Ouvir música é uma
atitude cotidiana do ser humano. Ela está presente em vários momentos e em
diversos lugares ao mesmo tempo.
Ilustre, do seu jeito, cada parte da música:
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós... É saber se sentir infinito É sobre
ser abrigo e também ter morada em outros corações. Segura
teu filho no colo |
Para ler e fazer...
OS ALIMENTOS
O nosso corpo necessita dos alimentos. É deles que o organismo retira os nutrientes necessários para realizar suas atividades diárias, ter um desenvolvimento saudável e manter a nossa saúde.
Em nossa alimentação devemos usar alimentos de origem vegetal, animal e mineral.
A maioria dos alimentos que compramos e que vêm com embalagens são industrializados e outros poucos, naturais.
Alimentos industrializados são produzidos em indústrias e passam por várias técnicas, onde lhes são acrescentados ingredientes como açúcares, óleos, conservantes, entre outros aditivos químicos. Alimentos naturais são aqueles que foram cultivados em um processo de agricultura natural, direto da plantação, como grãos, sementes, raízes, frutas e legumes.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Necessitamos de certas substâncias para crescer com saúde e ter energia. Essas substâncias são chamadas nutrientes e estão presentes nos alimentos. Os nutrientes são:
∙ As proteínas, que fornecem, principalmente, o material necessário para o crescimento do corpo e para formação de novas células.
∙ Os carboidratos, que são a principal fonte de energia para as atividades do dia a dia.
∙ Os lipídios, que também fornecem energia e são importantes em diversas funções do corpo, como na manutenção da temperatura e na formação das células.
∙ As vitaminas, os sais minerais e a água, que são necessários para o bom funcionamento dos órgãos e na prevenção de doenças.
De acordo com as substâncias contidas em maior quantidade, os alimentos podem ser classificados em construtores (reconstrução dos tecidos e no crescimento do corpo), energéticos (dão energia ao nosso corpo) e reguladores (regulam o funcionamento do nosso organismo).
∙ Os alimentos construtores são ricos em proteínas. Os mais consumidos são: carnes de boi, aves e peixes, leite, queijo, ovo, soja, feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha dentre outros.
∙ Os alimentos energéticos são ricos em carboidratos e gorduras. Os mais consumidos são: arroz, milho, trigo, aveia, mandioca, batata, beterraba, banana, maçã, macarrão e pão são os alimentos mais ricos em carboidratos. Manteiga, óleos vegetais, gordura animal, margarina e queijo são alimentos mais ricos em gordura.
∙ Os alimentos reguladores são ricos em vitaminas e sais minerais: leite, queijo, iogurte, peixe, fígado de boi, ovo, fruta e verduras são ricos em sais minerais. As frutas e verduras em geral são alimentos ricos em vitaminas.
É BOM SABER!
∙ A água e o sal de cozinha são de origem mineral.
∙ Alimentos como frutas e verduras e legumes são de origem vegetal.
∙ As carnes, os ovos e o leite são de origem animal. Muitas vezes, esses alimentos podem ser transformados em outros produtos, que são chamados de derivados. O queijo, por exemplo, é um alimento derivado.
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
Atividade
1– Leia as alternativas e marque a opção correta.
a) Nosso organismo necessita dos alimentos para:
( ) manter o estômago cheio.
( ) realizar suas atividades diárias, se desenvolver e manter a saúde.
( ) somente para ter um bom desenvolvimento.
b) São alimentos de origem vegetal:
( ) ovos ( ) frutas ( ) água ( ) carne
2- O alimento mostrado na imagem abaixo é natural ou industrializado? Explique sua resposta.
3- Relacione corretamente:
(A) Alimentos construtores ( B ) Alimentos energéticos ( C ) Alimentos reguladores
( ) reconstrução dos tecidos e no crescimento do corpo.
( ) regulam o funcionamento do nosso organismo.
( ) dão energia ao nosso corpo.
4- Escreva dois tipos de alimentos derivados do leite.
5- Quais são os nutrientes encontrados nos alimentos?
6- Escreva o nome de 3 alimentos construtores que você mais consome.
7- Observe as imagens abaixo e faça o que se pede:
a) Escreva os alimentos que você consome mais vezes.
b) Escreva os alimentos que você considera mais ricos em nutrientes.
c) Escreva os que você considera baixos em nutrientes.
8- Observe os alimentos abaixo e escreva a função correspondente a cada um (reguladora, construtora ou energética).
VAMOS USAR O LIVRO DIDÁTICO!!!!
Ler e fazer as atividades das páginas 10 até 14 do seu livro de Ciências.
Para ler e fazer...
Atividades econômicas do Brasil
Nona maior economia do Planeta, segundo classificação do Banco Mundial, o Brasil desenvolve, em seu território, atividades econômicas dos setores primário, secundário e terciário.
SETOR TERCIÁRIO
O SETOR TERCIÁRIO corresponde à venda de produtos e aos serviços comerciais oferecidos à população, está em pleno processo de crescimento. Nessa área, destacam-se, sucessivamente, atividades de telecomunicações, serviços públicos, tecnologia e computação, além das comunicações. Para o investidor estrangeiro, são várias as opções de negócio no país, como comércio de veículos, objetos pessoais e domésticos, combustíveis, alimentos, além de atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados às empresas.
SETOR SECUNDÁRIO
A indústria, parte do SETOR SECUNDÁRIO, é também de grande importância na formação da riqueza nacional. Por categoria de uso, essa atividade se divide em indústrias de bens de capital, bens intermediários, bens de consumo duráveis, semiduráveis e não duráveis.
A indústria de capital (produtora de bens que serão utilizados no processo produtivo, como máquinas e equipamentos) é um dos destaques entre as categorias no Brasil. Os produtos mais vendidos da indústria brasileira são óleo diesel, minério de ferro beneficiado, automóveis com cilindradas, gasolina automotiva (exceto para aviação), óleos brutos de petróleo, álcool combustível, telefones celulares, açúcar cristal [...].
SETOR PRIMÁRIO
Já o SETOR PRIMÁRIO no Brasil, dividido em atividades de agricultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça, pesca e mineração, tem como destaque a agropecuária. Essa atividade, que faz uso do solo para o cultivo de plantas e a criação de animais, é responsável por mais de 17 milhões de empregos. Além disso, o Brasil é o responsável pelo fornecimento de 25% do mercado mundial de alimentos. Líder mundial em vários setores, o País tem, no café, açúcar, álcool (a partir da cana-de-açúcar) e suco de laranja algumas de suas principais produções e exportações. Também importantes, em primeiro lugar nas vendas externas, são o complexo de soja (farelo, óleo e grão), a carne bovina e a carne de frango.
Fonte: http://www.thecities.com.br/Artigos/Brasil/Economia/Atividades_Economicas
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
Atividades
1- Escreva os três setores de atividades econômicas desenvolvidas no território brasileiro.
2- Em que consistem as atividades econômicas desenvolvidas no setor terciário da economia?
3- O investidor estrangeiro tem muitas opções de negócio no Brasil. Escreva três dessas opções.
4- O setor secundário da economia tem grande importância no cenário econômico brasileiro. Explique como esse setor está dividido.
5- Quais são os produtos que tornam o Brasil um dos maiores produtores mundiais de alimentos?
6- Os setores da economia são muito importantes para o desenvolvimento humano e são responsáveis pela economia de um local. Identifique corretamente as atividades, numerando os quadrados de acordo com a legenda.
a) É a compra, venda ou troca de mercadorias. Por meio dessa atividade, os produtos da agricultura, da pecuária, do extrativismo e da indústria chegam ao consumidor.
b) É uma atividade muito importante no Brasil. É o trabalho de preparar o solo, adubar, semear, cuidar da plantação, combater pragas e doenças e colher.
c) É uma atividade que consiste em extrair da natureza produtos que possam ser usados para fins comerciais ou industriais.
d) É um conjunto de atividades econômicas que manipulam ou exploram as
matérias-primas e as fontes de energia.
e) Nessa atividade econômica, a criação de gado pode ser feita de forma extensiva (o gado criado solto em grandes pastagens), ou de forma intensiva (o gado criado em estábulos).
7- Observe as imagens abaixo e identifique e marque qual é a atividade primária, a secundária e a terciária.
Para ler e fazer...
A RELIGIÃO E A CULTURA
Existem muitas religiões diferentes em nosso mundo. Podemos observar através desta diversidade a importância das crenças religiosas para a grande parte das pessoas. As religiões influenciam a formação e a cultura dos povos, orientando seus adeptos no modo de viver, comer, pensar, entre outros aspectos. Todas elas precisam ser respeitadas.
Ao colonizar o Brasil, os portugueses introduziram o catolicismo, que é uma religião cristã, e começaram a catequizar os indígenas e, posteriormente, os negros escravizados, que tinham crenças religiosas diferentes.
Hoje, no Brasil, diversas religiões são praticadas. Por exemplo, as religiões cristãs, o espiritismo, as religiões afro-brasileiras (como o candomblé e a umbanda), o budismo, o judaísmo e o islamismo.
Não é só em nossos dias que a religião é importante. Na antiguidade, as crenças religiosas também faziam parte do cotidiano das pessoas. Entre 6 mil anos e 2 mil anos atrás, viveu no Norte da África, às margens do rio Nilo, a sociedade do Egito antigo. A religião tinha grande importância na organização do Estado e para a identidade desse povo. Os egípcios acreditavam em vários deuses, ou seja, eram politeístas.
RESPEITO ÀS RELIGIÕES E A “TOLERÂNCIA” RELIGIOSA
No Brasil, assim como em diversos países, a sociedade é constituída por povos de diferentes religiões. Algumas dessas religiões têm crenças, regras de conduta e até ritos em comum, e outras têm credos e costumes totalmente diferentes. A tolerância religiosa é a capacidade de respeitar e aceitar outras religiões.
Apesar de muitas religiões terem como fundamento o respeito, a relação, a aceitação entre os grupos religiosos nem sempre é pacífica. Alguns grupos religiosos acreditam que a sua crença é a única verdadeira e não aceitam ou não respeitam a fé, os cultos, as cerimônias e as liturgias de outras religiões. Esse comportamento é chamado de intolerância religiosa. Um exemplo são os conflitos entre muçulmanos e judeus na Palestina. Em seu 26º artigo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, coloca “a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais e religiosos” como um caminho para a manutenção da paz entre as nações.
No Brasil, a Constituição de 1988 também assegura a liberdade de crença religiosa e a proteção aos cultos e liturgias, isto é, defende a existência pacífica e o respeito às diferentes matrizes religiosas.
Atividades
1- O que podemos observar através da diversidade religiosa?
2- Qual a influência da religião na formação e cultura dos povos?
3- Como os portugueses introduziram o catolicismo no Brasil?
4- O que significa a palavra POLITEÍSTA?
5- Escreva V, para verdadeiro, e F, para falso:
( ) As crenças religiosas são muito importantes para grande parte das pessoas.
( ) O mundo todo pratica uma única religião, o catolicismo.
( ) O candomblé e umbanda são exemplos de religiões afro-brasileiras.
( ) A palavra politeísta significa acreditar em um único Deus.
6- De acordo com o texto, o que significa intolerância religiosa?
7- Na sua opinião, por que é importante respeitar todas as religiões?
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
Se possível, assista o vídeo antes de fazer as atividades do livro didático.
VAMOS USAR O LIVRO DIDÁTICO!!!!
Ler e fazer as atividades das páginas 78 até 83.SEMANA 1
PESQUISANDO
1) Para ter direito ao voto
é necessário ter que idade?__________________________________________________________
2) Quais são os cargos em votação nesse ano de 2020?__________________________________________________________
3) Quais são os principais
meios de comunicação para a propaganda eleitoral?
____________________________________________________
4) Muitos candidatos
apresentam suas propostas, em sua opinião o que seria mais importante para a população?
__________________________________________________________
ELEIÇÕES MUNICIPAIS
As eleições
municipais no Brasil em 2020 ocorreram em 15 de novembro, Dia
da República, com um segundo turno que foi marcado
para 29 de novembro. Originalmente, as eleições ocorreriam em 4 de outubro
(primeiro turno) e 25 de outubro (segundo turno), porém, com o agravamento
da pandemia de COVID-19 no país,
as datas foram modificadas com a promulgação da Emenda Constitucional nº
107/2020. Nas novas datas estipuladas, os eleitores poderão escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos
5.570 municípios do país. Ao todo, serão preenchidos 67,8 mil cargos públicos
eletivos.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_municipais_no_Brasil_em_2020
Após a leitura do texto, responda.
Originalmente, as eleições ocorreriam em 4 de outubro e 25 de outubro, respectivamente primeiro e segundo turno. Qual motivo levou à alteração nas datas das eleições municipais?
Quais as novas datas para as eleições municipais no Brasil em 2020?
Quais serão os cargos disputados nas eleições deste ano?
De quantos em quantos anos ocorrem as eleições municipais?
Na sua opinião, por que é importante votar?
Qual é a faixa etária em que o voto é obrigatório?
ELEIÇÕES E O MEU MUNICÍPIO
Faça uma pesquisa para saber.
Qual é o nome do Município em que você vive?
Em qual Estado seu Município está localizado?
Quem é o Prefeito do seu Município?
Você sabe quais são as atribuições do Prefeito e dos Vereadores de um Município? Escreva para cada atribuição abaixo se ela compete ao Prefeito ou aos Vereadores.
Criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa:
______________________
Apresentar projetos de leis à Câmara, sancionar, promulgar, fazer publicar e vetar as leis:
________________________
Fiscalizar vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito:
_______________________
Negociar convênios e obter por outras formas benefícios ou auxílios para a sua cidade:
________________________
3) O Prefeito e os vereadores têm como principal dever propiciar o bem-estar da sociedade pela qual foram eleitos. Assim, organize as letras e descubra alguns valores que não podem faltar a esses representantes do povo.
PRODUÇÃO TEXTUAL
1) Escrevi um texto sobre as eleições, mas estão faltando algumas palavras. Ajude-me a completar o texto com as palavras adequadas. Não esqueça de escrever um título para a história.
Título: _ _________________________________
_ é uma menina muito esperta. Ela sabe que o
é obrigatório para brasileiros
entre 18 e 70 anos.
_ ainda não tem idade para
votar, mas já sabe as qualidades que um candidato às eleições deve ter.
Pensando nisso, ela resolveu organizar uma para
escolher, dentre as crianças, quem poderia ser o representante do seu condomínio.
Cada candidato produziu um _ com
suas propostas de melhorias. E o
parquinho, foi o espaço que todos apontaram como o lugar que mais necessita de investimento.
As
crianças construíram uma _ para
registar os votos. O dia da
_ chegou! Foi um momento muito
divertido e de muito aprendizado para as
crianças.
Após todas as crianças do condomínio votarem, chegou a hora de abrir a
e contar os _.
A vencedora da eleição foi
__ e _ _.
TRABALHANDO COM O GÊNERO CHARGE
Emocionar o leitor.
Divertir o leitor.
Criticar assuntos pertencentes a realidade, utilizando humor e, ao mesmo tempo ironia.
Transmitir um ensinamento.
Qual é o assunto abordado pela charge?
Ao olhar para o homem de roupa verde, o que o candidato realmente vê à sua frente?
Com base no texto, é correto afirmar que:
A charge traz uma crítica acerca dos candidatos que só visitam os eleitores no período das eleições.
A charge parabeniza os candidatos que visitam seus eleitores.
A charge apresenta uma crítica aos eleitores que não recebem com carinhos os candidatos no período de eleições.
A charge mostra o sentimento de respeito entre o candidato e o eleitor.
1)- Complete a cruzadinha
com os números que faltam:
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