Para ler e
fazer...
Movimentos
da Lua
Você
já ouviu falar sobre os movimentos da Lua? Assim como os demais astros do
Sistema Solar, o satélite natural da Terra também realiza alguns movimentos ao
longo do tempo. Destes movimentos, os principais são rotação, revolução e
translação.
A
Lua tem uma dinâmica em que gira ao entorno de si mesma, mas também ao entorno
do planeta Terra. Cada um destes movimentos produz uma consequência perceptível
a partir da Terra, inclusive as chamadas “fases da Lua”.
Quais
são os movimentos da Lua?
Os
astros do Sistema Solar realizam vários tipos de
movimentos, os quais levam tempos variados para se concretizar. A Lua realiza alguns
movimentos, dos quais três são mais importantes, que são a rotação, a
translação e a revolução.
A
Lua desenvolve um movimento em relação às estrelas que vai de Oeste para Leste.
Movimento de rotação
Muitas
pessoas se perguntam o motivo de a face da Lua, vista desde o planeta Terra, ser sempre a mesma, já que há um
movimento constante entre os astros. A Lua desenvolve um movimento em torno do
seu próprio eixo,
o qual é chamado de rotação.
Os
cientistas descobriram que a Lua tem o movimento de rotação sincronizado
com a translação (junto
com a Terra ao redor do Sol), o que significa que o seu período de translação é
igual ao período de rotação.
Por
isso, o lado que é visto da Lua é sempre o mesmo, porque este movimento é
constante (nunca para, sempre em mesma velocidade), fazendo com que haja um
lado “oculto” da lua para aqueles que estão vendo desde a Terra.
O
movimento de rotação da Lua leva 27 dias para acontecer.
Movimento de translação
O
movimento de translação da Lua leva o mesmo tempo do que o movimento de
rotação, e acontece
quando a Lua gira juntamente com a Terra ao redor do
Sol. Este
movimento dura aproximadamente 27 dias, 7 horas, 43 minutos e 12 segundos.
Conforme
a Terra vai girando ao redor do sol (translação), a Lua vai acompanhando este
processo, desenvolvendo outros movimentos concomitantemente, como a própria
rotação ao entorno de si mesma.
Movimento de revolução
O
movimento de revolução é aquele que a Lua desenvolve ao girar em torno da
Terra. Ele
acontece junto com os demais movimentos (rotação e translação).
A
Lua não possui luz própria, então os seres humanos conseguem ver apenas o lado
da Lua que está iluminado pelo Sol. Como os movimentos são todos sincronizados,
é visível desde a Terra a parte da Lua que estiver sendo iluminada.
Movimentos da Lua e as marés
Hoje
os cientistas reconhecem que as interações da Lua possuem relação com as marés.
A maré é o movimento realizado pelas águas dos oceanos, subindo e descendo.
Entende-se
que a Lua não desenvolve esta influência sozinha, mas no conjunto das relações
gravitacionais que
ela possui com outros astros.
Durante
a Lua nova, quando o Sol e a Lua estão na mesma direção, é quando há a máxima das
marés. Já
durante a Lua minguante, quando a Lua está a oeste do sol, a atração é bem
menor, interferindo menos nas marés, quase de forma nula.
Durante
a Lua cheia, o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados. No entanto, a Terra está
entre os outros dois, com isso, são grandes novamente as elevações das marés,
por conta da interação gravitacional.
A
Lua crescente é o momento no qual a Lua está a leste do sol. Com isso, há uma pequena
elevação das marés.
Eclipse da
Lua
A
Lua também passa por eclipses. Estes eclipses são fenômenos astronômicos que
ocorrem quando a Lua é ocultada, seja de forma total ou parcial, pela
sombra da Terra.
Estes
eclipses são geralmente visíveis a olho nu, e acontecem quando os três astros
(Sol, Lua e a Terra) estão próximos ou alinhados, e a Terra está entre o Sol e a Lua.
Eclipse lunar: ocorre quanto a sombra da Terra “cobre” a Lua, fazendo com que ela
fique escura e, portanto, invisível para nós durante alguns minutos. Isso
ocorre porque o nosso planeta posiciona-se exatamente entre a Lua e o Sol,
fazendo com que a nossa sombra seja projetada sobre a Lua, nosso satélite
natural. Existe também o eclipse lunar total, com a Lua está
totalmente encoberta; o parcial, em que apenas um “pedaço” dela é
atingido pela sombra da Terra; e o penumbral, em que a sombra da
Terra não é suficientemente escura para “apagar” o brilho da Lua, deixando-a
acinzentada.
O eclipse lunar pode ser visto a olho
nu.
Esses
fenômenos acontecem de forma gradual, conforme a sombra da Terra vai
encobrindo a Lua. Os eclipses sempre causam fascinação, e fazem com que as
pessoas pensem na grandiosidade do universo e das dinâmicas astronômicas.
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!
Atividades
1. Sobre os
movimentos da Lua, descreva:
a) o movimento de rotação
b) o movimento de translação
c) o movimento de revolução.
2. Entre as influências que a Lua – o satélite natural da Terra –
exerce sobre o nosso planeta, podemos assinalar:
a-
( ) Alteração na quantidade de
massa rochosa na superfície terrestre.
b-
( ) Oscilações no regime das
marés.
c- ( ) Elevação ou interrupção das
atividades vulcânicas.
d-
( ) Determinação dos
compostos químicos presentes na atmosfera.
3. Há um
fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra, totalmente ou parcialmente,
no cone de sombra projetado pela Terra, em geral, sendo visível a olho nu. Isto
ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito
alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos.
O
texto indica que ocorreu um fenômeno. Que fenômeno é esse?
a-( ) Estrela cadente.
b-( ) Eclipse.
c-( ) Nascer da Lua.
d-( ) Elipse.
4. Com relação aos
eclipses solares e lunares, analise as afirmativas e marque V para as
verdadeiras e F para as falsas.
a-( ) O eclipse solar ocorre quando o Sol fica
entre a Terra e a Lua.
b-( ) Só
existem eclipses lunares parciais.
c-( ) No
eclipse lunar, a Terra fica entre a Lua e o Sol.
d-( ) No eclipse solar
total o Sol fica totalmente encoberto pela Lua.
e-( ) No eclipse lunar
total, a Lua está parcialmente encoberta.
f-( ) O eclipse solar anular ocorre quando o tamanho aparente da Lua é
suficiente para encobrir totalmente o Sol.
g-( ) No eclipse parcial da Lua apenas um “pedaço” dela é atingido pela
sombra da Terra.
h-( ) No eclipse penumbral a sombra da Terra não é suficientemente escura para “apagar” o
brilho da Lua, deixando-a acinzentada.
5. Reescreva as frases
falsas da atividade anterior ( atividade 5) corrigindo-as para que se
tornem verdadeiras.
Para
ler e fazer...
As conexões entre as cidades
O
Brasil possui 5.570 municípios, deste total 75% tem até 20 mil habitantes, ou
seja, a maioria das cidades brasileiras é pequena. Porém, mais de 80% da
população brasileira vive nas cidades médias e grandes. O aumento da população
urbana é chamado de urbanização.
O
processo de urbanização do Brasil se tornou mais intenso a partir de 1940,
quando uma boa parte da população deixou o campo e migrou para as grandes
cidades.
A
população das cidades pequenas e grandes está conectada de diversas formas.
Muitos moradores das cidades pequenas procuram nas cidades grandes serviços de
saúde, educação, comércios etc.
As
cidades médias e grandes também estão conectadas entre si através das rodovias,
portos e aeroportos, que garantem uma interação maior entre as populações
dessas cidades.
O
processo de urbanização também modifica as paisagens rurais, uma vez que, há um
aumento da interdependência entre campo e cidade, com maior circulação de
pessoas, mercadorias e informações entre esses espaços.
As
metrópoles são cidades que possuem uma grande quantidade de habitantes, com
várias atividades econômicas e intenso fluxo de comunicação e serviços.
As
capitais de cada estado brasileiro, são metrópoles que exercem forte influência
no fluxo de bens e serviços para a população daquele estado.
No
entorno das metrópoles, agrupam-se vários municípios, que juntos formam uma
região metropolitana.
Nas
regiões metropolitanas, a área urbana de um município une-se à de outro,
formando uma área urbana contínua, ou seja, no dia a dia, não se percebe onde
termina um município e onde começa o outro.
Atividades
1. Estudo
dirigido
a) Que nome
recebe o aumento da população
urbana?
b) Por que o
processo de urbanização se tornou mais intenso a partir de 1940?
c) O que
muitos moradores das cidades pequenas procuram nas cidades grandes?
d) Como se
dá a conexão entre as cidades médias e
grandes?
e) O que são metrópoles?
f) Qual o nome da metrópole do estado em que você mora?
g) Que nome recebe o
agrupamento de vários municípios em torno de uma metrópole?
a) Quais metrópoles são
destacadas no mapa?
b) Com exceção do distrito Federal, as outras metrópoles
destacadas no mapa são metrópoles de quais estados do Brasil? Escreva-os.
A
cidade e as questões sociais
A falta de moradias e a construção delas em locais
inadequados vão se tornando cada vez mais comuns, principalmente nas grandes
cidades. Muitas pessoas que não têm recursos para comprar ou alugar uma moradia
acabam construindo em locais impróprios para viver. Em vários centros urbanos,
o alto valor dos imóveis leva parte da população a ocupar lugares que não são
próprios para habitação, como fundos de vales e encostas de morros. A falta de
programas governamentais de habitação também contribui para agravar a situação
nas cidades.
Além desses problemas, existem outros que frequentemente
observamos. A falta de saneamento básico (ausência de rede de esgoto, água
tratada, coleta de resíduos e limpeza pública) compromete a saúde da população,
principalmente nos bairros carentes.
A ineficiência dos serviços de saúde, que gera longas
esperas para o atendimento médico e a falta de medicamentos estão, também,
entre os grandes problemas urbanos atuais.
O investimento dos governantes na infraestrutura das
cidades - como instalação de rede de água e esgoto, iluminação pública,
asfaltamento de vias, construção de hospitais e escolas – é, em geral,
insuficiente para acompanhar o rápido crescimento. Assim, no dia a dia, os
moradores convivem com problemas de vários os tipos.
Além disso, a desigualdade na distribuição de renda entre
a população gera muitos problemas. Enquanto uma pequena parcela dos habitantes
concentra a maior parte da riqueza gerada no País, a maioria divide a menor
porção dessa riqueza. Com a desigualdade, apenas um pequeno grupo de pessoas
consegue ter melhores condições de vida.
Problemas
urbanos
O rápido e desordenado processo de urbanização ocorrido
no Brasil irá trazer uma série de consequências, e em sua maior parte
negativas. A falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos
concentradora contribui para a
ocorrência dos seguintes problemas:
Favelização – Ocupações
irregulares nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São
Paulo, são frutos do grande fluxo migratório em direção às áreas de maior
oferta de emprego do país. A falta de uma política habitacional acabou
contribuindo para o aumento acelerado das favelas no Brasil.
Violência Urbana –
Mesmo com o crescimento industrial do país e com a grande oferta de emprego nas
cidades do Sudeste, não havia oportunidades de emprego o bastante para o grande
fluxo populacional que havia se deslocado em um curto espaço de tempo. Por essa
razão, o número de desempregados também era grande, o que passou a gerar um
aumento dos roubos, furtos, e demais tipos de violência relacionadas às áreas
urbanas.
Poluição – O grande número de
indústrias, automóveis e de habitantes impacta no aumento das emissões de gases
poluentes, assim como com a contaminação dos lençóis freáticos e rios dos
principais centros urbanos.
Enchentes – A
impermeabilização do solo pelo asfaltamento e edificações, associado ao
desmatamento e ao lixo industrial e residencial, fazem com que os problemas das
enchentes seja algo comum nas grandes cidades brasileiras.
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!
Atividades (Continuação)
3- A falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos concentradora contribui para a ocorrência de quais problemas urbanos?
4- Leia a frase abaixo:
“Não existe desigualdade social nas
cidades brasileiras.”
a)
Essa frase é verdadeira? Explique.
5. Qual dos problemas urbanos
mencionados no texto é, na sua opinião, mais acentuado na sua cidade?
Justifique!
6. A região em que estamos
localizados é noticiada diariamente nas mídias, redes sociais, jornais etc.,
pois a falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos
concentradora contribui para a ocorrência de vários problemas, tornando a
população insegura e desigual. O que você gostaria que mudasse ou melhorasse na
sua cidade? Comente.
a) Quem são os personagens dessa charge?
b) Como é o bairro que eles moram?
c) A qual mundo a criança se refere?
d) Por que ela quer morar naquele outro “mundo”?
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres civis, políticos e
sociais que cada cidadão deve exercer. São justamente esses direitos que
permitem aos cidadãos intervir nas ações do Estado e poder usufruir os serviços
ofertados por órgãos estatais.
Cidadão é aquele indivíduo no gozo dos direitos
civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este.
Para exercer plenamente a cidadania, o Estado precisa assegurar a
liberdade e acesso aos direitos individuais. A cidadania plena é comprometida
em muitas nações por causa de questões econômicas e políticas.
Exercer a cidadania significa conscientizar-se de seus direitos e
deveres para lutar para que a justiça possa ser colocada em prática.
Existem diversos marcos legais e documentos que servem de
instrumento para o exercício da cidadania. O documento referência a nível
planetário é a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que conceitua e
enumera os direitos fundamentais do cidadão, independentes de sua localização
geográfica. Esse importante documento foi instituído em 1948 pela Organização
das Nações Unidas (ONU).
Cidadania - Direitos e Deveres
Os direitos e deveres dos cidadãos estão garantidos na
constituição.
Constituição é o
conjunto de leis, normas e regras de um país ou de uma instituição. A
Constituição regula e organiza o funcionamento do Estado. É a lei máxima que limita
poderes e define os direitos e deveres dos cidadãos. Nenhuma outra lei no país
pode entrar em conflito com a Constituição.
Direitos são os benefícios que uma pessoa possui.
Deveres são as obrigações que devemos cumprir para vivermos em
sociedade.
No Brasil, os direitos e deveres do cidadão são estabelecidos pela
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
Deveres do cidadão
Pela Constituição brasileira, são deveres do cidadão:
· votar;
· respeitar os direitos dos outros cidadãos;
· cumprir as leis;
· proteger a natureza
· educar e proteger os semelhantes;
· cooperar com as autoridades;
· proteger patrimônios públicos e sociais do país.
Direitos do cidadão
De acordo com a Constituição de 1988, são direitos do cidadão
brasileiro:
· igualdade de direitos e deveres entre homens e
mulheres;
· serviços de saúde, previdência social, segurança,
transporte, moradia etc.;
· manifestação livre do pensamento (o anonimato é
proibido);
· ninguém pode ser submetido a condições degradantes;
· somente a lei pode obrigar alguém a fazer ou deixar
de fazer algo;
· direitos autorais (que passam para os herdeiros);
· direito de ir e vir;
· liberdade religiosa.
Cidadania e direitos humanos
Em 1948 foi aprovado o documento da Declaração Universal dos
Direitos Humanos pela ONU.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, têm como base os
seguintes princípios:
· igualdade entre todos os seres humanos;
· combate a quaisquer tipos de discriminação;
· busca da dignidade para todas as pessoas;
· defesa das liberdades fundamentais.
Todos os países têm a obrigação de assegurar os direitos humanos
aos seus cidadãos; estando os princípios na legislação ou não. É direito de
todo cidadão ter seus direitos naturais respeitados e é dever de todos o
respeito aos direitos naturais dos outros cidadãos.
Cidadania e democracia
A democracia é um sistema que surgiu na Grécia antiga, mas só se
tornou predominante no mundo no século XX. Sob a democracia, as decisões
políticas estão nas mãos de todos os cidadãos.
Democracia é um regime de
governo cuja origem do poder vem do povo. Em um governo democrático, todos os
cidadãos possuem o mesmo estatuto e têm garantido o direito à participação
política.
A democracia garante o direito à liberdade de expressão e de
manifestação. A democracia está intimamente ligada à cidadania pois, dentre os
direitos e deveres do cidadão está a participação nas decisões políticas,
através de votos em eleições, plebiscitos e referendos.
Só pode haver democracia num país que garanta aos cidadãos:
· eleições livres;
· direito de voto à maioria;
· proteção e garantia de direitos políticos;
· liberdade de expressão e de imprensa.
Disponível em https://www.significadosbr.com.br/cidadania. Acesso
em: 02/02/2019
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
Atividades
1. O que é cidadania?
2. O que é cidadão?
3. Como o Estado pode garantir o exercício
da Cidadania Plena?
4. O que é dever? Cite 3 exemplos.
5. O que é direito? Cite 3 exemplos.
6. Escreva
o que é Democracia.
7. Por
que a Democracia está interligada a cidadania?
8. Leia com atenção e depois, faça o que se pede:
A Declaração dos Direitos da Criança tem 10
princípios que devem ser respeitados por todos para que as crianças possam
viver dignamente, com muito amor e carinho. Nós brasileiros temos o dever de
proteger e valorizar nossas crianças pois não devemos esquecer que elas serão o
nosso futuro.
Dos 10 princípios citados na Declaração dos
Direitos da Crianças, RESPONDA:
a) Você acha que alguns dos direitos mostrados na
imagem são mais importantes do que outros? Por quê?
b) Uma criança ou adolescente pode crescer feliz e
saudável se algum desse direitos for desrespeitado?
c) As crianças e os adolescentes também têm
deveres? Quais? Cite pelo menos três.
Leia o texto, a seguir, para fazer as atividades 1 e 2:
Eu sou a Preta. Era minha madrinha, a tia Carula, uma irmã querida de minha mãe, quem me chamava assim. Ela sempre chegava com um lencinho na cabeça e uma sacola de palha cheia de novidades, que eu abria sentindo cheirinho de boneca nova, de joguinho para brincar, de roupa bonita, de livrinhos de história com perfume de papel colorido.
— Preta, vim te buscar!
As férias traziam com ela flores que eu
nunca tinha visto e montanhas onde o mundo ficava embaixo, depois das nuvens.
Numa dessas vezes, esqueci minha cordinha de pular em cima de uma pedra. Ficava
triste lembrando dela sem mim, sozinha. Às vezes imagino que ela está lá até
hoje.
Mas o melhor de tudo eram os
aniversários, quando a tia chegava para ajudar minha mãe e preparar delícias.
— Preta, olha o bolo, os pastéis, a
calça-virada, a cuca e os canudinhos que fiz pra ti!
Porém, o grande amor que nascia do
coração da tia Carula ficou principalmente na minha lembrança de
certos dias tristes em que ela chegava com sua sacolinha de carinhos. E só ela
sabia me chamar de Preta desse jeito que ficou tão doce. Olha que engraçado:
quando outros diziam que eu era preta eu achava estranho.
— Eu não sou preta, eu sou marrom. Cor
de doce de leite, com a canela, como o chocolate, como o brigadeiro. Cor de
telha, cor de terra. Eu sou assim... da cor dos olhos dos meus pais!
E fui aos poucos descobrindo que eu era
a Preta marrom, uma menina negra. Ser negra é como me percebem? Ou como eu me
percebo? Ou como vejo e sinto me perceberem? Tenho um amigo que só às vezes é
preto. Que fica preto quando vai à praia no verão. Ser negro é muito
mais do que ter um bronze na pele.
Como é afinal ser uma pessoa
negra? Eu só respondo quando responderem como é que é ser uma pessoa que não é
negra.
Uma vez, sentei debaixo da parreira de
uva, na casa da vó Lídia. Fiquei olhando para o alto, as bolinhas cheias de
suco por dentro. Eram muito saborosas (quando eu não descobria formigas entre
gomos). A vó Lídia sempre ficava por ali, arrumando suas plantinhas, enchendo o
mundo com cheiro de terra molhada. Nossa conversa era ela perguntar pouco e eu
com sua cor negra, cabelo branquinho, olhos serenos, mãos fortes e uma perna
manca. E aí eu perguntei:
— Vó, quem inventou a cor das
pessoas?
Isso eu perguntei porque havia
aprendido que uns são amarelos, outros brancos e outros vermelhos. Ela
disse:
— Eu só respondo se tu me disser quem
inventou o nome da cor das pessoas.
Eu fiquei lá, pensando e chupando uva,
e ela continuou plantando suas sementes.
Dizem que sou afro — etiqueta para
todos ou tudo o que é parecido com algo ou alguém da África. Euro é a etiqueta
para semelhanças europeias. E outros continentes, que etiquetas
recebem?
Afro tem em todos os países. Por
exemplo, existem os afro-brasileiros, os afro-americanos, os afro-cubanos, os
afro-franceses. Será que tem afro-suecos? Enfim, é o seguinte: afro vem de se
ter uma origem africana.
Desde a época em que minhas pernas
ficaram compridas e meu peito parecia um balão que se enchia, fui aprendendo
que trago dentro de mim um pouco do que meus pais e avós e
bisavós, trisavós, tataravós e... — depois eu não sei mais como chama —
foram. É assim: para nascer é preciso duas origens, ou seja, o lado da mãe e o
lado do pai. Cada um traz um monte de origens. O lado do pai traz as origens da
parte de seu pai e as da mãe, parte de sua mãe. O lado da mãe, por sua vez,
também carrega a parte de seu pai e a parte de sua mãe. Todo o mundo nasce
carregado de origens.
E, se é assim, então quantas origens
carrego dentro de mim? Quantas sementes? Também tenho parentes alemães por
parte da minha avó, clara, casada com meu avô negro índio, guarani de
ascendência charrua. Que confusão! Outro dia eu conversei com um amigo loiro
cuja mãe sempre conta com orgulho que sua avó era negra. Nós
entreolhamos sorrindo. Eu, negra descendente de alemães, e ele, loiro
descendente de crioulos. Ninguém acredita!
Heloísa
Pires Lima.
Disponível em:
<http://otextomagicoquereconstroi.blogspot.com/2010/11/povas-de-5-e-6-series.html>.
Acesso em: 24 jul. 2020. (Adaptado).
ATIVIDADE 1
1) Explique o que você entendeu com esta afirmação
de Preta.
“[...] para nascer é preciso duas
origens [...]”.
_______________________________________________________
2) Releia o trecho e responda.
“E aí eu perguntei: – Vó, quem inventou a cor das pessoas? ” |
A pergunta da menina revela que ela está inquieta
com alguma coisa.
a) Na sua opinião, o que ela estava realmente
tentando saber?
______________________________________________________________________________________________________________
b) Qual foi a resposta da avó?
______________________________________________________________________________________________________________
3) Marque as características
apresentadas no texto:
( ) Uma história tradicional
do tipo situação inicial–conflito–situação final.
( ) Os costumes e
crenças de um povo.
( ) Fatos sobre o próprio
narrador e suas reflexões pessoais.
( ) As origens de Preta
eram africanas.
Atividade 2
a) Explique a diferença entre as
palavras destacadas no trecho.
_______________________________________________________
b) Como você classifica cada uma delas:
substantivo ou adjetivo?
_______________________________________________________
c) Classifique a palavra destacada de
cada frase em adjetivo ou substantivo.
O preto é minha cor predileta. _______________________________________________________
Comprei um casaco preto.
_______________________________________________________
Ela
chegava com a cesta cheia de doces. _______________________________________________________
Gostava
quando ela falava com sua voz doce.
_______________________________________________________
2) Leia este
trecho:
Observe o que o sinal de pontuação
(... ) indica nas frases abaixo e associe
uma palavra do quadro acima a cada frase.
a) Tia Carula trazia bolinhos, pasteis, cocadas... _____________________________________________
b) Tia Carula...
como ela era doce...
______________________________________________
c) Tia Carula....
Parece que esse era o nome dela.
_____________________________________________
3) Encontre no texto.
Algo ocorrido na infância de
Preta.
_____________________________________________________
Uma pessoa importante na vida
dela.
_____________________________________________________
Algo que ela achou engraçado.
_____________________________________________________
1)-Leia
com atenção cada situação e responda em seu caderno, com atenção:
2)-As crianças desenharam e pintaram
figuras.
3)-Observe as figuras e escreva em seu caderno
quem desenhou cada uma:
4)-Cecília ganhou esse
quebra-cabeça.
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