19 de out. de 2020

Material de Estudo - 15/5º ano - Salas 10 e 13








LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA  3ª SEMANA DE OUTUBRO

19/10/2020 a 23/10/2020

PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDREA


Conhecendo o gênero: Crônica – uma leitura do cotidiano

A crônica é um gênero textual muito presente em jornais e revistas. Em geral, os assuntos abordados em textos desse tipo são voltados ao cotidiano das cidades – a crônica pode ser entendida como um retrato verbal particular dos acontecimentos urbanos. Os bons cronistas são aqueles que conseguem perceber, no dia a dia de suas vidas, impressões, ideias ou visões da realidade que não foram percebidas por todos. Embora não seja uma regra, as crônicas costumam tratar de assuntos mais leves e de um modo humorístico.

Características da crônica

Entre as principais características da crônica, é possível destacar a linguagem simples, objetiva e o texto curto. Além de se tratar de uma abordagem que geralmente retrata temas contemporâneos.

Em seu eixo temático, é um texto que retrata acontecimentos do cotidiano, sempre com um caráter crítico (sobre comportamentos sociais, leis, instituições etc.). É um gênero textual que passeia entre o jornalístico e o literário, trazendo temas reais trabalhados de forma mais subjetiva.

A crônica é um tipo de texto que chama atenção pelo seu tom mais leve, muitas vezes irônico e humorístico, prendendo a atenção do leitor por contar a história de forma rápida e sem grandes detalhamentos.


A essência da crônica:        

Trata de assuntos contemporâneos;

      Utiliza linguagem simples e coloquial;

      Faz uso de poucos ou nenhum personagem;

      Tom irônico e humorístico;

      Bastante usado no jornalismo;

      Textos rápidos e objetivos.



ATIVIDADE 1

Encontre o significado das palavras: COTIDIANO, CONTEMPORÂNEOS, COLOQUIAL, IRÔNICO e HUMORÍSTICO. Escreva-os em seu caderno.

 

       ATIVIDADE 2

1. Que fatos, acontecimentos ou assuntos podem se tornar uma notícia de jornal e por quê?

2. Será que a morte de um animal poderia ser noticiada em jornal? Em que contexto?

3. Observe as imagens abaixo e responda: o que elas ilustram poderia servir de conteúdo para uma notícia? Exemplifique.



ATIVIDADE 3

Leia a crônica atentamente e responda as questões:

 

Um mundo lindo


Morreu o último caracol da Polinésia. Havia um caracol da Polinésia, um caracol de árvore, e nenhum outro. Era o último. E morreu. Morreu de quê? Ninguém sabe me dizer. O jornal não acha importante revelar a causa mortis de um caracol da Polinésia. Noticia apenas que com ele extinguiu-se a sua espécie. Ninguém nunca mais verá em lugar algum, nem mesmo na Polinésia, um polinesiano caracol.

Pois eu ouso dizer que sei o que foi que o matou. Ele morreu de ser o último. Morreu de sua extrema solidão. Sua vida não era acelerada, nada capaz de causar-lhe stress, mas era dinâmica; ao longo de um ano, graças a esforços e determinação e impulso fornecido pela própria natureza, o molusco lograva deslocar-se cerca de setenta centímetros. Mas, teria sido uma temeridade. Assim mesmo, de que adiantavam esses setenta centímetros suados, batalhados dia a dia, sem ninguém para medi-los, sem nenhum parente amigo companheiro que lhe dissesse, você hoje bateu sua marca? Sem ninguém para esperá-lo na chegada?

O último caracol da Polinésia olhava ao redor e não via ninguém. Ali estava, frequentemente, seu tratador – o caracol vivia no Zoológico de Londres – mas o tratador não era ninguém, o tratador era qualquer coisa menos importante que o tronco sobre o qual o caracol se deslocava, o tratador era de outra espécie. E via, sim, de vez em quando via os pesquisadores que o examinavam, olho agigantado pela lente. Mas os pesquisadores não tinham uma concha rosada cobrindolhes as costas. Os pesquisadores também não eram ninguém. Então o caracol da Polinésia olhava o mundo, e o mundo estava vazio. E como pode alguém viver, como pode alguém querer viver num mundo esvaziado de seus semelhantes?

Seguramente ele era muito bem tratado no Zoológico, comida não havia de lhe faltar – o que come, comia, um caracol da Polinésia? – e de dia e de noite estava livre de predadores. Seus antepassados, talvez ele mesmo na infância, tinham tido que lutar pela sobrevivência. E a vida era dura. Mas lutavam em companhia. Quando um deles era esmagado – quantos caracóis são esmagados mesmo na Polinésia! – outros lamentavam sua sorte. Quando um deles se atrasava em sua marcha – é tão fácil a um caracol se atrasar – outros esperavam por ele. Havia sempre companheiros. E o mundo, povoado de companheiros, era lindo.

Mas os outros, os outros todos foram acabando aos poucos, vítimas do único predador disposto a transformar suas conchas em objetos turísticos. E o último caracol da Polinésia, cansado de ser o último, cansado de ser tão só, deixou-se pisar pela Morte que passava apressada, certo talvez de poder renascer em algum mundo lindo, em que milhares de ovos de caracol preparam-se para eclodir.

                                              

Marina Colasanti In: A casa das palavras. 

São Paulo: Ática, 2002. p. 15-16  

1.     Quem participa da história?

2.     O que acontece com o personagem dessa crônica?

3.    Onde acontece a história da crônica?

4.    Quem conta a crônica?

5.    Que outro título você daria a essa crônica? 








1)-Observe os materiais escolares abaixo, alguns estão na promoção.  Responda no caderno:



  a)Observe os itens. Qual o mais caro?                                      

     b)Qual a diferença da garrafinha do Homem Aranha e garrafinha das Princesas no preço promocional?


    c) Qual o item mais barato?                                

    d) Qual o dobro de R$59,00?                _______

     e) E o triplo de R$35,00                         


2)-Resolva os problemas

 a)- Na bilheteria de um teatro, o responsável começa o trabalho com três notas de R$5,00, quatro notas de R$2,00 e duas moedas de R$0,50 para facilitar o troco. Com quanto ele começou a trabalhar?

 

 b) (   ) R$ 7,50         (   ) R$ 14,50 

     (   ) R$ 23,10       (   ) R$ 24,00

 

b)-Carla tinha R$ 200,00 e gastou, dessa quantia, três notas de 20 reais, quatro notas de 10. Quantos reais sobraram?

 (   ) R$ 139,50                   (   ) R$ 99,00  

   (   ) R$ 99,50                     (   ) R$ 100,00


c)-Paulo tem duas cédulas de R$10,00, quatro moedas de R$1,00, seis moedas de R$0,50. Somadas as cédulas e as moedas, quantos reais Paulo possui?

(   ) R$ 25,75          (   ) R$ 27,75        

  (   ) R$ 27,00          (   ) R$ 28,00









ATIVIDADES

1)- As cores expressam diferentes emoções e sentimentos!

No seu caderno de Arte, faça um desenho utilizando como base as cores, o ponto e as linhas. Este desenho poderá ser realizado na forma que você preferir.

Exemplos:







SEMANA 3


Para ler e fazer...

POLUIÇÃO DA ÁGUA

A poluição da água é resultado das alterações de sua qualidade, o que a torna imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que nela habitam.

Como as suas propriedades são alteradas, a água poluída traz prejuízos ao ambiente natural e ao homem.

 A ação humana é a principal responsável pela poluição da água.

As principais fontes de poluição da água são:

* Atividades agrícolas:  potencialmente poluidora porque o uso de pesticidas e fertilizantes químicos pode infiltrar no solo e atingir o lençol freático.

As substâncias utilizadas na composição dos fertilizantes e pesticidas podem ser dissolvidas na chuva e gerar impactos ambientais significativos no ecossistema.

* Atividades das indústrias:  gera diversos tipos de resíduos poluentes que podem ser lançados nos rios e no mar.

A exploração petrolífera em águas subterrâneas ocorre, principalmente, pelo vazamento do petróleo no mar e geram desastres ecológicos.

Além do vazamento na fase de exploração, a contaminação pode ocorrer no transporte ou pelo mau estado dos equipamentos de captação.

* Atividades domésticas: tem destaque pelo uso de detergentes, os quais potencializam o crescimento do fitoplâncton (conjunto dos organismos aquáticos microscópicos que têm capacidade fotossintética e que vivem dispersos flutuando na coluna de água) e algas que, quando morrem, esgotam a oferta de oxigênio.

* Aterros sanitários: ocorre pelos resíduos de aterros sanitários mau instalados, lixões a céu aberto e lançamento de esgoto doméstico nas águas.

Isso acontece também pela infiltração do chorume no lençol freático. O chorume é o lixo em estado líquido, que penetra no solo ou corre diretamente em direção aos rios.

* Falta de saneamento básico: ocorre pela precariedade ou escassez de serviços de coleta e tratamento de esgoto, abastecimento de água potável, coleta de resíduos e limpeza das vias públicas.

* Por resíduos de cadáveres: assim como ocorre com os lixões, a contaminação da água por resíduos de cadáveres deve-se pela infiltração de substâncias no solo.

Nos cemitérios, onde as medidas biológicas para isolamento dos corpos em decomposição não ocorrem, o solo é penetrado pelo chamado necrochorume e pode atingir os lençóis freáticos.

CONSEQUÊNCIAS DA POLUIÇÃO DA ÁGUA

O lançamento de substâncias físicas e químicas na água é potencialmente prejudicial para a vida aquática de animais e plantas.

água potável é adequada para o consumo pois não contém microrganismos nocivos, não é prejudicial à saúde e exibe três características básicas: incolor, insípida e inodora.

Quando as condições químicas da água são alteradas ela é CONTAMINADA e não é adequada para o consumo. Podendo resultar em doenças para as pessoas.

As principais doenças associadas ao consumo de água contaminada são as infecções gastrointestinais, disenteria, leptospirose, cólera e hepatite.

Outra consequência é que o excesso de matéria orgânica proveniente dos esgotos ocasiona o processo de eutrofização ( acúmulo de matéria orgânica nos ambientes aquáticos, especialmente, onde a água é pouco movimentada, como em rios, lagos e represas. Tal situação resulta em mau odor e aspecto turvo à água).

Entre as principais medidas para diminuir o processo de poluição das águas estão: maiores investimentos para instalação de estações de tratamento de esgoto; intensificação na fiscalização de indústrias; educação ambiental para a população em geral; saneamento básico; construção de navios petroleiros mais seguros e  utilização de produtos químicos na agricultura menos agressivos ao meio ambiente.

FONTE: https://www.todamateria.com.br/poluicao-da-agua/

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!


  

Atividades

1- Quais as principais fontes responsáveis pela poluição das águas?

2- Aponte 3 possíveis medidas para minimizar o processo de poluição das águas.

3- Observe os percentuais de casas com tratamento de água e de esgoto em quatro cidades:

Em qual dessas cidades é de se esperar um menor número de pessoas doentes com infecções como hepatite e diarreias causadas por bactérias?
(A) 1.

(B) 2.

(C) 3.

(D) 4.

4- Esgoto contendo micróbios causadores de doenças, detergente, resíduos químicos industriais e óleo queimado, entre outros poluentes, costumam ser lançados em rios, lagos, mares e oceanos provocando poluição e contaminação nas águas com prejuízos irreparáveis aos ecossistemas.

ATERRO SANITÁRIO

FALTA DE SANEAMENTO

INDÚSTRIA

ATIVIDADE AGRÍCULA











Para ler e fazer...

MIGRAÇÕES NO BRASIL

Como vimos na aula anterior, o termo “migrações” consiste no deslocamento de um determinado espaço geográfico para outro, ou seja, o ato de trocar de país, de região, de estado ou até mesmo de domicílio. Esse fenômeno pode ser desencadeado por uma série de fatores: religiosos, psicológico, sociais, econômicos e ambientais.

Os movimentos migratórios podem ser externos ou internos.

Quando as pessoas migram de um país para o outro, trata-se de MIGRAÇÃO EXTERNA. Mas quando as pessoas migram de um lugar para o outro dentro do próprio país, por exemplo, de um município para o outro, trata-se de MIGRAÇÃO INTERNA. Nesse caso, o indivíduo é chamado de MIGRANTE.  

No Brasil, um dos fatores que exercem maior influência nos fluxos migratórios é o de ordem econômica, uma vez que o modelo de produção capitalista cria espaços privilegiados para instalação de indústrias, forçando indivíduos a se deslocarem de um lugar para outro em busca de melhores condições de vida e à procura de emprego para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência.  Um modelo de migração muito comum no Brasil, que se intensificou nas últimas cinco décadas, é o ÊXODO RURAL, ou seja, a migração do campo para a cidade. O modelo econômico que favorece os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades agrícolas têm como consequência a expulsão da população rural.

No século XX, o modelo de produção capitalista criou espaços privilegiados para a instalação de indústrias no território brasileiro, fato que promoveu a centralização das atividades industriais na Região Sudeste. Como consequência desse processo, milhares de brasileiros de todas as regiões se deslocaram para as cidades do sudeste, principalmente para São Paulo.

 FONTE: Acesso: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/migracao-interna-no-brasil.htm em 11/05/2020 às 19h40.

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!

  


  


Atividades

1- Numere as informações relacionando o início das frases ao seu complemento formando alguns conceitos:  

A- Êxodo rural

B- Migração Interna

C- Migração externa

D- Migrante

(     ) migração de um país para outro.

(     ) nome dado ao indivíduo que faz  migração interna.

(     ) migração do campo para a cidade.

(     ) migração de um lugar para o outro dentro do próprio país.

2- Por que a economia é um dos fatores que mais  influenciam no fluxo migratório?

3- Observe o gráfico. Ele retrata os principais povos que imigraram para o Brasil no período de 1870 a 1953 e responda:

a) Quais povos imigraram para o Brasil nesse período?

b) Qual é o período (anos) do estudo?

c) Que povo veio para o Brasil em maior quantidade?



 


Para ler e fazer...

AS PRIMEIRAS FORMAÇÕES HUMANAS

NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL

A agricultura permitiu que muitos grupos humanos formassem aldeias. Com uma alimentação variada e constante, a população cresceu, aumentou o número de crianças e as pessoas passaram a viver mais, pois além da possibilidade de maior planejamento alimentar, tinham a proteção das moradias e trabalho. Com isso, muitas sociedades passaram a se organizar de maneiras novas.

Nas aldeias o trabalho era dividido por idade e sexo. As mulheres eram responsáveis pela agricultura, pelo preparo dos alimentos e pela criação das crianças. Os homens caçavam, cuidavam dos rebanhos e da segurança do grupo. Idosos e crianças e não trabalhavam.

Novas tecnologias como o arado puxado por animais e novas técnicas de adubação e irrigação do solo possibilitaram o aumento da produção de alimentos e a existência de excedentes. Assim, algumas pessoas puderam se dedicar a outras atividades como carpintaria, produção de cerâmica, metalurgia, construções de casas, tecelagem, acontecendo uma crescente divisão do trabalho. O excedente produzido em uma comunidade podia ser trocado pelo excedente de outra.  Assim, as aldeias começaram a produzir e trocar diferentes produtos, surgindo assim o comércio.

Devido à divisão do trabalho, ao desenvolvimento do comércio e ao aumento da população, estabeleceram-se chefes de comunidade. Algumas pessoas também foram destacadas para cumprir determinadas funções: guerreiros, agricultores, líderes religiosos, artesãos etc.  Por essa razão, algumas pessoas e famílias passaram a concentrar poderes e criar hierarquias entre os membros dos grupos. Passaram a disputar territórios. O chefe da aldeia que vencia as demais passou a ser chamado de rei e a exigir impostos e controlar as atividades de todo o povo ao seu poder submetido, surgindo assim os primeiros Estados.

Centros de cultura e religiosidade foram formados, dando sentidos simbólicos à vida das pessoas que viviam nos grupos e aldeias, que se tornavam cada vez maiores. A religiosidade contribuía para constituir a identidade dos membros do grupo, a compreensão que tinham do estabelecer o poder político.

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!



                                                


Atividades

1- O ser humano primitivo deixa de ser nômade – sem moradia fixa – e passa a ser sedentário. O processo de sedentarização do ser humano só foi possível a partir do momento em que:

(   ) o ser humano desenvolveu a escrita.

(   ) o ser humano aprendeu a praticar a agricultura e a criar animais.

(   ) o ser humano dominou a natureza, com a produção do fogo.

2- Complete a frase com uma das opções abaixo:

A _______________________ foi um fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período Neolítico.

(     ) Formação de reinos  

(     ) Revolução urbana   

(     ) Revolução agrícola

3-  Escreva as razões que o texto aponta para o aumento da população após a descoberta da agricultura.

4- Como era a divisão do trabalho? Qual era a função de cada membro da aldeia?

5- Quais fatores possibilitaram outras formas de trabalho diferente da agricultura nas aldeias?

6- Como surgiu o comércio?

7- Por que foi necessário estabelecer chefes de comunidade?

8- A disputa por territórios fez surgir os primeiros Estados. Qual era a função do rei (chefe de estado)? 

9- Qual o papel da religiosidade na formação da sociedade?










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