10 de set. de 2020

Material de Estudo - 10/3º ano



 


Olá pessoal!

Esperamos que todos estejam com muita saúde.

O mês de setembro inicia-se.Ele, que venham boas novidades!

Trabalharemos com poemas. Vamos lá?

1-Relembrando:

Gênero textual: poemas, são escritos em versos e estrofes e podem apresentar rimas e devem ser lidos em ritmos. Também podem expressar sentimentos e emoções.

Versos: linhas poéticas.

Estrofes: conjuntos de versos.

Rima: semelhanças de sons no fim das palavras.

2- Em uma de nossas atividades passadas, trabalhamos com um gênero textual que conta um pouco da história da vida de uma pessoa. Responda em seu caderno o nome deste gênero textual.

3- Pesquise e escreva em seu caderno, o nome completo da autora do texto que vamos ler na próxima atividade e o país em que ela nasceu.

4-Leia com atenção o texto abaixo:

5- Escreva em seu caderno a resposta correta:

a- O texto acima é :

uma música (   )               

um teatro    (   )                  

um poema   (   )

b- O que te levou a descobrir o gênero do texto acima?

as características do texto (   )      

os desenhos (   )           

as palavras (   )      

6-Em sua opinião, o título está de acordo com texto? Por quê?

7- Faça um desenho bem bonito, que represente o texto acima. Depois, copie o texto observando a formatação dos versos e estrofes.

8-Responda em seu caderno:

a) Quantos versos o texto acima tem?

b) Quantas estrofes tem o texto acima?

c) Copie as rimas existentes em cada estrofe.

d) Retire do texto seis palavras que estejam no plural.

9-Vamos relembrar mais algumas informações:


10-Copie as palavras em seu caderno, utilizando os acentos agudo (´) ou circunflexo (^).

Se precisar sair, use máscara! Beijos virtuais.



POEMA É UMA OBRA LITERÁRIA QUE PERTENCE AO GÊNERO DA POESIA CUJA APRESENTAÇÃO PODE SURGIR EM FORMA DE VERSOS, ESTROFES OU PROSA, COM A FINALIDADE DE MANIFESTAR SENTIMENTO E EMOÇÃO. GERALMENTE SE APRESENTA EM FORMA DE VERSOS E ESTROFES COM RIMA E RITMO.

NA LITERATURA, O VERSO REPRESENTA A LINHA DO POEMA ENQUANTO A ESTROFE É O NOME DADO AO CONJUNTO DE VERSOS. O REFRÃO OU ESTRIBILHO SÃO OS VERSOS QUE SE REPETEM NO FINAL DAS ESTROFES. AS RIMAS SÃO EFEITOS PRODUZIDOS PELAS POESIAS POR MEIO DA APROXIMAÇÃO SONORA ENTRE AS PALAVRAS OU EXPRESSÕES. 

LEIA O POEMA ABAIXO VÁRIAS VEZES EM VOZ ALTA E DEPOIS COPIE-O EM SEU CADERNO.

RESPONDA AS QUESTÕES SOBRE ELE:

6) PROCURE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DA PALAVRA HERA E COPIE EM SEU CADERNO.




DE ACORDO COM O DICIONÁRIO CALDAS AULETE DIGITAL, OBSERVE O SIGNIFICADO DA PALAVRA DECLAMAR.

FALAR EM VOZ ALTA INTERPRETANDO O CONTEÚDO COM GESTOS, EXPRESSÕES FACIAIS E ENTONAÇÃO EXPRESSIVA.”

PARA ESTA ATIVIDADE VOCÊ DEVERÁ RETORNAR AO POEMA ESTUDADO NA ATIVIDADE DE LITERATURA:

LEILÃO DE JARDIM ( CECÍLIA MEIRELES)

COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, DECORE O POEMA , FAÇA A DECLAMAÇÃO ( FALAR EM VOZ ALTA COM ENTONAÇÃO) E PEÇA PARA ALGUÉM FILMAR.

COM A AUTORIZAÇÃO DE UM ADULTO RESPONSÁVEL PELA FAMÍLIA, POSTE NAS REDES SOCIAIS DA ESCOLA EM HOMENAGEM AO MÊS DA PRIMAVERA E À PRESERVAÇÃO DO NOSSO MEIO AMBIENTE.

VIVA A NATUREZA!




QUERIDO(A) ALUNO(A),

VOCÊ REPAROU COMO AS ÁRVORES DA NOSSA CIDADE ESTÃO FICANDO CADA DIA MAIS COLORIDAS E FORMOSAS? QUANTAS CORES, FORMAS E PERFUMES DIFERENTES, NÃO É MESMO? TUDO POR CONTA DA APROXIMAÇÃO DO PERÍODO DA PRIMAVERA QUE VAI DO DIA 22 DE SETEMBRO ATÉ O DIA 21 DE DEZEMBRO ...

NO ANO PASSADO, UMA ESCOLA APROVEITOU O PERÍODO DA PRIMAVERA PARA REALIZAR UMA EXCURSÃO AO PARQUE AMÉRICO RENNÉ GIANNETTI, MAIS CONHECIDO COMO PARQUE MUNICIPAL.

QUESTÃO 1)   PARA REALIZAR O PASSEIO, A ESCOLA NECESSITOU ALUGAR UM ÔNIBUS:

 

ESCREVA POR EXTENSO O NÚMERO APRESENTADO NA LATERAL DO ÔNIBUS:

331: ___________________________________________

QUESTÃO 2)   ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA A DECOMPOSIÇÃO CORRETA DO NÚMERO 331:

A)   (     )   3.000 + 30 + 1

B)   (     )   300 + 30 + 1

C)   (     )   303 + 13 + 1 

QUESTÃO 3)   ALGUNS ALUNOS LEVARAM REFRIGERANTES PARA LANCHAREM NO PARQUE.

OBSERVE AS QUANTIDADES PRESENTES EM CADA EMBALAGEM E COLOQUE-AS EM ORDEM DECRESCENTE (DA MAIOR PARA A MENOR QUANTIDADE):

 

QUESTÃO 4)   DURANTE A EXCURSÃO, A PROFESSORA DE ARTE SOLICITOU QUE OS ESTUDANTES ILUSTRASSEM UM EXEMPLAR DA FLORA PRESENTE NO PARQUE MUNICIPAL. ANA APRESENTOU A SEGUINTE ILUSTRAÇÃO:

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:

(  )   NA ILUSTRAÇÃO HÁ 7 TRIÂNGULOS E 1 CÍRCULO    

(  )   NA ILUSTRAÇÃO HÁ 7 RETÂNGULOS E 1 TRIÂNGULO

(  )   NA ILUSTRAÇÃO HÁ 7 QUADRADOS E 1 CÍRCULO   

QUESTÃO 5) O PARQUE MUNICIPAL APRESENTA JARDINS BEM PLANEJADOS E CUIDADOS. A TABELA ABAIXO RELACIONA ALGUMAS DAS ESPÉCIES CULTIVADAS E A QUANTIDADE MENSAL DE MUDAS PLANTADAS NO PARQUE:

OBSERVE A TABELA E RESPONDA:

A)   EM UM MÊS, QUAL É A ESPÉCIE DE MUDA PLANTADA EM MAIOR QUANTIDADE?  ___________________________________________ 

B)   EM UM MÊS, QUAL É A ESPÉCIE DE MUDA PLANTADA EM MENOR QUANTIDADE? ___________________________________________

C)   EM UM MÊS, QUAL FOI A QUANTIDADE TOTAL DE MUDAS PLANTADAS?  ___________________________________________

QUESTÃO 6)   AO FINAL DO PASSEIO, A PROFESSORA SOLICITOU AOS ALUNOS QUE OBSERVASSEM OS JARDINS DO PARQUE E ESCOLHESSEM A COR PREFERIDA DAS FLORES PRESENTES. O GRÁFICO ABAIXO APRESENTA AS OPINIÕES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES:

ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA A COR MENOS VOTADA:

(    ) BRANCA     

(    ) VERMELHA     

(    ) VERDE     

(    )  AMARELA




AS TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM

AS PAISAGENS MUDAM COM O PASSAR DO TEMPO. VÁRIOS MOTIVOS PODEM FAZER UMA PAISAGEM TRANSFORMAR.

 

AS TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM PROVOCADAS PELA NATUREZA

A PAISAGEM PODE SER TRANSFORMADA PELA NATUREZA ATRAVÉS DA AÇÃO DO VENTO, DA CHUVA, DAS ERUPÇÕES DOS VULCÕES, MAREMOTOS, TERREMOTOS. ESSA TRANSFORMAÇÃO PODE SER LENTA, DEMORANDO MILHÕES DE ANOS, OU RÁPIDA EM QUESTÃO DE MINUTOS, HORAS.

OBSERVE AS IMAGENS. AS FOTOS MOSTRAM COMO A PAISAGEM DE UMA CIDADE DA ITÁLIA FICOU APÓS UM TERREMOTO EM 2016.

EM 2011, ANTES DO TERREMOTO.

EM 2016, DEPOIS DO TERREMOTO.

IMAGEM DISPONÍVEL EM http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/08/antes-e-depois-de-cidades-destruidas-pelo-terremoto-na-italia.html ACESSO EM 17 DE JULHO DE 2020.

AGORA, RESPONDA EM SEU CADERNO.

1) QUANTO TEMPO SE PASSOU PARA OCORRER A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM DAS FOTOS ACIMA?

2) QUE ELEMENTOS APARECEM NAS FOTOS E SERVEM COMO PROVA DE QUE REPRESENTAM O MESMO LUGAR?

3) ESSA PAISAGEM PODE SER CONSIDERADA NATURAL OU CULTURAL?


AS TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM 

CAUSADAS PELO SER HUMANO

AO OLHAR AO NOSSO REDOR PERCEBEMOS QUE O ESPAÇO ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO. MUDAMOS UM MÓVEL DA CASA DE LUGAR, PINTAMOS UMA PAREDE DE COR DIFERENTE, CONSTRUÍMOS MAIS CÔMODOS NA CASA, PLANTAMOS HORTAS E JARDINS. NOS BAIRROS PODEMOS OBSERVAR NOVAS LOJAS QUE ABREM, RUAS QUE TEM O ASFALTO REFORMADO, NOVOS VIZINHOS, ETC.

O SER HUMANO TRANSFORMA A PAISAGEM DE ACORDO COM SUAS NECESSIDADES POR TRABALHO, MORADIA, SOBREVIVÊNCIA, ALIMENTAÇÃO, LAZER. OBSERVE AS FOTOS QUE MOSTRAM A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM DE BELO HORIZONTE AO LONGO DOS ANOS DESDE A SUA CRIAÇÃO.

IMAGEM DISPONÍVEL EM https://www.cmbh.mg.gov.br/A-C%C3%A2mara/memoria/arraial-belo-horizonte ACESSO EM 17 DE JULHO DE 2020.


4) RESPONDA EM SEU CADERNO QUAIS AS MUDANÇAS ACONTECERAM EM BELO HORIZONTE DESDE 1894 ATÉ HOJE? QUE ELEMENTO CONTINUA NA PAISAGEM, OU SEJA, PERMANECE EM BELO HORIZONTE?

 












Nenhum comentário:

Postar um comentário