9 de nov. de 2020

Material de Estudo - 18/5º ano - Salas 10 e 13

 





SEMANA 2

Para ler e fazer...

Lua: Satélite Natural da Terra

Satélites naturais são os corpos celestes que vagam no espaço em torno de outros.  Os Satélites não têm luz própria. Eles giram em volta dos planetas e recebem luz do Sol. A Lua é o satélite natural da Terra.

A Lua é um astro que recebe luz do Sol e a reflete para a Terra, como se fosse um espelho.

Essa luminosidade que a Lua recebe não é sempre a mesma, pois às vezes a Terra entra na frente do Sol e isso muda a quantidade de luz que a Lua recebe. Essas mudanças na luz que a Lua reflete são chamadas fases da Lua

Fases da Lua

Como sabes, a Lua é um corpo iluminado pela luz do Sol. A porção da Lua que vemos iluminada chama-se fase. O intervalo de tempo entre duas fases da Lua iguais e consecutivas é designado por lunação.

A duração de uma lunação é de 29 dias, 12 horas e 44 minutos (cerca de 29,5 dias).

A face da Lua iluminada é aquela que está voltada para o Sol.

A fase da Lua representa o quanto dessa face iluminada está voltada também para a Terra.

Durante a primeira metade do ciclo a porção iluminada vai aumentando (Quarto Crescente) e durante a outra metade ela vai diminuindo (Quarto Minguante). A cada dia que passa a Lua apresenta uma fase diferente da sua face iluminada.

Cada fase da Lua tem  duração de  cerca de 7 a 8 dias.

As quatro fases principais do ciclo são:

Lua Nova

A Lua é nova quando a face visível da Lua voltada para a Terra não recebe nenhuma luz do Sol. Dizemos também que nesse dia a Lua está em conjunção com o Sol. A Lua Nova não é visível, pois está posicionada entre o Sol e a Terra. A Lua Nova nasce por volta das seis horas da manhã e se põe às seis da tarde, aproximadamente. Ou seja, ela transita pelo céu durante o dia.

Quarto Crescente

Cerca de sete dias e meio depois da Lua Nova, a Lua está 90° separada do Sol e está na quadratura ou primeiro quarto. É o quarto – crescente. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite. Seu aspecto é o de um semicírculo voltado para o Oeste, 50% iluminada pelo Sol (situação que ocorre somente num momento específico). 

Lua Cheia 

Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua e, portanto, conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. A Lua Cheia é visível durante toda a noite, nascendo por volta das dezoito horas e se pondo às seis da manhã.

Quarto Minguante

Neste dia, o aspecto da Lua é de um semicírculo voltado para o Leste, também 50% iluminado num certo instante. A Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia, aproximadamente. O quarto-minguante é também conhecido como quarto-decrescente. 

As fases lunares ocorrem simultaneamente não importando a localização do observador.

Equívoco : Onde está a Lua nova?

Bem ali, diante de nossos olhos. Mas a parte que seria visível não está iluminada pelo Sol, pois os dois astros encontram-se praticamente no mesmo ângulo de visão em relação à Terra. As outras fases (crescente, cheia e minguante) são resultados da nossa visão da Lua iluminada pelo Sol em diferentes ângulos.

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!    


Atividades

1- A Lua é conhecida por ser:

a-(   ) uma estrela. 

b-(   ) um planeta.   

c-(   ) um satélite natural.

d-(   ) uma constelação.

2- Por que a Lua brilha, se ela não tem luz própria?

3- Quantas e quais são as fases da Lua?

3- Quantos dias dura cada fase da Lua?

4- Quantos dias a Lua leva para completar todas as fases (uma lunação) ?

5- Em qual fase a Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite.?

6- Em qual fase a Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia?

7- Leia a estrofe abaixo:

“O Sol e a Lua num balé em torno da Terra.

Ora a Lua está entre o Sol e a Terra.

Ora a Terra está entre o Sol e a Lua.”

Os dois últimos versos desse poema referem-se, respectivamente,

a-(  ) à Lua Crescente e à Lua Minguante.

b-(  ) a uma situação irreal.

c-(  ) à Lua Cheia e à Lua Nova.

d-(  ) à Lua Nova e à Lua Cheia.

8- Pinte a fase da lua correspondente ao nome embaixo de cada círculo:

                 NOVA       QUARTO CRESCENTE     CHEIA     QUARTO MINGUANTE


Para ler e fazer...

O HOMEM E A CIDADE A URBANIZAÇÃO NO BRASIL

Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.

O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção à área urbana. Esse deslocamento provocou a mudança de um modelo agrário-exportador para um modelo urbano-industrial. Atualmente, mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, o que equivale aos níveis de urbanização dos países desenvolvidos. Até 1950 o Brasil era um país de população, predominantemente, rural. As principais atividades econômicas estavam associadas à exportação de produtos agrícolas, dentre eles o café.

A partir do início do processo industrial, em 1930, começou a se criar no país condições específicas para o aumento do êxodo rural. Além da industrialização, também esteve associado a esse deslocamento campo-cidade, dois outros fatores, como a concentração fundiária (política agrícola que beneficia os latifundiários aumentando ainda mais a concentração de terras) e a mecanização do campo.

DESIGUALDADES

 As desigualdades econômicas e a dificuldade de determinadas regiões em se inserirem na economia nacional, possibilitou a ocorrência de uma urbanização diferenciada em cada uma das regiões brasileiras.

A região Sudeste, por concentrar a maior parte das indústrias do país, foi a que recebeu grandes fluxos migratórios vindos da área rural, principalmente da região nordeste.

Na região Centro-Oeste, o processo de urbanização teve como principal fator a construção de Brasília, em 1960, que atraiu milhares de trabalhadores, a maior parte deles vindos das regiões Norte e Nordeste. Desde o final da década de 1960 e início da década de 1970, o Centro-Oeste tornou-se a segunda região mais urbanizada do país.

A urbanização na região Sul foi lenta até a década de 1970, em razão de suas características econômicas de predomínio da propriedade familiar e da policultura ( cultivo de vários tipos de plantas no mesmo terreno), pois um número reduzido de trabalhadores rurais acabava migrando para as áreas urbanas. A região Nordeste é a que apresenta hoje a menor taxa de urbanização no Brasil. Essa fraca urbanização está apoiada no fato de que dessa região partiram várias correntes migratórias para o restante do país e, além disso, o pequeno desenvolvimento econômico das cidades nordestinas não era capaz de atrair a sua própria população rural.

Até a década de 60 a Região Norte era a segunda mais urbanizada do país, porém a concentração da economia do país no Sudeste e o fluxo de migrantes dessa para outras regiões, fez com que o crescimento relativo da população urbana regional diminuísse.

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!


Atividades

1. Segundo o texto, quais os três fatores que levaram o homem do campo (da área rural) a se deslocar para a área urbana?

2. O principal fator que contribuiu para a urbanização ao longo do século XX, foi a industrialização. Por que isso se ocorreu?

3. O que urbanização?

4. O desenvolvimento industrial brasileiro ocorreu de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil. Em qual região houve uma maior concentração das indústrias?

(   ) Norte. ( ) Nordeste. (   ) Centro-Oeste. (   ) Sudeste. (   ) sul.

Escreva o  que justifica essa maior concentração.

5. “A região Nordeste é a que apresenta hoje a menor taxa de urbanização no Brasil”. Segundo o texto, que fatores contribuem para essa menor taxa de urbanização apresentada?




Para ler e fazer...

MESOPOTÂMIA 

A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. Diversos povos habitaram a Mesopotâmia durante a Antiguidade, entre eles, destacam-se os sumérios, os acádios, amoritas, assírios e caldeus.

A agricultura era a principal atividade econômica na Mesopotâmia. A prática foi possível graças à construção de sistemas de irrigação, que distribuíam a água dos rios Tigre e Eufrates para os campos de cultivo. O trabalho era feito de forma coletiva por homens e mulheres. Formaram-se, assim, as primeiras aldeias e cidades.

Inicialmente, cada uma dessas aldeias e cidades era comandada por um sacerdote, que também cuidava dos templos religiosos. Ou seja, os líderes acumulavam o poder político e religioso. Mais tarde, à medida que as cidades cresciam, a forma de organização política começou a se alterar. Surgiu, então, a figura do rei, que passou a governar em um palácio.

Nesse período, as cidades mesopotâmicas eram cidades - Estado, ou seja, cada uma delas era governada por um rei e tinha leis próprias. E em cada uma eram cultuados deuses próprios. Apesar disso, elas se relacionavam principalmente por meio do comércio.

Com o tempo, as cidades - Estado cresceram e passaram a disputar influência e territórios, o que deu origem a reinos e impérios.

Os sumérios e os acádios

Há cerca de 6 mil anos, os sumérios fundaram as primeiras cidades da Mesopotâmia, como Ur, Uruk, Eridu e Lagash. Para defender suas cidades, eles erguiam em torno delas muralhas altas, com dezenas de quilômetros de quilômetros de extensão e muitas torres defensivas.

Outra construção que se destacava nas cidades sumérias era o zigurate, monumento religiosos em forma de pirâmide, com escadas e rampas para se chegar ao seu topo.




A escrita e as leis

Durante muito tempo, acreditou-se que a escrita surgiu primeiramente na Mesopotâmia, por volta de 3000 a.C. Novos achados arqueológicos, no entanto, indicam que a escrita se desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes partes planeta. Ela pode ter sido inventada na Suméria, no Egito, na Índia ou, então, na China, como indicam os vestígios encontrados lá. Na Suméria, o desenvolvimento da escrita não ocorreu de uma hora para outra; resultou de um longo processo com diversos estágios. Os sumérios escreviam em tabuinhas feitas de argila úmida, com o qual faziam sinais em forma de cunha. Por isso o nome cuneiforme.




Envolvidas em conflitos permanentes, as cidades sumérias foram perdendo sua força, o que facilitou a invasão e a conquista da região pelos acádios (assim chamados em razão do nome de sua principal cidade Acad). Os acádios expandiram-se em direção ao norte e, assim, constituíram o Império Acádio, o primeiro governo centralizado da região: as cidades conquistadas passaram a obedecer a uma punica (abuso)  de autoridade. Esse império, entretanto, durou pouco tempo, enfraquecido por rebeliões internas, foi invadido por guerreiros nômades e se desintegrou.

(Extraído e adaptado de LUNGOVI, Mônica. FUNARI, Raquel dos Santos. Aprender juntos história, 5º ano – 6. Ed. – São Paulo: Edições SM, 2017.)

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!


ATIVIDADES

De acordo com texto responda:

1- A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. Diversos povos habitaram a Mesopotâmia durante a Antiguidade, entre eles, quais se destacam?

2- Quais eram as principais funções dos líderes nas aldeias e cidades mesopotâmicas?

3- O que tornou possível a prática da agricultura na Mesopotâmia?

4- Como era feita a organização do trabalho na região da Mesopotâmia?

5- O nome Mesopotâmia significa “região entre rios” ou “terra entre rios”. Ela era chamada assim porque ficava entre os rios:

 a-(  ) Tigre e Nilo.

 b-(  ) Nilo e Amarelo.     

 c-(  ) Tigre e Eufrates.

 d-(  ) Nilo e Eufrates.

6-  Uma construção que se destacava nas cidades sumérias era o zigurate. Descreva  como era o zigurate citado no texto.

7-  Após o surgimento dos reis na Mesopotâmia, as cidades tornaram-se cidades -Estado. O que isso significa?

8- Na Suméria, o desenvolvimento da escrita não ocorreu de uma hora para outra; resultou de um longo processo com diversos estágios. Os sumérios escreviam em tabuinhas feitas de argila úmida, com o qual faziam sinais em forma de cunha. Que  nome foi dado para esse time de escrita?








ASSISTA O VÍDEO: 


1)- Arme e efetue as multiplicações:

a.   452 x 3 =

b.   958 x 9 =

c.    395 x 7 =

d.   234 x 2 =

e.   830 x 2 =

f.     2.167 x 8 =

g.   311 x 6 =

h.   86 x 4 =

i.     3.247 x 4 =

j.     420 x 4 =

k.   36 x 8 =

l.     4.560 x 9 =

m. 410 x 5 =

n.   432 x 5 =

o.   314 x 4 =

p.   702 x 4 =

q.   6.194 x 6 =

r.    2 625 x 1 =

s.    6.000 x 7 =

t.    3.009 x 4 =

u.   1.237 x 5 =

v.   2.001 x 8 =

w.  1.148 x 5 =

x.   4.685 x 3 =

 

2)- Escreva os resultados por extenso. Capriche na letra!

3)-Resolva os problemas. Depois pinte a coluna com o resultado correspondente:

 

 PROBLEMINHAS

RESULTADO

1

2

3

Bruna coleciona chaveiros. Ela quer amarrar os chaveiros em grupos de 25, para ficar mais fácil de contar. Se Bruna pode formar 8 grupos completos, quantos chaveiros ela tem?

 

 

202

 

 

220

 

 

200

Se o dobro de um número significa duas vezes o número, qual é o dobro de 195?

 

390

 

309

 

399

Se o triplo de um número significa três vezes o número, qual é o triplo de 399?

 

1.190

 

1.197

 

1.900

Se o quádruplo de um número significa quatro vezes o número, qual é o quádruplo de 1.648?

 

6.435

 

6.200

 

6.592

Se o dobro de um número significa duas vezes o número, qual é o dobro de 1.600?

 

3.200

 

2.300

 

3.100

Se o triplo de um número significa três vezes o número, qual é o triplo de 2.045?

 

6.130

 

6.135

 

6.200

Se o quádruplo de um número significa quatro vezes o número, qual é o quádruplo de 2.147?

 

8.500

 

8.501

 

8.588

Ronaldo é motorista de uma fábrica de bicicletas. Esta semana ele fez 5 entregas, descarregando 124 bicicletas em cada loja. Quantas  bicicletas Ronaldo entregou ao todo?

 

 

620

 

 

720

 

 

520

 

4)-Calcule:

 a)-Multiplique  139 por 4. Adicione 278.


b)- Multiplique 245 por 3. Subtraia 276.


c)-Subtraia 163 de 502. Multiplique a diferença por 2.


d)-Adicione  248 com 179. Multiplique a soma por 2.






 

SEMANA 2

Texto 1

ROMEU E JULIETA

                                                                                RUTH ROCHA

 

Há muito tempo, não muito longe daqui, havia um reino muito engraçado. Todas as coisas eram separadas pela cor. Branco, amarelo, azul, vermelho, preto. As borboletas brancas só visitavam o canteiro branco. As borboletas azuis só visitavam o canteiro azul. Neste reino vivam Julieta e Romeu. Julieta era uma borboleta amarela do canteiro amarelo e Romeu uma borboleta azul do canteiro azul.

Seus pais sempre avisavam para que não passeassem em canteiros de outra cor. Um dia, na primavera, Ventinho convidou Romeu para dar um passeio no canteiro amarelo. Chegando lá, Ventinho apresentou Romeu a Julieta e os dois logo ficaram amigos. Romeu e Julieta começaram a brincar e saíram para conhecer melhor o reino. Ficaram encantados com tudo o que viram e acabaram entrando na floresta. Quando a noite chegou, Romeu e Julieta não conseguiram encontrar o caminho de volta.

Enquanto isso, lá no canteiro amarelo, a mãe de Julieta estava desesperada, e lá no canteiro azul, o pai de Romeu estava preocupadíssimo. Eles não sabiam o que fazer para encontrar os filhos, até que a borboleta amarela tomou coragem e foi falar com a borboleta azul, falaram com o senhor Vento e todas as borboletas saíram de canteiro em canteiro procurando o Romeu e a Julieta.

Quando amanheceu o dia, o céu estava cheio de cores. Quando Romeu e Julieta viram seus pais, ficaram felizes em poder voltar para casa.

E quando chegou de novo a primavera tudo estava diferente naquele reino. Os canteiros tinham todas as cores misturadas. Margaridas, cravos, dálias, miosótis, rosas, cresciam juntas, misturadas. E juntas brincavam as borboletas.                          Disponível em: <https://www.geledes.org.br/preconceito-racial-vida-tem::-cor-que-voce-pinta/>. Acesso em: 15 jul. 2020.


Disponível em:<https://www.ideiacriativa.org/2012/03/romeu-e-julieta-ruth-rocha-livro.html>. Acesso em: 15 jul. 2020


Este texto é uma narração do livro Romeu e Julieta, da autora Ruth Rocha. A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa. O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.





Sobre o texto, responda.

1) Quem são as personagens?

_______________________________________________________


2) Qual é o enredo (assunto) dessa história?________________________________________________ 


3) Copie do texto uma expressão que indica lugar ou espaço.

_________________________________________________


4) Os fatos de uma história acontecem em um tempo. Nessa história, os fatos acontecem durante:                                                            

(  ) o período de um dia inteiro.                                                             

(  ) o período de uma noite inteira.                                                    

(  ) uma sequência de vários dias.                                                  

(  ) a circunstância de uma conversa.


5) O texto é contado por um narrador. Releia o primeiro parágrafo do texto. Esse narrador conta o que acontece na história como se falasse:

(  ) consigo mesmo.                                                                                        (  ) com outro narrador.                                                                  

(  ) com as personagens.                                                                        

(  ) com o leitor da crônica.


6) Por que você acha que Romeu descumpriu a regra de que cada borboleta deveria ficar no seu canteiro? Você concorda com essa regra?

____________________________________________________________________________________________________________________


7) Para você, as borboletas deveriam continuar vivendo separadas por cor? É possível que as pessoas vivam separadas pela cor?

_________________________________________________________________


Texto 2

Observando o texto 2 e a frase “Todos têm direito a ser diferentes...”Faça uma reflexão e escreva, o que você pensa sobre isso.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________





a)   Qual a sua opinião?

b)   Você gosta de dançar? Em que momentos ou situações você se expressa através da dança?

c)   Como você se sente quando dança? 

 

 2) Complete a tabela corretamente, escrevendo quais são seus principais movimentos quando:


3) Você sabe o que significa a palavra RITMO? Procure no dicionário e escreva no seu caderno.














Nenhum comentário:

Postar um comentário