SEMANA
1
Leia o texto a seguir e responda as questões 1 e 2:
ELA É SUPER
Conheça as incríveis habilidades da onça-pintada e saiba mais sobre esse felino. Capaz de se disfarçar na mata, andar com leveza, escalar árvores altas e atravessar rios, a onça parece ter os poderes de invisibilidade de um guerreiro ninja.
Ela usa todas essas habilidades para caçar e se proteger. Costuma
ser mais ativa quando o sol se põe e pode caçar à noite, pois enxerga bem no
escuro e tem audição e olfato aguçados.
Como tem pernas curtas, ela não corre e esconde, segue a presa sem ser percebida e ataca saltando de um galho ou do meio da mata de repente, com uma mordida mais forte do que a de felinos maiores.
Revista
Recreio, São Paulo: Abril, n.487, p. 20, 9 de jul. 2009. Fragmento.
1) De acordo com esse texto, a onça-pintada usa suas habilidades
para:
A) aguçar o olfato.
B) Caçar e se proteger.
C) enxergar no escuro.
D) só para se proteger.
E) para se proteger.
2)
Escreva qual meio de comunicação foi retirado esse texto.
______________________________________________________
3) Releia o trecho a seguir, observando o pronome destacado:
Ela usa todas as habilidades para caçar e se
proteger...
b- Para que
serve essa substituição?
______________________________________
4) Copie do
texto ”Ela é super”, uma outra frase que tenha pronome, substituindo a palavra
onça.
_______________________________________________________
5) A linguagem formal e informal são duas variantes
linguísticas que possuem o intuito de comunicar. No entanto, elas são
utilizadas em contextos distintos. Sendo assim, é muito importante saber
diferenciar essas duas variantes para compreender seus usos em determinadas
situações. Quando falamos com amigos e familiares utilizamos a linguagem
informal. Entretanto, se estamos numa reunião na empresa, numa entrevista de
emprego ou escrevendo um texto, devemos utilizar a linguagem formal.
Reescreva o trecho abaixo substituindo as palavras destacadas por expressões de mesmo sentido, porém que deem um tom de maior formalidade ao texto:
“É uma baita diferença. Você ficou embananado com os números? A gente explica. Nos anos 1930, era tudo sossegado;
_______________________________________________________
6) História em quadrinhos -
ou HQ - é o nome dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos
dispostos em sequência, normalmente na horizontal. Essas histórias possuem os
fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e
desfecho. No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal. Os artistas utilizam diversos recursos gráficos
nesse gênero textual com o intuito de trazer o leitor para "dentro"
da história contada. Para comunicar as falas das personagens, por exemplo, são
empregados balões com textos escritos. O formato desses balões também transmite
intenções distintas.
Leia os quadrinhos para responder à questão:
Nos 2º e 3º quadrinhos, o uso da letra mais grossa e mais escura indica que o personagem estava:
A)
devolvendo o insulto.
B)
falando alto, com voz forte.
C)
usando tom de voz agradável.
D)
falando em voz baixa.
E)
devolvendo o elogio.
Você sabia? Os suportes mais usados para a publicação das histórias em quadrinhos são os jornais, as revistas e os gibis.
7) Leia o texto: Cara de um, focinho do outro e responda em seguida:
Ele era um cara legal,
um cara que
metia a cara.
Assim meio
cara de pau, meio cara dura.
O tipo de cara
que não fica com cara de tacho quando está cara a cara com o perigo.
Era um cara que
acertava de cara.
Mas, de vez em
quando, quebrava a cara.
Dizem que era
a cara do pai.
Tipo cara de
um, focinho do outro.
O pai do cara
era um pouco careta mas o cara gostava do coroa.
Sabia que o
coroa era um cara que não ficava mudando de cara.
Nem com cara
amarrada.
Nem com cara
de quem comeu e não gostou.
E o coroa
gostava do cara da cara e da coragem do cara.
Mas nunca teve
cara de lhe dizer tudo isso na cara.
Mas quem vê
cara não vê coração.
E os dois
nunca ficaram cara a cara.
E o tempo então
foi passando e o cara foi ficando coroa.
E cada vez
mais...
Com a cara do
coroa.
Um dia ele
ligou pro coroa
e falou logo
de cara:
- Tô o maior coroa e o meu filho é a sua cara!
Aí os dois
foram jogar dama na praça e jogar conversa fora.
E tirar na cara
ou coroa...
Se o carinha era
a cara do cara, ou a cara do coroa.
Eles nunca
descobriram, mas a resposta estava na cara.
Cara de um, focinho do
outro, de Guto Lins. São Paulo,
FTD, 1994.
A expressão “cara de um, focinho do outro” significa:
(A) Não eram
parecidos
(B) Um era
parecido com cachorro
(C) Ser
fisicamente diferente do outro
(D) Ser
parecido fisicamente com alguém
8) Observe o
sentido da palavra cara, destacada abaixo:
Ele era um cara legal,
Um cara que metia a cara.
Tipo cara de um, focinho do outro.
a- O que significa a expressão “metia a cara”?
_______________________________________________________
b- Qual o sentido da palavra cara no primeiro verso?
_______________________________________________________
9) O autor do texto “Cara de um, focinho de outro” cita algumas características da personagem. Quais características são essas?
_______________________________________________________
10) Retire do texto ¨Cara de um, focinho do outro¨:
a) Um
monossílabo tônico ___________________________________________
b) Essas
palavras foram retiradas do texto acima. Agora classifique-as em:
Focinho—coração
Oxítona_______________________________________________
Paroxítona_____________________________________________
c) Agora é a sua vez: pense e escreva uma palavra proparoxítona e responda:
Toda palavra proparoxítona é:_____________________________.
Os gestos e os movimentos do corpo também são formas que as pessoas encontraram para se expressar, comunicar e contar histórias. Assim, nasceu a dança. Acesse o Link para assistir o vídeo
As danças
aconteciam em
volta de fogueiras, ao luar, durante o dia ou à noite. No passado, as pessoas
dançavam em rituais para ter boa caça, para festejar a chegada de uma estação
do ano e em outras ocasiões.
As
pessoas dançavam e ainda dançam por muito motivos. Há diferentes tipos de danças,
como as quadrilhas, nas festas juninas, que você já deve ter dançado e que
lembram os minuetos; as danças circulares; o balé clássico; e tantas mais...
Cada grupo cultural tem uma razão para criar a arte dos movimentos: a dança.
1)- Coloque
uma música e dance fazendo movimentos mais soltos e livres. Vamos lá?
SEMANA 01 - CIÊNCIAS
Para
ler e fazer...
Quando falamos dos
componentes do sistema solar, cabe começar falando sobre o Sol. Esse corpo
celeste com brilho próprio é a estrela central de nosso sistema. Todos os corpos celestes desse sistema, inclusive a
Terra, giram em torno dele. O Sol é de fundamental
importância para a manutenção da vida terrestre, fornecendo luz, calor,
energia, além de ser responsável pela evaporação da água e por diversos
processos biológicos em plantas e animais.
A Terra tornou-se habitável por tantas espécies justamente por ser
um dos planetas sob influência do Sol. Ela não é um corpo celeste de luz própria e
não é estática, está em constante realização de diversos movimentos.
E, por último, cabe falar da Lua, que como se sabe é conhecida como
satélite natural da Terra. A Lua não possui luz própria, apenas a reflete.
Movimentos
da Terra
Embora pareça que o Planeta Terra permaneça sempre imóvel,
ele, assim como os outros planetas do Sistema Solar, realiza vários movimentos.
Os dois principais movimentos realizados pela Terra são rotação e translação.
Vale ressaltar que estes dois movimentos ocorrem simultaneamente.
1. Rotação da Terra
Em função desse movimento foram definidos segundos, minutos e hora. Ele explica também o dia e a noite.
Equívocos
relacionados a esse movimento:
.O
nascer do Sol
2. Translação da
Terra
Equívocos relacionados
a esse movimento:
.Estações do ano
É comum ouvir
que o verão ocorre porque a Terra está mais próxima do Sol e o inverno, ao
contrário, quando está mais distante. Está errado. A órbita da Terra é quase
circular não elíptica como aparece em ilustrações. Por isso ela pouco se afasta
do Sol. O seu eixo (linha imaginária que une os polos) é inclinado. Isso faz
com que o hemisfério sul receba mais energia do Sol durante um semestre e o
Norte no outro. Os raios solares chegam ao planeta com diferentes inclinações
durante o ano. O dia em que um hemisfério recebe o maior ou o menor tempo de
insolação é chamado de solstício de verão ou de inverno, respectivamente. O dia
em que os hemisférios recebem o mesmo tempo de luminosidade é chamado de
equinócio (de primavera ou de outono).
.Quatro estações?
Quem mora próximo à linha do Equador nossas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste estranha muito essa história de quatro estações. Para essas pessoas, existem somente duas: o inverno (nem é porque faz frio, mas por chover muito) e o verão (época de estiagem). Primavera e outono, só de ouvir falar! Próximo à linha do Equador, os raios solares têm as menores inclinações. A duração das noites e dos períodos claros do dia são equivalentes. Portanto, não existe durante o ano grande alteração na posição em relação ao Sol. Por isso, nessas regiões não há tanta variação climática. O que já não acontece nas áreas que ficam acima do trópico de Câncer e abaixo do trópico de Capricórnio, onde as quatro estações são mais bem demarcadas.
. Meio-dia sem
sombra?
Outro
senso comum é que o verão se caracteriza por, ao meio-dia, o Sol estar tão a
pino que nossa sombra some debaixo dos pés. Na verdade, pelo mesmo motivo
anterior, isso só acontece nas regiões entre os trópicos, e apenas em dois dias
do ano. Apesar de boa parte de nosso território estar localizada nessa região,
o conceito errado pode confundir quem habita a região Sul...
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
Atividades
1- Descreva o movimento de
rotação e o de translação do planeta Terra.
2- Qual é o movimento da Terra
que explica a mudança de estação do ano?
3- Qual é o movimento da
Terra que provoca a alternância dos dias e das noites?
4- O que significa ter um ano
bissexto?
5- Qual a duração do
movimento de rotação e do movimento de translação?
6- A inclinação do eixo da
Terra junto com o movimento em torno do Sol é responsável pelas ________________________
do ano, que são:__________________ ____________________, __________________ e
____________________.
7- Complete com as palavras
abaixo:
ESCURO – GLOBO – NOITE – OPOSTOS – ROTAÇÃO –
INCIDÊNCIA – EIXO - BRASIL
Quando é dia no Japão é _________ no _________.
Isso acontece porque esses países estão localizados em lados opostos do
_________ terrestre e por causa do movimento de __________ da Terra em torno do
seu próprio ________. Enquanto um desses países recebe a _______________ de luz
solar, o outro fica _______________.
Para ler e fazer...
As
cidades brasileiras
Cidades são sedes de municípios e estão distribuídas por todos os países
que existem no planeta, cada cidade tem sua particularidade quanto à história,
arquitetura, religião entre outros, independentemente da quantidade de
habitantes.
Todas as cidades são constituídas pelo trabalho físico e mental do
homem, dessa forma, é uma construção social que ocupa o espaço geográfico
transformando de forma significativa a paisagem.
No
Brasil, há cidades com formas, origens, estruturas e funções variadas.
Geralmente,
as cidades surgem de forma natural (espontânea) ou planejada.
As
cidades naturais têm origem na aglomeração de pequenos povoados que crescem ao
redor de um centro comercial, uma instituição religiosa, um porto, uma
fortaleza ou mesmo um local estratégico que serve de parada para viajantes. Por
isso, é muito comum no centro histórico de uma cidade a preservação de praças,
igrejas e outros monumentos que são símbolos de sua origem e fundação. São
exemplos de cidades naturais: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre...
As
cidades planejadas são idealizadas, projetadas e, depois, construídas. A
construção de uma cidade planejada envolve questões relacionadas à sua
estrutura e organização, tais como: a largura das ruas, locais específicos para
a construção de moradias, parques, estabelecimentos comerciais e de serviços,
indústrias, saneamento básico, escolas, transportes, policiamento, postos de
saúde, entre outras, visando garantir a qualidade de vida de seus moradores.
São exemplos de cidades planejadas: Teresina,
Belo
Horizonte, Aracaju, Goiânia, Boas Vista....
Com
o passar do tempo, mesmo as cidades planejadas estão sujeitas ao processo de
crescimento urbano espontâneo e acelerado, ocasionando problemas como falta de
serviços públicos, infraestrutura e mobilidade urbana.
Baseado
nas distinções entre as cidades quanto à origem, história e importância
econômica e política, é possível classificar os núcleos urbanos de acordo com
sua origem e função.
As
cidades podem ser classificadas também pela sua função ou principal atividade
econômica:
Cidades
industriais: correspondem
àqueles municípios que concentram muitas indústrias.
Cidades
comerciais: representam
os núcleos urbanos que têm como ponto forte econômico as transações comerciais
e a prestação de serviços.
Cidades
portuárias: são
aquelas que têm suas atividades vinculadas à exportação e importação e que
abriga portos em plena área urbana.
Cidades
turísticas: correspondem
a núcleos urbanos que têm como principal atividade econômica a indústria do
turismo.
Cidades
religiosas: são
aquelas que se destacam por atrair fiéis de diferentes religiões.
Cidades
históricas: correspondem
a núcleos urbanos que carregam um grande acervo histórico.
Cidades
político-administrativas: são cidades onde se
localizam importantes sedes administrativas de governos e parlamentos.
Fonte: TIPOS de cidades. Disponível em: .
Acesso em: 6 abr. 2020.
Belo
Horizonte
Belo Horizonte é também porta de entrada para importantes
cidades históricas de Minas Gerais, como Ouro Preto, Sabará, Congonhas e
Tiradentes. Possui voos diretos para todas as capitais brasileiras a partir de
seu Aeroporto Internacional Tancredo
Atividades
1. Como são constituídas as cidades?
2. Cidades idealizadas, projetadas e,
depois, construídas são chamadas de:
a-( ) cidades naturais
(espontâneas).
b-( ) cidades medievais.
c-( ) cidades históricas.
d-( ) cidades planejadas.
3. As
cidades que têm origem em pequenos povoados que crescem ao redor de um centro comercial, uma instituição
religiosa, um porto... são chamadas de:
a-( ) cidades naturais
(espontâneas).
b-( ) cidades medievais.
c-( ) cidades históricas.
d-( ) cidades planejadas.
4. Belo Horizonte é um exemplo de:
a-( ) cidades naturais
(espontâneas).
b-( ) cidades medievais.
c-( ) cidades históricas.
d-( ) cidades planejadas.
5. Rio de Janeiro é um exemplo de cidade:
a-( ) cidades naturais
(espontâneas).
b-( ) cidades medievais.
c-( ) cidades históricas.
d-( ) cidades planejadas.
6. De acordo com a função ou principal atividade econômica, como as cidades
podem ser classificadas?
7. Cidades que
abrigam o governo federal de um país:
a-( ) cidades industriais.
b-( )
cidades político-administrativas.
c-( ) cidades portuárias.
d-( )
cidades religiosas.
e-( ) cidades turísticas.
f-( ) cidades históricas.
8.
A cidade do Rio de Janeiro recebe todos os anos milhares de pessoas de
diversas partes do país e do mundo. O estado atrai muitos visitantes por sua
beleza natural (possui uma costa com 635 quilômetros de extensão banhada pelo
oceano Atlântico), além de eventos como o carnaval. A importância histórica da
cidade também é considerada, tendo em vista que o Rio de Janeiro tem mais de
quatrocentos anos e foi sede do Império e capital da República.
Em que classificação se encaixa a cidade do Rio de Janeiro?
a-( ) cidade religiosa.
b-( ) cidade industrial.
c-( ) cidade turística.
d-( ) cidade religiosa.
e-( ) cidade histórica.
f-( ) cidade comercial.
9. Centro urbanos como Londres, São Paulo e Nova York têm como ponto forte
econômico as transações comerciais e a prestação de serviços. Por esse motivo,
funcionam como polos atrativos de população interessada nessas características.
A que tipo de cidade o fragmento acima se refere?
a-( ) comerciais.
b-( ) planejadas.
c-( ) industriais.
d-( ) portuária.
e-( ) religiosas.
f-( ) turística.
10. Cidade com
grande fluxo de importação e exportação devido as seu porto marítimo:
a-( ) cidades históricas.
b-( )
cidades turísticas.
c-( ) cidades religiosas.
d-( )
cidades industriais.
e-( ) cidades portuárias.
f-( ) cidades político-administrativas.
11. Cidades com
grande fluxo de visitantes devido à sua influência religiosa:
a-( ) cidades comerciais.
b-( )
cidades industriais.
c-( ) cidades
religiosas.
d-( )
cidades portuárias.
e-( ) cidades turísticas
f-( )
cidades históricas
Para ler e fazer...
O
surgimento das primeiras cidades
As primeiras cidades surgiram nas
proximidades de grandes rios, onde se iniciou as atividades agrícolas. A união
das pequenas aldeias provocou a formação das primeiras cidades que ficaram
conhecidas como civilizações fluviais, pois ficavam em torno de importantes
rios.
Os
homens se organizavam cada dia em grupos maiores, formando cidades
maiores. Algumas cidades surgiram na Mesopotâmia a cerca de seis mil
anos.
Mesopotâmia: uma
região localizada no continente asiático, entre os rios Tigre e Eufrates, hoje
atual Iraque. Região rica em recursos naturais. É considerada como berço da
civilização moderna.
As aldeias
passaram a ser cidades após algumas mudanças no modo de vida das famílias que
passaram a se organizar melhor após a Revolução Agrícola. Algumas técnicas no
sistema agrícola, como a irrigação, gerou a produção de excedentes, ou seja, a
obtenção de mais alimentos para o consumo o que, por sua vez, pode ser trocado,
dando origem ao comércio.
O
comércio se intensificou e levou a expansão de fronteiras.
A
intensidade das trocas comerciais variava de um lugar para outro
aumentando a variedade de produtos, com isso, novos espaços foram construídos
para abrigar as atividades comerciais e artesanais, dando origem as cidades.
Entre
o século V e XV, algumas
regiões da Europa eram completamente rurais. As pessoas viviam em territórios
chamados de feudos, onde produziam quase tudo
que necessitavam.
Ao
final desse período, principalmente por causa do desenvolvimento da navegação
marítima, surgiu as feiras fixas ou itinerantes onde os comerciantes se encontravam
para vender os produtos. Alguns produtos eram trazidos de regiões distantes,
como tecidos de seda e as especiarias do oriente.
Com o surgimento das cidades foi
necessário um controle da
qualidade dos produtos trocados e o estabelecimento dos valores, levando ao
desenvolvimento do sistema de contagens e de medidas. Com a necessidade de contabilizar os
produtos comercializados, os impostos, o levantamento de obras, entre outros, foi
necessário o desenvolvimento da escrita.
A escrita
possibilitou estabelecer leis, contratos comerciais e registros fiscais, além
de permitir que conhecimentos e técnicas fossem transmitidos por meio dessa
escrita.
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
Atividades
1-
Onde surgiram as primeiras cidades? Como elas ficaram conhecidas?
2-
Qual foi o papel fundamental que a escrita desempenhou na organização social?
3- Quando as aldeias passaram a ser cidades?
4- Qual a relação do comércio com a
formação das cidades?
5-
Assinale V para verdadeiro e F para falso:
a-( ) As primeiras
civilizações formaram-se durante o período Paleolítico, em regiões localizadas
no atual continente europeu.
b-( ) A formação
das primeiras cidades marcou o desenvolvimento das primeiras civilizações.
c-( ) A
proximidade de grandes rios foi um fator muito importante para a formação das
antigas civilizações.
d-( ) Por meio
de inovações como a simples irrigação, foi possível aproveitar ainda mais os
recursos hídricos das regiões ocupadas.
e-( ) Mesmo com
as inovações técnicas na agricultura, não foi possível produzir alimentos
suficientes para a ocupação.
6- Complete o texto utilizando
as palavras abaixo.
As primeiras cidades
se desenvolveram às margens de grandes _______________. As águas dos rios eram utilizadas na
____________________, na criação de ________________, e serviam como vias de
navegação. Na época, os sistemas de ______________ possibilitavam o maior
controle das águas. A construção de diques e de ______________, por exemplo,
foi uma inovação técnica que favoreceu o aumento da produção agrícola.
1)-Complete o
quadro das multiplicações:
2)- Probleminhas:
a)- Multiplique 25 por 6. Ao resultado,
acrescente 1.500 unidades. Do total, retire duas centenas e meia. Que número
você obteve?
b)- Um dos fatores de uma
multiplicação é 5 e o outro é 4 vezes maior. Qual é o produto?
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