16 de nov. de 2020

Material de Estudo - 19/5º ano - Salas 10 e 13

 








Você sabia que a dança também é uma linguagem da arte? 


A dança é a arte de mexer o corpo através de uma sequência de movimentos e ritmos que buscam criar uma harmonia própria. E pode ser feita de duas formas:

 Com movimentos ensaiados, que chamamos de coreografia.

 Com movimentos improvisados, que chamamos de dança livre.

Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independentes do som que se ouve, e até mesmo sem ele. O importante é você se sentir bem com você mesmo, é estar confortável com seu corpo e relaxado com o coração. 

VAMOS DANÇAR?

Assim como fazem os ginastas com suas fitas coloridas, nós iremos dançar e desenhar.

A vareta pode ser feita com palito de Algodão-doce, picolé ou um lápis do seu estojo e a fita de tecido, pode ser feita com lãs, roupas velhas ou até sacola plástica de supermercado, cortada em tiras. Com um pedaço de fita adesiva, cole o tecido na vareta e, pronto! Sua fita está feita. O ideal é que a fita tenha 1m de comprimento. Para começar a atividade, encontre um espaço em sua casa onde você possa se movimentar sem se machucar. Sinta-se à vontade e segure a vareta deixando a fita solta. Lembrando que é uma dança e que você deve movimentar o corpo ao ritmo da música.

Mexa também outras partes do seu corpo.

Após ter realizado essa atividade, escolha alguns movimentos e faça os registros dos mesmos através de desenhos.






Para ler e fazer...

Movimentos da Lua

Você já ouviu falar sobre os movimentos da Lua? Assim como os demais astros do Sistema Solar, o satélite natural da Terra também realiza alguns movimentos ao longo do tempo. Destes movimentos, os principais são rotação, revolução e translação.

A Lua tem uma dinâmica em que gira ao entorno de si mesma, mas também ao entorno do planeta Terra. Cada um destes movimentos produz uma consequência perceptível a partir da Terra, inclusive as chamadas “fases da Lua”.


Quais são os movimentos da Lua?

Os astros do Sistema Solar realizam vários tipos de movimentos, os quais levam tempos variados para se concretizar. A Lua realiza alguns movimentos, dos quais três são mais importantes, que são a rotação, a translação e a revolução.

A Lua desenvolve um movimento em relação às estrelas que vai de Oeste para Leste.


Movimento de rotação

Muitas pessoas se perguntam o motivo de a face da Lua, vista desde o planeta Terra, ser sempre a mesma, já que há um movimento constante entre os astros. A Lua desenvolve um movimento em torno do seu próprio eixo, o qual é chamado de rotação.

Os cientistas descobriram que a Lua tem o movimento de rotação sincronizado com a translação (junto com a Terra ao redor do Sol), o que significa que o seu período de translação é igual ao período de rotação.

Por isso, o lado que é visto da Lua é sempre o mesmo, porque este movimento é constante (nunca para, sempre em mesma velocidade), fazendo com que haja um lado “oculto” da lua para aqueles que estão vendo desde a Terra.

O movimento de rotação da Lua leva 27 dias para acontecer.


Movimento de translação

O movimento de translação da Lua leva o mesmo tempo do que o movimento de rotação, e acontece quando a Lua gira juntamente com a Terra ao redor do Sol. Este movimento dura aproximadamente 27 dias, 7 horas, 43 minutos e 12 segundos.

Conforme a Terra vai girando ao redor do sol (translação), a Lua vai acompanhando este processo, desenvolvendo outros movimentos concomitantemente, como a própria rotação ao entorno de si mesma.


Movimento de revolução

O movimento de revolução é aquele que a Lua desenvolve ao girar em torno da Terra. Ele acontece junto com os demais movimentos (rotação e translação).

A Lua não possui luz própria, então os seres humanos conseguem ver apenas o lado da Lua que está iluminado pelo Sol. Como os movimentos são todos sincronizados, é visível desde a Terra a parte da Lua que estiver sendo iluminada.


Movimentos da Lua e as marés

Hoje os cientistas reconhecem que as interações da Lua possuem relação com as marés. A maré é o movimento realizado pelas águas dos oceanos, subindo e descendo.

Entende-se que a Lua não desenvolve esta influência sozinha, mas no conjunto das relações gravitacionais que ela possui com outros astros.

Durante a Lua nova, quando o Sol e a Lua estão na mesma direção, é quando há a máxima das marés. Já durante a Lua minguante, quando a Lua está a oeste do sol, a atração é bem menor, interferindo menos nas marés, quase de forma nula.

Durante a Lua cheia, o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados. No entanto, a Terra está entre os outros dois, com isso, são grandes novamente as elevações das marés, por conta da interação gravitacional.

A Lua crescente é o momento no qual a Lua está a leste do sol. Com isso, há uma pequena elevação das marés.


Eclipse da Lua


A Lua também passa por eclipses. Estes eclipses são fenômenos astronômicos que ocorrem quando a Lua é ocultada, seja de forma total ou parcial, pela sombra da Terra.

Estes eclipses são geralmente visíveis a olho nu, e acontecem quando os três astros (Sol, Lua e a Terra) estão próximos ou alinhados, e a Terra está entre o Sol e a Lua.


Eclipse solar:
 situação em que a Lua se move para uma posição localizada entre o planeta Terra e o Sol, assim, a sombra da Lua incide sobre o nosso planeta. Esta sombra possui 170 quilômetros aproximadamente, possibilitando a visualização do fenômeno apenas nos países localizados nesta faixa. Dentro dela, podemos classificar como sendo um eclipse solar total, pois o Sol fica totalmente encoberto pela Lua e fora desta faixa, as pessoas podem visualizar apenas uma parte do Sol, ocorrendo o chamado eclipse solar parcial. Há também o eclipse solar anular, que ocorre quando o tamanho aparente da Lua não é suficiente para encobrir totalmente o Sol, formando um anel em volta da sombra do eclipse.


Eclipse lunar: ocorre quanto a sombra da Terra “cobre” a Lua, fazendo com que ela fique escura e, portanto, invisível para nós durante alguns minutos. Isso ocorre porque o nosso planeta posiciona-se exatamente entre a Lua e o Sol, fazendo com que a nossa sombra seja projetada sobre a Lua, nosso satélite natural. Existe também o eclipse lunar total, com a Lua está totalmente encoberta; o parcial, em que apenas um “pedaço” dela é atingido pela sombra da Terra; e o penumbral, em que a sombra da Terra não é suficientemente escura para “apagar” o brilho da Lua, deixando-a acinzentada.



O eclipse lunar pode ser visto a olho nu.

Esses fenômenos acontecem de forma gradual, conforme a sombra da Terra vai encobrindo a Lua. Os eclipses sempre causam fascinação, e fazem com que as pessoas pensem na grandiosidade do universo e das dinâmicas astronômicas.

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!



Atividades

1. Sobre os movimentos da Lua, descreva:

a) o movimento de rotação

b) o movimento de translação

c) o movimento de revolução.


2. Entre as influências que a Lua – o satélite natural da Terra – exerce sobre o nosso planeta, podemos assinalar:

a- (    ) Alteração na quantidade de massa rochosa na superfície terrestre.

b- (    ) Oscilações no regime das marés.

c- (    ) Elevação ou interrupção das atividades vulcânicas.

d- (    )  Determinação dos compostos químicos presentes na atmosfera.


3. Há um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente, no cone de sombra projetado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos.

O texto indica que ocorreu um fenômeno. Que fenômeno é esse?

a-(    ) Estrela cadente.

b-(    ) Eclipse. 

c-(    ) Nascer da Lua. 

d-(    ) Elipse.


4. Com relação aos eclipses solares e lunares, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

a-(    ) O eclipse solar ocorre quando o Sol fica entre a Terra e a Lua.

b-(    ) Só existem eclipses lunares parciais.

c-(    ) No eclipse lunar, a Terra fica entre a Lua e o Sol.

d-(    ) No eclipse solar total o Sol fica totalmente encoberto pela Lua.

e-(    ) No eclipse lunar total, a Lua está parcialmente encoberta.

f-(   ) O eclipse solar anular ocorre quando o tamanho aparente da Lua é suficiente para encobrir totalmente o Sol.

g-(   ) No eclipse parcial da Lua apenas um “pedaço” dela é atingido pela sombra da Terra.

h-(   ) No eclipse penumbral a sombra da Terra não  é suficientemente escura para “apagar” o brilho da Lua, deixando-a acinzentada.


5. Reescreva as frases falsas da atividade anterior ( atividade 5) corrigindo-as para que se tornem  verdadeiras.




Para ler e fazer...


As conexões entre as cidades


O Brasil possui 5.570 municípios, deste total 75% tem até 20 mil habitantes, ou seja, a maioria das cidades brasileiras é pequena. Porém, mais de 80% da população brasileira vive nas cidades médias e grandes. O aumento da população urbana é chamado de urbanização.

O processo de urbanização do Brasil se tornou mais intenso a partir de 1940, quando uma boa parte da população deixou o campo e migrou para as grandes cidades.

A população das cidades pequenas e grandes está conectada de diversas formas. Muitos moradores das cidades pequenas procuram nas cidades grandes serviços de saúde, educação, comércios etc.

As cidades médias e grandes também estão conectadas entre si através das rodovias, portos e aeroportos, que garantem uma interação maior entre as populações dessas cidades.

O processo de urbanização também modifica as paisagens rurais, uma vez que, há um aumento da interdependência entre campo e cidade, com maior circulação de pessoas, mercadorias e informações entre esses espaços.

As metrópoles são cidades que possuem uma grande quantidade de habitantes, com várias atividades econômicas e intenso fluxo de comunicação e serviços.

As capitais de cada estado brasileiro, são metrópoles que exercem forte influência no fluxo de bens e serviços para a população daquele estado.

No entorno das metrópoles, agrupam-se vários municípios, que juntos formam uma região metropolitana.

Nas regiões metropolitanas, a área urbana de um município une-se à de outro, formando uma área urbana contínua, ou seja, no dia a dia, não se percebe onde termina um município e onde começa o outro.

 

Atividades

1. Estudo dirigido

a) Que nome recebe o aumento da população urbana?

b) Por que o processo de urbanização se tornou mais intenso a partir de 1940?

c) O que muitos moradores das cidades pequenas procuram nas cidades grandes?

d) Como se dá  a conexão entre as cidades médias e grandes?

e) O que são metrópoles?

f) Qual o nome da metrópole do estado em que você mora?

g) Que nome recebe o agrupamento de vários municípios em torno de uma metrópole?

2. Observe a imagem abaixo.

a) Quais metrópoles são destacadas no mapa?

b) Com exceção do distrito Federal, as outras metrópoles destacadas no mapa são metrópoles de quais estados do Brasil? Escreva-os.

A cidade e as questões sociais

A falta de moradias e a construção delas em locais inadequados vão se tornando cada vez mais comuns, principalmente nas grandes cidades. Muitas pessoas que não têm recursos para comprar ou alugar uma moradia acabam construindo em locais impróprios para viver. Em vários centros urbanos, o alto valor dos imóveis leva parte da população a ocupar lugares que não são próprios para habitação, como fundos de vales e encostas de morros. A falta de programas governamentais de habitação também contribui para agravar a situação nas cidades.

Além desses problemas, existem outros que frequentemente observamos. A falta de saneamento básico (ausência de rede de esgoto, água tratada, coleta de resíduos e limpeza pública) compromete a saúde da população, principalmente nos bairros carentes.

A ineficiência dos serviços de saúde, que gera longas esperas para o atendimento médico e a falta de medicamentos estão, também, entre os grandes problemas urbanos atuais.

O investimento dos governantes na infraestrutura das cidades - como instalação de rede de água e esgoto, iluminação pública, asfaltamento de vias, construção de hospitais e escolas – é, em geral, insuficiente para acompanhar o rápido crescimento. Assim, no dia a dia, os moradores convivem com problemas de vários os tipos.

Além disso, a desigualdade na distribuição de renda entre a população gera muitos problemas. Enquanto uma pequena parcela dos habitantes concentra a maior parte da riqueza gerada no País, a maioria divide a menor porção dessa riqueza. Com a desigualdade, apenas um pequeno grupo de pessoas consegue ter melhores condições de vida.

Problemas urbanos

O rápido e desordenado processo de urbanização ocorrido no Brasil irá trazer uma série de consequências, e em sua maior parte negativas. A falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos concentradora  contribui para a ocorrência dos seguintes problemas:

Favelização – Ocupações irregulares nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, são frutos do grande fluxo migratório em direção às áreas de maior oferta de emprego do país. A falta de uma política habitacional acabou contribuindo para o aumento acelerado das favelas no Brasil.

Violência Urbana – Mesmo com o crescimento industrial do país e com a grande oferta de emprego nas cidades do Sudeste, não havia oportunidades de emprego o bastante para o grande fluxo populacional que havia se deslocado em um curto espaço de tempo. Por essa razão, o número de desempregados também era grande, o que passou a gerar um aumento dos roubos, furtos, e demais tipos de violência relacionadas às áreas urbanas.

Poluição – O grande número de indústrias, automóveis e de habitantes impacta no aumento das emissões de gases poluentes, assim como com a contaminação dos lençóis freáticos e rios dos principais centros urbanos.

Enchentes – A impermeabilização do solo pelo asfaltamento e edificações, associado ao desmatamento e ao lixo industrial e residencial, fazem com que os problemas das enchentes seja algo comum nas grandes cidades brasileiras.

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!


Atividades (Continuação)

 3- A falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos concentradora  contribui para a ocorrência de quais  problemas urbanos? 


4- Leia a frase abaixo:

“Não existe desigualdade social nas cidades brasileiras.”

a) Essa frase é verdadeira? Explique.


5. Qual dos problemas urbanos mencionados no texto é, na sua opinião, mais acentuado na sua cidade? Justifique!


6. A região em que estamos localizados é noticiada diariamente nas mídias, redes sociais, jornais etc., pois a falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos concentradora contribui para a ocorrência de vários problemas, tornando a população insegura e desigual. O que você gostaria que mudasse ou melhorasse na sua cidade? Comente.


7.
Analise a Charge e responda:

a) Quem são os personagens dessa charge?

b) Como é o bairro que eles moram?

c) A qual mundo a criança se refere?

d) Por que ela quer morar naquele outro “mundo”?





Para ler e fazer...

O que é Cidadania?


A cidadania é o conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais que cada cidadão deve exercer. São justamente esses direitos que permitem aos cidadãos intervir nas ações do Estado e poder usufruir os serviços ofertados por órgãos estatais.

Cidadão é aquele indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este.

Para exercer plenamente a cidadania, o Estado precisa assegurar a liberdade e acesso aos direitos individuais. A cidadania plena é comprometida em muitas nações por causa de questões econômicas e políticas.

Exercer a cidadania significa conscientizar-se de seus direitos e deveres para lutar para que a justiça possa ser colocada em prática.

Existem diversos marcos legais e documentos que servem de instrumento para o exercício da cidadania. O documento referência a nível planetário é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que conceitua e enumera os direitos fundamentais do cidadão, independentes de sua localização geográfica. Esse importante documento foi instituído em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Cidadania - Direitos e Deveres

Os direitos e deveres dos cidadãos estão garantidos na constituição.

Constituição é o conjunto de leis, normas e regras de um país ou de uma instituição. A Constituição regula e organiza o funcionamento do Estado. É a lei máxima que limita poderes e define os direitos e deveres dos cidadãos. Nenhuma outra lei no país pode entrar em conflito com a Constituição.

Direitos são os benefícios que uma pessoa possui.

Deveres são as obrigações que devemos cumprir para vivermos em sociedade.

No Brasil, os direitos e deveres do cidadão são estabelecidos pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Deveres do cidadão

Pela Constituição brasileira, são deveres do cidadão:

 · votar;

 · respeitar os direitos dos outros cidadãos;

 · cumprir as leis;

 · proteger a natureza

 · educar e proteger os semelhantes;

 · cooperar com as autoridades;

 · proteger patrimônios públicos e sociais do país.

Direitos do cidadão

De acordo com a Constituição de 1988, são direitos do cidadão brasileiro:

 · igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres;

 · serviços de saúde, previdência social, segurança, transporte, moradia etc.;

 · manifestação livre do pensamento (o anonimato é proibido);

 · ninguém pode ser submetido a condições degradantes;

 · somente a lei pode obrigar alguém a fazer ou deixar de fazer algo;

 · direitos autorais (que passam para os herdeiros);

 · direito de ir e vir;

 · liberdade religiosa.

Cidadania e direitos humanos

Em 1948 foi aprovado o documento da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, têm como base os seguintes princípios:

 · igualdade entre todos os seres humanos;

 · combate a quaisquer tipos de discriminação;

 · busca da dignidade para todas as pessoas;

 · defesa das liberdades fundamentais.

Todos os países têm a obrigação de assegurar os direitos humanos aos seus cidadãos; estando os princípios na legislação ou não. É direito de todo cidadão ter seus direitos naturais respeitados e é dever de todos o respeito aos direitos naturais dos outros cidadãos.

Cidadania e democracia

A democracia é um sistema que surgiu na Grécia antiga, mas só se tornou predominante no mundo no século XX. Sob a democracia, as decisões políticas estão nas mãos de todos os cidadãos.

Democracia é um regime de governo cuja origem do poder vem do povo. Em um governo democrático, todos os cidadãos possuem o mesmo estatuto e têm garantido o direito à participação política.

A democracia garante o direito à liberdade de expressão e de manifestação. A democracia está intimamente ligada à cidadania pois, dentre os direitos e deveres do cidadão está a participação nas decisões políticas, através de votos em eleições, plebiscitos e referendos.

Só pode haver democracia num país que garanta aos cidadãos:

 · eleições livres;

 · direito de voto à maioria;

 · proteção e garantia de direitos políticos;

 · liberdade de expressão e de imprensa.

Disponível em https://www.significadosbr.com.br/cidadania. Acesso em: 02/02/2019

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!



Atividades

1. O que é cidadania?

2. O que é cidadão?

3. Como o Estado pode garantir o exercício da Cidadania Plena?

4. O que é dever? Cite 3 exemplos.

5. O que é direito? Cite 3 exemplos.

6. Escreva o que é Democracia.

7. Por que a Democracia está interligada a cidadania?

8. Leia com atenção e depois, faça o que se pede:

A Declaração dos Direitos da Criança tem 10 princípios que devem ser respeitados por todos para que as crianças possam viver dignamente, com muito amor e carinho. Nós brasileiros temos o dever de proteger e valorizar nossas crianças pois não devemos esquecer que elas serão o nosso futuro.

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS


Dos 10 princípios citados na Declaração dos Direitos da Crianças, RESPONDA:

a) Você acha que alguns dos direitos mostrados na imagem são mais importantes do que outros? Por quê?

b) Uma criança ou adolescente pode crescer feliz e saudável se algum desse direitos for desrespeitado?

c) As crianças e os adolescentes também têm deveres? Quais? Cite pelo menos três.






Leia o texto, a seguir, para fazer as atividades 1 e 2:


    

                                           A Preta se apresenta

                 Eu sou a Preta. Era minha madrinha, a tia Carula, uma irmã querida de minha mãe, quem me chamava assim. Ela sempre chegava com um lencinho na cabeça e uma sacola de palha cheia de novidades, que eu abria sentindo cheirinho de boneca nova, de joguinho para brincar, de roupa bonita, de livrinhos de história com perfume de papel colorido. 

       — Preta, vim te buscar! 

As férias traziam com ela flores que eu nunca tinha visto e montanhas onde o mundo ficava embaixo, depois das nuvens. Numa dessas vezes, esqueci minha cordinha de pular em cima de uma pedra. Ficava triste lembrando dela sem mim, sozinha. Às vezes imagino que ela está lá até hoje. 

Mas o melhor de tudo eram os aniversários, quando a tia chegava para ajudar minha mãe e preparar delícias. 

— Preta, olha o bolo, os pastéis, a calça-virada, a cuca e os canudinhos que fiz pra ti! 

Porém, o grande amor que nascia do coração da tia Carula ficou principalmente na minha lembrança de certos dias tristes em que ela chegava com sua sacolinha de carinhos. E só ela sabia me chamar de Preta desse jeito que ficou tão doce. Olha que engraçado: quando outros diziam que eu era preta eu achava estranho. 

— Eu não sou preta, eu sou marrom. Cor de doce de leite, com a canela, como o chocolate, como o brigadeiro. Cor de telha, cor de terra. Eu sou assim... da cor dos olhos dos meus pais! 

E fui aos poucos descobrindo que eu era a Preta marrom, uma menina negra. Ser negra é como me percebem? Ou como eu me percebo? Ou como vejo e sinto me perceberem? Tenho um amigo que só às vezes é preto. Que fica preto quando vai à praia no verão. Ser negro é muito mais do que ter um bronze na pele. 

Como é afinal ser uma pessoa negra? Eu só respondo quando responderem como é que é ser uma pessoa que não é negra. 

Uma vez, sentei debaixo da parreira de uva, na casa da vó Lídia. Fiquei olhando para o alto, as bolinhas cheias de suco por dentro. Eram muito saborosas (quando eu não descobria formigas entre gomos). A vó Lídia sempre ficava por ali, arrumando suas plantinhas, enchendo o mundo com cheiro de terra molhada. Nossa conversa era ela perguntar pouco e eu com sua cor negra, cabelo branquinho, olhos serenos, mãos fortes e uma perna manca. E aí eu perguntei: 

— Vó, quem inventou a cor das pessoas? 

Isso eu perguntei porque havia aprendido que uns são amarelos, outros brancos e outros vermelhos. Ela disse: 

— Eu só respondo se tu me disser quem inventou o nome da cor das pessoas. 

Eu fiquei lá, pensando e chupando uva, e ela continuou plantando suas sementes. 

Dizem que sou afro — etiqueta para todos ou tudo o que é parecido com algo ou alguém da África. Euro é a etiqueta para semelhanças europeias. E outros continentes, que etiquetas recebem? 

Afro tem em todos os países. Por exemplo, existem os afro-brasileiros, os afro-americanos, os afro-cubanos, os afro-franceses. Será que tem afro-suecos? Enfim, é o seguinte: afro vem de se ter uma origem africana. 

Desde a época em que minhas pernas ficaram compridas e meu peito parecia um balão que se enchia, fui aprendendo que trago dentro de mim um pouco do que meus pais e avós e bisavós, trisavós, tataravós e... — depois eu não sei mais como chama — foram. É assim: para nascer é preciso duas origens, ou seja, o lado da mãe e o lado do pai. Cada um traz um monte de origens. O lado do pai traz as origens da parte de seu pai e as da mãe, parte de sua mãe. O lado da mãe, por sua vez, também carrega a parte de seu pai e a parte de sua mãe. Todo o mundo nasce carregado de origens. 

E, se é assim, então quantas origens carrego dentro de mim? Quantas sementes? Também tenho parentes alemães por parte da minha avó, clara, casada com meu avô negro índio, guarani de ascendência charrua. Que confusão! Outro dia eu conversei com um amigo loiro cuja mãe sempre conta com orgulho que sua avó era negra. Nós entreolhamos sorrindo. Eu, negra descendente de alemães, e ele, loiro descendente de crioulos. Ninguém acredita!   

Heloísa Pires Lima. 

Disponível em: <http://otextomagicoquereconstroi.blogspot.com/2010/11/povas-de-5-e-6-series.html>. Acesso em: 24 jul. 2020. (Adaptado).

 

ATIVIDADE 1

1) Explique o que você entendeu com esta afirmação de Preta. 

                     “[...] para nascer é preciso duas origens [...]”. 

_______________________________________________________

 

2) Releia o trecho e responda. 

“E aí eu perguntei: 

– Vó, quem inventou a cor das pessoas? ” 

 

A pergunta da menina revela que ela está inquieta com alguma coisa.   

a) Na sua opinião, o que ela estava realmente tentando saber? 

______________________________________________________________________________________________________________

b) Qual foi a resposta da avó? 

______________________________________________________________________________________________________________

 

3) Marque as características apresentadas no texto: 

 

(   ) Uma história tradicional do tipo situação inicial–conflito–situação final. 

(   ) Os costumes e crenças de um povo. 

(   ) Fatos sobre o próprio narrador e suas reflexões pessoais. 

(   ) As origens de Preta eram africanas. 

 

Atividade 2


1) Leia o trecho abaixo: 

a) Explique a diferença entre as palavras destacadas no trecho. 

_______________________________________________________

b) Como você classifica cada uma delas: substantivo ou adjetivo? 

_______________________________________________________

c) Classifique a palavra destacada de cada frase em adjetivo ou substantivo. 

preto é minha cor predileta. _______________________________________________________

Comprei um casaco preto.

_______________________________________________________

    Ela chegava com a cesta cheia de doces _______________________________________________________

    Gostava quando ela falava com sua voz doce.

_______________________________________________________


2)  Leia este trecho: 

Observe o que o sinal de pontuação (... ) indica nas frases abaixo e associe uma palavra do quadro acima a cada frase.

a) Tia Carula trazia bolinhos, pasteis, cocadas...  _____________________________________________

b) Tia Carula... como ela era doce... 

______________________________________________ 

c) Tia Carula.... Parece que esse era o nome dela.

 _____________________________________________ 


3) Encontre no texto. 

Algo ocorrido na infância de Preta. 

_____________________________________________________

Uma pessoa importante na vida dela. 

_____________________________________________________ 

Algo que ela achou engraçado. 

_____________________________________________________



1)-Leia com atenção cada situação e responda em seu caderno, com atenção:


2)-As crianças desenharam e pintaram figuras.

3)-Observe as figuras e escreva em seu caderno quem desenhou cada uma:


4)-Cecília ganhou esse quebra-cabeça.













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