23 de nov. de 2020

Material de Estudo - 20/5º ano - Salas 11 e 12

 










ATIVIDADES

QUESTÃO 01) Calcule mentalmente:

 

a)   910 x 1000 =             d) 400 : 100 =           g) 2500 : 100 =

 

b)   830 x 10 =                e) 53000 : 1000 =              h) 30 X 100 =

 

c)   7010 x 100 =             f) 650 : 10 =              i) 250000 : 1000 =

 

AS QUESTÕES A SEGUIR SÃO SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO. REALIZEM NO CADERNO COM OS DEVIDOS CÁLCULOS E RESPOSTAS.

 

QUESTÃO 02) Um recipiente contém 485 litros de vinho. Quantos garrafões de 20 litros podemos encher com esse vinho?

 

QUESTÃO 03) Dez amigos vão repartir, igualmente, um prêmio de 150 000 reais. Quanto receberá cada um dos amigos?

 

QUESTÃO 04) O funcionário de uma fábrica quer colocar 914 bolas em 9 caixas, pondo em cada uma igual número de bolas.

a)   Quantas bolas serão colocadas em cada caixa?

b)   Quantas bolas sobrarão?

 

QUESTÃO 05) Num ônibus cabem 44 pessoas sentadas. Quantas pessoas sentadas cabem em 15 ônibus iguais?

 




Em sua orbita a Terra realiza dois importantes movimentos:


1- Leia as informações abaixo, e depois organize-as no local adequado:

a) Tem a duração de aproximadamente 24 horas.  

b) É o movimento que a Terra faz em volta do Sol.

c) Dá origem aos dias e às noites.

d) Tem duração de aproximadamente 365 dias.

e) É o movimento da Terra em volta de si mesmo.

MOVIMENTO DE ROTAÇÃO

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO

 

 


2- Complete as frases.

a) Nós vivemos no planeta __________e recebemos _______ e calor do __________.

b) Esse planeta realiza diversos movimentos, mas os mais importantes para a organização da vida em sociedade são os movimentos de _______________ e _______________________.

c)________________ é o movimento que a Terra realiza em torno de seu eixo imaginário, ou seja, em torno de si __________. Esse movimento dura cerca de ______________ horas.

d) A principal consequência do movimento de __________é a sucessão dos__________ e das noites, uma vez que os raios solares não iluminam toda a superfície terrestre ao mesmo tempo.

e) A translação é o __________________que a__________ realiza em torno do __________ . Esse movimento completo dura aproximadamente __________dias, o que originou a criação do ano como unidade de medida de tempo . A principal consequência do movimento de translação é a determinação das _______________do ano : primavera, _____________ , outono e ____________________.


3- Observe o diálogo do quadrinho abaixo:


Qual deverá ser a resposta dada pela mãe?


4-  As afirmações abaixo são falsas. Descubra o erro em cada uma delas e reescreva-as tornando-as verdadeiras.

    a)Nosso planeta tem três polos: polo Norte, polo Sul e polo Leste.  

    b) O Sol gira em torno da Terra.

    c) O movimento de translação da Terra dá origem às estações do ano.  

    

5Se você ordenar do menor para o maior os astros das fotos a seguir, que sequência irá obter?


    (A) Sol, Lua e Terra.

    (B) Terra, Sol e Lua.

    (C) Lua, Terra e Sol.

    (D) Sol, Terra e Lua.


6- A terra e a Lua estão sempre em movimento no espaço. Considerando esses      movimentos, complete as frases:

A Lua apresenta três principais movimentos: ___________________, ______________________ e __________________________.

O Tempo médio que a Lua leva para dar uma volta completa ao redor da Terra (movimento de rotação) é  o mesmo que ela leva para realizar o movimento de translação, cerca de _____ dias.

O Tempo entre uma fase e outra da Lua é cerca de____ dias.

7A figura representa a Lua em diferentes posições de sua órbita ao redor da Terra.


7- Começando pela Lua Nova, as fases da Lua  ocorrem em que ordem?

(A) Nova, Crescente, Cheia e Minguante.

(B) Nova, Minguante, Cheia e Crescente.

(C) Nova, Cheia, Crescente e Minguante.

(D) Nova, Crescente, Minguante e Cheia.


8- Nomeie as fases da Lua de acordo com as imagens:




9- O que é eclipse?


10- Escreva  o que é  eclipse solar e eclipse lunar.


11- Faça a relação entre a definição abaixo e o nome do fenômeno astronômico.

(1) Eclipse solar total         

(2) Eclipse solar parcial        

(3) Eclipse anular

(4) Eclipse lunar           

(5) Eclipse solar

a(    ) A Lua fica entre o Sol e a Terra, e a Terra entra na zona de sombra da Lua.

b- (    ) A Lua não consegue encobrir totalmente o disco solar.

c- (    ) A Terra fica entre o Sol e a Lua, e a Lua entra na zona de sombra da Terra.

d- (    )  A Lua oculta por completo o disco solar, e o observador na Terra está na  zona de penumbra.

e- (    ) A Lua oculta por completo o disco solar.

Abraços das professoras.

Novembro/2020




Atenção:

- Você deverá fazê-las em uma folha separada dos outros exercícios colocando o seguinte cabeçalho:

Desafio do mês de Novembro

Nome (completo):_________________________________________________

Sala:__________       Semana: 4     

- Faça de forma organizada e com bastante capricho!!!!

                                                   Abraços das professoras.

Novembro/2020




Atenção:

- Você deverá fazê-las em uma folha separada dos outros exercícios colocando o seguinte cabeçalho:

Desafio do mês de Novembro

Nome (completo):_________________________________________________

Sala:__________       Semana: 4 

- Faça de forma organizada e com bastante capricho!!!!

                                                   Abraços das professoras.

Novembro/2020







Texto 1

Racismo

Racismo, discriminação e preconceito são termos que, por serem utilizados, geralmente, nos mesmos contextos podem causar confusão. Por isso, é necessário estabelecer uma distinção conceitual que desfaça qualquer problema de entendimento a respeito do significado dos termos.

Primeiro, podemos dizer que preconceito é um prejulgamento, ou um julgamento sem conhecimento de causa de algo ou alguém, enquanto discriminar é o ato de tratar diferente, diferenciar algo ou alguém. Racismo, por sua vez, além de ser uma forma de preconceito, pode manifestar-se por meio de uma ação excludente, ou seja, discriminatória.

Também é necessário entender que o racismo não se manifesta de maneira única. Temos vários tipos de situações em que podemos identificar, de um modo mais explícito ou não, o preconceito racial.

 

Tipos de racismo

De uma maneira mais perceptível e direta, o crime de ódio e discriminação racial explícito é o caso de racismo mais fácil de se identificar. Trata-se de ofensas de cunho racial ou de qualquer tipo de segregação ou proibição a pessoas com base em sua cor ou raça. Para esses casos, pode haver a aplicação da lei 7716, que prevê penas de até cinco anos para condenados por crimes de racismo.

Há também o racismo institucional, mais difícil de se identificar, pois a ação racista nem sempre é explícita e, muitas vezes, ela é assumida por uma instituição como parte de um protocolo de ações gerais daquela própria instituição, quando, na verdade, a ação racista só é aplicada contra pessoas negras ou indígenas. Podemos utilizar como exemplo as abordagens truculentas de policiais contra negros e até assassinatos de negros desarmados e rendidos em algumas situações específicas, como aconteceu na cidade de Charlottesville, na Geórgia, Estados Unidos, em 2017.

Por último, podemos falar do racismo estrutural, que é algo que está, de algum modo, preso às estruturas de nossa sociedade. Essa é a forma de racismo mais branda e de difícil percepção, por isso, um tanto perigosa. Podemos identificar como sintomas dessa forma de racismo o fato de que pessoas negras ganham, segundo estatísticas do censo 2016 do IBGE, menos que pessoas brancas. Também encontramos entre a população negra uma menor escolaridade.

Em nosso cotidiano, utilizamos expressões racistas, muitas vezes sem nos darmos conta, e a constatação dessas ações e situações aliadas à crença de normalidade pode ser o fator de maior risco para a sociedade ao se falar de racismo. Expressões de linguagem e termos racistas reforçam o racismo estrutural (tão fortemente enraizado) e permitem que a discriminação permeie todos os meios, perseguindo as vítimas em todos os lugares, pois a linguagem é capaz de adentrar qualquer esfera da vida humana. Portanto, não se trata de ser “politicamente correto”, e sim de reconhecer que há alguém que se ofende com determinadas expressões porque sofre na pele as consequências negativas da discriminação que as originou.

Disponível em: https://alunosonline.uol.com.br/sociologia/racismo.html. .Acessoem 15 jul. 2020. (Adaptado)

1) O verbete é resumo de ideias sobre um conceito, sendo bem compreensível. Releia o texto e construa os seguintes verbetes:


Texto 2.


1) Complete o quadro com as informações dos textos 1 e 2. Se precisar consulte livro e internet.


2) Na tirinha, Armandinho conversa com seu pai sobre o preconceito. Qual a comparação feita pelo pai do menino?

__________________________________________________________

 

3) O pai de Armandinho explica ao filho que preconceito tem cura, que pode ser tratado com:

(  ) remédios.

(  ) educação.

(  ) alimentação.

(  ) atividade física.


4) Agora é a sua vez. Crie uma tirinha sobre o tema abordado nos dois textos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário