11 de set. de 2020

Material de Estudo - 8/EJA






 

8ª Atividade da EJA

ATENÇÃO:

1° - Assista o vídeo do Youtube;

2° - Leia a reportagem;

3° - Copie o texto em seu caderno;

4° - Copie as perguntas em seu caderno;

5° - Responda as questões em seu caderno;

6° - Coloque data .............. em seu caderno;

7° - Tire foto da atividade feita em seu caderno e envie ao professor pelo WhatsApp.

 

ASSUNTO: Racismo

ATIVIDADE: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfIuEzyNGASoYIb1z5o3tC_kUs2pJQLRxnM_5OotsPE95MuxQ/viewform

VÍDEO: Vidas Negras – Música do Edi Rock.



LINK: https://www.youtube.com/watch?v=jcBvLr8xOWg&feature=youtu.be

TEXTO: O que é racismo?

REPORTAGEM: Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelhos em seu pescoço causa indignação nos EUA.

LINK: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/27/caso-george-floyd-morte-de-homem-negro-filmado-com-policial-branco-com-joelhos-em-seu-pescoco-causa-indignacao-nos-eua.ghtml

 

TEXTO: O que é Racismo?

Nas relações sociais, o preconceito pode acontecer por conta da sexualidade (prejulgar uma pessoa homossexual); do gênero (julgar uma mulher como inferior a um homem, ou uma pessoa transgênero); da condição física (julgar uma pessoa deficiente ou de baixa estatura, por exemplo, como incapaz); e da raça (cor da pele). Quando o preconceito é motivado pela cor da pele de uma pessoa, chamamo-lo de racismo. O racismo é, portanto, uma forma de preconceito cruel que ainda atinge uma grande parcela da população mundial. É importante frisar que não existem grandes diferenças genéticas entre pessoas de etnias diferentes, e, mesmo que essa diferença existisse, isso não seria motivo suficiente para justificar o preconceito racial. Nas formas mais agudas, o preconceito racial pode servir de pretexto para motivar agressões físicas ou verbais, além de causar dano moral e até perseguições e prisões injustas de pessoas, principalmente de negros.

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/o-que-e-sociologia/o-que-e-racismo.htm

REPORTAGEM: Caso George Floyd: morte de homem negro filmado com policial branco com joelhos em seu pescoço causa indignação nos EUA

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/05/27/caso-george-floyd-morte-de-homem-negro-filmado-com-policial-branco-com-joelhos-em-seu-pescoco-causa-indignacao-nos-eua.ghtml

 

QUESTÕES:

1) George Perry Floyd Jr., nasceu em Fayetteville (Carolina do Norte), em 14 de outubro de 1973, e faleceu em Minneapolis (Minnesota), a 25 de maio de 2020. As cidades citadas ficam em qual país?

(          ) Estados Unidos da América -EUA

(          )República Dominicana Francesa

2) George Perry Floyd Jr. foi um afro-americano e morreu em Minneapolis no dia 25 de maio de 2020. Como foi a sua morte?

(          ) Estrangulado por um policial branco que ajoelhou em seu pescoço durante uma abordagem por supostamente usar uma nota falsificada de vinte dólares em um supermercado.

(          ) Atingido por uma bala perdida durante um tumulto no shopping center em Minneapolis.

3) Após sua morte, protestos contra o racismo começaram a acontecer nos Estados Unidos e no mundo. 

(          ) Verdadeiro

(          ) Falso

4) Floyd foi criado em Houston, Texas. Destacou-se no futebol americano, mas praticou outros esportes durante o ensino médio e faculdade. Chamado de Perry por seus amigos e familiares; era considerado um "gigante gentil" ("a gentle giant"). Em 2014, mudou-se para Minneapolis (Minnesota) encontrando trabalho como caminhoneiro e segurança. Em 2020, perdeu o trabalho como segurança devido à:

(          ) Epidemia de gripe H1N1 e sarampo.

(          ) Pandemia de COVID-19.

5) Floyd morreu após ser preso, acusado de usar dinheiro falso para comprar cigarros; durante a prisão o que Derek Chauvin, um policial branco, fez:

(          ) Ajoelhou-se no pescoço e nas suas costas por oito minutos e 46 segundos.

(       ) O perseguiu entre a multidão e o agarrou, jogando-o no chão para colocar as algemas.

6- A morte de Floyd e as ações dos policiais levaram a protestos em todo o mundo do movimento ativista antirracista Black Lives Matter; pedindo à reforma da polícia e a legislação para lidar com as desigualdades raciais. A tradução de Black Lives Matter é: 

(          ) Não se pode matar negros.

(          ) Vidas Negras Importam.

 

VÍDEO: Vidas Negras – Música do Edi Rock.

https://www.youtube.com/watch?v=jcBvLr8xOWg&feature=youtu.be

7- Na introdução do vídeo é apresentado uma matéria jornalística sobre a morte do adolescente João Pedro, de 14 anos, morto durante operação policial no Rio de Janeiro enquanto brincava em casa. O clip, em estilo boombap (estilo musical com uso de tambores bumbo e caixa) expressa a energia e potências necessárias para despertar a atenção para a causa, com o ritmo forte da letra e trechos como “Vidas negras sem teto, vidas negras sem piso / Vida negra objeto, que ainda abre um sorriso / Vida negra é sutil, que nem granada e fuzil / Homem negro morre no feto / vida negra é um barril." Diga o que você entende por “vidas negras” nesses trechos. 

8- O que você está fazendo para mudar a realidade de sua comunidade relativa à discriminação que apresentamos nesta atividade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário