LEIA COM ATENÇÃO A IMAGEM ABAIXO RESPONDA:
1) A IMAGEM
ANTERIOR É A CAPA DE QUAL TIPO DE TEXTO?
2) QUAL É O TÍTULO
DESSA REVISTA EM QUADRINHOS?
3) QUAL É O TEMA
DESSA REVISTA EM QUADRINHOS?
4) PERGUNTE À
SUA FAMÍLIA E ESCREVA POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR SOBRE A INCLUSÃO SOCIAL?
5) ESCREVA OS 3
TIPOS DE ATIVIDADES QUE SE PODE ENCONTRAR NESSA REVISTA.
6) QUAL É A
TURMA QUE PARTICIPA DESSA REVISTA?
7) VOCÊ SABE O
NOME DAS 6 PERSONAGENS QUE ESTÃO NA CAPA DA REVISTA?
ESCREVA O NOME DE CADA UMA DELAS.
LEIA SOBRE ALGUMAS DESSAS PERSONAGENS CRIADAS POR MAURÍCIO DE
SOUSA PARA FAZEREM PARTE DA TURMA DA MÔNICA:
8) VOCÊ JÁ LEU
ALGUMA HISTÓRIA DA TURMA DA MÔNICA EM QUE APARECEM ALGUMA DESSAS PERSONAGENS?
QUAL DELAS?
9) DESSAS
PERSONAGENS, QUAL É A SUA FAVORITA? POR
QUÊ?
10) ESCREVA O NOME DAS PERSONAGENS ACIMA EM ORDEM
ALFABÉTICA:
11) COPIE DO
TEXTO DA IMAGEM ACIMA 1 PALAVRA COM:
NH -
DR - QU
- PR -
X - BR
- Ç -
CH - M antes de P
12) AGORA VOCÊ
VAI ESCREVER UMA FRASE PARA CADA UMA DAS CENAS ABAIXO:
13) LEIA A FRASE DA IMAGEM E
COMPLETE:
A) QUAL É O NOME DESSA MENINA? ..........
B) A MENINA DA IMAGEM É PERSONAGEM DE QUAL TURMINHA? .....
C) QUAL É O NOME DA SÍNDROME QUE ELA POSSUI? .........
D) DE ACORDO COM O TEXTO, A SÍNDROME DE DOWN TEM A MAIS O? .....
E) REESCREVA A FRASE DA IMAGEM, ESCOLHENDO OUTROS
2 SENTIMENTOS PARA COMPLETÁ-LA, QUE NO SEU PONTO DE VISTA PODEM CARACTERIZAR AS
PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN. SE
QUISER, USE ESTES EXEMPLOS:
DA
ALEGRIA – DO BOM HUMOR – DA ANIMAÇÃO – DA INTELIGÊNCIA – DA SENSIBILIDADE – DA GENEROSIDADE
– DA SIMPÁTIA – DO CARINHO – DA TRANQUILIDADE – DA SINCERIDADE – DA
AGRADABILIDADE, ...
14) VOCÊ JÁ SABE QUE QUANDO HÁ INCLUSÃO SOCIAL ENTRE AS PESSOAS, ISSO INDICA QUE TAMBÉM HÁ RESPEITO.
ANOTE UMA
NOTÍCIA OU SITUAÇÃO DESSA SEMANA QUE VOCÊ FICOU SABENDO OU PRESENCIOU E QUE
INDICA RESPEITO ENTRE OS ENVOLVIDOS:
15) POR FIM, VOCÊ IRÁ ESCREVER E
ILUSTRAR A REGRA
DE OURO DA INCLUSÃO SOCIAL/RESPEITO QUE ESTÁ NA IMAGEM ABAIXO EM UM PEDACINHO DE PAPEL E COLOCAR NA PORTA DA
GELADEIRA DE SUA CASA.
ASSIM VOCÊ E SUA FAMÍLIA ESTARÃO
CADA VEZ MAIS EM SINTONIA NA CONVIVÊNCIA DO DIA A DIA... E LEMBRE-SE:
VOCÊ
É CRIANÇA, MAS PODE AJUDAR MUITO PARA QUE VOCÊ E TODOS DA SUA CASA VIVAM EM PAZ
E FELIZES!!!
LEIA COM ATENÇÃO A HISTÓRIA DA JOANINHA DIFERENTE.
AGORA,
RESPONDA EM SEU CADERNO OS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS SOBRE A HISTÓRIA:
1-PORQUE
A JOANINHA ERA CONSIDERADA DIFERENTE?
2-O
QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO: “AS OUTRAS JOANINHAS NÃO DAVAM BOLA PRA ELA”?
3-A
JOANINHA GOSTAVA DAQUELA SITUAÇÃO?
4-O
QUE ELA PENSAVA EM FAZER PARA FICAR PARECIDA COM AS OUTRAS JOANINHAS?
5-DEPOIS
DE MUITO PENSAR ELA RESOLVEU NÃO DAR MAIS IMPORTÂNCIA PARA O QUE AS OUTRAS
JOANINHAS PENSAVAM. AÍ, O QUE ELA FEZ?
6-QUAL
FOI A REAÇÃO DAS OUTRAS JOANINHAS?
7-O
QUE ELA ENSINOU AOS OUTROS INSETOS QUANDO MOSTROU QUE A NOVA JOANINHA ERA NA
VERDADE UM BESOURO?
8-E
VOCÊ, O QUE APRENDEU COM ESTA HISTÓRIA?
9-FAÇA
UMA ILUSTRAÇÃO SOBRE O TEMA INCLUSÃO.
OBSERVE O DESENHO DE UMA JOANINHA FEITO POR OUTRA CRIANÇA.
FAÇA
VÁRIOS OUTROS DESENHOS DE JOANINHAS EM SEU CADERNO COM DIFERENTES TAMANHOS,
NÚMEROS DE BOLINHAS E CORES MOSTRANDO QUE VOCÊ APRENDEU COM A JOANINHA DA
HISTÓRIA O VALOR DO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS.
SOMOS TODOS DIFERENTES!
OBSERVE A
OBRA DE ARTE URBANA A SEGUIR, PINTANDA POR DAVI DE MELO SANTOS DMS, E RESPONDA EM SEU CADERNO.
IMAGEM
ADAPTADA. IMAGEM ORIGINAL DISPONÍVEL EM https://www.facebook.com/curafestival/photos/um-%C3%A9pico-abra%C3%A7o-brota-em/1469334223184090
ACESSO EM 25 DE SETEMBRO DE 2020
1) O QUE
A PINTURA MOSTRA?
2) ELA
ESTÁ REPRESENTADA EM QUATRO FOTOS. EM QUAL PERÍODO DO DIA ESSAS FOTOS FORAM
FEITAS?
3) O
QUE VOCÊ ACHOU DA PINTURA? EXPLIQUE SUA RESPOSTA.
A
OBRA DE ARTE QUE VOCÊ OBSERVOU FOI FEITA EM DEZEMBRO DE 2017. É UM MURAL DE
1.000 METROS QUADRADOS NA FACHADA DO EDIFÍCIO PRÍNCIPE DE GALES, NA RUA DOS
TUPINAMBÁS, Nº 179, NO CENTRO DE BELO HORIZONTE. ELA REPRESENTA UM ABRAÇO ENTRE
O DIA E A NOITE. O ARTISTA QUE A CRIOU É FAMOSO POR REPRESENTAR GRANDES TEMAS
DA QUESTÃO HUMANA COMO A DIFERENÇA ÉTNICA E CULTURAL.
ESSA
OBRA NOS FAZ PENSAR EM COMO OS DIFERENTES SE COMPLETAM, NA IMPORTÂNCIA DA
AMIZADE E DO RESPEITO ENTRE OS DIFERENTES. VOCÊ JÁ PERCEBEU COMO AS PESSOAS SÃO
DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS?
COMO
SERES HUMANOS SOMOS TODOS IGUAIS. MAS, CADA UM TEM SEU PRÓPRIO JEITO DE SER,
PENSAR, AGIR, GOSTAR. AS PESSOAS QUE CONVIVEM COM VOCÊ NOS DIVERSOS AMBIENTES
QUE FREQUENTA, TEM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E MODOS DE VIVER E DE SE RELACIONAR
QUE SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS. ISSO FAZ DELAS PESSOAS ÚNICAS E DIFERENTES.
ESSAS
DIFERENÇAS SÃO DEMONSTRADAS A PARTIR DA NOSSA IDENTIFICAÇÃO COM O NOSSO LOCAL
DE VIVÊNCIA, NOSSAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA E A RELAÇÃO QUE CONSTRUÍMOS COM OS
GRUPOS SOCIAIS QUE NOS RODEIAM, COMO A FAMÍLIA, OS COLEGAS DE BRINCADEIRAS NA
RUA, DA ESCOLA, ASSIM COMO COM AS TRADIÇÕES CULTURAIS QUE HERDAMOS DOS NOSSOS
ANTEPASSADOS (AVÓS, BISAVÓS). ASSIM, O MODO DE VIVER E SER DAS PESSOAS TEM
RELAÇÃO COM A PAISAGEM E SUAS TRANSFORMAÇÕES.
É
IMPORTANTE CONHECER NOVAS PESSOAS COM JEITOS DE SER DIFERENTES DA GENTE, POIS
ISSO NOS DÁ MAIS CONHECIMENTO, NOVOS APRENDIZADOS E ENRIQUECE NOSSAS
EXPERIÊNCIAS. UM CONTRIBUI COM A SABEDORIA DO OUTRO! PARA CONVIVER BEM COM
TODOS, PRECISAMOS VALORIZAR E RESPEITAR AS DIVERSAS MANEIRAS DE SER E VIVER DE
CADA UM. TEMOS O DIREITO DE SER QUEM SOMOS, ASSIM COMO AS OUTRAS PESSOAS
TAMBÉM.
TEXTO
ADAPTADO.
http://www.aprendizagemconectada.mt.gov.br/documents/14069491/14297330/Atividade_Escolar_4%C2%AASemana_3_ano_EF.pdf/13f4f636-7c4b-8263-c1ef-949ebcf6ff47
ACESSO EM 25 DE SETEMBRO DE 2020
RESPONDA EM SEU CADERNO.
4) POR QUE É IMPORTANTE CONHECER
NOVAS PESSOAS?
5) O QUE É NECESSÁRIO PARA CONVIVER
BEM COM AS PESSOAS?
6) O QUE QUER DIZER A FRASE “CADA
PESSOA É ÚNICA”?
7) AS PESSOAS QUE MORAM NA MESMA
CASA QUE VOCÊ SÃO TODAS IGUAIS? POR QUÊ?
8) ESCREVA DUAS CARACTERÍSTICAS QUE
VOCÊ TEM E QUE SÃO DIFERENTES DAS OUTRAS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ.
9) DESENHE COMO VOCÊ SERIA SE
TIVESSE NASCIDO.
A) NO JAPÃO.
B) EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA.
C) EM UMA PRAIA.
10) COPIE SOMENTE AS FRASES CORRETAS.
( )
AS DIFERENÇAS TORNAM O MUNDO MAIS INTERESSANTE.
( )
NÃO DEVEMOS RESPEITAR AS OPINIÕES DOS OUTROS.
( )
TODAS AS PESSOAS PENSAM DA MESMA FORMA.
( )
COM AS DIFERENÇAS PODEMOS APRENDER VÁRIAS COISAS.
( )
CADA PESSOA É ÚNICA PORQUE TODOS SOMOS DIFERENTES UNS DOS OUTROS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário