1)-PROBLEMAS
COM DESAFIOS
a)-Multiplique
27 por 34. Adicione 152.
b)-
Calcule a diferença entre 87 e 43. A seguir, multiplique a diferença por 11.
c)-Adicione 26 a 42. A seguir, multiplique a soma por 25.
Link para
treinar a multiplicação de 2 algarismos no multiplicador ! Chame alguém
da família para jogar com você: https://br.ixl.com/math/4-ano/multiplique-por-n%C3%BAmeros-de-dois-d%C3%ADgitos
2)-Complete
a tabela abaixo fazendo as operações conforme indicado. Veja o modelo.
Você sabia que a dança é a expressão do
corpo seguindo movimentos ritmados, em geral, ao som de música?
Os movimentos podem ser improvisados, treinados,
imitados, transformados ou criados; então, não é necessário saber passos
marcados de um estilo de dança, basta deixar a imaginação fluir. Seja em par,
grupo ou sozinho, velho ou criança, homem ou mulher, todos podem dançar e,
todos se sentem bem.
Mesmo sozinho e sem nenhuma experiência,
é possível criar e improvisar movimentos espontâneos na dança.
VAMOS
PESQUISAR?
Escolha 3 tipos de danças e escreva um
pequeno texto sobre elas.
1- Leia
as informações abaixo, e depois organize-as no local adequado:
a) Tem a duração de aproximadamente 24 horas.
b) É o movimento que a Terra faz em volta do Sol.
c) Dá origem aos dias e às noites.
d) Tem duração de aproximadamente 365 dias.
e) É o movimento da Terra em volta de si mesmo.
MOVIMENTO DE ROTAÇÃO |
MOVIMENTO
DE TRANSLAÇÃO |
|
|
|
|
2-
Complete as frases.
a) Nós vivemos no planeta __________e recebemos _______ e calor do
__________.
b) Esse planeta realiza diversos movimentos, mas os mais importantes para a organização da vida em sociedade são os movimentos de _______________ e _______________________.
c)________________ é o movimento que a Terra realiza em torno de seu eixo imaginário, ou seja, em torno de si __________. Esse movimento dura cerca de ______________ horas.
d) A principal consequência do movimento de __________é a sucessão
dos__________ e das noites, uma vez que os raios solares não iluminam toda a
superfície terrestre ao mesmo tempo.
e) A translação é o __________________que a__________ realiza em
torno do __________ . Esse movimento completo dura aproximadamente
__________dias, o que originou a criação do ano como unidade de medida de tempo
. A principal consequência do movimento de translação é a determinação das
_______________do ano : primavera, _____________ , outono e
____________________.
3-
Observe o diálogo do quadrinho abaixo:
Qual deverá ser a resposta dada pela mãe?
4- As afirmações abaixo são falsas. Descubra o
erro em cada uma delas e reescreva-as tornando-as verdadeiras.
a)Nosso planeta tem três polos: polo Norte,
polo Sul e polo Leste.
b) O Sol gira em torno da Terra.
c) O movimento de translação da Terra
dá origem às estações do ano.
5- Se você ordenar do menor para o maior os astros das fotos a seguir, que sequência irá obter?
(A) Sol, Lua e Terra.
(B) Terra, Sol e Lua.
(C) Lua, Terra e Sol.
(D) Sol, Terra e Lua.
6- A terra e a Lua estão sempre
em movimento no espaço. Considerando esses movimentos, complete as frases:
A Lua apresenta três principais movimentos:
___________________, ______________________ e __________________________.
O Tempo médio que a Lua leva para dar uma volta completa ao redor da
Terra (movimento de rotação) é o mesmo
que ela leva para realizar o movimento de translação, cerca de _____ dias.
O Tempo entre uma fase e outra da Lua é cerca de____ dias.
7- A figura representa a Lua em diferentes posições de sua órbita ao redor da Terra.
(A) Nova, Crescente, Cheia e Minguante.
(B) Nova, Minguante, Cheia e Crescente.
(C) Nova, Cheia, Crescente e Minguante.
(D) Nova, Crescente, Minguante e Cheia.
8- Nomeie as
fases da Lua de acordo com as imagens:
9-
O que é eclipse?
10- Escreva o
que é eclipse solar e eclipse lunar.
11- Faça a relação entre a definição
abaixo e o nome do fenômeno astronômico.
(1) Eclipse solar total
(2) Eclipse solar parcial
(3) Eclipse anular
(4) Eclipse lunar
(5) Eclipse solar
a-
( ) A Lua fica entre o Sol
e a Terra, e a Terra entra na zona de sombra da Lua.
b-
( ) A Lua não consegue encobrir
totalmente o disco solar.
c-
( ) A Terra fica entre o Sol e a Lua,
e a Lua entra na zona de sombra da Terra.
d-
( )
A Lua oculta por completo o disco solar, e o observador na Terra está na
zona de penumbra.
e-
( ) A Lua oculta por completo o disco
solar.
Abraços das professoras.
Novembro/2020
Atenção:
- Você deverá fazê-las em uma folha separada dos outros
exercícios colocando o seguinte cabeçalho:
Desafio
do mês de Novembro
Nome (completo):_________________________________________________
Sala:__________ Semana:
4
- Faça de forma organizada e com bastante capricho!!!!
Abraços das professoras.
Novembro/2020
Atenção:
- Você deverá fazê-las em uma folha separada dos outros
exercícios colocando o seguinte cabeçalho:
Desafio
do mês de Novembro
Nome (completo):_________________________________________________
Sala:__________ Semana:
4
- Faça de forma organizada e com bastante capricho!!!!
Abraços das professoras.
Novembro/2020
Texto 1
Racismo
Racismo, discriminação e preconceito são
termos que, por serem utilizados, geralmente, nos mesmos contextos podem causar
confusão. Por isso, é necessário estabelecer uma distinção conceitual que
desfaça qualquer problema de entendimento a respeito do significado dos termos.
Primeiro, podemos dizer que preconceito é
um prejulgamento, ou um julgamento sem conhecimento de causa de algo ou alguém,
enquanto discriminar é o ato de tratar diferente, diferenciar algo ou
alguém. Racismo, por sua vez, além de ser uma forma de preconceito, pode
manifestar-se por meio de uma ação excludente, ou seja,
discriminatória.
Também é necessário entender que o racismo não se
manifesta de maneira única. Temos vários tipos de situações em que podemos
identificar, de um modo mais explícito ou não, o preconceito racial.
Tipos de
racismo
De uma maneira mais perceptível e direta,
o crime de ódio e discriminação
racial explícito é o caso de racismo mais fácil de se identificar.
Trata-se de ofensas de cunho racial ou de qualquer tipo de segregação ou
proibição a pessoas com base em sua cor ou raça. Para esses casos, pode haver a
aplicação da lei 7716, que prevê penas de até cinco anos para condenados por
crimes de racismo.
Há também o racismo institucional, mais difícil de se identificar, pois a ação
racista nem sempre é explícita e, muitas vezes, ela é assumida por uma
instituição como parte de um protocolo de ações gerais daquela própria
instituição, quando, na verdade, a ação racista só é aplicada contra pessoas
negras ou indígenas. Podemos utilizar como exemplo as abordagens truculentas de
policiais contra negros e até assassinatos de negros desarmados e rendidos em
algumas situações específicas, como aconteceu na cidade de Charlottesville, na
Geórgia, Estados Unidos, em 2017.
Por último, podemos falar do racismo estrutural, que é algo que
está, de algum modo, preso às estruturas de nossa sociedade. Essa é a forma de
racismo mais branda e de difícil percepção, por isso, um tanto perigosa.
Podemos identificar como sintomas dessa forma de racismo o fato de que pessoas
negras ganham, segundo estatísticas do censo 2016 do IBGE, menos que pessoas
brancas. Também encontramos entre a população negra uma menor escolaridade.
Em nosso cotidiano, utilizamos expressões
racistas, muitas vezes sem nos darmos conta, e a constatação dessas ações e
situações aliadas à crença de normalidade pode ser o fator de maior risco para
a sociedade ao se falar de racismo. Expressões de linguagem e termos
racistas reforçam o racismo estrutural (tão fortemente enraizado) e
permitem que a discriminação permeie todos os meios, perseguindo as vítimas em
todos os lugares, pois a linguagem é capaz de adentrar qualquer esfera da
vida humana. Portanto, não se trata de ser “politicamente correto”, e sim de
reconhecer que há alguém que se ofende com determinadas expressões porque sofre
na pele as consequências negativas da discriminação que as originou.
Disponível em: https://alunosonline.uol.com.br/sociologia/racismo.html. .Acessoem 15 jul. 2020. (Adaptado)
1) O verbete é resumo de ideias sobre um conceito, sendo bem compreensível. Releia
o texto e construa os seguintes verbetes:
Texto 2.
1) Complete o quadro com as
informações dos textos 1 e 2. Se precisar consulte livro e internet.
2) Na tirinha, Armandinho conversa com seu pai
sobre o preconceito. Qual a comparação feita pelo pai do menino?
Nenhum comentário:
Postar um comentário