5 de nov. de 2020

Material de Estudo - 17/2º ano


 Professora: Luciana Macedo



REPRODUZA OS MOVIMENTOS BÁSICOS DA GINÁSTICA DURANTE 5 SEGUNDOS PARA CADA MOVIMENTO. FAÇA SOB A SUPERVISÃO DE UM ADULTO.







PROFESSORAS: ANA PAULA ROSSI, IZABEL E ROXANA


CRIANÇA,

NO BRASIL, EXISTEM MAIS DE 300 ETNIAS INDÍGENAS, O QUE SIGNIFICA QUE HÁ MAIS DE 270 LÍNGUAS INDÍGENAS DIFERENTES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO. CONHECER TODA ESSA CULTURA ANCESTRAL E AS HISTÓRIAS INDÍGENAS É VALORIZAR UMA PARTE PRIMORDIAL DA HISTÓRIA DE NOSSO PAÍS, E RECONHECER A IMPORTÂNCIA DE LUTAR PELA PRESERVAÇÃO DESSA DIVERSIDADE.

PENSANDO EM INCENTIVAR ESSA RELAÇÃO POR MEIO DA ARTE E DA LITERATURA, SELECIONEI UM LIVRO QUE TRAZ UMA  HISTÓRIA SOBRE AS PALAVRAS INDÍGENAS QUE FAZEM PARTE DO NOSSO COTIDIANO. FICOU CURIOSA? ENTÃO VAMOS LÁ.

LEIA O LIVRO: O TUPI QUE VOCÊ FALA


E AÍ? GOSTOU? AGORA VOCÊ VAI COPIAR AS INFORMAÇÕES ABAIXO E COMPLETAR COM OS DADOS DO LIVRO NO SEU CADERNO. OK?

NOME DO LIVRO: ___________________________________

NOME DO AUTOR: ___________________________________

NOME DO ILUSTRADOR: ______________________________

-------------------------------------------------------------------------

PARA COMPLETAR, NOSSA AULA, FAREMOS UMA ATIVIDADE DE ARTE.

OS ÍNDIOS GOSTAM MUITO DE PINTAR O ROSTO, O CORPO, AS PEÇAS DE ARTESANATO QUE FAZEM. QUE TAL COLOCAR O ESPÍRITO DE ARTISTA QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ PARA FAZER UMA PINTURA SEGUINDO OS PADRÕES INDÍGENAS? ELES GOSTAM MUITO DE  CORES E LINHAS. VEJA A FOTO ABAIXO. 


VOCÊ PODE APROVEITAR A EMBALAGEM DE PIZZA PARA FAZER BELAS OBRAS DE ARTE.

PRIMEIRO: RISQUE COM O LÁPIS O DESENHO QUE VOCÊ IRÁ PINTAR.

SEGUNDO: FAÇA UMA LINDA PINTURA COM AS TINTAS QUE VOCÊ TEM EM CASA OU USE LÁPIS DE COLORIR.

VOCÊ PODE PESQUISAR NA INTERNET COMO FAZER TINTA À BASE DE INGREDIENTES NATURAIS COMO: PÓ DE CAFÉ, URUCUM, TERRA, ACAFRÃO.

NO SITE ABAIXO VOCÊ IRÁ ENCONTRAR UMA RECEITA DE TINTA FEITA COM ESTES ELEMENTOS NATURAIS. BORA LÁ.

https://novaescola.org.br/conteudo/1286/a-tinta-que-vem-da-natureza




PROFESSORAS: ANA PAULA, IZABEL E ROXANA


1 – PREENCHA A CRUZADINHA COM O NOME DOS SÓLIDOS:


2 – COMPLETE COM OS NÚMEROS VIZINHOS:

3 – VAMOS CONTAR DE 2 EM 2 E REALIZAR AGRUPAMENTO. NÃO ESQUEÇA DE MARCAR A QUANTIDADE NO LUGAR INDICADO.




4 – CONTE E REGISTRE DE 2 EM 2:



5 – CONTE E REGISTRE DE 3 3M 3:






PROFESSORA: ZOÉ

 ELEIÇÕES 2020

NESTE ANO DE 2020 AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS NO BRASIL OCORRERÃO EM 15 DE NOVEMBRO, COM SEGUNDO TURNO MARCADO PARA 29 DE NOVEMBRO. OS ELEITORES ESCOLHERÃO OS PREFEITOS, VICE-PREFEITOS E VEREADORES NOS MUNICÍPIOS DO PAÍS.

O PREFEITO É RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO, O VICE-PREFEITO É O SUBSTITUTO DO PREFEITO E OS VEREADORES TÊM A FUNÇÃO DE ELABORAR AS LEIS E FISCALIZAR O TRABALHO DO PREFEITO.

 É POR MEIO DO VOTO QUE O POVO ESCOLHE AS PESSOAS DE SUA CONFIANÇA PARA REPRESENTÁ-LA NO GOVERNO.  AS PESSOAS QUE VOTAM SÃO CHAMADAS ELEITORES. TODO ELEITOR POSSUI UM DOCUMENTO QUE É O TÍTULO DE ELEITOR. O VOTO É OBRIGATÓRIO PARA BRASILEIROS ENTRE 18 E 70 ANOS E FACULTATIVO PARA ANALFABETOS, IDOSOS MAIORES DE 70 ANOS E JOVENS DE 16 E 17 ANOS. É MUITO IMPORTANTE QUE OS CIDADÃOS ESCOLHAM PESSOAS HONESTAS E COMPETENTES. RESPONDA AS ATIVIDADES NO CADERNO DE PROJETO.

1-   O VOTO É ALGO MUITO IMPORTANTE PARA O FUTURO DO LUGAR ONDE MORAMOS. EM SUA OPINIÃO  QUE QUALIDADES OS  ELEITORES  DEVEM PRIORIZAR NA ESCOLHA DE SEUS CANDIDATOS?

2-   QUE MELHORIAS NO SEU BAIRRO O FUTURO PREFEITO DEVE REALIZAR?

OBSERVE A CHARGE E RESPONDA:


A)  O QUE ACONTECEU?

B)  POR QUE AS PESSOAS CORRERAM?

C)  PARA VOCÊ É  IMPORTANTE ASSISTIR O HORÁRIO ELEITORAL? POR QUÊ?

A SUA FAMÍLIA TEM O HÁBITO DE ASSISTIR O HORÁRIO ELEITORAL?

 



PROFESSORAS: ANA PAULA, IZABEL E ROXANA

 

DIFERENTEMENTE DO BILHETE, QUE É DE CUNHO MAIS PESSOAL, GERALMENTE DESTINADO A COMUNICAÇÃO ENTRE DUAS PESSOAS, O AVISO TEM CUNHO MAIS GERAL E IMPESSOAL. UTILIZAMOS O AVISO PARA TRANSMITIR UMA INFORMAÇÃO. O AVISO DESTINA-SE A MUITAS PESSOAS.

 

LEIA ESSE TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:



1) QUE GÊNERO TEXTUAL VOCÊ LEU?

 

(   ) BILHETE                                        (   ) CARTA

 

(   ) AVISO                                           (   ) POEMA

 

 

2) A QUEM ESSE TEXTO SE DESTINA?

 

 

3) QUAL O ASSUNTO DO TEXTO?

 

 

4) ONDE VOCÊ ACHA QUE ESSE TEXTO DEVE SER AFIXADO?

 

 

5) NA SUA OPINIÃO, ESSE TIPO DE TEXTO DEVE SER ESCRITO COM LETRAS GRANDES OU PEQUENAS? POR QUÊ?

 

 

6) O AVISO DEVE TER MUITAS OU POUCAS PALAVRAS? POR QUÊ?

 

 

7) LEIA ESSE OUTRO AVISO, COM ATENÇÃO!


8) REESCREVA O AVISO ACIMA EM SEU CADERNO.

 

 

9) VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM DIVERSIDADE?

DIVERSIDADE É À IDEIA DE PLURALIDADE, ISTO É, PODE SER ENTENDIDA COMO O CONJUNTO DE DIFERENÇAS E VALORES COMPARTILHADOS PELOS SERES HUMANOS NA VIDA SOCIAL.

APRENDER A VIVER EM UM AMBIENTE DE DIVERSIDADE É UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DO MUNDO ATUAL E, PORTANTO, DA EDUCAÇÃO.

 O PRECONCEITO, A DISCRIMINAÇÃO E A INTOLERÂNCIA. ESTES COMPORTAMENTOS AINDA SÃO ENCONTRADOS CONTINUAMENTE NA SOCIEDADE COMO UM REFLEXO MAIS PROFUNDO DA VIOLÊNCIA E DA EXCLUSÃO SOCIAL.

 

  

10) VAMOS REGISTRAR NO QUADRO ABAIXO O QUE VOCÊ APRENDEU? FAÇA UM AVISO SOBRE DIVERSIDADE E DEPOIS ILUSTRE.

 

ILUSTRAÇÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário