Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Parabéns, ó brasileiro,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.
Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.
Segundo estudo publicado no New England
Journal of Medicine, a obesidade infantil aumenta
os riscos de morte antes
dos 55 anos de idade. Acompanhando em longo prazo quase 5
mil crianças nascidas entre 1945 e 1984, os pesquisadores notaram que um quarto
dos voluntários que apresentavam maior Índice de Massa Corporal (IMC) tinham
duas vezes maior taxa de morte por causas naturais
antes dos 55 anos do que o grupo
de menor IMC. Entre essas
causas, os especialistas consideraram doenças
cardiovasculares, doença hepática alcoólica, infecções, câncer, diabetes e
overdose de drogas.
"O ponto principal é que a
obesidade em crianças é um sério problema que precisa ser abordado
seriamente", ressaltou o pesquisador William C. Knowler, do Instituto Nacional
de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais. "O que este estudo
particular mostra é que a obesidade causará o excesso de morte
prematura", completou o especialista.
Além da influência direta da obesidade
infantil nos riscos de morte prematura, a pesquisa indicou que a intolerância à
glicose - fator de risco para o diabetes
- e a pressão alta na infância
também cumprem um papel
neste sentido. A taxa de morte foi 73% maior entre o grupo de maior
intolerância à glicose e 1,5 vezes maior entre aqueles que apresentavam pressão alta.
Em nota para a imprensa, o pediatra Marc Jacobson, da Academia Americana de Pediatria, destaca que o novo estudo é oportuno e importante, visto que mais de um sexto das crianças americanas estão obesas. "Ele nos dá mais dados relevantes sobre os efeitos da obesidade adolescente em longo prazo". E, seguindo as diretrizes da academia, o especialista recomenda a medida do Índice de Massa Corporal em todas as crianças, e uma abordagem no estilo de vida daquelas que se apresentam obesas. Para a prevenção, segundo ele, os pais podem usar o chamado 5210 - cinco porções diárias de frutas e vegetais, duas horas ou menos de tv por dia, uma hora de exercícios e nenhuma ou pouquíssimas bebidas açucaradas. (HTTP://CLIQUESAUDE.COM.BR)
RESPONDA, COM SUAS PALAVRAS:
1. No texto “A Obesidade Infantil”:
a) Qual é a ideia principal que o autor desenvolve?
b) Por que, segundo o autor, a obesidade infantil provoca morte prematura?
HABILIDADES:
- Construir os fatos
básicos das operações de: Adição, subtração e multiplicação.
- Aplicar as ações de
adicionar, subtrair e multiplicar, respeitando as regras de resolução.
- Realizar cálculo
mental.
- Ler e interpretar
dados.
1)-Que tal uma atividade divertida
para a tabuada?
Link
para treinar a tabuada:
👇
https://www.tabuadademultiplicar.com.br/
2)-Complete as multiplicações, observando a tabuada com atenção:
3)- Percorrendo a Trilha:
FAÇA AS ATIVIDADES
COM CAPRICHO !
BEIJINHOS !!
HABILIDADES:
- Reconhecer e
respeitar os diversos modos de expressão artística.
- Valorizar os
trabalhos de artes visuais.
- Respeitar a própria
produção e a dos colegas.
- Observar e reconhecer os movimentos e gestos corporais
- Participar de brincadeiras teatrais.
ATIVIDADES
Assista ao vídeo e faça o que se pede:
a) Faça figuras usando sombras com as mãos. Peça alguém para tirar uma foto daquela que você mais gostar e nos envie.
b) Essa atividade você poderá fazer num dia de sol, em qualquer lugar da sua casa onde a luz solar projete sombra no seu papel. Para isso, iremos precisar de um brinquedo, lápis, borracha e material para colorir e enfeitar o seu desenho. Na folha, você vai colocar o brinquedo escolhido em qualquer parte do papel e com o lápis, contornar toda a sombra do brinquedo que está sendo projetada no papel. Agora você tem uma forma desenhada, observe-a e imagine uma figura neste desenho. Avalie essa figura, que forma ela tem? O que poderia ser e onde está? Dê vida a este contorno e complete o desenho. Você pode fazer mais desenhos para completar a cena e também pode fazer colagem de diferentes materiais (papel de bala, aparas de lápis, tinta, lã, botão, folha seca, sementes e tudo o que sua imaginação permitir).
DIVIRTA - SE !
BEIJINHOS !!
CIÊNCIAS
PARA
LER, VER, PENSAR E FAZER
Poluição do ar ou poluição atmosférica
A poluição do ar ou poluição atmosférica refere-se a
mudanças da atmosfera terrestre susceptíveis de causar impacto a nível
ambiental ou de saúde humana, através da contaminação por gases, partículas
sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia.
Assista
ao vídeo e depois faça o que se pede:
1-
Escreva as atividades humanas que mais poluem o ar.
2- Escreva
os efeitos que a poluição do ar pode causar.
3-
Como as árvores contribuem para a diminuição da poluição do ar?
4- O
que podemos fazer para melhorar a qualidade do ar?
Para
saber mais...
A chuva ácida é um fenômeno
que ocorre quando a acidez das chuvas é aumentada pela
presença de gases poluentes no ar. Esses gases vêm da queima de combustíveis
nas indústrias e em veículos de transporte, por isso, as cidades são as áreas
mais afetadas.
Quer saber mais? Assista o vídeo.
GEOGRAFIA
PARA
LER, PENSAR E CONVERSAR
O Lixo nosso de cada dia
Você
já parou para pensar na quantidade de lixo que produzimos desde a hora em que
acordamos até quando vamos dormir? Será que tudo que jogamos fora é lixo?
O lixo é um problema gritante que a sociedade vem
enfrentando! Cada vez mais, vem aumentando a quantidade de lixo em todo lugar,
e quem paga por isso somos nós, seres humanos. Atualmente o lixo doméstico é um
dos principais responsáveis pela poluição ambiental. As embalagens são
frequentemente encontradas nas ruas, parques, rios e praias, poluindo o
ambiente, entupindo bueiros, provocando enchentes, favorecendo a proliferação
de doenças e ameaçando a vida de pessoas e animais. E o que faremos para
contribuir com a diminuição da produção diária de lixo doméstico?
Atividade 1
Você já ouviu falar em sociedade de consumo e
consumo responsável?
Após assistir ao vídeo abaixo, registre em
seu caderno suas impressões.
a -
O QUE EU JÁ SABIA?
b -
O QUE EU APRENDI?
Atividade 2
Você sabia...
… que o Brasil é o 3º país que mais produz lixo no
mundo?
… que, no ano 2020, a população brasileira deve
ultrapassar os 209 milhões de habitantes e, quando se trata de produzir lixo,
nós, brasileiros, estamos veementes, ou seja, produzindo intensamente?
… que cada pessoa produz, em média, de 800 gramas a
1 kg de lixo por dia, ou de 4 a 6 litros?
… que, no Brasil, são produzidas, diariamente,
cerca de 255 mil toneladas de lixo (dado referente ao ano de 2018), sendo que a
cidade de São Paulo é a que mais produz lixo no país, com cerca de 19,3 mil
toneladas por dia?
… que isto significa que, em São Paulo, são geradas
aproximadamente 15.000 toneladas de lixo por dia ou 75.000.000 de LITROS POR
DIA?
O texto que você acabou de ler trata-se de um “Você
sabia?” sobre a produção do lixo no Brasil. Gostou? O que mais te impressionou?
Esse texto também recebe o nome de “verbete de
curiosidade”, pois, como o nome diz, serve para trazer curiosidades sobre algum
assunto. As frases são iniciadas por “VOCÊ SABIA?” e são completadas com a
curiosidade em forma de pergunta.
Que tal ler para sua família e deixá-los bem
informados?
PENSE E REGISTRE SUAS REFLEXÕES NO CADERNO:
a.
Se cada pessoa no planeta, em um dia, jogar uma embalagem plástica e uma casca
de fruta no lixo, o que acontece?
b.
Você sabe para onde vai esse lixo?
c.
Em sua casa, quantas sacolas ou sacos de lixo são produzidos diariamente?
d.
Agora pensando em seu bairro, você percebe que há uma quantidade excessiva de
produção de lixo? Como esse lixo é descartado?
Atividade
3
Com base na análise das imagens que você acabou de
observar, responda às seguintes questões em seu caderno:
a.
Quais locais foram fotografados?
b.
De que forma os resíduos sólidos foram descartados em todos eles?
c. Quem
poderia tê-los descartado?
d.
Em qual dessas situações os resíduos podem ser foco de transmissão de doenças?
Por quê?
e. Provavelmente
você não gostou do que viu, não é mesmo? Mas, infelizmente, essas situações são
reais e ocorrem bem próximas da gente.
Então, pensando em fazer um alerta à sociedade, crie uma legenda para
cada imagem. Você pode usar a linguagem digital, por exemplo, criar uma #
(hashtag) para cada uma delas. Pense em algo para chamar a atenção das pessoas.
Vamos
colocar em prática o que aprendemos?
Reciclar
é um termo muito usado entre as pessoas que se preocupam com o meio ambiente. Muitas
coisas que são jogadas fora poderiam ser muito bem aproveitadas, inclusive para
fazer… adivinha o que? BRINQUEDOS! É verdade, fazer brinquedos com materiais
que podem ser reutilizados é divertido, estimula a criatividade, além de ser
ecologicamente correto, pois estamos evitando a poluição do meio ambiente.
Crie
um brinquedo com material reciclável, invente brincadeiras e desenvolva sua
criatividade. Fazendo isso você aprenderá muitas coisas mesmo que não perceba.
O vídeo abaixo ensina fazer 9 brinquedos usando materiais recicláveis.
Assista-o e escolha um dos brinquedos para produzir.
Se
preferir, pode fazer algo diferente do proposto no vídeo.
Tire
foto do seu trabalho e poste no grupo.
HISTÓRIA
Leia
o texto com atenção e faça o que se pede:
INDEPENDÊNCIA
DO BRASIL
A Independência do
Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o
fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas
anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal.
Contexto Histórico
Dom Pedro vinha sofrendo forte pressão das cortes
portuguesas para retornar para Portugal. A metrópole percebia que estava
perdendo, aos poucos, o controle político do Brasil. As cortes portuguesas
demonstravam forte interesse em recolonizar o Brasil, eliminando focos de
resistência. A presença de Dom Pedro no Brasil atrapalhava estes interesses
portugueses, porém o príncipe regente também sofria pressões da elite brasileira
que estava ávida pela independência do país.
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma
carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os
portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a
presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu
negativamente aos chamados de Portugal e proclamou: “Se é para o bem de todos e
felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.”
O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de
medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a
independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte,
organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o
reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor
sem o “cumpra-se”, ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador
do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a
São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os
últimos acontecimentos, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma
desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de
Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele
para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando
este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga,
levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. Este fato ocorreu no dia
7 de setembro de 1822 e ficou conhecido nacionalmente como “O Grito do
Ipiranga”, marcando a Independência do Brasil.
No mês de outubro de 1822, D. Pedro foi
declarado imperador do Brasil, sendo coroado em dezembro.
Pós Independência
Os primeiros países que reconheceram a
independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do
Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a
independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um
empréstimo da Inglaterra.
Para assimilar melhor o conteúdo, assista o vídeo
“Independência do Brasil”, depois faça as atividades com capricho.
O Brasil é realmente independente?
Mas nem tudo é o que parece ser. Romper com
Portugal e elevar um português ao poder, se autodeclarar soberano
subordinando-se à Inglaterra e, anos depois, abolir a escravidão e não combater
o tráfico de escravos. Estas são algumas contradições que encadearam uma série
de questionamentos que se perduram até hoje. O principal deles é se o Brasil,
mesmo tendo proclamado a “independência”, é independente de fato.
Veja o que
pensam alguns historiadores:
“A independência do Brasil significou deixar de ser
colônia. Houve, de fato. Transformou o Brasil em uma nação autônoma, não mais
colonial. Hoje, a realidade é outra: todos os países estão interligados, todos
são dependentes uns dos outros. Não podemos falar, na atualidade, em independência,
o que há hoje é interdependência.” (Pádua Santiago)
“O Brasil sofreu uma colonização de exploração, tinha
características de escravidão e produção para consumo externo. Rompemos com
Portugal. Houve uma mudança formal da estrutura, mas na essência tudo continua
similar, continuamos produzindo para exportação, estrutura de terra continua a
mesma, a escravidão tomou um novo molde através do racismo.” (Hermano Flávio)
“Brasil em si é um país
independente, mas o conceito de soberania nem sempre foi respeitado”. (João Júlio)
O que algumas pessoas (não-historiadores) pensam:
“Sim, eu acho que o Brasil é um país independente, pois
na quebra do pacto colonial, apesar do imperador ter sido português, a
dependência política em relação a Portugal teve fim”. (o estudante de
Engenharia Guilherme Santiago)
“A nossa independência, de 1822, foi diferente dos outros
países, todos tinham ideais, a nossa foi comprada, o que resultou, hoje, no
nosso espírito de vira-lata. Nós não respeitamos a nossa independência”. (estudante
de Psicologia Ester Andrade)
Apesar de todas as contradições e contestações de
legitimidade, não se pode negar que o dia 7 de setembro é de fato simbólico na
história do Brasil, em 2020 se celebra 198 anos da “independência” brasileira.
Data de tal relevância que sempre é comemorada em todo país.
Você conhece o Hino da Independência?
Atividades
1- Por que a Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais
importantes de nosso país?
2- O que aconteceu no dia 9 de janeiro de 1822?
3- Sobre a Independência do Brasil, escreva:
a) o nome de quem a proclamou.
b) a frase que ele declarou.
c) o dia que foi proclamada.
d) local onde aconteceu esse fato.
4- Em que mês D. Pedro foi declarado imperador?
5- Quais foram os primeiros países a reconhecerem a Independência do
Brasil?
6- Copie a
frase no caderno, completando-a corretamente com uma das opções abaixo:
“É correto
afirmar que a Independência do Brasil ocorreu porque o povo brasileiro.......
a) estava
satisfeito com a forma que o Brasil era governado pelo rei de Portugal.
b) queria
conquistar a autonomia política e estavam desgastados com o sistema econômico e
pagavam altos impostos.
c) gostava de
ser dependente de Portugal e aceitavam as decisões do D. João VI.
7- Na sua
opinião, o Brasil, mesmo tendo proclamado a “independência”, é independente
de fato? Justifique sua resposta.
8-
Faça uma pequena pesquisa sobre a primeira bandeira do Brasil pós dependência: Bandeira
Imperial do Brasil (1822 a 1889), desenhe-a em seu caderno e pinte com as cores
correspondentes.
9-
Desenhe agora a bandeira atual do Brasil e pinte-a com as cores correspondentes.
Em
homenagem à semana da infância vamos estudar um pouco mais o gênero textual:
Literatura de Cordel.
A
Literatura de Cordel é muito conhecida na região nordeste do Brasil. O Cordel é
um poema em que sempre há rima.
Atividade 1
Leia com atenção o Cordel a
seguir. Copie em seu caderno e ilustre.
Atividade 2
Garotada,
divirtam-se com o vídeo a seguir:
Atividade 3
Agora
que você já sabe o que é Cordel
Pense
em alguns versos e escreva no papel
Depois
envie no grupo para todo mundo saber
Que
um novo cordelista acabou de nascer.
Lembrando que:
Para as crianças escreverem os seus próprios cordéis
O
que define o ritmo peculiar do cordel são as regras métricas. Como na poesia,
cada frase é um verso e cada conjunto de versos é uma estrofe. No cordel, cada verso
tem sete sílabas poéticas, e as histórias se desenvolvem em
estrofes que geralmente têm 4, 6, 8 ou 10 versos.
Fonte: Pinterest
NOSSA.. ESSA SEMANA AS ATIVIDADES ESTÃO MUITO BACANAS!
ResponderExcluirTem muito assunto interessante:
*Independência do Brasil;
*Cordel;
*Multiplicação;
*Lixo e como fazer com ele;
* E ainda "não deixe a peteca" cair com o professor Daniel.
Já sabem... nada de preguiça! Tudo no capricho e depois mandando para nós as fotos.
Continue se cuidando.
Ana Lucia