1 de out. de 2020

Material de Estudo - 13/3º ano

 












LEIA COM ATENÇÃO A IMAGEM ABAIXO RESPONDA:


1) A IMAGEM ANTERIOR É A CAPA DE QUAL TIPO DE TEXTO?

 

2) QUAL É O TÍTULO DESSA REVISTA EM QUADRINHOS?

 

 

3) QUAL É O TEMA DESSA REVISTA EM QUADRINHOS?

 

4) PERGUNTE À SUA FAMÍLIA E ESCREVA POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR SOBRE A INCLUSÃO SOCIAL?

 

5) ESCREVA OS 3 TIPOS DE ATIVIDADES QUE SE PODE ENCONTRAR NESSA   REVISTA.

 

6) QUAL É A TURMA QUE PARTICIPA DESSA REVISTA?

 

7) VOCÊ SABE O NOME DAS 6 PERSONAGENS QUE ESTÃO NA CAPA DA REVISTA?

     ESCREVA O NOME DE CADA UMA DELAS.

 

 

LEIA SOBRE ALGUMAS DESSAS PERSONAGENS CRIADAS POR MAURÍCIO DE SOUSA PARA FAZEREM PARTE DA TURMA DA MÔNICA:





8) VOCÊ JÁ LEU ALGUMA HISTÓRIA DA TURMA DA MÔNICA EM QUE APARECEM ALGUMA DESSAS PERSONAGENS? QUAL DELAS?

 

9) DESSAS PERSONAGENS, QUAL É A SUA FAVORITA?  POR QUÊ?

 

10)  ESCREVA O NOME DAS PERSONAGENS ACIMA EM ORDEM ALFABÉTICA:

 

11) COPIE DO TEXTO DA IMAGEM ACIMA 1 PALAVRA COM:

 

 NH   -   DR   -   QU   -   PR   -   X   -   BR   -   Ç   -   CH   -   M antes de P

 

 

12) AGORA VOCÊ VAI ESCREVER UMA FRASE PARA CADA UMA DAS CENAS ABAIXO:





13) LEIA A FRASE DA IMAGEM E COMPLETE:

 



 

A)  QUAL É O NOME DESSA MENINA? ..........

 

B)  A MENINA DA IMAGEM É PERSONAGEM DE QUAL TURMINHA? .....


C)  QUAL É O NOME DA SÍNDROME QUE ELA POSSUI? .........


D)  DE ACORDO COM O TEXTO, A SÍNDROME DE DOWN TEM A MAIS O? .....


E)   REESCREVA A FRASE DA IMAGEM, ESCOLHENDO OUTROS 2 SENTIMENTOS PARA COMPLETÁ-LA, QUE NO SEU PONTO DE VISTA PODEM CARACTERIZAR AS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN.   SE QUISER, USE ESTES EXEMPLOS:

 

DA ALEGRIA – DO BOM HUMOR – DA ANIMAÇÃO – DA INTELIGÊNCIA – DA SENSIBILIDADE – DA GENEROSIDADE – DA SIMPÁTIA – DO CARINHO – DA TRANQUILIDADE – DA SINCERIDADE – DA AGRADABILIDADE, ...

 

 

14) VOCÊ JÁ SABE QUE QUANDO HÁ INCLUSÃO SOCIAL ENTRE AS PESSOAS, ISSO INDICA QUE TAMBÉM HÁ RESPEITO.

 

ANOTE UMA NOTÍCIA OU SITUAÇÃO DESSA SEMANA QUE VOCÊ FICOU SABENDO OU PRESENCIOU E QUE INDICA RESPEITO ENTRE OS ENVOLVIDOS:



15) POR FIM, VOCÊ IRÁ ESCREVER E ILUSTRAR A REGRA DE OURO DA INCLUSÃO SOCIAL/RESPEITO QUE ESTÁ NA IMAGEM ABAIXO EM UM PEDACINHO DE PAPEL E COLOCAR NA PORTA DA GELADEIRA DE SUA CASA.

 

ASSIM VOCÊ E SUA FAMÍLIA ESTARÃO CADA VEZ MAIS EM SINTONIA NA CONVIVÊNCIA DO DIA A DIA... E LEMBRE-SE:

VOCÊ É CRIANÇA, MAS PODE AJUDAR MUITO PARA QUE VOCÊ E TODOS DA SUA CASA VIVAM EM PAZ E FELIZES!!!



Beijos e continue em casa!




LEIA COM ATENÇÃO A HISTÓRIA DA JOANINHA DIFERENTE.


 

AGORA, RESPONDA EM SEU CADERNO OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS SOBRE A HISTÓRIA:

 

1-PORQUE A JOANINHA ERA CONSIDERADA DIFERENTE?

2-O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO: “AS OUTRAS JOANINHAS NÃO DAVAM BOLA PRA ELA”?

3-A JOANINHA GOSTAVA DAQUELA SITUAÇÃO?

4-O QUE ELA PENSAVA EM FAZER PARA FICAR PARECIDA COM AS OUTRAS JOANINHAS?

5-DEPOIS DE MUITO PENSAR ELA RESOLVEU NÃO DAR MAIS IMPORTÂNCIA PARA O QUE AS OUTRAS JOANINHAS PENSAVAM. AÍ, O QUE ELA FEZ?

6-QUAL FOI A REAÇÃO DAS OUTRAS JOANINHAS?

7-O QUE ELA ENSINOU AOS OUTROS INSETOS QUANDO MOSTROU QUE A NOVA JOANINHA ERA NA VERDADE UM BESOURO?

8-E VOCÊ, O QUE APRENDEU COM ESTA HISTÓRIA?

9-FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO SOBRE O TEMA INCLUSÃO.



OBSERVE O DESENHO DE UMA JOANINHA FEITO POR OUTRA CRIANÇA.

FAÇA VÁRIOS OUTROS DESENHOS DE JOANINHAS EM SEU CADERNO COM DIFERENTES TAMANHOS, NÚMEROS DE BOLINHAS E CORES MOSTRANDO QUE VOCÊ APRENDEU COM A JOANINHA DA HISTÓRIA O VALOR DO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS.






SOMOS TODOS DIFERENTES!

OBSERVE A OBRA DE ARTE URBANA A SEGUIR, PINTANDA POR DAVI DE MELO SANTOS DMS, E RESPONDA EM SEU CADERNO.



IMAGEM ADAPTADA. IMAGEM ORIGINAL DISPONÍVEL EM https://www.facebook.com/curafestival/photos/um-%C3%A9pico-abra%C3%A7o-brota-em/1469334223184090 ACESSO EM 25 DE SETEMBRO DE 2020


1) O QUE A PINTURA MOSTRA?

2) ELA ESTÁ REPRESENTADA EM QUATRO FOTOS. EM QUAL PERÍODO DO DIA ESSAS FOTOS FORAM FEITAS?

3) O QUE VOCÊ ACHOU DA PINTURA? EXPLIQUE SUA RESPOSTA.

 

A OBRA DE ARTE QUE VOCÊ OBSERVOU FOI FEITA EM DEZEMBRO DE 2017. É UM MURAL DE 1.000 METROS QUADRADOS NA FACHADA DO EDIFÍCIO PRÍNCIPE DE GALES, NA RUA DOS TUPINAMBÁS, Nº 179, NO CENTRO DE BELO HORIZONTE. ELA REPRESENTA UM ABRAÇO ENTRE O DIA E A NOITE. O ARTISTA QUE A CRIOU É FAMOSO POR REPRESENTAR GRANDES TEMAS DA QUESTÃO HUMANA COMO A DIFERENÇA ÉTNICA E CULTURAL.

ESSA OBRA NOS FAZ PENSAR EM COMO OS DIFERENTES SE COMPLETAM, NA IMPORTÂNCIA DA AMIZADE E DO RESPEITO ENTRE OS DIFERENTES. VOCÊ JÁ PERCEBEU COMO AS PESSOAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS?

COMO SERES HUMANOS SOMOS TODOS IGUAIS. MAS, CADA UM TEM SEU PRÓPRIO JEITO DE SER, PENSAR, AGIR, GOSTAR. AS PESSOAS QUE CONVIVEM COM VOCÊ NOS DIVERSOS AMBIENTES QUE FREQUENTA, TEM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E MODOS DE VIVER E DE SE RELACIONAR QUE SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS. ISSO FAZ DELAS PESSOAS ÚNICAS E DIFERENTES.

ESSAS DIFERENÇAS SÃO DEMONSTRADAS A PARTIR DA NOSSA IDENTIFICAÇÃO COM O NOSSO LOCAL DE VIVÊNCIA, NOSSAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA E A RELAÇÃO QUE CONSTRUÍMOS COM OS GRUPOS SOCIAIS QUE NOS RODEIAM, COMO A FAMÍLIA, OS COLEGAS DE BRINCADEIRAS NA RUA, DA ESCOLA, ASSIM COMO COM AS TRADIÇÕES CULTURAIS QUE HERDAMOS DOS NOSSOS ANTEPASSADOS (AVÓS, BISAVÓS). ASSIM, O MODO DE VIVER E SER DAS PESSOAS TEM RELAÇÃO COM A PAISAGEM E SUAS TRANSFORMAÇÕES.

É IMPORTANTE CONHECER NOVAS PESSOAS COM JEITOS DE SER DIFERENTES DA GENTE, POIS ISSO NOS DÁ MAIS CONHECIMENTO, NOVOS APRENDIZADOS E ENRIQUECE NOSSAS EXPERIÊNCIAS. UM CONTRIBUI COM A SABEDORIA DO OUTRO! PARA CONVIVER BEM COM TODOS, PRECISAMOS VALORIZAR E RESPEITAR AS DIVERSAS MANEIRAS DE SER E VIVER DE CADA UM. TEMOS O DIREITO DE SER QUEM SOMOS, ASSIM COMO AS OUTRAS PESSOAS TAMBÉM.

TEXTO ADAPTADO.

http://www.aprendizagemconectada.mt.gov.br/documents/14069491/14297330/Atividade_Escolar_4%C2%AASemana_3_ano_EF.pdf/13f4f636-7c4b-8263-c1ef-949ebcf6ff47 ACESSO EM 25 DE SETEMBRO DE 2020



RESPONDA EM SEU CADERNO.

4) POR QUE É IMPORTANTE CONHECER NOVAS PESSOAS?

5) O QUE É NECESSÁRIO PARA CONVIVER BEM COM AS PESSOAS?

6) O QUE QUER DIZER A FRASE “CADA PESSOA É ÚNICA”?

7) AS PESSOAS QUE MORAM NA MESMA CASA QUE VOCÊ SÃO TODAS IGUAIS? POR QUÊ?

8) ESCREVA DUAS CARACTERÍSTICAS QUE VOCÊ TEM E QUE SÃO DIFERENTES DAS OUTRAS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ.

9) DESENHE COMO VOCÊ SERIA SE TIVESSE NASCIDO.

A) NO JAPÃO.

B) EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA.

C) EM UMA PRAIA.

10) COPIE SOMENTE AS FRASES CORRETAS.

(       ) AS DIFERENÇAS TORNAM O MUNDO MAIS INTERESSANTE.

(       ) NÃO DEVEMOS RESPEITAR AS OPINIÕES DOS OUTROS.

(       ) TODAS AS PESSOAS PENSAM DA MESMA FORMA.

(       ) COM AS DIFERENÇAS PODEMOS APRENDER VÁRIAS COISAS.

(     ) CADA PESSOA É ÚNICA PORQUE TODOS SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS.













Nenhum comentário:

Postar um comentário