Em uma cidadezinha do interior, vivia
uma menina chamada Isabela.
Isabela morava com seus pais e seu irmãozinho.
Ela adorava desenhar, vivia desenhando.
Sua
cidade era muito bonita, tinha um parque cheio de arvores, pássaros e um lago
com muitos peixinhos coloridos. Isabela adorava a natureza que havia a sua
volta.
O
céu de lá era de um azul tão azul, mas tão azul, que contrastava com aquelas
nuvens tão branquiiinhas.
E
o ar? O ar dava gosto de respirar de tão puro.
Mas
a medida que Isabela crescia, sua cidade também crescia. Mas tinha um problema;
a cidade crescia desordenadamente, e por isso foi acontecendo uma coisa
horrível. De repente as arvores foram desaparecendo e em seus lugares foram
surgindo prédios, foram surgindo fabricas, lojas e outras coisas mais.
Então,
Isa começou a ficar muito preocupada, pois aquelas cores que ela tanto gostava,
o verde das arvores, o azul do céu, o vermelho das flores, aos poucos foram
desaparecendo. Foi ai que ela teve a grande ideia; antes que todas aquelas
cores deixassem de existir, ela foi desenhando e pintando, quer era pra não
esquecer nunca mais de como era toda aquela natureza que um dia existiu ali.
Ela
começou pelo parque. Fez então um desenho lindo, com todas aquelas árvores bem
verdinhas. Foi ótimo, pois, no outro dia, destruíram o parque para fazer um
shopping no lugar.
Então,
ela fez um desenho daquele céu azul, com aquelas nuvens branquinhas. Foi bem na
hora, pois no outro dia inauguraram uma fábrica que soltava uma fumaça terrível
e a cidade não viu mais aquele céu azul.
Depois
Isabela resolveu desenhar o lago com os peixinhos. E sabe que no outro dia
resolveram despejar o esgoto da cidade justamente neste lago? Ainda em que
tinha um riozinho que ligava esse lago ao mar e foi por aí que vários peixinhos
fugiram, inclusive “Biu”, o peixe-boi que morava lá. Infelizmente os que não
conseguiram fugir acabaram morrendo.
A
menina começou a prestar atenção nas pessoas que moravam na cidade e observou
que elas não tinham mais aquela alegria de antes, viviam preocupadas, sempre
com pressa, e até meio cinzentas. Nem tempo para contar ou ouvir estórias elas
tinham mais, coitadas...
Isabela
sabia que as pessoas estavam daquele jeito porque não tinham mais aquelas cores
em suas vidas, foi aí que ela teve outra grande ideia; para que as pessoas
pudessem lembrar de como era bonita sua cidade, ela ampliou e espalhou seus
desenhos para que todos vissem.
Naquele
dia aconteceu uma coisa extraordinária; as pessoas realmente pararam para ver
os desenhos, a fábrica parou, os carros pararam, e todos ficaram super
emocionados relembrando de como eram felizes vivendo com toda aquela natureza
por perto.
Aconteceu
então, que as pessoas perceberam que tinham de fazer alguma coisa para trazerem
as cores de volta.
Decidiram
que iriam replantar as árvores, organizar as fábricas para que elas não
poluíssem o meio ambiente, resolver de outra forma o problema do esgoto para
que os peixinhos voltassem. Decidiram então tomar todas as providências para
que a natureza não fosse outra vez tão esquecida.
Tudo
isso foi feito e aquela cidade voltou a sorrir. Sabe o melhor?
Isabela,
a menina que desenhava, entrou para a história daquela cidade, pois fizeram uma
estátua para ela no meio da nova praça, cheia de árvores e pássaros. Sabe o que
mais?
Biu,
o peixe-boi, voltou para o lago e trouxe toda a sua família.
Márcia Hazim
Questões
1) Qual é o título do texto?
2) Quem é o autor?
3) Quantos parágrafos há no texto?
4) Quem é o personagem principal?
5) Qual é o tema principal da história?
6) O que a menina gostava de fazer?
7) Como era a cidade que ela desenhava?
8) O que aconteceu, com a cidade, conforme a menina foi crescendo?
9) O que a menina resolveu fazer para ajudar as pessoas?
10) Qual foi a atitude das pessoas em relação a ação da menina?
Os incêndios que atingem o Pantanal têm
repercutido em todo o mundo. O pior período de queimadas das últimas décadas do
bioma causa preocupação. Nas redes sociais, o assunto tem sido compartilhado
inúmeras vezes.
Em meio à maior tragédia recente do
bioma, a flora e a fauna da região têm sofrido intensamente.
O fogo já atingiu mais de 2,9 milhões de
hectares do Pantanal, segundo o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos
Incêndios Florestais (Prevfogo). O número representa cerca de 19% do bioma no
Brasil, conforme o Instituto SOS Pantanal.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (Inpe), já foram registrados 15,4 mil focos de calor (que costumam
representar incêndios) no Pantanal. É o maior número desde que a entidade
começou o monitoramento que se tornou referência, no fim da década de 90.
Os animais lutam para sobreviver,
enquanto a vegetação é devastada pelas queimadas. Muitos moradores da região
enfrentam dificuldades financeiras e de saúde, situação agravada pelo duro
cenário da pandemia do coronavírus.
Trecho extraído da Matéria: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/09/19/as-historias-por-tras-de-3-fotos-dos-incendios-no-pantanal-que-viralizaram.ghtml. Acesso em 21/09/2020.
ATIVIDADE
Analise ações cotidianas que podem desencadear incêndios ou queimadas,
identifique os fatores que contribuem para incêndios florestais e refletita
sobre ações que possam minimizar a prática das queimadas e incêndios. Agora
escreva um texto com suas reflexões sobre o assunto. Não se esqueça do título.
“O fogo foi criado para ajudar o homem em sua sobrevivência, não para destruição da natureza”
Cuide das Árvores! A natureza pede socorro.
Saudades queridos alunos, professoras Andrea e Ana
Paula!
O trajeto do coronavírus (Covid-19) é ilustrativo da
vulnerabilidade ambiental que se encontra a população mundial. Caso as teses
sobre a origem do vírus sejam comprovadas, encontramos um rastro predatório e
ilegal, que envolve redes de tráfico de animais silvestres e espécies ameaçadas
de extinção. A trajetória ecológica do vírus revela essa cadeia e tem início
nas populações de morcegos como seu hospedeiro original.
As pesquisas recentes mostram, no
entanto, que o Manis pentadactyla ou “pangolim”,
uma espécie de tatu, como o hospedeiro intermediário do vírus, o qual é
consumido de forma ilegal por certos estratos da população asiática. É a partir
daí que o vírus segue para o sistema digestivo e depois respiratório do homo sapiens.
A cadeia ecológica do vírus, portanto, inicia em animais silvestres restritos a
ambientes específicos da Ásia e termina se reproduzindo e se disseminando em
escala global.
O que é notório no caso do Covid-19,
não é apenas a evolução dessa pandemia, mas a forma como a caixa de
pandora foi aberta. O Manis pentadactyla é
um dos animais silvestres mais comercializados de forma ilegal no continente
asiático. Uma espécie em extinção que, por
ventura, tornou-se hospedeiro
intermediário do vírus, após, à procura de pequenos insetos, ingerir
ocasionalmente as fezes de uma população de morcegos, que detinha o Covid-19 de
forma estacionada em sua população e habitat.
No entanto, é sobretudo pela
existência do tráfico ilegal desse animal silvestre nos mercados clandestinos,
situados na cidade chinesa de Wuhan, que o vírus encontrou o hospedeiro mais
apropriado para sua reprodução e disseminação, o homo
sapiens sapiens.
A trajetória do vírus revela: i) a
relação desequilibrada e disfuncional dos assentamentos humanos com o ambiente
natural; ii) a demanda pelo consumo de animais silvestres; iii) e a inerente
incapacidade de contenção dos impactos de uma endemia, em qualquer uma das
metrópoles urbanas globais.
A existência de organismos como o
Covid-19, ou mesmo de outros tipos de vírus da família dos coronavírus, como é
o caso do Sars-cov de 2002, tem o morcego como hospedeiro original. Ambos vírus
e suas respectivas epidemias derivadas, 2002 e 2020, revelam o potencial de
disseminação de doenças contidas em animais silvestres.
E, justamente, são ecossistemas naturais
que mantêm esses animais reservados aos seus ambientes originais. A partir do
momento em que esses animais são extraídos dos seus habitats e inseridos no
ciclo alimentar humano de forma ilegal e sem qualquer controle fitossanitário,
uma cadeia causal de doença, contágio e pânico se estabelece nos sistemas
sociais.
Em segundo lugar, a demanda pelo
consumo de animais silvestres, em geral, proibidos pelas legislações ambientais
nacionais, indica como certos estratos da população ainda mantêm hábitos de consumo
predatórios com o tempo presente, além de representar uma ameaça para toda
população humana. Foi o tráfico ilegal do pangolim que abriu a caixa de pandora
do Covid-19. E esse só existe pela demanda pelo consumo de animais silvestres.
Em terceiro lugar, a incapacidade de
contenção de endemias globais dos governos nacionais, sejam quais forem. Seria
injusto atribuir a responsabilidade desse combate à Organização Mundial da
Saúde, um órgão de coordenação de políticas de saúde e não de combate ao tráfico
internacional de animais silvestres.
Em vias de síntese, as pandemias têm
menos relação de causalidade com as políticas de saúde e mais com a política
ambiental global. E essa retoma a crise sistêmica pela qual passa a população
mundial no século XXI, uma crise entre o homem e sua relação com o ambiente
natural.
* André Frota é membro do
Observatório de Conjuntura e professor do curso de Relações Internacionais da Uninter.
Autor: André
Frota*
Créditos do Fotógrafo: Pixabay
Fonte:
https://www.uninter.com/noticias/as-pandemias-uma-questao-de-politica-ambiental
Atividades
1) Depois de ler
com atenção a reportagem acima, coloque as palavras a seguir em ordem
alfabética, consulte o dicionário e dê o significado.
Predatório
Silvestres
hospedeiro
estratos
tráfico
disseminação
endemia
habitat
Ecossistema
Fitossanitário
contágio
2) Responda as perguntas
a seguir consultando e relendo a reportagem:
a) Qual animal hospedeiro é
apontado como início da cadeia do vírus que causou a pandemia?
b) Qual foi o animal
hospedeiro intermediário do vírus?
c) Como os tatus se
contaminaram com o vírus?
d) Qual é o problema
ambiental destacado no texto?
e) Por que é perigoso retirar animais de seus ecossistemas naturais sem controle?
ATENÇÃO! Gênero Textual: Reportagem
A Reportagem é
um gênero textual não literário. Ela é considerada um texto jornalístico
veiculado pelos meios de comunicação: jornais, revistas, televisão, internet,
rádio, dentre outros.
O repórter é a pessoa que está
incumbida de apresentar a reportagem, a qual aborda temas da sociedade em
geral.
Classificação da Reportagem
A
Reportagem é um tipo de texto que tem o intuito de informar ao mesmo tempo que
prevê criar uma opinião nos leitores, portanto, ela possui uma função social
muito importante como formadora de opinião.
A Reportagem pode ser um texto
expositivo, informativo, descritivo, narrativo ou opinativo.
Desse modo, ela pode tanto se
aproximar da notícia quanto dos artigos opinativos, porém não deve ser
confundida com eles.
Expositivo e Informativo porque ele
expõe sobre um determinado assunto, com o intuito principal de informar o
leitor.
Podem também ser textos descritivos e
narrativos, uma vez que descrevem ações e incluem tempo, espaço e personagens.
E por fim, é um texto opinativo, ou
seja, o repórter apresenta juízos de valor sobre o que está sendo discorrido.
Geralmente são textos mais longos,
opinativos e assinados pelos repórteres, enquanto as notícias são textos
relativamente curtos e impessoais que possuem o intuito de somente informar o
leitor de um fato atual ocorrido.
Em resumo, podemos dizer que a
notícia faz parte do jornalismo informativo, enquanto as reportagens fazem
parte do chamado jornalismo opinativo.
Por esse motivo, a reportagem é um
texto que precisa de mais tempo para ser elaborado pelo repórter, donde se
desenvolve um debate sobre um tema, de modo mais abrangente que a notícia.
Querida criança,
Dia
21/09 celebramos o Dia da Árvore, um dos elementos mais importantes da nossa
natureza, pois através das árvores obtemos o ar que respiramos, a sombra que
nos refresca, o solo seguro nas beiras dos rios, o abrigo para os animais, os
frutos e flores que florescem deixando o nosso planeta lindo.
Estamos
vivendo uma das piores secas e incêndios florestais da história do Brasil. Vê o
Pantanal e Amazônia sendo destruída pela ganância humana é muito triste. Então,
vamos preservar a nossa natureza.
Como
prova do nosso amor, deixamos aqui para vocês várias atividades artísticas com
relação ao dia da árvore.
Escolha
a sua atividade e faça lindas árvores, sem esquecer da importância das mesmas
para a nossa vida e sobrevivência.
Mãos
à obra!!! Capriche!!!!
ASSISTAM OS VÍDEOS TAMBÉM!
Nas confecções das árvores use folhas secas, também.
COM BASE NA LEITURA FEITA, REALIZE AS ATIVIDADES ABAIXO.
Observe
as várias maneiras que podemos usar a propriedade associativa da adição para
resolvermos mais rapidamente um cálculo mentalmente.
Questão 01. Efetue as adições abaixo usando a
estratégia A.
a)
20
+ 7 + 30 + 2 =
b)
4
+ 50 + 3 + 40 =
c)
13
+ 5 + 7 + 15 =
Questão 02. Efetue as adições abaixo usando a
estratégia B.
a)
16
+ 8 + 4 =
b)
53
+ 9 + 7 =
c)
8
+ 21 + 9 =
Questão 03. Efetue as adições abaixo usando a
estratégia C.
a)
134
+ 250 =
b)
620
+ 394 =
c)
330
+ 529 =
Questão 04. Quais destas igualdades são verdadeiras?
Questão 05. Complete as igualdades:
a)
13
+ 19 = 19 + ____
b)
260
+ 365 = ____ + 260
c)
21
+ ___ = 45 + ____
d)
9
+ 0 = ___ + 9 = 9
e)
___
+ 1000 = 0 + ______ = 1000
f)
0
+ ___ = 0 + 70 = ____
Questão 06. Calcule mentalmente as somas,
registrando-as. Use a propriedade associativa da adição.
a)
24
+ 38 + 6 + 12 =
b)
93
+ 50 + 107 + 150 =
c)
19
+ 18 + 1 + 12 =
O Dia da Árvore é
comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a
conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é
diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro
no hemisfério Sul.
Qual a importância da
árvore?
A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que
possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a
vida na Terra porque:
. aumentam a umidade do ar graças à
evapotranspiração;
. evitam erosões;
. produzem oxigênio no processo de fotossíntese;
. reduzem a temperatura;
. fornecem sombra e abrigo para algumas espécies
animais.
Além disso, entre as diversas espécies arbóreas
existentes, incluem-se várias plantas
frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro,
pessegueiro e laranjeira.
Além de produzirem alimento, as árvores também
possuem outras aplicações
econômicas. A madeira por elas produzida serve como matéria-prima para a
criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas
plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação
de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria
farmacêutica por possuírem importantes compostos.
Sendo assim, o dia 21 de
setembro deve ser visto como um dia de reflexão
sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural.
Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser
encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos
atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a
respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de
políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm
Veja o vídeo e pense a respeito em relação às
queimadas no Brasil e como podemos contribuir para amenizar essa situação.
Atividade
1) Vamos comemorar o dia da árvore de uma forma criativa?
Querido
(a) aluno (a), escolha uma árvore de qualquer espécie, tire uma linda foto e
envie para o nosso grupo de WhatsApp ou para a Ana Lúcia até sexta-feira dia 30
de setembro.
Conto com a participação de vocês!!!
As queimadas são um tipo
de prática agrícola utilizada no meio rural, sendo umas das ações mais antigas
realizadas pelo homem.
Considerada de baixo
custo, a queimada é conhecida por sua rapidez, pois em muitos casos ela é
utilizada como uma ferramenta para limpeza e fertilização do solo.
Em contrapartida, em
alguns casos sua aplicação pode perder o controle, provocando grandes
incêndios, além disso, é alvo de críticas por parte dos ambientalistas.
Causas
e tipos de queimada
Diferentes fatores podem
causar a queimada, pois ela pode ser aplicada a fim de atingir de diferentes objetivos,
ou ainda pode ser criminosa.
Veja a seguir os tipos e
as principais causas de queimadas:
1 - Prática agrícola
. Colheita manual de cana-de-açúcar:
utilizada com o objetivo de limpar o terreno e facilitar o corte da cana. Essa
prática ainda é muito comum em canaviais.
. Retirada de madeira: utilizada como ferramenta para retirada de
madeira, no qual as plantas menores são queimadas para que o corte das árvores
maiores seja facilitado.
. Germinação e reciclagem de nutrientes: utilizada como ferramenta para retirada de
madeira, no qual as plantas menores são queimadas para que o corte das árvores
maiores seja facilitado.
2 - Criminoso
. Vandalismo: é quando a queimada é
provocada de forma intencional, como ao descartar cigarro aceso nas margens de
estradas e em terrenos abandonados.
. Disputa de posse: é
quando proprietários de terra provocam a queimada de forma intencional,
motivado pela disputa de terras agrícolas.
3 - Negligência
. Balão de festa junina: é quando balão de festa junina e fogos de
artifício são utilizados como forma de comemoração, porém causam queimadas que
geram incêndios em regiões urbanas.
4 – Climático
. Falta de chuva: é
quando a queimada é provocada pela falta de umidade no ar e no solo, o que
ocorre normalmente em regiões com pouca chuva.
Queimadas no Brasil de 1 a 17 de agosto :
.
Pantanal tem 3.279 pontos de calor; Amazônia tem 16.763; e o Cerrado, 4.821;
. Em
comparação com o período de 1º a 17 de agosto de 2019, o Pantanal
apresenta uma alta de 231% nos registros de queimadas do Inpe;
a Amazônia tem uma queda de 14%, mas, exceto o ano passado, é o maior
número desde 2010.
. Pará,
Amazonas e Mato Grosso concentram o maior número de focos no mês: 7.589, 4.786
e 4.430, respectivamente. Os três estados também são os mais afetados desde 1º
de janeiro.
E o
Pantanal, o bioma mais afetado proporcionalmente a sua área, precisa da
floresta para sobreviver: pesquisadores relacionam o aumento das queimadas na
região também ao desmatamento na Amazônia ."Essa baixa quantidade de
chuvas fez com que nós tivéssemos, este ano, a menor cheia dos últimos 47 anos
[no Pantanal]. E, segundo as nossas estimativas, é bem provável que nós teremos
também a maior seca desse mesmo período", disse Carlos Padovani, da
Embrapa, ao Jornal Nacional.
A floresta
lança no ar a umidade que é levada pelas correntes até esbarrar na Cordilheira
do Andes. Volta, então, distribuindo chuva para toda uma região que vai até o
Sul do Brasil. Quando esse maciço verde começa a ser fragmentado, não lança
tanta umidade assim e falta chuva no Centro-Oeste.
"Nestas
condições, não ocorre à recarga dos aquíferos que viabilizam o retorno dessa
umidade estocada na bacia para a formação de nuvens. Então, se a chuva de 600
milímetros acontecesse somente em outubro e novembro, os demais meses ficam
secos e a estiagem será maior".
Como consequência das queimadas temos a perda da
diversidade na fauna e flora, risco eminente para espécies endêmicas,
assoreamento de nascentes perdem sua mata ciliar, erosão, mudanças climáticas,
dentre outros.
Fonte: https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/08/19/
Entenda como as queimadas acontecem no Brasil assistindo
o vídeo:
O
vídeo é de 2019, mas o assunto é bem atual, não é mesmo?
Responda as questões no seu
caderno:
1) De
acordo com os dados dos gráficos podemos afirmar que as queimadas aumentaram ao
longo dos anos. Qual ano apresentou o menor número de queimadas desde 2014? E o
maior?
2) Analise
o gráfico “Queimadas por estados” e escreva as duas regiões do Brasil com maior
incidência de queimadas entre 1 a 17 de agosto de 2020.
3) Qual
fator climático que mais contribui para a ocorrência das queimadas? Quando isso
acontece?
4) Em qual
estação do ano ocorrem o maior número de queimadas no Brasil? Por que isso
acontece?
5) Qual
o bioma brasileiro mais afetado pelas queimadas no período de 1 a 17 de agosto
de 2020?
6) Cite
3 fatores que podem causar as queimadas.
7) Cite
3 consequências das queimadas.
8)
Leia a charge abaixo e depois responda:
FONTE: hojeemdia.com.br
a- A
que tipo de queimada se refere?
b- A
quem se refere o termo “racionais” citado?
Para
ler, pensar e registrar...
Como as pessoas com deficiência eram tratadas
antigamente
O
tratamento da deficiência foi visto, durante um período considerável, como uma
calamidade passível de medidas extremas.
Ao
longo da História, as pessoas que nasciam com deficiência eram invisíveis para
a sociedade. Em alguns lugares, bebês que nasciam com deficiência física eram
mortos ou abandonados, se estes sobrevivessem, eram levados para divertir os nobres,
como bobos da corte ou nos circos.
Os
surdos eram vistos como ineducáveis, eram escondidos por suas famílias pela
vergonha de ter gerado uma criança fora dos padrões aceitos pela sociedade.
As
pessoas com deficiência física ou mental eram tratadas como possuídos por
demônios e queimados como bruxas.
A
sociedade marginalizou as pessoas com deficiência de uma maneira
preconceituosa, desrespeitosa, privando-os de serem livres e até mesmo do
direito à vida.
Com
o passar dos anos, surgiram os hospitais de caridade e asilos que abrigavam e
cuidavam das pessoas com deficiência. No Brasil, em setembro de 1854 o
Imperador Dom Pedro II criou o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, hoje
Instituto Beijamin Constant (No Rio de Janeiro), e em 1857, o Imperial Instituto
de Surdos Mudos, hoje Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES (Também
localizado no Rio de Janeiro), os quais atendiam pessoas de todo o país que
foram abandonados por suas famílias.
A
partir do século XX, foi mudando o conceito da sociedade, que gradativamente
foi integrando as pessoas com deficiência enxergando seus potenciais.
Em 1954 surgiu as Associações de Paes e Amigos
dos Excepcionais (APAES), com essas instituições constituídas vê se a
necessidade de implantar políticas públicas para as questões que dizem respeito
às pessoas com deficiência.
Entre
todas as legislações criadas para as pessoas com deficiência, a Lei 13.146, que
instituiu a Lei Brasileira de Inclusão. A LBI foi a lei que teve maior avanço,
porém há muito que se fazer ainda é de fato fazer valer esses direitos e
incluir as pessoas com deficiência na sociedade.
FONTE: Inclusão Corporativa
O que é uma pessoa com deficiência?
As pessoas com
deficiência são aquelas que têm impedimento de longo prazo, de natureza física,
mental, intelectual ou sensorial, as quais, em interação com diversas
barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as
demais pessoas.
Após as duas Grandes Guerras Mundiais, o mundo influenciado pela mídia
passou a acostumar-se com a expressão “os incapacitados”, inicialmente
traduzida como “indivíduos sem capacidade”. Posteriormente, a mesma expressão
passou a significar “pessoas com capacidade residual”.
Veja o termo mais correto para caracterizar uma pessoa que nasceu com
alguma deficiência assistindo um vídeo de Clarinha Mar uma jovem estudante de
Letras, escritora e palestrante motivacional que nasceu com paralisia cerebral.
Ainda
encontramos algumas barreiras e preconceitos, mas felizmente o cenário vem
melhorando a cada ano no que diz respeito ao acesso à educação, saúde e
profissionalismo. Está aumentando o número de empresas acessíveis que respeita
o ser humano, independentemente de qualquer deficiência.
Campanha Setembro Verde
O
mês de setembro é marcado pela Campanha Setembro Verde.
Essa
campanha teve início em 2015 e foi instituída pela Federação das APAES do
Estado de São Paulo – FEAPES-SP em parceria com a Apae de Valinhos- SP, e seu
principal objetivo é tornar o mês de setembro referência na luta dos direitos
da pessoa com deficiência, esse mês foi escolhida justamente por ser comemorado
no dia 21 de setembro o Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência.
O
setembro Verde vem para quebrar barreiras e mostrar para a sociedade o quanto
avançamos e o quanto ainda temos a
avançar, que essa causa também seja de todos nós, pois as pessoas com
deficiência precisam ser respeitadas e incluídas na sociedade.
A Campanha ” Setembro Verde” também
é uma alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos e uma alerta sobre o câncer de intestino.
Veja algumas dicas de convivência com pessoas com deficiências assistindo o vídeo de uma
campanha da Rede Carrefour:
Atividade
1) É
certo maltratar as pessoas que tem necessidades especiais? Justifique sua
resposta.
2)
Quando, onde e por quem foi criado o primeiro hospital para cuidar de pessoas
com deficiência no Brasil?
3)
O que significa a sigla APAES?
4)
O que significa a sigla LBI?
5)
O que são pessoas com deficiência?
6) Dê
sua opinião sobre o vídeo da Clarinha mar
7) Qual
o objetivo da campanha Setembro Verde no que se refere as pessoas com
deficiência?
8)
Das dicas apresentadas no vídeo, qual você achou mais importante saber?
9) Observe
com bastante atenção a imagem símbolo da campanha “Setembro Verde” e descreva a
mesma, destacando as cores e as deficiências retratadas nela.
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