Professora: Luciana Macedo
CRIANÇA,
NO BRASIL, EXISTEM MAIS DE
300 ETNIAS INDÍGENAS, O QUE SIGNIFICA QUE HÁ MAIS DE 270 LÍNGUAS INDÍGENAS
DIFERENTES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO. CONHECER TODA ESSA CULTURA ANCESTRAL
E AS HISTÓRIAS INDÍGENAS É VALORIZAR UMA PARTE PRIMORDIAL DA HISTÓRIA DE NOSSO
PAÍS, E RECONHECER A IMPORTÂNCIA DE LUTAR PELA PRESERVAÇÃO DESSA DIVERSIDADE.
PENSANDO EM INCENTIVAR ESSA RELAÇÃO POR MEIO DA ARTE E DA LITERATURA, SELECIONEI UM LIVRO QUE TRAZ UMA HISTÓRIA SOBRE AS PALAVRAS INDÍGENAS QUE FAZEM PARTE DO NOSSO COTIDIANO. FICOU CURIOSA? ENTÃO VAMOS LÁ.
LEIA O LIVRO: O TUPI QUE VOCÊ FALA
E AÍ? GOSTOU? AGORA VOCÊ VAI COPIAR AS INFORMAÇÕES ABAIXO E COMPLETAR COM OS DADOS DO LIVRO NO SEU CADERNO. OK?
NOME DO LIVRO:
___________________________________
NOME DO AUTOR: ___________________________________
NOME DO ILUSTRADOR: ______________________________
-------------------------------------------------------------------------
PARA
COMPLETAR, NOSSA AULA, FAREMOS UMA ATIVIDADE DE ARTE.
OS
ÍNDIOS GOSTAM MUITO DE PINTAR O ROSTO, O CORPO, AS PEÇAS DE ARTESANATO QUE
FAZEM. QUE TAL COLOCAR O ESPÍRITO DE ARTISTA QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ PARA
FAZER UMA PINTURA SEGUINDO OS PADRÕES INDÍGENAS? ELES GOSTAM MUITO DE CORES E LINHAS. VEJA A FOTO ABAIXO.
VOCÊ
PODE APROVEITAR A EMBALAGEM DE PIZZA PARA FAZER BELAS OBRAS DE ARTE.
PRIMEIRO:
RISQUE COM O LÁPIS O DESENHO QUE VOCÊ IRÁ PINTAR.
SEGUNDO:
FAÇA UMA LINDA PINTURA COM AS TINTAS QUE VOCÊ TEM EM CASA OU USE LÁPIS DE
COLORIR.
VOCÊ
PODE PESQUISAR NA INTERNET COMO FAZER TINTA À BASE DE INGREDIENTES NATURAIS
COMO: PÓ DE CAFÉ, URUCUM, TERRA, ACAFRÃO.
NO
SITE ABAIXO VOCÊ IRÁ ENCONTRAR UMA RECEITA DE TINTA FEITA COM ESTES ELEMENTOS
NATURAIS. BORA LÁ.
https://novaescola.org.br/conteudo/1286/a-tinta-que-vem-da-natureza
1 – PREENCHA A CRUZADINHA
COM O NOME DOS SÓLIDOS:
5 – CONTE E REGISTRE DE 3 3M 3:
NESTE ANO DE 2020 AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS NO BRASIL OCORRERÃO EM 15 DE
NOVEMBRO, COM SEGUNDO TURNO MARCADO PARA 29 DE NOVEMBRO. OS ELEITORES
ESCOLHERÃO OS PREFEITOS, VICE-PREFEITOS E VEREADORES NOS MUNICÍPIOS DO PAÍS.
O PREFEITO É RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO, O VICE-PREFEITO É O SUBSTITUTO DO PREFEITO E OS VEREADORES TÊM A FUNÇÃO
DE ELABORAR AS LEIS E FISCALIZAR O TRABALHO DO PREFEITO.
É POR MEIO
DO VOTO QUE O POVO ESCOLHE AS PESSOAS DE SUA CONFIANÇA PARA REPRESENTÁ-LA NO
GOVERNO. AS PESSOAS QUE VOTAM SÃO
CHAMADAS ELEITORES. TODO ELEITOR POSSUI UM DOCUMENTO QUE É O TÍTULO DE ELEITOR. O VOTO É
OBRIGATÓRIO PARA BRASILEIROS ENTRE 18 E 70 ANOS E FACULTATIVO PARA ANALFABETOS,
IDOSOS MAIORES DE 70 ANOS E JOVENS DE 16 E 17 ANOS. É MUITO IMPORTANTE
QUE OS CIDADÃOS ESCOLHAM PESSOAS HONESTAS E COMPETENTES. RESPONDA AS ATIVIDADES
NO CADERNO DE PROJETO.
1-
O VOTO É ALGO
MUITO IMPORTANTE PARA O FUTURO DO LUGAR ONDE MORAMOS. EM SUA OPINIÃO QUE QUALIDADES OS ELEITORES
DEVEM PRIORIZAR NA ESCOLHA DE SEUS CANDIDATOS?
2- QUE MELHORIAS NO SEU BAIRRO O FUTURO PREFEITO DEVE
REALIZAR?
A) O QUE ACONTECEU?
B) POR QUE AS PESSOAS CORRERAM?
C) PARA VOCÊ É
IMPORTANTE ASSISTIR O HORÁRIO ELEITORAL? POR QUÊ?
DIFERENTEMENTE DO BILHETE, QUE É DE CUNHO MAIS
PESSOAL, GERALMENTE DESTINADO A COMUNICAÇÃO ENTRE DUAS PESSOAS, O AVISO TEM
CUNHO MAIS GERAL E IMPESSOAL. UTILIZAMOS O AVISO PARA
TRANSMITIR UMA INFORMAÇÃO. O AVISO DESTINA-SE A MUITAS
PESSOAS.
LEIA
ESSE TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
1)
QUE GÊNERO TEXTUAL VOCÊ LEU?
( ) BILHETE ( ) CARTA
( ) AVISO
( ) POEMA
2)
A QUEM ESSE TEXTO SE DESTINA?
3)
QUAL O ASSUNTO DO TEXTO?
4)
ONDE VOCÊ ACHA QUE ESSE TEXTO DEVE SER AFIXADO?
5)
NA SUA OPINIÃO, ESSE TIPO DE TEXTO DEVE SER ESCRITO COM LETRAS GRANDES OU
PEQUENAS? POR QUÊ?
6)
O AVISO DEVE TER MUITAS OU POUCAS PALAVRAS? POR QUÊ?
7) LEIA ESSE OUTRO AVISO, COM ATENÇÃO!
8)
REESCREVA O AVISO ACIMA EM SEU CADERNO.
9)
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM DIVERSIDADE?
DIVERSIDADE É À IDEIA DE PLURALIDADE, ISTO É, PODE SER ENTENDIDA COMO O CONJUNTO DE DIFERENÇAS E VALORES COMPARTILHADOS PELOS SERES HUMANOS NA VIDA SOCIAL.
APRENDER A VIVER EM UM
AMBIENTE DE DIVERSIDADE É UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DO MUNDO
ATUAL E, PORTANTO, DA EDUCAÇÃO.
O PRECONCEITO,
A DISCRIMINAÇÃO E A INTOLERÂNCIA. ESTES COMPORTAMENTOS AINDA SÃO ENCONTRADOS CONTINUAMENTE NA SOCIEDADE
COMO UM REFLEXO MAIS PROFUNDO DA VIOLÊNCIA E
DA EXCLUSÃO SOCIAL.
10)
VAMOS REGISTRAR NO QUADRO ABAIXO O QUE VOCÊ APRENDEU? FAÇA UM AVISO SOBRE
DIVERSIDADE E DEPOIS ILUSTRE.
ILUSTRAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário