19 de nov. de 2020

Material de Estudo - 19/4º ano





Existem algumas pessoas que acham que uns são melhores que os outros por causa da cor de pele. Aí maltratam quem é diferente delas, ofendem e às vezes, até dizem que os outros não têm os mesmos direitos.

   Mas é fácil perceber que uma pessoa assim não pensa direito.

   Vamos fazer um teste: pense em um amiguinho seu e depois tente lembrar quem é mais alto: você ou ele? Você é o mais alto? E só por isso você pensa que tem mais direitos que ele? Você é o menor? Mas quem disse que os menores podem mais?

   É isso mesmo: não faz diferença! Os altos e os baixos têm os mesmos direitos!

   E do mesmo jeito, uma pessoa de outra cor de pele também não é nem melhor nem pior. Todo mundo é igual e tem os mesmos direitos.

   A pessoa pode ter a pele diferente, o cabelo de outro jeito, os olhos de uma forma que você nunca viu.

   (…)

   Mas isso não é motivo pra pensar que uma aparência é melhor que outra. Sabe por quê? Porque, apesar de sermos diferentes, somos todos seres humanos!

   E os seres humanos têm os mesmos direitos.

Todo mundo é igual: conversando sobre racismo, de Ivan Alcântara. São Paulo: Escala Educacional, 2004

 

Compreensão de texto

1)    Qual é o título do texto?

 

2)    Quem é o autor do texto?

 

3)    Qual é o tema principal do texto?

 

4)    As pessoas são fisicamente iguais? Justifique sua resposta.

 

5)    Podemos considerar que uma pessoa seja melhor do que outra? Justifique sua resposta.

6)   Forme o plural das seguintes palavras do quadro:



7)  Observe as palavras e o som que as letras destacadas produzem:


A- Que letras estão destacadas nas palavras que você leu?

B- Compare as duas partes destacadas: o que você percebe quanto ao som de cada uma?


C- Olhe novamente as mesmas palavras e as partes destacadas: o que você percebe quanto à escrita delas?





1- Descubra qual o é brinquedo preferido de cada criança.

Rafael (C, 2): _________________________

Julia (A, 1): ___________________________

Marta (C, 3): __________________________


2- O Sr Vitor resolveu plantar alfaces em seu quintal. Sabendo que cada quadradinho tem 1 metro quadrado de área, qual a área do canteiro de alfaces? Lembre-se que nesse caso a área é o numero de quadradinhos plantados:



3- Calcule o perímetro dos dois quadriláteros abaixo, veja o exemplo:

Perímetro é a medida do contorno de uma figura.




Noções de fração

 

Uma fração é a representação de uma ou mais partes de algo que foi dividido em partes iguais;

Uma fração representa uma divisão.

 

·         A imagem a seguir representa uma maçã que foi dividida em quatro partes iguais.





AGORA É COM VOCÊ:


 4- Escreva a fração que representa a parte colorida.





Professora: Lidia Moreira



Astronomia e Cidadania

   

Hoje, ao se ver perdido em uma localidade desconhecida, o moderno cidadão do século XXI se guia pelo seu Global Position System (GPS), tecnologia desenvolvida por volta de 2009 para facilitar a orientação das pessoas em seus deslocamentos, e que encontra-se acessível nos celulares. Este aplicativo usa como base o sistema de satélites que orbita o globo terrestre e é uma das inúmeras vantagens proporcionadas pela estudo dos Astros.

O interesse do ser humano pelos céus talvez seja tão antigo quanto a própria humanidade. Na época das Grandes Navegações, tal conhecimento do céu, permitia aos navegadores desbravarem os oceanos.

Instrumentos como o Astrolábio, cuja invenção atribui-se aos gregos por volta de 150 antes de Cristo, e aperfeiçoada pelos árabes posteriormente, permitia aos marinheiros guiar-se na imensidão solitária dos extensos mares da Terra. Durante o século XV, seu uso foi enorme. Estrelas como a Polar (Polaris), localizada na constelação da Ursa Menor, serviam como um guia para os viajantes localizarem o norte, especialmente na ausência de bússolas. Assim, guiados pelas estrelas os europeus chegaram ao continente americano, e tomaram as terras dos indígenas que aqui viviam, dando origem ao Brasil e outros países.

Atualmente, os fenômenos astronômicos continuam encantando. Em 27 de julho de 2018 milhões de pessoas ao redor do mundo se reuniram para acompanhar um eclipse Lunar. Eventos  equipados com telescópios e lunetas, de norte a sul, lotaram de interessados em observar a Lua lentamente emergindo da sombra da Terra. O jornal Estadão fez uma matéria na época e descreveu assim: “Essa foi uma oportunidade para que milhares de brasileiros, infelizmente acostumados a ficarem trancados em suas casas com medo da violência, pudessem pelo menos por algumas horas recuperar um espaço que sempre foi nosso: as ruas, praças, parques e praias do país.

O jornalista Gustavo Rojas declarou: Fiquei muito contente com os relatos dos eventos em diversas partes do país. Milhares de pessoas se reuniram no Forte de Copacabana no Rio de Janeiro, no Planetário de Santo André, nas praias de Campos dos Goytacazes e de Maceió, e  em vários outros lugares. Em São Carlos, onde eu moro, o observatório da Universidade Federal recebeu seu maior público até hoje. O sol ainda estava brilhando quando uma longa fila se formou à espera da aparição da Lua. Apesar da multidão, não houve registro de confusão, nenhum incidente de desrespeito de fila.

O que mais me chamou atenção nas fotos dos eventos que acompanhei foi a presença maciça de famílias inteiras participando não somente de uma observação astronômica, mas de algo muito maior: um exercício de cidadania e integração com nossos vizinhos.

A maior lembrança que vou guardar dessa noite do eclipse é que esquecemos nossas diferenças enquanto olhávamos para céu. E é disso que nossa sociedade está precisando: percebermos que a saída para a crise do nosso país é através da união, respeito ao próximo, e valorização da educação. Que o próximo eclipse permita que o nosso país faça como a Lua: reencontre luz depois da escuridão.”  

Fontes: www.http://www.sbfisica.org.br/v1/portalpion/index.php/artigos/22-guiados-pelas-estrelas (acesso em 17/11/2020);

https://ciencia.estadao.com.br/blogs/telescopio/astronomia-e-cidadania/ (jornal de 28 de julho de 2018, acesso em 17/11/2020)

Responda no seu caderno:

1)   Pesquise e registre o significado das palavras destacadas no texto em negrito.

2)   De acordo com o significado de cidadania que está na atividade de matemática dessa semana  e com as informações deste texto, responda qual a relação que você percebe entre astronomia e cidadania.

A rosa dos ventos é uma imagem que representa os quatro sentidos fundamentais (pontos cardeais: norte - N, sul - S, leste - L e oeste - O) e seus intermediários (nordeste - NO, sudeste - SE, noroeste - NE e sudoeste - SO). Observe a rosa dos ventos a seguir e as direções que ela indica, depois pinte bem bonito.





LEIA OU ASSISTA A HISTÓRIA “O CABELO DE LELÊ” E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:



👉O CABELO DE LELÊ

 


VOCÊ GOSTOU DO PERSONAGEM? PORQUÊ?

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