da água são:

* Atividades agrícolas:  potencialmente poluidora porque o uso de pesticidas e fertilizantes químicos pode infiltrar no solo e atingir o lençol freático.

As substâncias utilizadas na composição dos fertilizantes e pesticidas podem ser dissolvidas na chuva e gerar impactos ambientais significativos no ecossistema.

Atividades das indústrias:  gera diversos tipos de resíduos poluentes que podem ser lançados nos rios e no mar.

A exploração petrolífera em águas subterrâneas ocorre, principalmente, pelo vazamento do petróleo no mar e geram desastres ecológicos.

Além do vazamento na fase de exploração, a contaminação pode ocorrer no transporte ou pelo mau estado dos equipamentos de captação.

Atividades domésticas: tem destaque pelo uso de detergentes, os quais potencializam o crescimento do fitoplâncton (conjunto dos organismos aquáticos microscópicos que têm capacidade fotossintética e que vivem dispersos flutuando na coluna de água) e algas que, quando morrem, esgotam a oferta de oxigênio.

Aterros sanitários: ocorre pelos resíduos de aterros sanitários mau instalados, lixões a céu aberto e lançamento de esgoto doméstico nas águas.

Isso acontece também pela infiltração do chorume no lençol freático. O chorume é o lixo em estado líquido, que penetra no solo ou corre diretamente em direção aos rios.

Falta de saneamento básico: ocorre pela precariedade ou escassez de serviços de coleta e tratamento de esgoto, abastecimento de água potável, coleta de resíduos e limpeza das vias públicas.

Por resíduos de cadáveresassim como ocorre com os lixões, a contaminação da água por resíduos de cadáveres deve-se pela infiltração de substâncias no solo.

Nos cemitérios, onde as medidas biológicas para isolamento dos corpos em decomposição não ocorrem, o solo é penetrado pelo chamado necrochorume e pode atingir os lençóis freáticos.

CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DA ÁGUA

O lançamento de substâncias físicas e químicas na água é potencialmente prejudicial para a vida aquática de animais e plantas.

água potável é adequada para o consumo pois não contém microrganismos nocivos, não é prejudicial à saúde e exibe três características básicas: incolor, insípida e inodora.

Quando as condições químicas da água são alteradas ela é CONTAMINADA e não é adequada para o consumo. Podendo resultar em doenças para as pessoas.

As principais doenças associadas ao consumo de água contaminada são as infecções gastrointestinais, disenteria, leptospirose, cólera e hepatite.

Outra consequência é que o excesso de matéria orgânica proveniente dos esgotos ocasiona o processo de eutrofização ( acúmulo de matéria orgânica nos ambientes aquáticos, especialmente, onde a água é pouco movimentada, como em rios, lagos e represas. Tal situação resulta em mau odor e aspecto turvo à água).

Entre as principais medidas para diminuir o processo de poluição das águas estão: maiores investimentos para instalação de estações de tratamento de esgoto; intensificação na fiscalização de indústrias; educação ambiental para a população em geral; saneamento básico; construção de navios petroleiros mais seguros e  utilização de produtos químicos na agricultura menos agressivos ao meio ambiente.

FONTE: https://www.todamateria.com.br/poluicao-da-agua/

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!


  

Atividades

1- Quais as principais fontes responsáveis pela poluição das águas?

2- Aponte 3 possíveis medidas para minimizar o processo de poluição das águas.

3- Observe os percentuais de casas com tratamento de água e de esgoto em quatro cidades:

Em qual dessas cidades é de se esperar um menor número de pessoas doentes com infecções como hepatite e diarreias causadas por bactérias?
(A) 1.

(B) 2.

(C) 3.

(D) 4.

4- Esgoto contendo micróbios causadores de doenças, detergente, resíduos químicos industriais e óleo queimado, entre outros poluentes, costumam ser lançados em rios, lagos, mares e oceanos provocando poluição e contaminação nas águas com prejuízos irreparáveis aos ecossistemas.

ATERRO SANITÁRIO

FALTA DE SANEAMENTO

INDÚSTRIA

ATIVIDADE AGRÍCULA












Para ler e fazer...

MIGRAÇÕES NO BRASIL

Como vimos na aula anterior, o termo “migrações” consiste no deslocamento de um determinado espaço geográfico para outro, ou seja, o ato de trocar de país, de região, de estado ou até mesmo de domicílio. Esse fenômeno pode ser desencadeado por uma série de fatores: religiosos, psicológico, sociais, econômicos e ambientais.

Os movimentos migratórios podem ser externos ou internos.

Quando as pessoas migram de um país para o outro, trata-se de MIGRAÇÃO EXTERNA. Mas quando as pessoas migram de um lugar para o outro dentro do próprio país, por exemplo, de um município para o outro, trata-se de MIGRAÇÃO INTERNA. Nesse caso, o indivíduo é chamado de MIGRANTE 

No Brasil, um dos fatores que exercem maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica, uma vez que o modelo de produção capitalista cria espaços privilegiados para instalação de indústrias, forçando indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de emprego para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência.  Um modelo de migração muito comum no Brasil, que se intensificou nas últimas cinco décadas, é o ÊXODO RURAL, ou seja, a migração do campo para a cidade. O modelo econômico que favorece os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades agrícolas têm como consequência a expulsão da população rural.

No século XX, o modelo de produção capitalista criou espaços privilegiados para a instalação de indústrias no território brasileiro, fato que promoveu a centralização das atividades industriais na Região Sudeste. Como consequência desse processo, milhares de brasileiros de todas as regiões se deslocaram para as cidades do sudeste, principalmente para São Paulo.

 FONTE: Acessohttps://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm em 11/05/2020 às 19h40.

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!

  


  


Atividades

1- Numere as informações relacionando o início das frases ao seu complemento formando alguns conceitos:  

A- Êxodo rural

B- Migração Interna

C- Migração externa

D- Migrante

(     ) migração de um país para outro.

(     ) nome dado ao indivíduo que faz  migração interna.

(     ) migração do campo para a cidade.

(     ) migração de um lugar para o outro dentro do próprio país.

2- Por que a economia é um dos fatores que mais  influenciam no fluxo migratório?

3- Observe o gráfico. Ele retrata os principais povos que imigraram para o Brasil no período de 1870 a 1953 e responda:

a) Quais povos imigraram para o Brasil nesse período?

b) Qual é o período (anos) do estudo?

c) Que povo veio para o Brasil em maior quantidade?





 


Para ler e fazer...

AS PRIMEIRAS FORMAÇÕES HUMANAS

NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL

A agricultura permitiu que muitos grupos humanos formassem aldeias. Com uma alimentação variada e constante, a população cresceu, aumentou o número de crianças e as pessoas passaram a viver mais, pois além da possibilidade de maior planejamento alimentar, tinham a proteção das moradias e trabalho. Com isso, muitas sociedades passaram a se organizar de maneiras novas.

Nas aldeias o trabalho era dividido por idade e sexo. As mulheres eram responsáveis pela agricultura, pelo preparo dos alimentos e pela criação das crianças. Os homens caçavam, cuidavam dos rebanhos e da segurança do grupo. Idosos e crianças e não trabalhavam.

Novas tecnologias como o arado puxado por animais e novas técnicas de adubação e irrigação do solo possibilitaram o aumento da produção de alimentos e a existência de excedentes. Assim, algumas pessoas puderam se dedicar a outras atividades como carpintaria, produção de cerâmica, metalurgia, construções de casas, tecelagem, acontecendo uma crescente divisão do trabalho. O excedente produzido em uma comunidade podia ser trocado pelo excedente de outra.  Assim, as aldeias começaram a produzir e trocar diferentes produtos, surgindo assim o comércio.

Devido à divisão do trabalho, ao desenvolvimento do comércio e ao aumento da população, estabeleceram-se chefes de comunidade. Algumas pessoas também foram destacadas para cumprir determinadas funções: guerreiros, agricultores, líderes religiosos, artesãos etc.  Por essa razão, algumas pessoas e famílias passaram a concentrar poderes e criar hierarquias entre os membros dos grupos. Passaram a disputar territórios. O chefe da aldeia que vencia as demais passou a ser chamado de rei e a exigir impostos e controlar as atividades de todo o povo ao seu poder submetido, surgindo assim os primeiros Estados.

Centros de cultura e religiosidade foram formados, dando sentidos simbólicos à vida das pessoas que viviam nos grupos e aldeias, que se tornavam cada vez maiores. A religiosidade contribuía para constituir a identidade dos membros do grupo, a compreensão que tinham do estabelecer o poder político.

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!



                                                


Atividades

1- O ser humano primitivo deixa de ser nômade – sem moradia fixa – e passa a ser sedentário. O processo de sedentarização do ser humano só foi possível a partir do momento em que:

(   ) o ser humano desenvolveu a escrita.

(   ) o ser humano aprendeu a praticar a agricultura e a criar animais.

(   ) o ser humano dominou a natureza, com a produção do fogo.

2Complete a frase com uma das opções abaixo:

A _______________________ foi um fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período Neolítico.

(     ) Formação de reinos  

(     ) Revolução urbana   

(     ) Revolução agrícola

3-  Escreva as razões que o texto aponta para o aumento da população após a descoberta da agricultura.

4- Como era a divisão do trabalho? Qual era a função de cada membro da aldeia?

5- Quais fatores possibilitaram outras formas de trabalho diferente da agricultura nas aldeias?

6- Como surgiu o comércio?

7- Por que foi necessário estabelecer chefes de comunidade?

8- A disputa por territórios fez surgir os primeiros Estados. Qual era a função do rei (chefe de estado)? 

9- Qual o papel da religiosidade na formação da sociedade?







Polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam. Em outras palavras, são figuras geométricas planas formadas por lados, que, por sua vez, são segmentos de reta.

Para melhor compreensão, são exemplos de polígonos as seguintes figuras:




As figuras a seguir, no entanto, são exemplos de não polígonos:

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/poligonos.htm

 

QUESTÃO 01. Priscila quer comprar janelas que sejam poligonais. Qual modelo de janela abaixo representa o pedido da Priscila? Marque um X sobre a imagem.


(Fonte:https://www.google.com.br/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpt.dreamstimes)


A figura a seguir representa o polígono ABCD. Observe os elementos deste polígono.



Agora, responda:

QUESTÃO 02.  Quais são os segmentos de reta que representam os lados desse polígono?

QUESTÃO 03. Quais são os vértices desse polígono?

QUESTÃO 04. Quais são os ângulos internos desse polígono?

QUESTÃO 05. Desenhe um polígono de 7 lados.

 

Observe as placas de trânsito abaixo.



(Fonte:https://icetran.com.br/blog/wpcontent/uploads/2017/12/placastransito.jpg)

 

QUESTÃO 06. Qual delas representa um octógono?





LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA  3ª SEMANA DE OUTUBRO

19/10/2020 a 23/10/2020

PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDREA


Conhecendo o gênero: Crônica – uma leitura do cotidiano

crônica é um gênero textual muito presente em jornais e revistas. Em geral, os assuntos abordados em textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades – a crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos acontecimentos urbanos. Os bons cronistas são aqueles que conseguem perceber, no dia a dia de suas vidas, impressões, ideias ou visões da realidade que não foram percebidas por todos. Embora não seja uma regra, as crônicas costumam tratar de assuntos mais leves e de um modo humorístico.

Características da crônica

Entre as principais características da crônica, é possível destacar a linguagem simples, objetiva e o texto curto. Além de se tratar de uma abordagem que geralmente retrata temas contemporâneos.

Em seu eixo temático, é um texto que retrata acontecimentos do cotidiano, sempre com um caráter crítico (sobre comportamentos sociais, leis, instituições etc.). É um gênero textual que passeia entre o jornalístico e o literário, trazendo temas reais trabalhados de forma mais subjetiva.

A crônica é um tipo de texto que chama atenção pelo seu tom mais leve, muitas vezes irônico e humorístico, prendendo a atenção do leitor por contar a história de forma rápida e sem grandes detalhamentos.


A essência da crônica:        

Trata de assuntos contemporâneos;

      Utiliza linguagem simples e coloquial;

      Faz uso de poucos ou nenhum personagem;

      Tom irônico e humorístico;

      Bastante usado no jornalismo;

      Textos rápidos e objetivos.



ATIVIDADE 1

Encontre o significado das palavras: COTIDIANO, CONTEMPORÂNEOS, COLOQUIAL, IRÔNICO e HUMORÍSTICO. Escreva-os em seu caderno.

 

       ATIVIDADE 2

1. Que fatos, acontecimentos ou assuntos podem se tornar uma notícia de jornal e por quê?

2. Será que a morte de um animal poderia ser noticiada em jornal? Em que contexto?

3. Observe as imagens abaixo e responda: o que elas ilustram poderia servir de conteúdo para uma notícia? Exemplifique.



ATIVIDADE 3

Leia a crônica atentamente e responda as questões:

 

Um mundo lindo


Morreu o último caracol da Polinésia. Havia um caracol da Polinésia, um caracol de árvore, e nenhum outro. Era o último. E morreu. Morreu de quê? Ninguém sabe me dizer. O jornal não acha importante revelar a causa mortis de um caracol da Polinésia. Noticia apenas que com ele extinguiu-se a sua espécie. Ninguém nunca mais verá em lugar algum, nem mesmo na Polinésia, um polinesiano caracol.

Pois eu ouso dizer que sei o que foi que o matou. Ele morreu de ser o último. Morreu de sua extrema solidão. Sua vida não era acelerada, nada capaz de causar-lhe stress, mas era dinâmica; ao longo de um ano, graças a esforços e determinação e impulso fornecido pela própria natureza, o molusco lograva deslocar-se cerca de setenta centímetros. Mas, teria sido uma temeridade. Assim mesmo, de que adiantavam esses setenta centímetros suados, batalhados dia a dia, sem ninguém para medi-los, sem nenhum parente amigo companheiro que lhe dissesse, você hoje bateu sua marca? Sem ninguém para esperá-lo na chegada?

O último caracol da Polinésia olhava ao redor e não via ninguém. Ali estava, frequentemente, seu tratador – o caracol vivia no Zoológico de Londres – mas o tratador não era ninguém, o tratador era qualquer coisa menos importante que o tronco sobre o qual o caracol se deslocava, o tratador era de outra espécie. E via, sim, de vez em quando via os pesquisadores que o examinavam, olho agigantado pela lente. Mas os pesquisadores não tinham uma concha rosada cobrindolhes as costas. Os pesquisadores também não eram ninguém. Então o caracol da Polinésia olhava o mundo, e o mundo estava vazio. E como pode alguém viver, como pode alguém querer viver num mundo esvaziado de seus semelhantes?

Seguramente ele era muito bem tratado no Zoológico, comida não havia de lhe faltar – o que come, comia, um caracol da Polinésia? – e de dia e de noite estava livre de predadores. Seus antepassados, talvez ele mesmo na infância, tinham tido que lutar pela sobrevivência. E a vida era dura. Mas lutavam em companhia. Quando um deles era esmagado – quantos caracóis são esmagados mesmo na Polinésia! – outros lamentavam sua sorte. Quando um deles se atrasava em sua marcha – é tão fácil a um caracol se atrasar – outros esperavam por ele. Havia sempre companheiros. E o mundo, povoado de companheiros, era lindo.

Mas os outros, os outros todos foram acabando aos poucos, vítimas do único predador disposto a transformar suas conchas em objetos turísticos. E o último caracol da Polinésia, cansado de ser o último, cansado de ser tão só, deixou-se pisar pela Morte que passava apressada, certo talvez de poder renascer em algum mundo lindo, em que milhares de ovos de caracol preparam-se para eclodir.

                                              

Marina Colasanti In: A casa das palavras. 

São Paulo: Ática, 2002. p. 15-16  

1.     Quem participa da história?

2.     O que acontece com o personagem dessa crônica?

3.    Onde acontece a história da crônica?

4.    Quem conta a crônica?

5.    Que outro título você daria a essa crônica? 









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