5 de nov. de 2020

Material de Estudo - 17/1º ano



OLÁ CRIANÇA, JÁ ESTAMOS NO MÊS DE NOVEMBRO CONTINUE FAZENDO AS ATIVIDADES, DEDICANDO E TAMBÉM SE DIVERTINDO.  USE MÁSCARAS QUANDO PRECISAR SAIR DE CASA, FAÇA A HIGIENE CORRETA E O USO DO ÁLCOOL.

 

1) NO CADERNO DE AULA ESCREVA SEU NOME COMPLETO E COLOQUE A DATA.

 

2) QUEREMOS FALAR SOBRE  DIVERSIDADE.


DIVERSIDADE SIGNIFICA VARIEDADE, PLURALIDADE, DIFERENÇA. CARACTERIZA TUDO QUE É DIVERSO, QUE TEM MULTIPLICIDADE.

DIVERSIDADE É A REUNIÃO DE TUDO AQUILO QUE APRESENTA MÚLTIPLOS ASPECTOS E QUE SE DIFERENCIAM ENTRE SI, EX.: DIVERSIDADE CULTURAL, DIVERSIDADE BIOLÓGICA, DIVERSIDADE ÉTNICA, LINGUÍSTICA, RELIGIOSA ETC.

VOCABULÁRIOONLINE 


OUÇA ESTA MÚSICA.


 

PARA SABER CONVIVER COM O OUTRO, NÓS DEVEMOS RESPEITAR TODAS AS DIFERENÇAS.

EXISTEM SENTIMENTOS E ATITUDES QUE NÃO COMBINAM COM A BOA CONVIVÊNCIA. PARA ISSO VOCÊ VAI USAR AS MESMAS CORES  DO SEMÁFORO, LEMBRANDO  QUE: 


ESCREVA NO CADERNO AS PALAVRAS ABAIXO COM LÁPIS DAS CORES DO SEMÁFORO, NÃO SE ESQUEÇA DE COLORIR AS LINHAS. OLHA O EXEMPLO:


PRECONCEITO – AMIZADE – IGUALDADE – DISCRIMINAÇÃO – RESPEITO – ACEITAÇÃO –

INDIFERENÇA – CONVIVÊNCIA – HUMILHAÇÃO INTOLERÂNCIA – EMPATIA – VIOLÊNCIA


VOCABULÁRIO:

ACEITAÇÃO - AÇÃO DE ACEITAR, DE RECEBER AQUILO QUE LHE É OFERTADO.

ATO PELO QUAL SE ACEITA: ACEITAÇÃO DA PROPOSTA.

MANIFESTAÇÃO DE APROVAÇÃO; TENDÊNCIA PARA SER BEM ACEITO; RECEPTIVIDADE: ACEITAÇÃO DO PÚBLICO.

AMIZADE - É A RELAÇÃO AFETIVA ENTRE OS INDIVÍDUOS. É O RELACIONAMENTO QUE AS PESSOAS TÊM DE AFETO E CARINHO POR OUTRA, QUE POSSUEM UM SENTIMENTO DE LEALDADE, PROTEÇÃO ETC.

CONVIVÊNCIA - AÇÃO OU EFEITO DE CONVIVER.
MODO DE VIDA EM QUE SE PODE PARTILHAR; VIDA EM COMUM; CONVÍVIO DIÁRIO.
O RELACIONAMENTO ESTABELECIDO ENTRE PESSOAS QUE CONVIVEM DIARIAMENTE; CONVÍVIO PRÓXIMO E CONTÍNUO; INTIMIDADE.

DISCRIMINAÇÃO - DISTINÇÃO OU DIFERENCIAÇÃO. NO ENTANTO, AÇÃO PRECONCEITUOSA EM RELAÇÃO A UMA PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS.

EMPATIA - SIGNIFICA A CAPACIDADE PSICOLÓGICA PARA SENTIR O QUE SENTIRIA UMA OUTRA PESSOA CASO ESTIVESSE NA MESMA SITUAÇÃO VIVENCIADA POR ELA. CONSISTE EM TENTAR COMPREENDER SENTIMENTOS E EMOÇÕES, PROCURANDO EXPERIMENTAR DE FORMA OBJETIVA E RACIONAL O QUE SENTE OUTRO INDIVÍDUO.

HUMILHAÇÃO - SIGNIFICA O ATO OU EFEITO DE HUMILHAR. É SINÔNIMO DE SUBMISSÃOREBAIXAMENTOVEXAMEAFRONTA VERGONHA.

IGUALDADE - É A AUSÊNCIA DE DIFERENÇA. A IGUALDADE OCORRE QUANDO TODAS AS PARTES ESTÃO NAS MESMAS CONDIÇÕES, POSSUEM O MESMO VALOR OU SÃO INTERPRETADAS A PARTIR DO MESMO PONTO DE VISTA, SEJA NA COMPARAÇÃO ENTRE COISAS OU PESSOAS.

INDIFERENÇA - CARACTERÍSTICA DE QUEM SE MANTÉM TRANQUILO, NÃO DEMONSTRANDO PREOCUPAÇÕES, SE COMPORTANDO DE FORMA INDIFERENTE DIANTE DE ALGO OU DE ALGUÉM.
AUSÊNCIA DE INTERESSE; FALTA DE CONSIDERAÇÃO: INDIFERENÇA PELOS SENTIMENTOS ALHEIOS. CONDIÇÃO DE QUEM NÃO SE DEIXA INFLUENCIAR PELOS SENTIMENTOS.

INTOLERÂNCIA - É O MESMO QUE AUSÊNCIA DE TOLERÂNCIA, CARACTERÍSTICA QUE CORRESPONDE A FALTA DE COMPREENSÃO OU ACEITAÇÃO EM RELAÇÃO A ALGO.

PRECONCEITO - É UM JUÍZO PRÉ-CONCEBIDO, QUE SE MANIFESTA NUMA ATITUDE DISCRIMINATÓRIA PERANTE PESSOAS, CRENÇAS, SENTIMENTOS E TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO. É UMA IDEIA FORMADA ANTECIPADAMENTE E QUE NÃO TEM FUNDAMENTO CRÍTICO OU LÓGICO.

VIOLÊNCIA - SIGNIFICA USAR A AGRESSIVIDADE DE FORMA INTENCIONAL E EXCESSIVA PARA AMEAÇAR OU COMETER ALGUM ATO QUE RESULTE EM ACIDENTE, MORTE OU TRAUMA PSICOLÓGICO.


3) DE ACORDO COM A MÚSICA, AS PESSOAS SÃO DIFERENTES: 



 RECORTE DE REVISTA OU DE JORNAL, IMAGENS DE PESSOAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE E COLE-AS NO CADERNO:

ALTO, BAIXO, GORDO, MAGRO, CARECA, CABELUDO, TATUADO, DEFICIENTE FÍSICO, ÍNDIO, ESTRANGEIRO, COM ROUPAS DE LOOKS DIFERENTES DO QUE VOCÊ USA E OUTRAS IMAGENS QUE VOCÊ JULGAR VÁLIDAS PARA COMPOR ESTA ATIVIDADE, ONDE O LEGAL É SER DIFERENTE.


DIVERSIDADE

                                        TATIANA BELINKY

“UM É LIGEIRO

OUTRO É MAIS LENTO

UM É BRANQUELO

OUTRO SARDENTO

 

UM É TRANQUILO

OUTRO É NERVOSO

UM É BIRRENTO

OUTRO É DENGOSO

 

UM, PREGUIÇOSO

OUTRO ANIMADO

UM É FALANTE

OUTRO É CALADO

 

CADA UM NA SUA

E NÃO FAZ MAL

DI-VER-SI-DA-DE

É QUE É LEGAL!”



4) DEPOIS DE LER A POESIA, VOCÊ VAI COPIAR AS PALAVRAS GRIFADAS E ESCREVER NA FRENTE DELAS AQUELA QUE RIMA. NA MESMA ESTROFE VOCÊ ENCONTRA A QUE COMBINA.


5) ASSISTA A ESTE TAMBÉM.



ACEITAR E CONVIVER COM O DIFERENTE, É O QUE TODOS NÓS DEVEMOS FAZER.

BRANCOS, AMARELOS, VERMELHOS, PRETOS E MARRONS PODEM E DEVEM VIVER COM AMOR E RESPEITO.


6) OBSERVE A QUANTIDADE DE CADA GRUPO DE MENINOS E ESCREVA O SEU NÚMERO CORRESPONDENTE:  


7) ENTÃO MISTURE TODOS OS MENINOS ASSIM:

1- AMARELOS + MARRONS =

2- BRANCOS + PRETOS =

3- VERMELHOS + BRANCOS =

4- MARRONS + BRANCOS =

5- VERMELHOS + PRETOS =

6- AMARELOS + BRANCOS =

7- BRANCOS + BRANCOS =

8- PRETOS – AMARELOS =

9- VERMELHOS – PRETOS =

10- BRANCOS – MARRONS =

11- VERMELHOS – VERMELHOS =

12- BRANCOS – MARRONS =


SE CUIDE, SAÚDE!


Professora: Luciana Macedo



REPRODUZA OS MOVIMENTOS BÁSICOS DA GINÁSTICA DURANTE 5 SEGUNDOS PARA CADA MOVIMENTO. FAÇA SOB A SUPERVISÃO DE UM ADULTO.







Professora: Ana Maria Ferreira

COMO SERIA O MUNDO SE TODOS PENSÁSSEMOS DO MESMO JEITO, SE FIZÉSSEMOS AS MESMAS COISAS?

 

VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR SE TODOS NÓS FÔSSEMOS IGUAIZINHOS?

O MUNDO SERIA SEM GRAÇA, NÃO É MESMO?

 

ACOMPANHE O MUSICAL ’’NORMAL É SER DIFERENTE - GRANDES PEQUENINOS’’ E VEJA A IMPORTÂNCIA  DE RESPEITARMOS E DE VALORIZARMOS AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS. PARA ISSO VEJA O VÍDEO:

 



AGORA É SUA VEZ:

PROCURE EM JORNAIS, REVISTAS OU ENCARTES, ROSTOS MAIS OU MENOS DO MESMO TAMANHO, DE PESSOAS DIFERENTES.

RECORTE-OS E FAÇA UMA MONTAGEM DE UM ÚNICO ROSTO UTILIZANDO PARTES DE ROSTOS  DIFERENTES. DEPOIS, COMO EM UM QUEBRA- CABEÇA, COLE AS PARTES EM SEU CADERNO DE ARTE. DÊ UM TÍTULO PARA ESTA ATIVIDADE E COLOQUE A DATA. VEJA UM EXEMPLO:


https://br.pinterest.com/pin/628533691736854002/feedback/?invite_code=f0405a354d594c468cfbeba630aeae69&sender_id=595882731854901594






A VARIEDADE DE ANIMAIS NO NOSSO PLANETA É MUITO GRANDE. NA NATUREZA OBSERVAMOS QUE EXISTEM ANIMAIS NA ÁGUA, NA TERRA, NO AR. TAMBÉM EXISTEM ANIMAIS QUE PODEM FICAR PERTO DE NÓS, MAS OUTROS NÃO. ANIMAIS QUE VIVEM EM LUGARES ISOLADOS, COMO EM FLORESTAS, NAS MONTANHAS, NO FUNDO DO MAR.

HOJE VAMOS FALAR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS.

ANIMAIS DOMÉSTICOS: SÃO AQUELES ANIMAIS QUE PODEM VIVER PERTO DAS PESSOAS. MORAM DENTRO DA CASA OU DO QUINTAL DO DONO. SÃO EXEMPLOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS



ANIMAIS SELVAGENS (SILVESTRES): SÃO AQUELES QUE VIVEM SOLTOS NA NATUREZA. NA SELVA, NAS MONTANHAS, MARES E RIOS. MUITOS DELES SÃO PERIGOSOS, POIS PELO INSTINTO DE PROTEÇÃO PODEM ATACAR QUEM SE APROXIMA. SÃO EXEMPLOS DE ANIMAIS SELVAGENS:



1- CRIANÇAS LEIAM AS PALAVRAS E DESENHE NO SEU CADERNO OS ANIMAIS CORRESPONDENTES:


2- CRIANÇAS, OS NOMES DOS ANIMAIS ABAIXO ESTÃO FALTANDO SÍLABAS. ESCREVA NO CADERNO DE ESTUDOS INTEGRADOS O NOME COMPLETO DESSES ANIMAIS. NÃO SE ESQUEÇA DE FAZER AS LINHAS NO CADERNO E CAPRICHAR NA LETRA!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário