24 de set. de 2020

Material de Estudo - 12/5º ano

 










Em uma cidadezinha do interior, vivia uma menina chamada Isabela.

Isabela morava com seus pais e seu irmãozinho. Ela adorava desenhar, vivia desenhando.

Sua cidade era muito bonita, tinha um parque cheio de arvores, pássaros e um lago com muitos peixinhos coloridos. Isabela adorava a natureza que havia a sua volta.


O céu de lá era de um azul tão azul, mas tão azul, que contrastava com aquelas nuvens tão branquiiinhas.


E o ar? O ar dava gosto de respirar de tão puro.


Mas a medida que Isabela crescia, sua cidade também crescia. Mas tinha um problema; a cidade crescia desordenadamente, e por isso foi acontecendo uma coisa horrível. De repente as arvores foram desaparecendo e em seus lugares foram surgindo prédios, foram surgindo fabricas, lojas e outras coisas mais.


Então, Isa começou a ficar muito preocupada, pois aquelas cores que ela tanto gostava, o verde das arvores, o azul do céu, o vermelho das flores, aos poucos foram desaparecendo. Foi ai que ela teve a grande ideia; antes que todas aquelas cores deixassem de existir, ela foi desenhando e pintando, quer era pra não esquecer nunca mais de como era toda aquela natureza que um dia existiu ali.


Ela começou pelo parque. Fez então um desenho lindo, com todas aquelas árvores bem verdinhas. Foi ótimo, pois, no outro dia, destruíram o parque para fazer um shopping no lugar.


Então, ela fez um desenho daquele céu azul, com aquelas nuvens branquinhas. Foi bem na hora, pois no outro dia inauguraram uma fábrica que soltava uma fumaça terrível e a cidade não viu mais aquele céu azul.


Depois Isabela resolveu desenhar o lago com os peixinhos. E sabe que no outro dia resolveram despejar o esgoto da cidade justamente neste lago? Ainda em que tinha um riozinho que ligava esse lago ao mar e foi por aí que vários peixinhos fugiram, inclusive “Biu”, o peixe-boi que morava lá. Infelizmente os que não conseguiram fugir acabaram morrendo.


A menina começou a prestar atenção nas pessoas que moravam na cidade e observou que elas não tinham mais aquela alegria de antes, viviam preocupadas, sempre com pressa, e até meio cinzentas. Nem tempo para contar ou ouvir estórias elas tinham mais, coitadas...


Isabela sabia que as pessoas estavam daquele jeito porque não tinham mais aquelas cores em suas vidas, foi aí que ela teve outra grande ideia; para que as pessoas pudessem lembrar de como era bonita sua cidade, ela ampliou e espalhou seus desenhos para que todos vissem.


Naquele dia aconteceu uma coisa extraordinária; as pessoas realmente pararam para ver os desenhos, a fábrica parou, os carros pararam, e todos ficaram super emocionados relembrando de como eram felizes vivendo com toda aquela natureza por perto.


Aconteceu então, que as pessoas perceberam que tinham de fazer alguma coisa para trazerem as cores de volta.


Decidiram que iriam replantar as árvores, organizar as fábricas para que elas não poluíssem o meio ambiente, resolver de outra forma o problema do esgoto para que os peixinhos voltassem. Decidiram então tomar todas as providências para que a natureza não fosse outra vez tão esquecida.


Tudo isso foi feito e aquela cidade voltou a sorrir. Sabe o melhor?

Isabela, a menina que desenhava, entrou para a história daquela cidade, pois fizeram uma estátua para ela no meio da nova praça, cheia de árvores e pássaros. Sabe o que mais?


Biu, o peixe-boi, voltou para o lago e trouxe toda a sua família.

Márcia Hazim

Questões

1) Qual é o título do texto?

2) Quem é o autor?

3) Quantos parágrafos há no texto?

4) Quem é o personagem principal?

5) Qual é o tema principal da história?

6) O que a menina gostava de fazer?

7) Como era a cidade que ela desenhava?

8) O que aconteceu, com a cidade, conforme a menina foi crescendo?

9) O que a menina resolveu fazer para ajudar as pessoas?

10) Qual foi a atitude das pessoas em relação a ação da menina?




Os incêndios que atingem o Pantanal têm repercutido em todo o mundo. O pior período de queimadas das últimas décadas do bioma causa preocupação. Nas redes sociais, o assunto tem sido compartilhado inúmeras vezes.


Em meio à maior tragédia recente do bioma, a flora e a fauna da região têm sofrido intensamente.


O fogo já atingiu mais de 2,9 milhões de hectares do Pantanal, segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). O número representa cerca de 19% do bioma no Brasil, conforme o Instituto SOS Pantanal.


Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já foram registrados 15,4 mil focos de calor (que costumam representar incêndios) no Pantanal. É o maior número desde que a entidade começou o monitoramento que se tornou referência, no fim da década de 90.


Os animais lutam para sobreviver, enquanto a vegetação é devastada pelas queimadas. Muitos moradores da região enfrentam dificuldades financeiras e de saúde, situação agravada pelo duro cenário da pandemia do coronavírus.

Trecho extraído da Matéria: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/09/19/as-historias-por-tras-de-3-fotos-dos-incendios-no-pantanal-que-viralizaram.ghtml. Acesso em 21/09/2020.

ATIVIDADE

Analise ações cotidianas que podem desencadear incêndios ou queimadas, identifique os fatores que contribuem para incêndios florestais e refletita sobre ações que possam minimizar a prática das queimadas e incêndios. Agora escreva um texto com suas reflexões sobre o assunto. Não se esqueça do título.

“O fogo foi criado para ajudar o homem em sua sobrevivência, não para destruição da natureza”

Cuide das Árvores! A natureza pede socorro.

Saudades queridos alunos, professoras Andrea e Ana Paula!









O trajeto do coronavírus (Covid-19) é ilustrativo da vulnerabilidade ambiental que se encontra a população mundial. Caso as teses sobre a origem do vírus sejam comprovadas, encontramos um rastro predatório e ilegal, que envolve redes de tráfico de animais silvestres e espécies ameaçadas de extinção. A trajetória ecológica do vírus revela essa cadeia e tem início nas populações de morcegos como seu hospedeiro original.

As pesquisas recentes mostram, no entanto, que o Manis pentadactyla ou “pangolim”, uma espécie de tatu, como o hospedeiro intermediário do vírus, o qual é consumido de forma ilegal por certos estratos da população asiática. É a partir daí que o vírus segue para o sistema digestivo e depois respiratório do homo sapiens. A cadeia ecológica do vírus, portanto, inicia em animais silvestres restritos a ambientes específicos da Ásia e termina se reproduzindo e se disseminando em escala global.

O que é notório no caso do Covid-19, não é apenas a evolução dessa pandemia, mas a forma como a caixa de pandora foi aberta. O Manis pentadactyla é um dos animais silvestres mais comercializados de forma ilegal no continente asiático. Uma espécie em extinção que, por

ventura, tornou-se hospedeiro intermediário do vírus, após, à procura de pequenos insetos, ingerir ocasionalmente as fezes de uma população de morcegos, que detinha o Covid-19 de forma estacionada em sua população e habitat.

No entanto, é sobretudo pela existência do tráfico ilegal desse animal silvestre nos mercados clandestinos, situados na cidade chinesa de Wuhan, que o vírus encontrou o hospedeiro mais apropriado para sua reprodução e disseminação, o homo sapiens sapiens.

A trajetória do vírus revela: i) a relação desequilibrada e disfuncional dos assentamentos humanos com o ambiente natural; ii) a demanda pelo consumo de animais silvestres; iii) e a inerente incapacidade de contenção dos impactos de uma endemia, em qualquer uma das metrópoles urbanas globais.

A existência de organismos como o Covid-19, ou mesmo de outros tipos de vírus da família dos coronavírus, como é o caso do Sars-cov de 2002, tem o morcego como hospedeiro original. Ambos vírus e suas respectivas epidemias derivadas, 2002 e 2020, revelam o potencial de disseminação de doenças contidas em animais silvestres.

E, justamente, são ecossistemas naturais que mantêm esses animais reservados aos seus ambientes originais. A partir do momento em que esses animais são extraídos dos seus habitats e inseridos no ciclo alimentar humano de forma ilegal e sem qualquer controle fitossanitário, uma cadeia causal de doença, contágio e pânico se estabelece nos sistemas sociais.

Em segundo lugar, a demanda pelo consumo de animais silvestres, em geral, proibidos pelas legislações ambientais nacionais, indica como certos estratos da população ainda mantêm hábitos de consumo predatórios com o tempo presente, além de representar uma ameaça para toda população humana. Foi o tráfico ilegal do pangolim que abriu a caixa de pandora do Covid-19. E esse só existe pela demanda pelo consumo de animais silvestres.

Em terceiro lugar, a incapacidade de contenção de endemias globais dos governos nacionais, sejam quais forem. Seria injusto atribuir a responsabilidade desse combate à Organização Mundial da Saúde, um órgão de coordenação de políticas de saúde e não de combate ao tráfico internacional de animais silvestres.

Em vias de síntese, as pandemias têm menos relação de causalidade com as políticas de saúde e mais com a política ambiental global. E essa retoma a crise sistêmica pela qual passa a população mundial no século XXI, uma crise entre o homem e sua relação com o ambiente natural.

* André Frota é membro do Observatório de Conjuntura e professor do curso de Relações Internacionais da Uninter.

Autor: André Frota*
Créditos do Fotógrafo: Pixabay

Fonte: https://www.uninter.com/noticias/as-pandemias-uma-questao-de-politica-ambiental

 

Atividades

1) Depois de ler com atenção a reportagem acima, coloque as palavras a seguir em ordem alfabética, consulte o dicionário e dê o significado.

Predatório

Silvestres

hospedeiro

estratos

tráfico

disseminação

endemia

habitat

Ecossistema

Fitossanitário

contágio 

2) Responda as perguntas a seguir consultando e relendo a reportagem:

a) Qual animal hospedeiro é apontado como início da cadeia do vírus que causou a pandemia?

b) Qual foi o animal hospedeiro intermediário do vírus?

c) Como os tatus se contaminaram com o vírus?

d) Qual é o problema ambiental destacado no texto?

e) Por que é perigoso retirar animais de seus ecossistemas naturais sem controle?


ATENÇÃO! Gênero Textual: Reportagem

Reportagem é um gênero textual não literário. Ela é considerada um texto jornalístico veiculado pelos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet, rádio, dentre outros.

O repórter é a pessoa que está incumbida de apresentar a reportagem, a qual aborda temas da sociedade em geral.

Classificação da Reportagem

A Reportagem é um tipo de texto que tem o intuito de informar ao mesmo tempo que prevê criar uma opinião nos leitores, portanto, ela possui uma função social muito importante como formadora de opinião.

A Reportagem pode ser um texto expositivo, informativo, descritivo, narrativo ou opinativo.

Desse modo, ela pode tanto se aproximar da notícia quanto dos artigos opinativos, porém não deve ser confundida com eles.

Expositivo e Informativo porque ele expõe sobre um determinado assunto, com o intuito principal de informar o leitor.

Podem também ser textos descritivos e narrativos, uma vez que descrevem ações e incluem tempo, espaço e personagens.

E por fim, é um texto opinativo, ou seja, o repórter apresenta juízos de valor sobre o que está sendo discorrido.

Geralmente são textos mais longos, opinativos e assinados pelos repórteres, enquanto as notícias são textos relativamente curtos e impessoais que possuem o intuito de somente informar o leitor de um fato atual ocorrido.

Em resumo, podemos dizer que a notícia faz parte do jornalismo informativo, enquanto as reportagens fazem parte do chamado jornalismo opinativo.

Por esse motivo, a reportagem é um texto que precisa de mais tempo para ser elaborado pelo repórter, donde se desenvolve um debate sobre um tema, de modo mais abrangente que a notícia.

 

Querida criança,

Dia 21/09 celebramos o Dia da Árvore, um dos elementos mais importantes da nossa natureza, pois através das árvores obtemos o ar que respiramos, a sombra que nos refresca, o solo seguro nas beiras dos rios, o abrigo para os animais, os frutos e flores que florescem deixando o nosso planeta lindo.

Estamos vivendo uma das piores secas e incêndios florestais da história do Brasil. Vê o Pantanal e Amazônia sendo destruída pela ganância humana é muito triste. Então, vamos preservar a nossa natureza.

Como prova do nosso amor, deixamos aqui para vocês várias atividades artísticas com relação ao dia da árvore.

Escolha a sua atividade e faça lindas árvores, sem esquecer da importância das mesmas para a nossa vida e sobrevivência.

Mãos à obra!!! Capriche!!!!

ASSISTAM OS VÍDEOS TAMBÉM! 





Nas confecções das árvores use folhas secas, também.




COM BASE NA LEITURA FEITA, REALIZE AS ATIVIDADES ABAIXO.

Observe as várias maneiras que podemos usar a propriedade associativa da adição para resolvermos mais rapidamente um cálculo mentalmente.

Questão 01. Efetue as adições abaixo usando a estratégia A.

a)   20 + 7 + 30 + 2 =

b)   4 + 50 + 3 + 40 =

c)   13 + 5 + 7 + 15 =

 

Questão 02. Efetue as adições abaixo usando a estratégia B.

a)   16 + 8 + 4 =

b)   53 + 9 + 7 =

c)   8 + 21 + 9 =

 

Questão 03. Efetue as adições abaixo usando a estratégia C.

a)   134 + 250 =

b)   620 + 394 =

c)   330 + 529 =

 

Questão 04. Quais destas igualdades são verdadeiras?

 

Questão 05. Complete as igualdades:

a)   13 + 19 = 19 + ____

b)   260 + 365 = ____ + 260

c)   21 + ___ = 45 + ____

d)   9 + 0 = ___ + 9 = 9

e)   ___ + 1000 = 0 + ______ = 1000

f)    0 + ___ = 0 + 70 = ____

 

Questão 06. Calcule mentalmente as somas, registrando-as. Use a propriedade associativa da adição.

a)   24 + 38 + 6 + 12 =

b)   93 + 50 + 107 + 150 =

c)   19 + 18 + 1 + 12 =

d) 320 + 470 + 180 + 30 = 




O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Qual a importância da árvore?

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque:

. aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração;

. evitam erosões;

. produzem oxigênio no processo de fotossíntese;

. reduzem a temperatura;

. fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzida serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm

Veja o vídeo e pense a respeito em relação às queimadas no Brasil e como podemos contribuir para amenizar essa situação.


Atividade

1)  Vamos comemorar o dia da árvore  de uma forma criativa?

Querido (a) aluno (a), escolha uma árvore de qualquer espécie, tire uma linda foto e envie para o nosso grupo de WhatsApp ou para a Ana Lúcia até sexta-feira dia 30 de setembro.

Conto com a participação de vocês!!!

 


QUEIMADAS

As queimadas são um tipo de prática agrícola utilizada no meio rural, sendo umas das ações mais antigas realizadas pelo homem.

Considerada de baixo custo, a queimada é conhecida por sua rapidez, pois em muitos casos ela é utilizada como uma ferramenta para limpeza e fertilização do solo.

Em contrapartida, em alguns casos sua aplicação pode perder o controle, provocando grandes incêndios, além disso, é alvo de críticas por parte dos ambientalistas.

Causas e tipos de queimada

Diferentes fatores podem causar a queimada, pois ela pode ser aplicada a fim de atingir de diferentes objetivos, ou ainda pode ser criminosa.

Veja a seguir os tipos e as principais causas de queimadas:

1 - Prática agrícola

. Colheita manual de cana-de-açúcar: utilizada com o objetivo de limpar o terreno e facilitar o corte da cana. Essa prática ainda é muito comum em canaviais.

. Retirada de madeira: utilizada como ferramenta para retirada de madeira, no qual as plantas menores são queimadas para que o corte das árvores maiores seja facilitado.

. Germinação e reciclagem de nutrientes: utilizada como ferramenta para retirada de madeira, no qual as plantas menores são queimadas para que o corte das árvores maiores seja facilitado.

2 - Criminoso

. Vandalismo: é quando a queimada é provocada de forma intencional, como ao descartar cigarro aceso nas margens de estradas e em terrenos abandonados.

. Disputa de posse: é quando proprietários de terra provocam a queimada de forma intencional, motivado pela disputa de terras agrícolas.

3 - Negligência

. Balão de festa junina: é quando balão de festa junina e fogos de artifício são utilizados como forma de comemoração, porém causam queimadas que geram incêndios em regiões urbanas.

4 – Climático

. Falta de chuva: é quando a queimada é provocada pela falta de umidade no ar e no solo, o que ocorre normalmente em regiões com pouca chuva. 

Queimadas no Brasil de 1 a 17 de agosto :

. Pantanal tem 3.279 pontos de calor; Amazônia tem 16.763; e o Cerrado, 4.821;

. Em comparação com o período de 1º a 17 de agosto de 2019, o Pantanal apresenta uma alta de 231% nos registros de queimadas do Inpe; a Amazônia tem uma queda de 14%, mas, exceto o ano passado, é o maior número desde 2010.

. Pará, Amazonas e Mato Grosso concentram o maior número de focos no mês: 7.589, 4.786 e 4.430, respectivamente. Os três estados também são os mais afetados desde 1º de janeiro.


E o Pantanal, o bioma mais afetado proporcionalmente a sua área, precisa da floresta para sobreviver: pesquisadores relacionam o aumento das queimadas na região também ao desmatamento na Amazônia ."Essa baixa quantidade de chuvas fez com que nós tivéssemos, este ano, a menor cheia dos últimos 47 anos [no Pantanal]. E, segundo as nossas estimativas, é bem provável que nós teremos também a maior seca desse mesmo período", disse Carlos Padovani, da Embrapa, ao Jornal Nacional.


A floresta lança no ar a umidade que é levada pelas correntes até esbarrar na Cordilheira do Andes. Volta, então, distribuindo chuva para toda uma região que vai até o Sul do Brasil. Quando esse maciço verde começa a ser fragmentado, não lança tanta umidade assim e falta chuva no Centro-Oeste.


"Nestas condições, não ocorre à recarga dos aquíferos que viabilizam o retorno dessa umidade estocada na bacia para a formação de nuvens. Então, se a chuva de 600 milímetros acontecesse somente em outubro e novembro, os demais meses ficam secos e a estiagem será maior".

Como consequência das queimadas temos a perda da diversidade na fauna e flora, risco eminente para espécies endêmicas, assoreamento de nascentes perdem sua mata ciliar, erosão, mudanças climáticas, dentre outros.

Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/08/19/

Entenda como as queimadas acontecem no Brasil assistindo o vídeo:

O vídeo é de 2019, mas o assunto é bem atual, não é mesmo?

Responda as questões no seu caderno:

1) De acordo com os dados dos gráficos podemos afirmar que as queimadas aumentaram ao longo dos anos. Qual ano apresentou o menor número de queimadas desde 2014? E o maior?

2) Analise o gráfico “Queimadas por estados” e escreva as duas regiões do Brasil com maior incidência de queimadas entre 1 a 17 de agosto de 2020.

3) Qual fator climático que mais contribui para a ocorrência das queimadas? Quando isso acontece?

4) Em qual estação do ano ocorrem o maior número de queimadas no Brasil? Por que isso acontece?

5) Qual o bioma brasileiro mais afetado pelas queimadas no período de 1 a 17 de agosto de 2020?

6) Cite 3 fatores que podem causar as queimadas.

7) Cite 3 consequências das queimadas.

8) Leia a charge abaixo e depois responda: 

                                       FONTE: hojeemdia.com.br

a- A que tipo de queimada se refere?

b- A quem se refere o termo “racionais” citado?



Para ler, pensar e registrar...

Como as pessoas com deficiência eram tratadas antigamente

O tratamento da deficiência foi visto, durante um período considerável, como uma calamidade passível de medidas extremas.

Ao longo da História, as pessoas que nasciam com deficiência eram invisíveis para a sociedade. Em alguns lugares, bebês que nasciam com deficiência física eram mortos ou abandonados, se estes sobrevivessem, eram levados para divertir os nobres, como bobos da corte ou nos circos.

Os surdos eram vistos como ineducáveis, eram escondidos por suas famílias pela vergonha de ter gerado uma criança fora dos padrões aceitos pela sociedade.

As pessoas com deficiência física ou mental eram tratadas como possuídos por demônios e queimados como bruxas.

A sociedade marginalizou as pessoas com deficiência de uma maneira preconceituosa, desrespeitosa, privando-os de serem livres e até mesmo do direito à vida.

Com o passar dos anos, surgiram os hospitais de caridade e asilos que abrigavam e cuidavam das pessoas com deficiência. No Brasil, em setembro de 1854 o Imperador Dom Pedro II criou o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, hoje Instituto Beijamin Constant (No Rio de Janeiro), e em 1857, o Imperial Instituto de Surdos Mudos, hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES (Também localizado no Rio de Janeiro), os quais atendiam pessoas de todo o país que foram abandonados por suas famílias.

A partir do século XX, foi mudando o conceito da sociedade, que gradativamente foi integrando as pessoas com deficiência enxergando seus potenciais.

Em 1954 surgiu as Associações de Paes e Amigos dos Excepcionais (APAES), com essas instituições constituídas vê se a necessidade de implantar políticas públicas para as questões que dizem respeito às pessoas com deficiência.


Entre todas as legislações criadas para as pessoas com deficiência, a Lei 13.146, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão. A LBI foi a lei que teve maior avanço, porém há muito que se fazer ainda é de fato fazer valer esses direitos e incluir as pessoas com deficiência na sociedade.

FONTE: Inclusão Corporativa


O que é uma pessoa com deficiência?

As pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, as quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.

Após as duas Grandes Guerras Mundiais, o mundo influenciado pela mídia passou a acostumar-se com a expressão “os incapacitados”, inicialmente traduzida como “indivíduos sem capacidade”. Posteriormente, a mesma expressão passou a significar “pessoas com capacidade residual”.

Veja o termo mais correto para caracterizar uma pessoa que nasceu com alguma deficiência assistindo um vídeo de Clarinha Mar uma jovem estudante de Letras, escritora e palestrante motivacional que nasceu com paralisia cerebral.

Ainda encontramos algumas barreiras e preconceitos, mas felizmente o cenário vem melhorando a cada ano no que diz respeito ao acesso à educação, saúde e profissionalismo. Está aumentando o número de empresas acessíveis que respeita o ser humano, independentemente de qualquer deficiência.

 

Campanha Setembro Verde

O mês de setembro é marcado pela Campanha Setembro Verde.

Essa campanha teve início em 2015 e foi instituída pela Federação das APAES do Estado de São Paulo – FEAPES-SP em parceria com a Apae de Valinhos- SP, e seu principal objetivo é tornar o mês de setembro referência na luta dos direitos da pessoa com deficiência, esse mês foi escolhida justamente por ser comemorado no dia 21 de setembro o Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência.

O setembro Verde vem para quebrar barreiras e mostrar para a sociedade o quanto avançamos e o quanto ainda  temos a avançar, que essa causa também seja de todos nós, pois as pessoas com deficiência precisam ser respeitadas e incluídas na sociedade.


A Campanha ” Setembro Verde” também é uma alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e uma alerta sobre o câncer de intestino.

Veja algumas dicas de convivência com pessoas com  deficiências assistindo o vídeo de uma campanha da Rede Carrefour:



Atividade 

1) É certo maltratar as pessoas que tem necessidades especiais? Justifique sua resposta.

2) Quando, onde e por quem foi criado o primeiro hospital para cuidar de pessoas com deficiência no Brasil?

3) O que significa a sigla APAES?

4) O que significa a sigla LBI?

5) O que são pessoas com deficiência?

6) Dê sua opinião sobre o vídeo da Clarinha mar

7) Qual o objetivo da campanha Setembro Verde no que se refere as pessoas com deficiência?

8) Das dicas apresentadas no vídeo, qual você achou mais importante saber?  

9) Observe com bastante atenção a imagem símbolo da campanha “Setembro Verde” e descreva a mesma, destacando as cores e as deficiências retratadas nela.

















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