Existem algumas pessoas que acham que
uns são melhores que os outros por causa da cor de pele. Aí maltratam quem é
diferente delas, ofendem e às vezes, até dizem que os outros não têm os mesmos
direitos.
Mas é fácil perceber que
uma pessoa assim não pensa direito.
Vamos fazer um teste:
pense em um amiguinho seu e depois tente lembrar quem é mais alto: você ou ele?
Você é o mais alto? E só por isso você pensa que tem mais direitos que ele?
Você é o menor? Mas quem disse que os menores podem mais?
É isso mesmo: não faz
diferença! Os altos e os baixos têm os mesmos direitos!
E do mesmo jeito, uma
pessoa de outra cor de pele também não é nem melhor nem pior. Todo mundo é
igual e tem os mesmos direitos.
A pessoa pode ter a pele
diferente, o cabelo de outro jeito, os olhos de uma forma que você nunca viu.
(…)
Mas isso não é motivo
pra pensar que uma aparência é melhor que outra. Sabe por quê? Porque, apesar
de sermos diferentes, somos todos seres humanos!
E os seres humanos têm
os mesmos direitos.
Todo
mundo é igual: conversando sobre racismo, de Ivan Alcântara. São Paulo: Escala
Educacional, 2004
Compreensão de texto
1) Qual é o título
do texto?
2) Quem é o autor
do texto?
3) Qual é o tema
principal do texto?
4) As pessoas são
fisicamente iguais? Justifique sua resposta.
5) Podemos
considerar que uma pessoa seja melhor do que outra? Justifique sua resposta.
6) Forme
o plural das seguintes palavras do quadro:
7) Observe as palavras e o som que as letras destacadas produzem:
C- Olhe novamente as mesmas palavras e as partes destacadas: o que você percebe quanto à escrita delas?
Rafael (C, 2): _________________________
Julia (A, 1): ___________________________
Marta (C, 3): __________________________
2- O Sr Vitor resolveu plantar alfaces em seu quintal. Sabendo que cada quadradinho tem 1 metro quadrado de área, qual a área do canteiro de alfaces? Lembre-se que nesse caso a área é o numero de quadradinhos plantados:
Perímetro é a medida do contorno de uma figura.
Noções de fração
Uma fração é a representação de uma ou
mais partes de algo que foi dividido
em partes iguais;
Uma fração representa
uma divisão.
·
A imagem a seguir representa uma maçã que foi dividida em quatro
partes iguais.
AGORA É COM VOCÊ:
Professora: Lidia Moreira
Astronomia e Cidadania
Hoje, ao se ver perdido em uma
localidade desconhecida, o moderno cidadão do século XXI se guia pelo seu
Global Position System (GPS), tecnologia desenvolvida por volta de 2009 para
facilitar a orientação das pessoas em seus deslocamentos, e que encontra-se
acessível nos celulares. Este aplicativo usa como base o sistema de satélites
que orbita o globo terrestre e é uma das inúmeras vantagens
proporcionadas pela estudo dos Astros.
O interesse do ser humano pelos céus
talvez seja tão antigo quanto a própria humanidade. Na época das Grandes Navegações,
tal conhecimento do céu, permitia aos navegadores desbravarem os oceanos.
Instrumentos como o Astrolábio, cuja
invenção atribui-se aos gregos por volta de 150 antes de Cristo, e aperfeiçoada
pelos árabes posteriormente, permitia aos marinheiros guiar-se na imensidão
solitária dos extensos mares da Terra. Durante o século XV, seu uso foi enorme.
Estrelas como a Polar (Polaris), localizada na constelação da Ursa
Menor, serviam como um guia para os viajantes localizarem o norte,
especialmente na ausência de bússolas. Assim, guiados pelas estrelas os
europeus chegaram ao continente americano, e tomaram as terras dos indígenas
que aqui viviam, dando origem ao Brasil e outros países.
Atualmente, os fenômenos astronômicos
continuam encantando. Em 27 de julho de 2018 milhões de pessoas ao redor do
mundo se reuniram para acompanhar um eclipse Lunar. Eventos equipados com telescópios e lunetas, de
norte a sul, lotaram de interessados em observar a Lua lentamente emergindo da
sombra da Terra. O jornal Estadão fez uma matéria na época e descreveu assim:
“Essa foi uma oportunidade para que milhares de brasileiros, infelizmente
acostumados a ficarem trancados em suas casas com medo da violência, pudessem
pelo menos por algumas horas recuperar um espaço que sempre foi nosso: as ruas,
praças, parques e praias do país.
O jornalista Gustavo Rojas declarou:
Fiquei muito contente com os relatos dos eventos em diversas partes do país.
Milhares de pessoas se reuniram no Forte de Copacabana no Rio de Janeiro, no
Planetário de Santo André, nas praias de Campos dos Goytacazes e de Maceió,
e em vários outros lugares. Em São
Carlos, onde eu moro, o observatório da Universidade Federal recebeu seu maior
público até hoje. O sol ainda estava brilhando quando uma longa fila se formou
à espera da aparição da Lua. Apesar da multidão, não houve registro de
confusão, nenhum incidente de desrespeito de fila.
O que mais me chamou atenção nas fotos
dos eventos que acompanhei foi a presença maciça de famílias inteiras
participando não somente de uma observação astronômica, mas de algo muito
maior: um exercício de cidadania e integração com nossos vizinhos.
A maior lembrança que vou guardar
dessa noite do eclipse é que esquecemos nossas diferenças enquanto olhávamos
para céu. E é disso que nossa sociedade está precisando: percebermos que a
saída para a crise do nosso país é através da união, respeito ao próximo, e
valorização da educação. Que o próximo eclipse permita que o nosso país faça
como a Lua: reencontre luz depois da escuridão.”
Fontes: www.http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/artigos/22-guiados-pelas-estrelas
(acesso em 17/11/2020);
https://ciencia.estadao.com.br/blogs/telescopio/astronomia-e-cidadania/
(jornal de 28 de julho de 2018, acesso em 17/11/2020)
Responda no seu caderno:
1) Pesquise e registre o significado das
palavras destacadas no texto em negrito.
2) De acordo com o significado de
cidadania que está na atividade de matemática dessa semana e com as informações deste texto, responda
qual a relação que você percebe entre astronomia e cidadania.
A rosa dos ventos é uma imagem que representa os quatro sentidos fundamentais (pontos cardeais: norte - N, sul - S, leste - L e oeste - O) e seus intermediários (nordeste - NO, sudeste - SE, noroeste - NE e sudoeste - SO). Observe a rosa dos ventos a seguir e as direções que ela indica, depois pinte bem bonito.
LEIA OU ASSISTA A HISTÓRIA “O CABELO DE LELÊ” E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
VOCÊ GOSTOU DO PERSONAGEM? PORQUÊ?
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