LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA 3ª
SEMANA DE OUTUBRO
19/10/2020 a 23/10/2020
PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDREA
Conhecendo o gênero: Crônica – uma leitura do cotidiano
A crônica é
um gênero textual muito presente em jornais e revistas. Em geral, os assuntos
abordados em textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades – a
crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos acontecimentos
urbanos. Os bons cronistas são aqueles que conseguem perceber, no dia a dia de
suas vidas, impressões, ideias ou visões da realidade que não foram percebidas
por todos. Embora não seja uma regra, as crônicas costumam tratar de assuntos
mais leves e de um modo humorístico.
Características da crônica
Entre as principais características da crônica, é
possível destacar a linguagem simples, objetiva e o texto curto. Além de se
tratar de uma abordagem que geralmente retrata temas contemporâneos.
Em seu eixo temático, é um texto que retrata
acontecimentos do cotidiano, sempre com um caráter crítico (sobre
comportamentos sociais, leis, instituições etc.). É um gênero textual que
passeia entre o jornalístico e o literário, trazendo temas reais trabalhados de
forma mais subjetiva.
A crônica é um tipo de texto que chama atenção pelo
seu tom mais leve, muitas vezes irônico e humorístico, prendendo a atenção do
leitor por contar a história de forma rápida e sem grandes detalhamentos.
A essência da crônica:
Trata de assuntos contemporâneos;
• Utiliza
linguagem simples e coloquial;
• Faz
uso de poucos ou nenhum personagem;
• Tom
irônico e humorístico;
• Bastante
usado no jornalismo;
• Textos rápidos e objetivos.
ATIVIDADE 1
Encontre o significado das palavras: COTIDIANO,
CONTEMPORÂNEOS, COLOQUIAL, IRÔNICO e HUMORÍSTICO. Escreva-os em seu caderno.
ATIVIDADE 2
1. Que
fatos, acontecimentos ou assuntos podem se tornar uma notícia de jornal e por
quê?
2. Será
que a morte de um animal poderia ser noticiada em jornal? Em que contexto?
3. Observe
as imagens abaixo e responda: o que elas ilustram poderia servir de conteúdo
para uma notícia? Exemplifique.
ATIVIDADE 3
Leia a crônica atentamente e responda as questões:
Um mundo lindo
Marina Colasanti In: A casa das palavras.
São
Paulo: Ática, 2002. p. 15-16
1. Quem participa da história?
2. O que acontece com o personagem dessa crônica?
3. Onde acontece a história da crônica?
4. Quem conta a crônica?
5. Que outro título você daria a essa crônica?
1)-Observe os materiais escolares abaixo, alguns estão na promoção. Responda no caderno:
b)Qual a diferença da garrafinha do Homem Aranha e garrafinha das Princesas no preço promocional?
e) E o triplo de R$35,00
2)-Resolva os problemas
a)- Na bilheteria de um teatro, o responsável começa o trabalho com três notas de R$5,00, quatro notas de R$2,00 e duas moedas de R$0,50 para facilitar o troco. Com quanto ele começou a trabalhar?
b) ( ) R$ 7,50 ( ) R$ 14,50
(
) R$ 23,10 (
) R$ 24,00
b)-Carla
tinha R$ 200,00 e gastou, dessa quantia, três notas de 20 reais, quatro notas
de 10. Quantos reais sobraram?
( ) R$ 139,50 ( ) R$ 99,00
( ) R$ 99,50 ( ) R$ 100,00
c)-Paulo tem duas cédulas de R$10,00, quatro moedas de R$1,00, seis moedas de R$0,50. Somadas as cédulas e as moedas, quantos reais Paulo possui?
( ) R$ 25,75 (
) R$ 27,75
( ) R$ 27,00 (
) R$ 28,00
ATIVIDADES
1)- As cores expressam diferentes emoções e sentimentos!
No seu caderno de Arte, faça um desenho utilizando como base as cores, o ponto e as linhas. Este desenho poderá ser realizado na forma que você preferir.
Exemplos:
SEMANA 3 |
Para
ler e fazer...
POLUIÇÃO
DA ÁGUA
A
poluição da água é resultado das alterações de sua qualidade, o que a torna
imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que nela habitam.
Como as suas propriedades são alteradas, a água
poluída traz prejuízos ao ambiente natural e ao homem.
A ação humana é a principal responsável pela
poluição da água.
As principais fontes de poluição da água são:
* Atividades
agrícolas: potencialmente
poluidora porque o uso de pesticidas e fertilizantes químicos pode infiltrar no
solo e atingir o lençol freático.
As substâncias utilizadas na composição dos
fertilizantes e pesticidas podem ser dissolvidas na chuva e gerar impactos
ambientais significativos no ecossistema.
* Atividades
das indústrias: gera
diversos tipos de resíduos poluentes que podem ser lançados nos rios e no mar.
A exploração petrolífera em águas subterrâneas
ocorre, principalmente, pelo vazamento do petróleo no mar e geram desastres
ecológicos.
Além do vazamento na fase de exploração, a
contaminação pode ocorrer no transporte ou pelo mau estado dos equipamentos de
captação.
* Atividades domésticas: tem destaque pelo uso de detergentes, os quais
potencializam o crescimento do fitoplâncton (conjunto dos organismos aquáticos microscópicos que têm capacidade fotossintética e que vivem dispersos flutuando na coluna de água) e algas que, quando morrem, esgotam a oferta de
oxigênio.
* Aterros sanitários: ocorre pelos resíduos de aterros sanitários mau
instalados, lixões a céu aberto e lançamento de esgoto doméstico nas águas.
Isso acontece também pela infiltração do chorume no lençol
freático. O chorume é o lixo em estado líquido, que penetra no solo ou corre
diretamente em direção aos rios.
* Falta de saneamento básico: ocorre pela precariedade ou escassez de serviços de coleta e tratamento de esgoto,
abastecimento de água potável, coleta de resíduos e limpeza das vias públicas.
* Por resíduos de cadáveres: assim como ocorre com os lixões, a contaminação da água por resíduos de
cadáveres deve-se pela infiltração de substâncias no solo.
Nos cemitérios, onde as medidas biológicas para
isolamento dos corpos em decomposição não ocorrem, o solo é penetrado pelo
chamado necrochorume e pode atingir os lençóis freáticos.
CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DA ÁGUA
O lançamento de substâncias físicas e químicas na
água é potencialmente prejudicial para a vida aquática de animais e plantas.
A água potável é
adequada para o consumo pois não contém microrganismos nocivos, não é
prejudicial à saúde e exibe três características básicas: incolor, insípida e inodora.
Quando as condições químicas da água são alteradas
ela é CONTAMINADA e não é adequada para o consumo. Podendo resultar em doenças
para as pessoas.
As principais doenças associadas ao consumo de água
contaminada são as infecções gastrointestinais, disenteria, leptospirose,
cólera e hepatite.
Outra consequência é que o excesso de matéria
orgânica proveniente dos esgotos ocasiona o processo de eutrofização ( acúmulo de
matéria orgânica nos ambientes aquáticos, especialmente, onde a água é pouco
movimentada, como em rios, lagos e represas. Tal situação resulta em mau odor e
aspecto turvo à água).
Entre as principais medidas
para diminuir o processo de poluição das águas estão: maiores investimentos
para instalação de estações de tratamento de esgoto; intensificação na
fiscalização de indústrias; educação ambiental para a população em geral;
saneamento básico; construção de navios petroleiros mais seguros e utilização de produtos químicos na agricultura
menos agressivos ao meio ambiente.
FONTE: https://www.todamateria.com.br/poluicao-da-agua/
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
Atividades
1-
Quais as principais fontes responsáveis pela
poluição das águas?
2-
Aponte 3 possíveis medidas para minimizar o processo de poluição das águas.
3- Observe os percentuais de casas com tratamento de água e de esgoto em quatro cidades:
Em qual dessas cidades é de se esperar um menor
número de pessoas doentes com infecções como hepatite e diarreias causadas por
bactérias?
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
4-
Esgoto contendo micróbios causadores de doenças, detergente, resíduos químicos industriais
e óleo queimado, entre outros poluentes, costumam ser lançados em rios, lagos,
mares e oceanos provocando poluição e contaminação nas águas com prejuízos
irreparáveis aos ecossistemas.
ATERRO
SANITÁRIO |
FALTA
DE SANEAMENTO |
INDÚSTRIA |
ATIVIDADE
AGRÍCULA |
Para ler e fazer...
MIGRAÇÕES NO BRASIL
Como
vimos na aula anterior, o termo “migrações” consiste no deslocamento de um
determinado espaço geográfico para outro, ou seja, o ato de trocar de país, de
região, de estado ou até mesmo de domicílio. Esse fenômeno pode ser
desencadeado por uma série de fatores: religiosos, psicológico, sociais,
econômicos e ambientais.
Os
movimentos migratórios podem ser externos ou internos.
Quando
as pessoas migram de um país para o outro, trata-se de MIGRAÇÃO EXTERNA.
Mas quando as pessoas migram de um lugar para o outro dentro do próprio país,
por exemplo, de um município para o outro, trata-se de MIGRAÇÃO INTERNA.
Nesse caso, o indivíduo é chamado de MIGRANTE.
No
Brasil, um dos fatores que exercem maior influência nos fluxos migratórios é o
de ordem econômica, uma vez que o modelo de produção capitalista cria espaços
privilegiados para instalação de indústrias, forçando indivíduos a se
deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à
procura de emprego para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência. Um modelo de migração muito comum no Brasil,
que se intensificou nas últimas cinco décadas, é o ÊXODO RURAL, ou seja, a migração do campo para a cidade. O modelo
econômico que favorece os grandes latifundiários e a intensa mecanização das
atividades agrícolas têm como consequência a expulsão da população rural.
No
século XX, o modelo de produção capitalista criou espaços privilegiados para a
instalação de indústrias no território brasileiro, fato que promoveu a
centralização das atividades industriais na Região Sudeste. Como consequência
desse processo, milhares de brasileiros de todas as regiões se deslocaram para
as cidades do sudeste, principalmente para São Paulo.
FONTE: Acesso: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm em 11/05/2020 às
19h40.
SUGESTÃO
DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
Atividades
1-
Numere as informações relacionando o início das frases ao seu complemento
formando alguns conceitos:
A-
Êxodo rural
B-
Migração
Interna
C-
Migração externa
D-
Migrante
( ) migração de um país para outro.
( ) nome dado ao indivíduo que faz migração interna.
( ) migração do campo para a cidade.
( ) migração de um lugar para o outro dentro
do próprio país.
2- Por que a economia é
um dos fatores que mais influenciam no
fluxo migratório?
3- Observe o gráfico. Ele retrata os
principais povos que imigraram para o Brasil no período de 1870 a 1953 e
responda:
a)
Quais povos imigraram para o Brasil nesse período?
b)
Qual é o período (anos) do estudo?
c) Que povo veio para o Brasil em maior quantidade?
Para ler
e fazer...
AS
PRIMEIRAS FORMAÇÕES HUMANAS
NOVAS
FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL
A
agricultura permitiu que muitos grupos humanos formassem aldeias. Com uma
alimentação variada e constante, a população cresceu, aumentou o número de
crianças e as pessoas passaram a viver mais, pois além da possibilidade de
maior planejamento alimentar, tinham a proteção das moradias e trabalho. Com
isso, muitas sociedades passaram a se organizar de maneiras novas.
Nas
aldeias o trabalho era dividido por idade e sexo. As mulheres eram responsáveis
pela agricultura, pelo preparo dos alimentos e pela criação das crianças. Os homens
caçavam, cuidavam dos rebanhos e da segurança do grupo. Idosos e crianças e não
trabalhavam.
Novas
tecnologias como o arado puxado por animais e novas técnicas de adubação e
irrigação do solo possibilitaram o aumento da produção de alimentos e a existência
de excedentes. Assim, algumas pessoas puderam se dedicar a outras atividades
como carpintaria, produção de cerâmica, metalurgia, construções de casas,
tecelagem, acontecendo uma crescente divisão do trabalho. O excedente produzido em uma comunidade podia ser trocado
pelo excedente de outra. Assim, as
aldeias começaram a produzir e trocar diferentes produtos, surgindo assim o
comércio.
Devido
à divisão do trabalho, ao desenvolvimento do comércio e ao aumento da
população, estabeleceram-se chefes de comunidade. Algumas pessoas também foram
destacadas para cumprir determinadas funções: guerreiros, agricultores, líderes
religiosos, artesãos etc. Por essa
razão, algumas pessoas e famílias passaram a concentrar poderes e criar
hierarquias entre os membros dos grupos. Passaram a disputar territórios. O
chefe da aldeia que vencia as demais passou a ser chamado de rei e a exigir
impostos e controlar as atividades de todo o povo ao seu poder submetido,
surgindo assim os primeiros Estados.
Centros
de cultura e religiosidade foram formados, dando sentidos simbólicos à vida das
pessoas que viviam nos grupos e aldeias, que se tornavam cada vez maiores. A
religiosidade contribuía para constituir a identidade dos membros do grupo, a
compreensão que tinham do estabelecer o poder político.
SUGESTÃO
DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
Atividades
1- O ser
humano primitivo deixa de ser nômade – sem moradia fixa – e passa a ser
sedentário. O processo de sedentarização do ser humano só foi possível a partir
do momento em que:
( ) o ser humano
desenvolveu a escrita.
( ) o ser humano aprendeu a
praticar a agricultura e a criar animais.
( ) o ser humano dominou a
natureza, com a produção do fogo.
2- Complete a frase com uma das opções
abaixo:
A _______________________
foi um fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período Neolítico.
( ) Formação de reinos
( ) Revolução urbana
( ) Revolução agrícola
3- Escreva as razões que o texto aponta para o
aumento da população após a descoberta da agricultura.
4- Como era
a divisão do trabalho? Qual era a função de cada membro da aldeia?
5- Quais
fatores possibilitaram outras formas de trabalho diferente da agricultura nas
aldeias?
6- Como
surgiu o comércio?
7- Por que
foi necessário estabelecer chefes de comunidade?
8- A
disputa por territórios fez surgir os primeiros Estados. Qual era a função do
rei (chefe de estado)?
9- Qual o
papel da religiosidade na formação da sociedade?
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