Professoras: Lídia e Priscilla
Misturas do dia a dia
Por que comer arroz com feijão faz bem?
Você já ouviu falar que o prato típico
do brasileiro é a refeição ideal? Isso é mesmo verdade: a combinação (arroz,
feijão, um tipo de carne, legumes e verduras) traz as vitaminas e nutrientes
necessários para o dia a dia. Desvende essa mistura!
Cheio de ferro:
Uma das principais fontes de proteína da
culinária brasileira, o feijão também é rico em vitaminas, fibras e nutrientes,
como o ferro. Ele ajuda a evitar a anemia, auxilia na saúde do coração, do
cérebro e dos intestinos, e ainda diminui o risco de diabetes e de colesterol
alto. O feijão também tem baixos níveis de gordura e sódio, que, se consumidos
em excesso, podem fazer mal ao organismo.
Sempre juntos:
Companheiro inseparável do feijão, o
arroz é rico em carboidratos e nutrientes responsáveis por fornecer energia ao
organismo. Também é cheio de vitaminas e minerais essenciais para manter o
funcionamento saudável do corpo. Quando combinado com o feijão, fornece todos
os aminoácidos necessários para a construção dos tecidos e manutenção das
células.
Responda no caderno:
1) Quais desses alimentos costumamos
misturar no nosso dia-a-dia? Faça agrupamentos:
1) Por que você acha que as misturas que
você fez dão certo?
2) Você sabe por quais etapas os
alimentos passam até chegarem na sua mesa? Pegue uma embalagem de leite na sua
casa, pesquise e responda onde o leite que você consome foi produzido.
3) Leio o texto e depois observe o esquema na próxima página da cadeia produtiva do leite desde a fazenda até a nossa casa:
Na Cidade
Hoje amanheceu frio e a chuva
fina caindo…
Eu aqui bem devagar
tomando um leite quente…
E um pensamento me veio logo à mente:
Para eu ter esse conforto,
precisei de muita gente.
Até da vaquinha Mimosa
que vive no sítio do Vovô Vicente.
Dá Mimosa veio o leite
que foi levado para a cidade.
É até uma fábrica transportado,
onde os laticínios são fabricados
E o leite da Mimosa
em caixinha colocado.
1) Assista ao vídeo a seguir:
Baseado no esquema do número 4 e no vídeo do número 5, elabore um parágrafo sobre o trabalho dos homens do campo, na agricultura e na pecuária, e como nós na cidade dependemos desse trabalho.
Veja o vídeo e aprenda com o Chico Bento um pouco da diferença entre o campo e a cidade:
Primavera - A estação das flores
A primavera é
uma das quatro estações do ano. Ela ocorre após o inverno e antes do verão. No hemisfério
sul, onde está localizado o Brasil, a primavera tem início em 22 de setembro e
termina no dia 21 de dezembro (datas relativas ao ano de 2020).
É uma época em que ocorre o
florescimento de várias espécies de plantas.
1)Pinte de vermelho,
na linha do tempo, os meses que compreendem a primavera:
Jan Fev
Mar Mai Jun
Jul Ago Set
Out Nov Dez
2)Escreva por
extenso, no caderno, as datas de início e fim da estação das flores:
a) 22/09/20
b) 21/12/20
3)Situações problemas
Faça
os cálculos e as respostas no caderno:
a)Uma floricultura tinha 125 rosas. Fizeram dois buquês de flores e
usaram 2 dúzias de rosas. Quantas rosas a floricultura ainda possui?
b) Maria tinha 75 mudas de margaridas. Na primavera conseguiu mais 64.
Quantas mudas de margaridas Maria tem agora?
c) Luana foi ao jardim colher girassóis. Ela colheu 24 girassóis e os
colocou em 4 vasos. Quantos girassóis recebeu cada vaso?
d) Em uma loja tinha 128 vasos de violeta expostos. Vendeu 22 e depois
mais 24. Quantos vasos de violeta sobraram na exposição?
e) Numa grande caixa havia 456 rosas vermelhas. Foram retiradas 245.
Quantos restaram?
4)Desafio!!!!
Responda:
A) valor da flor vermelha:__________
B) valor da flor azul:_______________
C)valor da flor amarela:___________
D)valor de 2 flores vermelhas:_____
E) valor de 3 flores azuis:__________
F) valor de 2 flores amarelas:________
1)
Leia
o texto e responda:
Repare bem, é primavera!
Acordei cedo
e logo senti um cheiro bom no ar da manhã.
– Mãe, que
cheirinho bom é esse?
Minha mãe me
chamou para a janela do quarto que dava para o quintal e disse:
– Olhe só!
Olhei. Que
maravilha! Do lado esquerdo do quintal havia uma grande árvore parecendo um
Sol. Era um ipê amarelo carregado de flores. Do outro lado, um limoeiro
perfumava tudo com seus botõezinhos de flores entreabertas. Havia bem-te-vi e
borboletas malucas dançando no ar, e vi também um colibri com o biquinho
comprido sobre a rosa aberta, suas asinhas tremiam.
Minha mãe
disse:
– Repare bem,
é a primavera!
A) Qual é o título do texto?
B) Qual é o tema principal da história?
C) O que deixou o ar cheiroso?
D) Como se chama a árvore que parece o sol?
E) Encontre no texto duas palavras no diminutivo:
2) Passe
as palavras abaixo para o infinitivo, como no exemplo e encontre-a no caça
palavras:
3) Complete as palavras com s ou SS e escreva-as no caderno:
A) ____ofá
B) pê____ego
C) pen____ativo
D) ____acola
E)
a____ado
4) Complete com s ou z:
A) te____oura
B) a____eite
C) cami____a
D) a____inhas
E)
botõe____inhos
5) Complete com c ou ss:
A) do____e
B) ____ereja
C) ama____ado
D) ____idade
E)
o____o
6) Complete com c ou ç:
A) a____úcar
B) ____inema
C) ca____ador
D) ____ebola
E)
ca____ula
7) Faça uma ilustração da história:
Poema é um
texto literário, cuja apresentação pode surgir em forma de versos e estrofes,
com a finalidade de manifestar sentimentos e emoções.
1- Após ler um
trecho do livro: "Ninguém reparou na primavera", é a sua vez de criar
um poema sobre essa árvore maravilhosa que é o Ipê amarelo.
2- Em seguida,
no caderno de Arte, faça um lindo ipê amarelo, usando um elemento da natureza
(tronco de árvore), flores amarelas de papel. Veja o exemplo feito com papel
crepom. Use sua criatividade...e bom trabalho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário