23 de nov. de 2020

Material de Estudo - 20/5º ano - Salas 10 e 13



 














1)-PROBLEMAS COM DESAFIOS

a)-Multiplique 27 por 34. Adicione 152.


b)- Calcule a diferença entre 87 e 43. A seguir, multiplique a diferença por 11.


c)-Adicione 26 a 42. A seguir, multiplique a soma por 25.


d)-Multiplique 43 por 12.  Do resultado, subtraia 515.


e)- Adicione 42 a 26.  Multiplique por 7. Do resultado, subtraia 117.


f)-Em quinze vezes mil trezentos e vinte, qual o resultado?


g)-Em vinte e sete vezes novecentos e quarenta e cinco, qual o resultado?


Link para  treinar a multiplicação de 2 algarismos no multiplicador ! Chame alguém da família para jogar com você: https://br.ixl.com/math/4-ano/multiplique-por-n%C3%BAmeros-de-dois-d%C3%ADgitos

 

2)-Complete a tabela abaixo fazendo as operações conforme indicado. Veja o modelo.








Você sabia que a dança é a expressão do corpo seguindo movimentos ritmados, em geral, ao som de música?

Os movimentos podem ser improvisados, treinados, imitados, transformados ou criados; então, não é necessário saber passos marcados de um estilo de dança, basta deixar a imaginação fluir. Seja em par, grupo ou sozinho, velho ou criança, homem ou mulher, todos podem dançar e, todos se sentem bem.

Mesmo sozinho e sem nenhuma experiência, é possível criar e improvisar movimentos espontâneos na dança.

 

VAMOS PESQUISAR?

Escolha 3 tipos de danças e escreva um pequeno texto sobre elas.






Em sua orbita a Terra realiza dois importantes movimentos:


1- Leia as informações abaixo, e depois organize-as no local adequado:

a) Tem a duração de aproximadamente 24 horas.  

b) É o movimento que a Terra faz em volta do Sol.

c) Dá origem aos dias e às noites.

d) Tem duração de aproximadamente 365 dias.

e) É o movimento da Terra em volta de si mesmo.

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO

 

 


2- Complete as frases.

a) Nós vivemos no planeta __________e recebemos _______ e calor do __________.

b) Esse planeta realiza diversos movimentos, mas os mais importantes para a organização da vida em sociedade são os movimentos de _______________ e _______________________.

c)________________ é o movimento que a Terra realiza em torno de seu eixo imaginário, ou seja, em torno de si __________. Esse movimento dura cerca de ______________ horas.

d) A principal consequência do movimento de __________é a sucessão dos__________ e das noites, uma vez que os raios solares não iluminam toda a superfície terrestre ao mesmo tempo.

e) A translação é o __________________que a__________ realiza em torno do __________ . Esse movimento completo dura aproximadamente __________dias, o que originou a criação do ano como unidade de medida de tempo . A principal consequência do movimento de translação é a determinação das _______________do ano : primavera, _____________ , outono e ____________________.


3- Observe o diálogo do quadrinho abaixo:


Qual deverá ser a resposta dada pela mãe?


4-  As afirmações abaixo são falsas. Descubra o erro em cada uma delas e reescreva-as tornando-as verdadeiras.

    a)Nosso planeta tem três polos: polo Norte, polo Sul e polo Leste.  

    b) O Sol gira em torno da Terra.

    c) O movimento de translação da Terra dá origem às estações do ano.  

    

5- Se você ordenar do menor para o maior os astros das fotos a seguir, que sequência irá obter?


    (A) Sol, Lua e Terra.

    (B) Terra, Sol e Lua.

    (C) Lua, Terra e Sol.

    (D) Sol, Terra e Lua.


6- A terra e a Lua estão sempre em movimento no espaço. Considerando esses      movimentos, complete as frases:

A Lua apresenta três principais movimentos: ___________________, ______________________ e __________________________.

O Tempo médio que a Lua leva para dar uma volta completa ao redor da Terra (movimento de rotação) é  o mesmo que ela leva para realizar o movimento de translação, cerca de _____ dias.

O Tempo entre uma fase e outra da Lua é cerca de____ dias.

7- A figura representa a Lua em diferentes posições de sua órbita ao redor da Terra.


7- Começando pela Lua Nova, as fases da Lua  ocorrem em que ordem?

(A) Nova, Crescente, Cheia e Minguante.

(B) Nova, Minguante, Cheia e Crescente.

(C) Nova, Cheia, Crescente e Minguante.

(D) Nova, Crescente, Minguante e Cheia.


8- Nomeie as fases da Lua de acordo com as imagens:




9- O que é eclipse?


10- Escreva  o que é  eclipse solar e eclipse lunar.


11- Faça a relação entre a definição abaixo e o nome do fenômeno astronômico.

(1) Eclipse solar total         

(2) Eclipse solar parcial        

(3) Eclipse anular

(4) Eclipse lunar           

(5) Eclipse solar

a- (    ) A Lua fica entre o Sol e a Terra, e a Terra entra na zona de sombra da Lua.

b- (    ) A Lua não consegue encobrir totalmente o disco solar.

c- (    ) A Terra fica entre o Sol e a Lua, e a Lua entra na zona de sombra da Terra.

d- (    )  A Lua oculta por completo o disco solar, e o observador na Terra está na  zona de penumbra.

e- (    ) A Lua oculta por completo o disco solar.

Abraços das professoras.

Novembro/2020




Atenção:

- Você deverá fazê-las em uma folha separada dos outros exercícios colocando o seguinte cabeçalho:

Desafio do mês de Novembro

Nome (completo):_________________________________________________

Sala:__________       Semana: 4     

- Faça de forma organizada e com bastante capricho!!!!

                                                   Abraços das professoras.

Novembro/2020




Atenção:

- Você deverá fazê-las em uma folha separada dos outros exercícios colocando o seguinte cabeçalho:

Desafio do mês de Novembro

Nome (completo):_________________________________________________

Sala:__________       Semana: 4 

- Faça de forma organizada e com bastante capricho!!!!

                                                   Abraços das professoras.

Novembro/2020







Texto 1

Racismo

Racismo, discriminação e preconceito são termos que, por serem utilizados, geralmente, nos mesmos contextos podem causar confusão. Por isso, é necessário estabelecer uma distinção conceitual que desfaça qualquer problema de entendimento a respeito do significado dos termos.

Primeiro, podemos dizer que preconceito é um prejulgamento, ou um julgamento sem conhecimento de causa de algo ou alguém, enquanto discriminar é o ato de tratar diferente, diferenciar algo ou alguém. Racismo, por sua vez, além de ser uma forma de preconceito, pode manifestar-se por meio de uma ação excludente, ou seja, discriminatória.

Também é necessário entender que o racismo não se manifesta de maneira única. Temos vários tipos de situações em que podemos identificar, de um modo mais explícito ou não, o preconceito racial.

 

Tipos de racismo

De uma maneira mais perceptível e direta, o crime de ódio e discriminação racial explícito é o caso de racismo mais fácil de se identificar. Trata-se de ofensas de cunho racial ou de qualquer tipo de segregação ou proibição a pessoas com base em sua cor ou raça. Para esses casos, pode haver a aplicação da lei 7716, que prevê penas de até cinco anos para condenados por crimes de racismo.

Há também o racismo institucional, mais difícil de se identificar, pois a ação racista nem sempre é explícita e, muitas vezes, ela é assumida por uma instituição como parte de um protocolo de ações gerais daquela própria instituição, quando, na verdade, a ação racista só é aplicada contra pessoas negras ou indígenas. Podemos utilizar como exemplo as abordagens truculentas de policiais contra negros e até assassinatos de negros desarmados e rendidos em algumas situações específicas, como aconteceu na cidade de Charlottesville, na Geórgia, Estados Unidos, em 2017.

Por último, podemos falar do racismo estrutural, que é algo que está, de algum modo, preso às estruturas de nossa sociedade. Essa é a forma de racismo mais branda e de difícil percepção, por isso, um tanto perigosa. Podemos identificar como sintomas dessa forma de racismo o fato de que pessoas negras ganham, segundo estatísticas do censo 2016 do IBGE, menos que pessoas brancas. Também encontramos entre a população negra uma menor escolaridade.

Em nosso cotidiano, utilizamos expressões racistas, muitas vezes sem nos darmos conta, e a constatação dessas ações e situações aliadas à crença de normalidade pode ser o fator de maior risco para a sociedade ao se falar de racismo. Expressões de linguagem e termos racistas reforçam o racismo estrutural (tão fortemente enraizado) e permitem que a discriminação permeie todos os meios, perseguindo as vítimas em todos os lugares, pois a linguagem é capaz de adentrar qualquer esfera da vida humana. Portanto, não se trata de ser “politicamente correto”, e sim de reconhecer que há alguém que se ofende com determinadas expressões porque sofre na pele as consequências negativas da discriminação que as originou.

Disponível em: https://alunosonline.uol.com.br/sociologia/racismo.html. .Acessoem 15 jul. 2020. (Adaptado)

1) O verbete é resumo de ideias sobre um conceito, sendo bem compreensível. Releia o texto e construa os seguintes verbetes:


Texto 2.


1) Complete o quadro com as informações dos textos 1 e 2. Se precisar consulte livro e internet.


2) Na tirinha, Armandinho conversa com seu pai sobre o preconceito. Qual a comparação feita pelo pai do menino?

__________________________________________________________

 

3) O pai de Armandinho explica ao filho que preconceito tem cura, que pode ser tratado com:

(  ) remédios.

(  ) educação.

(  ) alimentação.

(  ) atividade física.


4) Agora é a sua vez. Crie uma tirinha sobre o tema abordado nos dois textos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário