8ª Atividade da EJA
ATENÇÃO:
1° - Assista o vídeo do Youtube;
2° - Leia a reportagem;
3° - Copie o texto em seu caderno;
4° - Copie as perguntas em seu caderno;
5° - Responda as questões em seu caderno;
6° - Coloque data .............. em seu caderno;
7° - Tire foto da atividade feita em seu caderno e
envie ao professor pelo WhatsApp.
ASSUNTO: Racismo
ATIVIDADE: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIuEzyNGASoYIb1z5o3tC_kUs2pJQLRxnM_5OotsPE95MuxQ/viewform
VÍDEO: Vidas Negras – Música do
Edi Rock.
LINK: https://www.youtube.com/watch?v=jcBvLr8xOWg&feature=youtu.be
TEXTO: O que é racismo?
REPORTAGEM: Caso George Floyd: morte de homem negro
filmado com policial branco com joelhos em seu pescoço causa indignação nos
EUA.
TEXTO: O que é
Racismo?
Nas relações
sociais, o preconceito pode acontecer por conta da sexualidade (prejulgar uma
pessoa homossexual); do gênero (julgar uma mulher como inferior a um homem, ou
uma pessoa transgênero); da condição física (julgar uma pessoa deficiente ou de
baixa estatura, por exemplo, como incapaz); e da raça (cor da pele). Quando o
preconceito é motivado pela cor da pele de uma pessoa, chamamo-lo de racismo. O
racismo é, portanto, uma forma de preconceito cruel que ainda atinge uma grande
parcela da população mundial. É importante frisar que não existem grandes
diferenças genéticas entre pessoas de etnias diferentes, e, mesmo que essa
diferença existisse, isso não seria motivo suficiente para justificar o
preconceito racial. Nas formas mais agudas, o preconceito racial pode servir de
pretexto para motivar agressões físicas ou verbais, além de causar dano moral e
até perseguições e prisões injustas de pessoas, principalmente de negros.
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/o-que-e-sociologia/o-que-e-racismo.htm
REPORTAGEM:
Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelhos
em seu pescoço causa indignação nos EUA
QUESTÕES:
1)
George Perry Floyd Jr., nasceu em Fayetteville (Carolina do Norte), em 14 de
outubro de 1973, e faleceu em Minneapolis (Minnesota), a 25 de maio de 2020. As
cidades citadas ficam em qual país?
( ) Estados Unidos da América -EUA
( )República Dominicana Francesa
2)
George Perry Floyd Jr. foi um afro-americano e morreu em Minneapolis no dia 25
de maio de 2020. Como foi a sua morte?
( ) Estrangulado por um policial branco
que ajoelhou em seu pescoço durante uma abordagem por supostamente usar uma
nota falsificada de vinte dólares em um supermercado.
( ) Atingido por uma bala perdida
durante um tumulto no shopping center em Minneapolis.
3)
Após sua morte, protestos contra o racismo começaram a acontecer nos Estados
Unidos e no mundo.
( ) Verdadeiro
( ) Falso
4)
Floyd foi criado em Houston, Texas. Destacou-se no futebol americano, mas
praticou outros esportes durante o ensino médio e faculdade. Chamado de Perry
por seus amigos e familiares; era considerado um "gigante gentil"
("a gentle giant"). Em 2014, mudou-se para Minneapolis (Minnesota)
encontrando trabalho como caminhoneiro e segurança. Em 2020, perdeu o trabalho
como segurança devido à:
( ) Epidemia de gripe H1N1 e sarampo.
( ) Pandemia de COVID-19.
5)
Floyd morreu após ser preso, acusado de usar dinheiro falso para comprar
cigarros; durante a prisão o que Derek Chauvin, um policial branco, fez:
( ) Ajoelhou-se no pescoço e nas suas
costas por oito minutos e 46 segundos.
( ) O perseguiu entre a multidão e o
agarrou, jogando-o no chão para colocar as algemas.
6-
A morte de Floyd e as ações dos policiais levaram a protestos em todo o mundo
do movimento ativista antirracista Black Lives Matter; pedindo à reforma da
polícia e a legislação para lidar com as desigualdades raciais. A tradução de
Black Lives Matter é:
( ) Não se pode matar negros.
( ) Vidas Negras Importam.
VÍDEO:
Vidas Negras – Música do Edi Rock.
https://www.youtube.com/watch?v=jcBvLr8xOWg&feature=youtu.be
7-
Na introdução do vídeo é apresentado uma matéria jornalística sobre a morte do
adolescente João Pedro, de 14 anos, morto durante operação policial no Rio de
Janeiro enquanto brincava em casa. O clip, em estilo boombap (estilo musical
com uso de tambores bumbo e caixa) expressa a energia e potências necessárias
para despertar a atenção para a causa, com o ritmo forte da letra e trechos
como “Vidas negras sem teto, vidas negras sem piso / Vida negra objeto, que
ainda abre um sorriso / Vida negra é sutil, que nem granada e fuzil / Homem
negro morre no feto / vida negra é um barril." Diga o que você entende por
“vidas negras” nesses trechos.
8-
O que você está fazendo para mudar a realidade de sua comunidade relativa à
discriminação que apresentamos nesta atividade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário