PRECISAMOS PRESERVAR A NATUREZA
SABEMOS QUE A SOBREVIVÊNCIA DO NOSSO LINDO PLANETA TERRA DEPENDE MUITO DE NOSSAS AÇÕES, POR ISSO PRECISAMOS VALORIZAR TUDO AQUILO QUE A NATUREZA NOS DÁ.
OBSERVE
O QUADRO ABAIXO. REPARE QUE ELE FOI FEITO BASICAMENTE COM FOLHAS DE PLANTAS E
GRAVETOS.
ESSA ARTE NOS MOSTRA QUE A NATUREZA PODE SER ÚTIL E BELA MESMO COM AQUELAS PARTES DAS PLANTAS QUE CAEM NATURALMENTE.
AGORA É A SUA VEZ:
VOCÊ
DEVERÁ FAZER UM QUADRO DE ACORDO COM O MODELO ACIMA USANDO FOLHAS SECAS DE
ÁRVORES OU OUTRAS PLANTAS, GRAVETOS, COLA BRANCA E TINTA GUACHE.
JUNTAMENTE
COM UM ADULTO DA FAMÍLIA,RECOLHA FOLHAS SECAS DE DIFERENTES TAMANHOS E FORMAS.
PINTE
DAS CORES QUE PREFERIR E DEIXE SECAR.
USE
PAPEL OFÍCIO COMUM OU UM PAPEL MAIS DURO PARA MONTAR A SUA ARTE.
USANDO
A IMAGINAÇÃO, CRIE SUA ARTE BASEADA NAS BELEZAS QUE A NATUREZA NOS OFERECE E
DEPOIS UTILIZE-O PARA ENFEITAR SUA CASA.
FOTOGRAFE SUA ARTE E POSTE NAS REDES SOCIAIS DA ESCOLA.
MÃOS
À OBRA!
AS
BORBOLETAS
VINÍCIUS DE MORAES
BRANCAS
AZUIS
AMARELAS
E
PRETAS
BRINCAM
NA LUZ
AS
BELAS
BORBOLETAS.
BORBOLETAS
BRANCAS
SÃO ALEGRES
E FRANCAS.
BORBOLETAS
AZUIS
GOSTAM
MUITO DE LUZ.
AS
AMARELINHAS
SÃO
TÃO BONITINHAS!
E AS
PRETAS, ENTÃO...
OH,
QUE ESCURIDÃO!
VAMOS
FAZER ALGUMAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO TEXTO:
COPIE
O POEMA EM SEU CADERNO.
1) PINTE
DE CORES DIFERENTES AS PALAVRAS QUE RIMAM.
2) RESPONDA
EM SEU CADERNO:
A)
QUAL O TÍTULO DO POEMA?
B)
QUAL O NOME DO AUTOR?
C)
QUANTAS ESTROFES TEM O POEMA?
D) E
QUANTOS VERSOS?
3)
FAÇA OUTRAS RIMAS COM AS PALAVRAS RETIRADAS DO TEXTO:
BORBOLETAS
LUZ
AMARELAS
ESCURIDÃO
4) FAÇA
UMA BELA ILUSTRAÇÃO DO POEMA EM SEU
CADERNO DESENHANDO BORBOLETAS DE MUITAS CORES PARA SIMBOLIZAR A CHEGADA DA
PRIMAVERA.
AS TRANSFORMAÇÕES DA
PAISAGEM E O MEIO AMBIENTE
NAS ATIVIDADES ANTERIORES VIMOS QUE PAISAGEM É TUDO AQUILO QUE VEMOS E PERCEBEMOS AO NOSSO REDOR NO LUGAR ONDE ESTAMOS. ESSAS PAISAGENS PODEM SER RESULTADO DE TRANSFORMAÇÕES DA NATUREZA OU MODIFICAÇÕES FEITAS PELO SER HUMANO. PORTANTO, ELAS POSSUEM ELEMENTOS NATURAIS E ELEMENTOS CULTURAIS.
AS
PAISAGENS REPRESENTAM O MEIO AMBIENTE DO NOSSO PLANETA TERRA. ASSIM, QUANDO
ESTUDAMOS AS DIVERSAS PAISAGENS QUE EXISTEM PELO MUNDO ESTAMOS APRENDENDO SOBRE
O MEIO AMBIENTE E AS RELAÇÕES DO SER HUMANO E A NATUREZA.
UMA
FORMA INTERESSANTE DE INTERPRETAR E INFORMAR SOBRE COMO O SER HUMANO SE
RELACIONA COM O MEIO AMBIENTE FORMANDO SUAS PAISAGENS É ATRAVÉS DA ARTE URBANA.
ARTE URBANA É OBRAS DE ARTE PINTADAS EM ESPAÇOS PÚBLICOS DA CIDADE, GERALMENTE
MUROS E PAREDES DE RUAS MOVIMENTADAS. OBSERVE OS EXEMPLOS.
IMAGEM 1
AGORA
RESPONDA NO CADERNO.
1)O
QUE FOI RETRATADO NA IMAGEM 1? E NA IMAGEM 2?
2)O
QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO NA IMAGEM 1? E NA IMAGEM 2?
3)ALÉM
DO MURO, QUE OUTROS ELEMENTOS PODEMOS VER NAS IMAGENS?
4)COMO
SERIA ESSAS PAISAGENS SE NÃO ESTIVESSEM PINTADAS COM O GRAFITE NO MURO? O QUE
MUDARIA?
5)QUAL
É O TEMA QUE PODE SER REPRESENTADO PELAS DUAS OBRAS DE ARTE URBANA? COPIE A
RESPOSTA CERTA.
( ) CUIDADOS COM A SAÚDE E HIGIENE PESSOAL.
( ) O SER HUMANO E O MEIO AMBIENTE.
( ) A CIDADE E O CAMPO.
6)AGORA VOCÊ É O ARTISTA! VOCÊ É CONVIDADO (A) PARA PINTAR O MURO DA ESCOLA COM SUA ARTE URBANA SOBRE O MEIO AMBIENTE; FAÇA UM BELO DESENHO MOSTRANDO O QUE VOCÊ PINTARIA.
1) LEIA E COPIE O
TEXTO EM SEU CADERNO:
1)
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:
A) QUAL É O PRINCIPAL
ASSUNTO DO TEXTO?
B) QUANDO A PRIMAVERA OCORRE?
C) DE ACORDO COM O TEXTO, O
QUE É O “FLORESCIMENTO DE VÁRIAS ESPÉCIES DE PLANTAS”?
D) COMPLETE A FRASE,
CONFORME ESTÁ NO TEXTO: “DURANTE ESTA ESTAÇÃO,
A
___________________________________________________________”.
E) ESCREVA OS 5 NOMES DAS FLORES
QUE APARECEM NO TEXTO E SEPARE AS SÍLABAS DESSES NOMES:
F) FAÇA UMA LISTA DE MAIS 5
NOMES DE FLORES QUE VOCÊ SUA FAMÍLIA SABEM, MAS QUE SEJAM DIFERENTES DOS NOMES
QUE APARECEM NO TEXTO.
G) DESENHE, OU RECORTE E
COLE IMAGENS DE FLORES. ESCREVA O NOME DAS FLORES QUE VOCÊ DESENHOU AO LADO DA
IMAGEM.
2)
ESCREVA 4 PALAVRAS
USANDO AS SÍLABAS DA PALAVRA PRIMAVERA. A SÍLABA PODE APARECER NO INÍCIO, NO
MEIO OU NO FINAL DA PALAVRA:
1) ESCOLHA UMA PALAVRA QUE VOCÊ ESCREVEU COM CADA UMA
DAS SÍLABAS DA PALAVRA PRIMAVERA E FAÇA UMA FRASE COM CADA:
2)
DESAFIO DAS FLORES:
(PODE PEDIR AJUDA À SUA FAMÍLIA)
OBSERVE AS IMAGENS DE
FLORES E ENCONTRE NA LISTA OS NOMES DELAS. DEPOIS ESCREVA OS NOMES NO CADERNO,
DE ACORDO COM O NÚMERO:
ROSA – MARGARIDA – DÁLIA – GIRASSOL – VIOLETA –
CRAVO
1)
COPIE O
POEMA NO CADERNO E COMPLETE AS LACUNAS DO TEXTO COM AS PALAVRAS EM DESTAQUE NA
IMAGEM:
PRIMAVERA
PRIMA... PRIMA... __________________________________
É A _________________________ QUE
TRAZ AS FLORES
E O VERDE RENASCE TÃO LINDO
É UMA FESTA CHEIA DE
_____________________________
OS PASSARINHOS VIVEM A
__________________________
E AS ___________________ VÃO
FAZENDO O MEL
AS FORMIGUINHAS VÃO SE ALIMENTAR
CADA UMA FAZ O SEU _______________
DAS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO
A PRIMAVERA É A MAIS _________________
PINTA TODA A
________________________
E DEIXA A VIDA MAIS COLORIDA!
CD CALENDÁRIO DA CRIANÇA FELIZ
1) ESCREVA UM SUBSTANTIVO PRÓPRIO PARA OS SUBSTANTIVOS COMUNS ( ATENÇÃO PARA
O USO DO ALFABETO MAIÚSCULO):
Beijos e continue em casa!

Nenhum comentário:
Postar um comentário