2-Copie as frases abaixo pontuando-as adequadamente:
a-Camila comprou uma blusa brincos uma sandália e uma calça
b-Mamãe perguntou
Você já jantou
c-Que filme maravilhoso
d-Que dia é hoje
e- Não vou ao cinema
3- Leia com atenção o texto abaixo:
4- Interpretação de texto:
a-Quantos parágrafos
tem o texto?
b-Qual é o assunto
principal do texto?
c-Por que o homem estava
se sentindo melhor que os outros habitantes do povoado na África?
d-Quem explicou para
ele, o por quê das diferenças entre eles e as outras pessoas?
e-Escreva o significado
da palavra Diéli?
5-Complete, em seu
caderno, a lista de palavras abaixo com as letras s ou ss:
TODOS OS ANOS, PARA CELEBRAR A CHEGADA DA PRIMAVERA,
A ESCOLA GENTE FELIZ PREPARA UMA APRESENTAÇÃO QUE ENVOLVE TODOS OS ALUNOS.
QUESTÃO 1) O CONVITE ABAIXO FOI UTILIZADO NA ÚLTIMA FESTA DA PRIMAVERA REALIZADA NA
ESCOLA:
A) NO CONVITE, O VESTIDO DA MENINA LEMBRA QUAL
FORMA GEOMÉTRICA? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
( ) QUADRADO ( ) RETÂNGULO ( ) TRIÂNGULO
B) A DECOMPOSIÇÃO ABAIXO APRESENTA O NÚMERO DE CONVITES QUE FORAM
DISTRIBUÍDOS PARA A FESTA:
2 UNIDADES DE MILHAR + 4 CENTENAS + 3 DEZENAS + 9
UNIDADES
C) NA FOLHINHA DO CALENDÁRIO ESTÁ MARCADA A DATA DA
REALIZAÇÃO DA FESTA DA PRIMAVERA. OBSERVE-O COM ATENÇÃO E RESPONDA EM
QUE DIA DA SEMANA OCORREU A FESTA:
QUESTÃO 2) EM TODAS AS FESTAS DA PRIMAVERA, A CANTINA DA ESCOLA PREPARA
DELICIOSAS GULOSEIMAS. OBSERVE O CARTAZ QUE APRESENTA O PREÇO DAS GULOSEIMAS
VENDIDAS NA ÚLTIMA FESTA:
PEDRO POSSUI R$ 10,00 E QUER COMPRAR 1 MILHO VERDE, 1 CACHORRO-QUENTE E 2 PIPOCAS.
A) QUANTOS REAIS PEDRO IRÁ GASTAR? RESPONDA APRESENTANDO CÁLCULOS.
B) QUAL O TROCO RECEBIDO POR PEDRO? RESPONDA APRESENTANDO CÁLCULOS.
C) COM O TROCO RECEBIDO, PEDRO PODERÁ COMPRAR 1 CANJICA? EXPLIQUE SUA RESPOSTA
D) CALCULE A DIFERENÇA ENTRE A GULOSEIMA MAIS
CARA E A MAIS BARATA.
QUESTÃO 3) NA FESTA DA PRIMAVERA, A ESCOLA ARRECADOU R$ 155,00 COM A VENDA DE LANCHES. ASSINALE A OPÇÃO QUE REPRESENTA CORRETAMENTE ESSA QUANTIA:
QUESTÃO 4) A FAMÍLIA DE PEDRO SAIU CEDO PARA CHEGAR
À FESTA DA PRIMAVERA. O RELÓGIO ESTÁ MARCANDO O HORÁRIO EM QUE A FAMÍLIA
SAIU DE CASA:
ASSINALE A OPÇÃO QUE INDICA O HORÁRIO EM QUE A FAMÍLIA DE PEDRO SAIU DE CASA:
( ) 13
HORAS ( )
15 HORAS ( )
18 HORAS ( )
20 HORAS
HORA DA LEITURA
ESTAMOS
VENDO ATUALMENTE MUITAS REPORTAGENS NA MÍDIA E ATÉ MESMO PESSOALMENTE A
RESPEITO DAS QUEIMADAS NO BRASIL E NO MUNDO.
SABEMOS
QUE CUIDAR DA NATUREZA É UM DEVER DE TODOS E QUE O NÃO CUIDAR REFLETE MUITO EM
NOSSAS VIDAS DE FORMA NEGATIVA.
QUANDO PRESERVADA, A NATUREZA SEGUE NATURALMENTE SEU RUMO NOS ENCANTANDO COM SUA BELEZA.
LEIA
A LINDA HISTÓRIA “ A BORBOLETA AZUL”.
ELA NOS
MOSTRARÁ QUE A NATUREZA ESTÁ SEMPRE PRONTA PARA RECOMEÇAR.
DEVEMOS
FAZER A NOSSA PARTE!
EM
SEGUIDA, RESPONDA EM SEU CADERNO A SEGUINTE FICHA LITERÁRIA:
TÍTULO DO LIVRO.
NOME
DO AUTOR (A).
NÚMERO
DE PÁGINAS DO LIVRO.
QUAIS
OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DA HISTÓRIA?
QUAL
O ASSUNTO DA HISTÓRIA?
FALE
SOBRE O QUE ENTENDEU DA HISTÓRIA.
FAÇA UM DESENHO SOBRE A HISTÓRIA.
SALVE
A NATUREZA! RESPEITE OS ANIMAIS!
MEIO AMBIENTE
SEMPRE OUVIMOS DIZER QUE DEVEMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE. MAS, VOCÊ SABE O QUE É MEIO AMBIENTE?
MEIO
AMBIENTE É O LUGAR ONDE SE DESENVOLVE A VIDA NO PLANETA TERRA, OU SEJA, É A
NATUREZA COM TODOS OS SERES VIVOS E OS ELEMENTOS NÃO VIVOS (ÁGUA, SOL, SOLO,
AR, OBJETOS, ETC.) QUE NELA HABITAM E INTERAGEM.
TODOS
NÓS DEVEMOS PRESERVAR (CUIDAR, PROTEGER) ESSE AMBIENTE. CUIDAR DO MEIO AMBIENTE
É IMPORTANTE PORQUE TUDO O QUE EXISTE NELE ESTÁ RELACIONADO. ASSIM, SE ALGUM DE
SEUS ITENS É PREJUDICADO, DIFICILMENTE OUTROS NÃO O SERÃO. E SABE O QUE MAIS? O
SER HUMANO, COMO É O QUE POSSUI MAIOR CAPACIDADE DE MODIFICAR O MEIO AMBIENTE,
É O GRANDE RESPONSÁVEL POR ALGUNS PROBLEMAS QUE TÊM OCORRIDO, E É UM DOS QUE
MAIS SOFREM AS CONSEQUÊNCIAS DISSO – PRINCIPALMENTE AS PESSOAS MAIS POBRES.
COMO CUMPRIR A MISSÃO DE
CUIDAR DO MEIO AMBIENTE?
*CUIDANDO
DAS FLORESTAS, EVITANDO DESMATAMENTO, QUEIMADAS, CUIDANDO DOS ANIMAIS QUE LÁ
MORAM, ETC.
*CUIDANDO
DOS RIOS, NÃO JOGANDO LIXO EM QUALQUER LUGAR (FORA DA LIXEIRA), NÃO POLUINDO A
ÁGUA COM ESGOTOS, NÃO TIRANDO AS PLANTAS QUE EXISTEM NA BEIRA DOS RIOS, ENTRE
OUTROS.
*RECICLAGEM,
DESTINANDO O LIXO PARA OS LUGARES ADEQUADOS, COMO A COLETA SELETIVA,
REUTILIZANDO EMBALAGENS, ETC.
*CUIDANDO
DO AR, PLANTANDO ÁRVORES, DANDO PREFERÊNCIA PARA O USO DO TRANSPORTE PÚBLICO,
EVITANDO A POLUIÇÃO DO AR.
TEXTO
ADAPTADO. https://escolakids.uol.com.br/ciencias/meio-ambiente.htm
E https://www.todamateria.com.br/tudo-sobre-meio-ambiente/
ACESSO EM 14 DE SETEMBRO DE 2020.
IMAGEM
DISPONÍVEL EM https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm
ACESSO EM 14 DE SETEMBRO DE 2020.
AGORA,
RESPONDA EM SEU CADERNO:
1)O
QUE É MEIO AMBIENTE?
2)QUEM
DEVE CUIDAR DO AMBIENTE EM QUE SE VIVE?
3)ONDE
VOCÊ MORA, O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?
NO ÚLTIMO DIA 21 DE SETEMBRO FOI COMEMORADO O DIA DA ÁRVORE E TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL A CONSCIENTIZAÇÃO A RESPEITO DA PRESERVAÇÃO DESSE BEM TÃO VALIOSO. A ÁRVORE GANHOU UM DIA ESPECIAL EM VIRTUDE DE SUA IMPORTÂNCIA PARA A VIDA HUMANA E TAMBÉM COM A CHEGADA DA PRIMAVERA, ONDE GANHAM NOVA VIDA, ABREM LINDAS FLORES QUE DÃO ORIGEM A NOVAS ÁRVORES. ESSENCIAIS PARA A VIDA, AS ÁRVORES NÃO SÓ EMBELEZAM O PLANETA COMO MANTÊM A UMIDADE DO AR. ALÉM DISSO, AJUDAM A DIMINUIR A POLUIÇÃO. PRODUZEM OXIGÊNIO, MUDAM A DIREÇÃO DOS VENTOS, FIRMAM O SOLO DAS ENCOSTAS (BARRANCOS) E TAMBÉM AS MARGENS DOS RIOS. CADA REGIÃO DO NOSSO PAÍS POSSUI UMA ÁRVORE SÍMBOLO DIFERENTE. OBSERVE:
*ÁRVORE
SÍMBOLO DA REGIÃO NORTE – CASTANHEIRA;
*ÁRVORE
SÍMBOLO DA REGIÃO NORDESTE – CARNAÚBA;
*ÁRVORE
SÍMBOLO DA REGIÃO CENTRO-OESTE – IPÊ AMARELO;
*ÁRVORE
SÍMBOLO DA REGIÃO SUDESTE – PAU-BRASIL;
*ÁRVORE
SÍMBOLO DA REGIÃO SUL – ARAUCÁRIA.
VIRAM
QUANTA COISA BOA? LEMBREM-SE, AS ÁRVORES TAMBEM SÃO SERES VIVOS E MERECEM TODO
O NOSSO RESPEITO E CARINHO.
TEXTO ADAPTADO https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm E http://vacaamarelah.blogspot.com/2009/09/texto-informativo-dia-da-arvore-e.html ACESSO EM 14 DE SETEMBRO DE 2020.
4)DESENHE, NO CADERNO, UMA ÁRVORE E USE PAPEL COLORIDO, TINTA OU MESMO LÁPIS DE COLORIR, PARA DEIXÁ-LA BEM BONITA. USE A CRIATIVIDADE.
E COMEÇA UMA DAS MAIS BELAS ESTAÇÕES DO ANO – A PRIMAVERA
A
PRIMAVERA É UMA DAS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO. ELA OCORRE APÓS O INVERNO E ANTES
DO VERÃO. ELA TEM INÍCIO NO DIA 23 DE SETEMBRO E TERMINA NO DIA 21 DE DEZEMBRO.
É
UMA ÉPOCA QUE OCORRE O FLORESCIMENTO DE VÁRIAS ESPÉCIES DE PLANTAS. PORTANTO, É
UM PERÍODO EM QUE A NATUREZA FICA BELA, PRESENTEANDO O SER HUMANO COM FLORES
COLORIDAS E PERFUMADAS!
DURANTE
ESTA ESTAÇÃO, A TEMPERATURA AOS POUCOS VAI AUMENTANDO E O CLIMA MUDANDO,
FICANDO MAIS AGRADÁVEL.
ENTRE
AS FLORES QUE MAIS SE DESTACAM NA PRIMAVERA, ESTÃO O GIRASSOL, A ROSA, A
ORQUÍDEA, A GÉRBERA E A VIOLETA.
VAMOS
CURTIR A BELEZA DA PRIMAVERA!
TEXTO
ADAPTADO. http://vacaamarelah.blogspot.com/2009/09/texto-informativo-dia-da-arvore-e.html
ACESSO 14 DE SETEMBRO DE 2020.
VAMOS
HOMENAGEAR ATRAVÉS DA NOSSA ARTE, O DIA DA ÁRVORE QUE É COMEMEMORADO NO BRASIL
TODO DIA 21 DE SETEMBRO EM RAZÃO DA CHEGADA DA PRIMAVERA.
SABEMOS
QUE A ÁRVORE SIMBOLIZA A NATUREZA E É UMA DAS MAIS IMPORTANTES RIQUEZAS
NATURAIS QUE POSSUÍMOS.
ALÉM
DE AUMENTAR A UMIDADE DO AR, AS ÁRVORES TAMBÉM EVITAM EROSÕES, PRODUZEM OXIGÊNIO,
REDUZEM A TEMPERATURA, FORNECEM SOMBRA E ABRIGO PARA ALGUMAS ESPÉCIES DE ANIMAIS
E POSSUEM MUITAS OUTRAS UTILIDADES.
POR ESTES E OUTROS MOTIVOS, DEVEMOS CUIDAR E VALORIZAR AS ÁRVORES.
OBSERVE
A FIGURA ABAIXO:
UTILIZANDO
FOLHAS SECAS RECOLHIDAS COM A AJUDA DE UM ADULTO RESPONSÁVEL POR VOCÊ,
REPRODUZA ESTA IMAGEM EM SEU CADERNO DE ARTE.
PARA
ISSO, COMECE DESENHANDO O TRONCO E PINTANDO DE MARROM.
EM
SEGUIDA, COLE AS FOLHAS FORMANDO A COPA DA ÁRVORE.
COMPLETE A PAISAGEM DESENHANDO FLORES PARA SIMBOLIZAR A CHEGADA DA PRIMAVERA.
VIVA A NATUREZA! SE PUDER, PLANTE UMA ÁRVORE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário