SEMANA 2
Para ler e fazer...
Lua:
Satélite Natural da Terra
Satélites naturais são os corpos celestes que vagam no espaço em torno de outros. Os Satélites não têm luz própria. Eles giram em volta dos planetas e recebem luz do Sol. A Lua é o satélite natural da Terra.
A Lua é um astro que recebe luz do Sol e a reflete para a
Terra, como se fosse um espelho.
Essa luminosidade que a Lua recebe não é sempre a mesma,
pois às vezes a Terra entra na frente do Sol e isso muda a quantidade de luz
que a Lua recebe. Essas mudanças na luz que a Lua reflete são chamadas fases da
Lua
Fases
da Lua
Como sabes, a Lua é um corpo iluminado pela luz do Sol. A
porção da Lua que vemos iluminada chama-se fase. O intervalo de tempo entre
duas fases da Lua iguais e consecutivas é designado por lunação.
A duração de uma lunação é de 29 dias, 12 horas e 44
minutos (cerca de 29,5 dias).
A face da Lua iluminada é aquela que está voltada para o
Sol.
A fase da Lua representa o quanto dessa face iluminada
está voltada também para a Terra.
Durante a primeira metade do ciclo a porção iluminada vai
aumentando (Quarto Crescente) e durante a outra metade ela vai diminuindo (Quarto
Minguante). A cada dia que passa a Lua apresenta uma fase diferente da sua face
iluminada.
Cada fase da Lua tem duração de
cerca de 7 a 8 dias.
As quatro fases principais do ciclo são:
Lua Nova
A Lua é nova quando a face visível da Lua
voltada para a Terra não recebe nenhuma luz do Sol. Dizemos também que nesse
dia a Lua está em conjunção com o Sol. A Lua Nova não é visível, pois está
posicionada entre o Sol e a Terra. A Lua Nova nasce por volta das seis horas da
manhã e se põe às seis da tarde, aproximadamente. Ou seja, ela transita pelo
céu durante o dia.
Quarto Crescente
Cerca de sete dias e meio depois da Lua
Nova, a Lua está 90° separada do Sol e está na quadratura ou primeiro quarto. É
o quarto – crescente. A Lua nasce aproximadamente ao meio-dia e se põe à
meia-noite. Seu aspecto é o de um semicírculo voltado para o Oeste, 50%
iluminada pelo Sol (situação que ocorre somente num momento específico).
Lua Cheia
Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua e, portanto, conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. A Lua Cheia é visível durante toda a noite, nascendo por volta das dezoito horas e se pondo às seis da manhã.
Quarto Minguante
Neste dia, o aspecto da Lua é de um semicírculo
voltado para o Leste, também 50% iluminado num certo instante. A Lua nasce à
meia-noite e se põe ao meio-dia, aproximadamente. O quarto-minguante é também
conhecido como quarto-decrescente.
As fases lunares ocorrem simultaneamente não importando a
localização do observador.
Equívoco : Onde está a Lua nova?
Bem
ali, diante de nossos olhos. Mas a parte que seria visível não está iluminada
pelo Sol, pois os dois astros encontram-se praticamente no mesmo ângulo de
visão em relação à Terra. As outras fases (crescente, cheia e minguante) são
resultados da nossa visão da Lua iluminada pelo Sol em diferentes ângulos.
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!
Atividades
1- A Lua é
conhecida por ser:
a-( ) uma estrela.
b-( ) um planeta.
c-( ) um satélite natural.
d-( ) uma constelação.
2- Por que a Lua brilha, se ela não tem luz
própria?
3- Quantas e
quais são as fases da Lua?
3- Quantos dias
dura cada fase da Lua?
4- Quantos dias
a Lua leva para completar todas as fases (uma lunação) ?
5- Em qual fase a Lua nasce
aproximadamente ao meio-dia e se põe à meia-noite.?
6- Em qual fase a Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia?
7- Leia a estrofe abaixo:
“O Sol e a Lua
num balé em torno da Terra.
Ora a Lua está
entre o Sol e a Terra.
Ora a Terra
está entre o Sol e a Lua.”
Os dois
últimos versos desse poema referem-se, respectivamente,
a-( ) à Lua Crescente e à Lua Minguante.
b-( ) a uma situação irreal.
c-( ) à Lua Cheia e à Lua Nova.
d-( ) à Lua Nova e à Lua Cheia.
8- Pinte a fase
da lua correspondente ao nome embaixo de cada círculo:
NOVA QUARTO CRESCENTE CHEIA QUARTO MINGUANTE
Para
ler e fazer...
O
HOMEM E A CIDADE A URBANIZAÇÃO NO BRASIL
Urbanização é o crescimento
das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se
em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade
que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
O processo de urbanização no Brasil teve início no século
XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos
principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção à
área urbana. Esse deslocamento provocou a mudança de um modelo
agrário-exportador para um modelo urbano-industrial. Atualmente, mais de 80% da
população brasileira vive em áreas urbanas, o que equivale aos níveis de
urbanização dos países desenvolvidos. Até 1950 o Brasil era um país de
população, predominantemente, rural. As principais atividades econômicas
estavam associadas à exportação de produtos agrícolas, dentre eles o café.
A partir do início do processo industrial, em 1930,
começou a se criar no país condições específicas para o aumento do êxodo rural.
Além da industrialização, também esteve associado a esse deslocamento
campo-cidade, dois outros fatores, como a concentração fundiária (política
agrícola que beneficia os latifundiários aumentando ainda mais a concentração
de terras) e a mecanização do campo.
DESIGUALDADES
As desigualdades
econômicas e a dificuldade de determinadas regiões em se inserirem na economia
nacional, possibilitou a ocorrência de uma urbanização diferenciada em cada uma
das regiões brasileiras.
A região Sudeste, por concentrar a maior parte das
indústrias do país, foi a que recebeu grandes fluxos migratórios vindos da área
rural, principalmente da região nordeste.
Na região Centro-Oeste, o processo de urbanização teve
como principal fator a construção de Brasília, em 1960, que atraiu milhares de
trabalhadores, a maior parte deles vindos das regiões Norte e Nordeste. Desde o
final da década de 1960 e início da década de 1970, o Centro-Oeste tornou-se a
segunda região mais urbanizada do país.
A urbanização na região Sul foi lenta até a década de
1970, em razão de suas características econômicas de predomínio da propriedade
familiar e da policultura ( cultivo de vários tipos de plantas no mesmo
terreno), pois um número reduzido de trabalhadores rurais acabava migrando para
as áreas urbanas. A região Nordeste é a que apresenta hoje a menor taxa de
urbanização no Brasil. Essa fraca urbanização está apoiada no fato de que dessa
região partiram várias correntes migratórias para o restante do país e, além
disso, o pequeno desenvolvimento econômico das cidades nordestinas não era
capaz de atrair a sua própria população rural.
Até a década de 60 a Região Norte era a segunda mais
urbanizada do país, porém a concentração da economia do país no Sudeste e o
fluxo de migrantes dessa para outras regiões, fez com que o crescimento
relativo da população urbana regional diminuísse.
SUGESTÃO
DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!
Atividades
1. Segundo o texto, quais os
três fatores que levaram o homem do campo (da área rural) a se deslocar para a
área urbana?
2. O principal fator que
contribuiu para a urbanização ao longo do século XX, foi a industrialização.
Por que isso se ocorreu?
3. O que urbanização?
4. O desenvolvimento industrial
brasileiro ocorreu de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil. Em qual
região houve uma maior concentração das indústrias?
( ) Norte. ( ) Nordeste. ( ) Centro-Oeste. ( ) Sudeste. ( ) sul.
Escreva o que
justifica essa maior concentração.
5. “A região Nordeste é a que
apresenta hoje a menor taxa de urbanização no Brasil”. Segundo o texto, que
fatores contribuem para essa menor taxa de urbanização apresentada?
Para ler e fazer...
MESOPOTÂMIA
A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. Diversos povos habitaram a Mesopotâmia durante a Antiguidade, entre eles, destacam-se os sumérios, os acádios, amoritas, assírios e caldeus.
A agricultura era a principal atividade econômica na
Mesopotâmia. A prática foi possível graças à construção de sistemas de irrigação,
que distribuíam a água dos rios Tigre e Eufrates para os campos de cultivo. O
trabalho era feito de forma coletiva por homens e mulheres. Formaram-se, assim,
as primeiras aldeias e cidades.
Inicialmente, cada uma dessas aldeias e cidades era
comandada por um sacerdote, que também cuidava dos templos religiosos. Ou seja,
os líderes acumulavam o poder político e religioso. Mais tarde, à medida que as
cidades cresciam, a forma de organização política começou a se alterar. Surgiu,
então, a figura do rei, que passou a governar em um palácio.
Nesse período, as cidades mesopotâmicas eram cidades - Estado,
ou seja, cada uma delas era governada por um rei e tinha leis próprias. E em
cada uma eram cultuados deuses próprios. Apesar disso, elas se relacionavam
principalmente por meio do comércio.
Com o tempo, as cidades - Estado cresceram e passaram a
disputar influência e territórios, o que deu origem a reinos e impérios.
Os sumérios e os acádios
Há cerca de 6 mil
anos, os sumérios fundaram as primeiras cidades da Mesopotâmia, como Ur, Uruk,
Eridu e Lagash. Para defender suas cidades, eles erguiam em torno delas
muralhas altas, com dezenas de quilômetros de quilômetros de extensão e muitas
torres defensivas.
Outra construção que
se destacava nas cidades sumérias era o zigurate, monumento religiosos em forma
de pirâmide, com escadas e rampas para se chegar ao seu topo.
A escrita e as leis
Durante muito tempo,
acreditou-se que a escrita surgiu primeiramente na Mesopotâmia, por volta de
3000 a.C. Novos achados arqueológicos, no entanto, indicam que a escrita se
desenvolveu, ao mesmo tempo, em diferentes partes planeta. Ela pode ter sido
inventada na Suméria, no Egito, na Índia ou, então, na China, como indicam os
vestígios encontrados lá. Na Suméria, o desenvolvimento da escrita não ocorreu
de uma hora para outra; resultou de um longo processo com diversos estágios. Os
sumérios escreviam em tabuinhas feitas de argila úmida, com o qual faziam
sinais em forma de cunha. Por isso o nome cuneiforme.
Envolvidas em conflitos permanentes, as cidades sumérias foram perdendo sua força, o que facilitou a invasão e a conquista da região pelos acádios (assim chamados em razão do nome de sua principal cidade Acad). Os acádios expandiram-se em direção ao norte e, assim, constituíram o Império Acádio, o primeiro governo centralizado da região: as cidades conquistadas passaram a obedecer a uma punica (abuso) de autoridade. Esse império, entretanto, durou pouco tempo, enfraquecido por rebeliões internas, foi invadido por guerreiros nômades e se desintegrou.
(Extraído e adaptado de LUNGOVI, Mônica. FUNARI, Raquel
dos Santos. Aprender juntos história, 5º ano – 6. Ed. – São Paulo: Edições SM,
2017.)
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
ATIVIDADES
De acordo com texto
responda:
1-
A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. Diversos
povos habitaram a Mesopotâmia durante a Antiguidade, entre eles, quais se
destacam?
2-
Quais eram as principais funções dos líderes nas aldeias e cidades
mesopotâmicas?
3-
O que tornou possível a prática da agricultura na Mesopotâmia?
4-
Como era feita a organização do trabalho na região da Mesopotâmia?
5- O nome Mesopotâmia significa “região
entre rios” ou “terra entre rios”. Ela era chamada assim porque ficava entre os
rios:
a-( ) Tigre e Nilo.
b-( ) Nilo e Amarelo.
c-( ) Tigre e Eufrates.
d-( ) Nilo e Eufrates.
6- Uma construção que se destacava nas cidades
sumérias era o zigurate. Descreva como
era o zigurate citado no texto.
7-
Após o surgimento dos reis na Mesopotâmia, as cidades tornaram-se
cidades -Estado. O que isso significa?
8-
Na Suméria, o desenvolvimento da escrita não ocorreu
de uma hora para outra; resultou de um longo processo com diversos estágios. Os
sumérios escreviam em tabuinhas feitas de argila úmida, com o qual faziam
sinais em forma de cunha. Que nome foi
dado para esse time de escrita?
1)-
Arme e efetue as multiplicações:
a.
452 x 3 = |
b.
958 x 9 = |
c.
395 x 7 = |
d.
234 x 2 = |
e.
830 x 2 = |
f.
2.167 x 8 = |
g.
311 x 6 = |
h.
86 x 4 = |
i.
3.247 x 4 = |
j.
420 x 4 = |
k.
36 x 8 = |
l.
4.560 x 9 = |
m. 410
x 5 = |
n.
432 x 5 = |
o.
314 x 4 = |
p.
702 x 4 = |
q.
6.194 x 6 = |
r.
2 625 x 1 = |
s.
6.000 x 7 = |
t.
3.009 x 4 = |
u.
1.237 x 5 = |
v.
2.001 x 8 = |
w. 1.148
x 5 = |
x.
4.685 x 3 = |
2)- Escreva os resultados
por extenso. Capriche na letra!
3)-Resolva
os problemas. Depois pinte a coluna com o resultado correspondente:
PROBLEMINHAS |
RESULTADO |
||
1 |
2 |
3 |
|
Bruna
coleciona chaveiros. Ela quer amarrar os chaveiros em grupos de 25, para
ficar mais fácil de contar. Se Bruna pode formar 8 grupos completos, quantos
chaveiros ela tem? |
202 |
220 |
200 |
Se
o dobro de um número significa duas vezes o número, qual é o dobro de 195? |
390 |
309 |
399 |
Se
o triplo de um número significa três vezes o número, qual é o triplo de 399? |
1.190 |
1.197 |
1.900 |
Se
o quádruplo de um número significa quatro vezes o número, qual é o quádruplo
de 1.648? |
6.435 |
6.200 |
6.592 |
Se
o dobro de um número significa duas vezes o número, qual é o dobro de 1.600? |
3.200 |
2.300 |
3.100 |
Se
o triplo de um número significa três vezes o número, qual é o triplo de
2.045? |
6.130 |
6.135 |
6.200 |
Se
o quádruplo de um número significa quatro vezes o número, qual é o quádruplo
de 2.147? |
8.500 |
8.501 |
8.588 |
Ronaldo
é motorista de uma fábrica de bicicletas. Esta semana ele fez 5 entregas,
descarregando 124 bicicletas em cada loja. Quantas bicicletas Ronaldo entregou ao todo? |
620 |
720 |
520 |
4)-Calcule:
a)-Multiplique 139 por 4. Adicione 278.
SEMANA 2
Texto 1
ROMEU E JULIETA
RUTH ROCHA
Há muito tempo, não muito longe daqui, havia um reino
muito engraçado. Todas as coisas eram separadas pela cor. Branco, amarelo,
azul, vermelho, preto. As borboletas brancas só visitavam o canteiro branco. As
borboletas azuis só visitavam o canteiro azul. Neste reino vivam Julieta e
Romeu. Julieta era uma borboleta amarela do canteiro amarelo e Romeu uma
borboleta azul do canteiro azul.
Seus pais sempre avisavam para que não passeassem em
canteiros de outra cor. Um dia, na primavera, Ventinho convidou Romeu para dar
um passeio no canteiro amarelo. Chegando lá, Ventinho apresentou Romeu a
Julieta e os dois logo ficaram amigos. Romeu e Julieta começaram a brincar e
saíram para conhecer melhor o reino. Ficaram encantados com tudo o que viram e
acabaram entrando na floresta. Quando a noite chegou, Romeu e Julieta não
conseguiram encontrar o caminho de volta.
Enquanto isso, lá no canteiro amarelo, a mãe de Julieta
estava desesperada, e lá no canteiro azul, o pai de Romeu estava
preocupadíssimo. Eles não sabiam o que fazer para encontrar os filhos, até que
a borboleta amarela tomou coragem e foi falar com a borboleta azul, falaram com
o senhor Vento e todas as borboletas saíram de canteiro em canteiro procurando
o Romeu e a Julieta.
Quando amanheceu o dia, o céu estava cheio de cores.
Quando Romeu e Julieta viram seus pais, ficaram felizes em poder voltar para
casa.
E quando chegou de novo a primavera tudo estava
diferente naquele reino. Os canteiros tinham todas as cores misturadas. Margaridas,
cravos, dálias, miosótis, rosas, cresciam juntas, misturadas. E juntas
brincavam as borboletas. Disponível
em: <https://www.geledes.org.br/preconceito-racial-vida-tem::-cor-que-voce-pinta/>.
Acesso em: 15 jul. 2020.
Disponível
em:<https://www.ideiacriativa.org/2012/03/romeu-e-julieta-ruth-rocha-livro.html>.
Acesso em: 15 jul. 2020
Este texto é uma narração do livro Romeu e Julieta, da autora Ruth
Rocha. A narração consiste em arranjar uma sequência de fatos na qual os
personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo
passa. O texto narrativo é baseado na ação que
envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador,
enredo, personagens, espaço e tempo. |
1) Quem são as
personagens?
_______________________________________________________
2) Qual é o enredo (assunto) dessa história?________________________________________________
3) Copie do texto uma expressão que indica lugar ou espaço.
_________________________________________________
4) Os fatos de uma história acontecem em um tempo. Nessa história, os fatos acontecem durante:
( ) o período de um dia inteiro.
( ) o período de uma noite inteira.
( ) uma sequência de vários dias.
( ) a circunstância de uma
conversa.
5) O texto é contado por um narrador. Releia o primeiro parágrafo do texto. Esse narrador conta o que acontece na história como se falasse:
( ) consigo mesmo. ( ) com outro narrador.
( ) com as personagens.
( ) com o leitor da crônica.
6) Por que você acha que
Romeu descumpriu a regra de que cada borboleta deveria ficar no seu canteiro?
Você concorda com essa regra?
____________________________________________________________________________________________________________________
7) Para você, as
borboletas deveriam continuar vivendo separadas por cor? É possível que as
pessoas vivam separadas pela cor?
_________________________________________________________________
Observando o texto 2 e a frase “Todos têm direito a ser diferentes...”Faça
uma reflexão e escreva, o que você pensa sobre isso.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
a) Qual a sua opinião?
b) Você gosta de dançar? Em que momentos ou situações você se expressa através da dança?
c) Como você se sente quando dança?
2) Complete
a tabela corretamente, escrevendo quais são seus principais movimentos quando:
3) Você sabe o que significa a palavra RITMO? Procure no dicionário e escreva no seu caderno.
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