17 de set. de 2020

Material de Estudo - 11/3º ano

 






PRECISAMOS PRESERVAR A NATUREZA

SABEMOS QUE A SOBREVIVÊNCIA DO NOSSO LINDO PLANETA TERRA DEPENDE MUITO DE NOSSAS AÇÕES, POR ISSO PRECISAMOS VALORIZAR TUDO AQUILO QUE A NATUREZA NOS DÁ.

OBSERVE O QUADRO ABAIXO. REPARE QUE ELE FOI FEITO BASICAMENTE COM FOLHAS DE PLANTAS E GRAVETOS.

ESSA ARTE NOS MOSTRA QUE A NATUREZA PODE SER ÚTIL E BELA MESMO COM AQUELAS PARTES DAS PLANTAS QUE CAEM NATURALMENTE.


AGORA É A SUA VEZ:

VOCÊ DEVERÁ FAZER UM QUADRO DE ACORDO COM O MODELO ACIMA USANDO FOLHAS SECAS DE ÁRVORES OU OUTRAS PLANTAS, GRAVETOS, COLA BRANCA E TINTA GUACHE.

JUNTAMENTE COM UM ADULTO DA FAMÍLIA,RECOLHA FOLHAS SECAS DE  DIFERENTES TAMANHOS E FORMAS.

PINTE DAS CORES QUE PREFERIR E DEIXE SECAR.

USE PAPEL OFÍCIO COMUM OU UM PAPEL MAIS DURO PARA MONTAR A SUA ARTE.

USANDO A IMAGINAÇÃO, CRIE SUA ARTE BASEADA NAS BELEZAS QUE A NATUREZA NOS OFERECE E DEPOIS UTILIZE-O PARA ENFEITAR SUA CASA.

FOTOGRAFE SUA ARTE E POSTE NAS REDES SOCIAIS DA ESCOLA. 

MÃOS À OBRA!





POEMA



AS BORBOLETAS

             VINÍCIUS DE MORAES


BRANCAS

AZUIS

AMARELAS

E PRETAS

BRINCAM NA LUZ

AS BELAS

BORBOLETAS.

 

BORBOLETAS BRANCAS

SÃO ALEGRES E FRANCAS.

 

BORBOLETAS AZUIS

GOSTAM MUITO DE LUZ.

 

AS AMARELINHAS

SÃO TÃO BONITINHAS!

 

E AS PRETAS, ENTÃO...

OH, QUE ESCURIDÃO!

 

VAMOS FAZER ALGUMAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO TEXTO:

COPIE O POEMA EM SEU CADERNO.

 

1) PINTE DE CORES DIFERENTES AS PALAVRAS QUE RIMAM.

 

2) RESPONDA EM SEU CADERNO:

A) QUAL O TÍTULO DO POEMA?

B) QUAL O NOME DO AUTOR?

C) QUANTAS ESTROFES TEM O POEMA?

D) E QUANTOS VERSOS?

 

3) FAÇA OUTRAS RIMAS COM AS PALAVRAS RETIRADAS DO TEXTO:

BORBOLETAS

LUZ

AMARELAS

ESCURIDÃO

 

4) FAÇA UMA BELA ILUSTRAÇÃO DO POEMA  EM SEU CADERNO DESENHANDO BORBOLETAS DE MUITAS CORES PARA SIMBOLIZAR A CHEGADA DA PRIMAVERA.





AS TRANSFORMAÇÕES DA PAISAGEM E O MEIO AMBIENTE

 NAS ATIVIDADES ANTERIORES VIMOS QUE PAISAGEM É TUDO AQUILO QUE VEMOS E PERCEBEMOS AO NOSSO REDOR NO LUGAR ONDE ESTAMOS. ESSAS PAISAGENS PODEM SER RESULTADO DE TRANSFORMAÇÕES DA NATUREZA OU MODIFICAÇÕES FEITAS PELO SER HUMANO. PORTANTO, ELAS POSSUEM ELEMENTOS NATURAIS E ELEMENTOS CULTURAIS.

AS PAISAGENS REPRESENTAM O MEIO AMBIENTE DO NOSSO PLANETA TERRA. ASSIM, QUANDO ESTUDAMOS AS DIVERSAS PAISAGENS QUE EXISTEM PELO MUNDO ESTAMOS APRENDENDO SOBRE O MEIO AMBIENTE E AS RELAÇÕES DO SER HUMANO E A NATUREZA.

UMA FORMA INTERESSANTE DE INTERPRETAR E INFORMAR SOBRE COMO O SER HUMANO SE RELACIONA COM O MEIO AMBIENTE FORMANDO SUAS PAISAGENS É ATRAVÉS DA ARTE URBANA. ARTE URBANA É OBRAS DE ARTE PINTADAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE, GERALMENTE MUROS E PAREDES DE RUAS MOVIMENTADAS. OBSERVE OS EXEMPLOS.

IMAGEM 1



IMAGEM 2



AGORA RESPONDA NO CADERNO.

1)O QUE FOI RETRATADO NA IMAGEM 1? E NA IMAGEM 2?

2)O QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO NA IMAGEM 1? E NA IMAGEM 2?

3)ALÉM DO MURO, QUE OUTROS ELEMENTOS PODEMOS VER NAS IMAGENS?

4)COMO SERIA ESSAS PAISAGENS SE NÃO ESTIVESSEM PINTADAS COM O GRAFITE NO MURO? O QUE MUDARIA?

5)QUAL É O TEMA QUE PODE SER REPRESENTADO PELAS DUAS OBRAS DE ARTE URBANA? COPIE A RESPOSTA CERTA.

(       ) CUIDADOS COM A SAÚDE E HIGIENE PESSOAL.

(       ) O SER HUMANO E O MEIO AMBIENTE.

(       ) A CIDADE E O CAMPO.

6)AGORA VOCÊ É O ARTISTA! VOCÊ É CONVIDADO (A) PARA PINTAR O MURO DA ESCOLA COM SUA ARTE URBANA SOBRE O MEIO AMBIENTE; FAÇA UM BELO DESENHO MOSTRANDO O QUE VOCÊ PINTARIA.








1)  LEIA E COPIE O TEXTO EM SEU CADERNO:



1)  INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

 

A)  QUAL É O PRINCIPAL ASSUNTO DO TEXTO?

 

B)  QUANDO A PRIMAVERA OCORRE?

 

C)  DE ACORDO COM O TEXTO, O QUE É O “FLORESCIMENTO DE VÁRIAS ESPÉCIES DE PLANTAS”?

 

D)  COMPLETE A FRASE, CONFORME ESTÁ NO TEXTO: “DURANTE ESTA ESTAÇÃO,

 

A ___________________________________________________________”.

 

E)   ESCREVA OS 5 NOMES DAS FLORES QUE APARECEM NO TEXTO E SEPARE AS SÍLABAS DESSES NOMES:

 

F)   FAÇA UMA LISTA DE MAIS 5 NOMES DE FLORES QUE VOCÊ SUA FAMÍLIA SABEM, MAS QUE SEJAM DIFERENTES DOS NOMES QUE APARECEM NO TEXTO.

 

G)  DESENHE, OU RECORTE E COLE IMAGENS DE FLORES. ESCREVA O NOME DAS FLORES QUE VOCÊ DESENHOU AO LADO DA IMAGEM.

 

 

2)  ESCREVA 4 PALAVRAS USANDO AS SÍLABAS DA PALAVRA PRIMAVERA. A SÍLABA PODE APARECER NO INÍCIO, NO MEIO OU NO FINAL DA PALAVRA:

1)   ESCOLHA UMA PALAVRA QUE VOCÊ ESCREVEU COM CADA UMA DAS SÍLABAS DA PALAVRA PRIMAVERA E FAÇA UMA FRASE COM CADA:

 

2)  DESAFIO DAS FLORES: (PODE PEDIR AJUDA À SUA FAMÍLIA)

 

OBSERVE AS IMAGENS DE FLORES E ENCONTRE NA LISTA OS NOMES DELAS. DEPOIS ESCREVA OS NOMES NO CADERNO, DE ACORDO COM O NÚMERO:

 

ROSA – MARGARIDA – DÁLIA – GIRASSOL – VIOLETA – CRAVO

1)  COPIE O POEMA NO CADERNO E COMPLETE AS LACUNAS DO TEXTO COM AS PALAVRAS EM DESTAQUE NA IMAGEM:


 

PRIMAVERA

 

PRIMA... PRIMA... __________________________________

 

É A _________________________ QUE TRAZ AS FLORES

 

E O VERDE RENASCE TÃO LINDO

 

É UMA FESTA CHEIA DE _____________________________

 

OS PASSARINHOS VIVEM A __________________________

 

E AS ___________________ VÃO FAZENDO O MEL

 

AS FORMIGUINHAS VÃO SE ALIMENTAR

 

CADA UMA FAZ O SEU _______________

 

DAS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO

 

A PRIMAVERA É A MAIS  _________________

 

PINTA TODA A ________________________

 

E DEIXA A VIDA MAIS COLORIDA!

 

CD CALENDÁRIO DA CRIANÇA FELIZ

 

1)  ESCREVA UM SUBSTANTIVO PRÓPRIO PARA OS SUBSTANTIVOS COMUNS ( ATENÇÃO PARA O USO DO ALFABETO MAIÚSCULO):

 

Beijos e continue em casa!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário