ATIVIDADE - 2
SER DIFERENTE É NORMAL.
ESTRANHO É SER IGUAL.
Desenhe várias carinhas dessa em seu caderno e as faça ficar diferentes. Capriche, será divertido!
ATIVIDADE - 3
Leia, releia com entonação e
copie em seu caderno esse belo cordel.
A INCLUSÃO DE CRIANÇAS ESPECIAIS
ROBERTO RIBEIRO
Pois acaba o preconceito
Ou pelo menos reduz,
Dando a criança o direito
De encontrar uma luz.
Professores e alunos
Logo aprendem a lição,
Valoriza a igualdade
E não a competição,
Respeitando as diferenças
Pois é nossa obrigação.
Um projeto pedagógico
Toda escola tem que ter,
Respeitando as diferenças
Fazendo compreender,
Só assim a inclusão
Talvez possa acontecer.
E o que é inclusão?
Eu vou tentar responder,
É nossa capacidade
De o outro entender,
Aproveitando as diferenças
Pra com elas aprender.
Uma escola inclusiva
Traz o reflexo de fora,
Ajudando as crianças
A aprender sem demora,
Respeitando as diferenças
Sem preconceitos de outrora.
Um projeto pedagógico
Parte da reflexão,
De como integrar a turma
Como fala a inclusão,
E com dependências físicas
Fazendo adaptações.
Adaptando banheiros
Colocando corrimãos,
As rampas bem protegidas
Com grade de proteção,
Portas largas e perfeitas
Para abrir todo vão.
Os professores e técnicos
Devem ser todos treinados,
Pra resolver os problemas
Caso sejam encontrados,
Com destreza e carinho
E não ser descontrolados.
Com essas medidas simples
Já será um bom começo,
Pra mudar as coisas fáceis
Sem pagar um alto preço,
E transformar a escola
QUESTÃO 01. Calcule:
a (8 centenas de milhar) subtraído por (2 dezenas de milhar e 9 unidades de milhar).
b) (15 dezenas de milhar) adicionado por (8 dezenas de milhar, 4 unidades de milhar e 9 centenas).
c) (3 centenas de milhar ) subtraído por (159.098)
d) (26 unidades de milhar) subtraído por (01 dezena de milhar, 8 unidades de milhar, 4 centenas e 2 dezenas).
QUESTÃO 02. Quanto falta para chegar a uma dezena de milhar de cartas, se Lúcia já contou 7.236?
QUESTÃO 03. Invente uma situação-problema cuja pergunta seja “Quantos a mais”?
QUESTÃO 04. Invente uma situação-problema cuja pergunta seja “Quanto restou”?
QUESTÃO 05. João fez uma adição na calculadora, e o resultado foi 9758. Primeiro, digitou 2 1 4 5 ; depois, digitou + 3 2 0 0 e + ? ? ? ? . Qual foi o terceiro número digitado por João?
QUESTÃO 06. Sem usar a tecla 7, faça aparecer o número 7 no visor da calculadora e, escreva estes números encontrados.
a) Usando apenas dois números.
b) Usando apenas três números.
c) Usando apenas quatro números.
QUESTÃO 07. Leia as informações da tabela e,
depois, construa um gráfico de colunas com os dados da tabela. Se for preciso,
peça ajuda à um adulto.
Não se esqueça
da legenda no gráfico.
CASOS E MORTES POR COVID-19 EM BELO HORIZONTE
E REGIÃO METROPOLITANA
MUNICÍPIO |
CASOS CONFIRMADOS |
MORTES CONFIRMADAS |
BELO
HORIZONTE |
35 779 |
1 073 |
BETIM |
4 919 |
177 |
CONTAGEM |
7 893 |
301 |
RIBEIRÃO
DAS NEVES |
3 237 |
121 |
SANTA
LUZIA |
1 652 |
74 |
VESPASIANO |
1 164 |
26 |
Fonte: G1 Minas 20/07/2020
Agora, você vai construir na malha quadriculada o gráfico de colunas representando os dados da tabela acima. Você terá que fazer:
·
uma
coluna para Casos Confirmados;
· uma coluna para Mortes Confirmadas.
Assim:
CASOS
E MORTES POR COVID-19 EM BH E REGIÃO METROPOLITANA - 20/07/2020
Faça na malha quadriculada abaixo o gráfico de acordo com os dados da tabela. Não se esqueça do título, dos dados e da legenda. Capriche.
Professoras: Doralice e Priscilla
ATIVIDADES DE CIÊNCIAS
Acompanhamos
no dia-a-dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O
crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos
para o ar, o solo e as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser
humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos dele para sobreviver
neste planeta. É importante que haja a viabilidade econômica nas ações voltadas
para a produção de bens e serviços, porém estes não devem comprometer o futuro
das próximas gerações.
Conceito
Desenvolvimento
sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a
preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e
gerações futuras.
Portanto, para
que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização
entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça
social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso
racional dos recursos da natureza (principalmente a água).
Copie as perguntas abaixo e dê as respostas no caderno de Ciências:
1- Explique
com suas palavras o que você entende por desenvolvimento sustentável.
2- Cite duas ações que você e sua família podem
praticar para ajudar no desenvolvimento sustentável do planeta.
Fonte:https://prima.org.br/desenvolvimento-sustentavel
Independência do Brasil
D. Pedro que era
príncipe regente do Brasil, ao chegar de Santos, encontrou nas proximidades do
riacho Ipiranga, emissários do Rio de Janeiro, que lhe traziam mensagens de
Lisboa exigindo seu imediato retorno, a Portugal.
Com as mensagens, vinham cartas de José Bonifácio, de Dona Leopoldina e
do deputado Antônio Carlos, onde pediam a reação do príncipe para que o Brasil
conquistasse sua autonomia política, pois o povo estava desgastado com o
sistema econômico e pagavam altos impostos.
D. Pedro sentiu que era chegada a hora, e no mesmo local, a
07 de setembro de 1822, às margens do riacho Ipiranga, com célebre brado:
- “Independência ou morte”, determinou o rompimento dos
laços que prendiam o Brasil a Portugal. Por isso, 07 de setembro é dia de festa
no Brasil.
1– Copie as perguntas abaixo e dê as respostas no caderno de História:
A-
Procure no dicionário o
significado da palavra independência.
B-
Onde e quando ocorreu a
independência do Brasil?
C- Em viagem para São Paulo, D. Pedro recebeu cartas da Corte, exigindo seu retorno imediato a Portugal. Ele acatou essas ordens? Explique.
2 – Escreva no caderno um pequeno trecho mostrando como você pode homenagear a nossa Pátria.
3- Observe a balança abaixo:
Escrevam no caderno as palavras
do lado da balança que em sua opinião, pesam mais na vida dos brasileiros.
Querida
criança,
Estamos
no Setembro Verde, onde ressaltamos a importância de respeitarmos as diferenças de cada
um. Então, para a nossa atividade de
arte, você deverá fazer bonecos de mãos dadas, colocando em
cada um deles uma característica diferente. Solte a sua imaginação e criatividade.
Serão
bonecos diferentes, mas de mãos dadas,
pois cada um de nós devemos respeitar as diversidades e, aprendermos com elas.
Mãos
à obra!!! Capriche!!!!
Lista de Materiais:
• Folha de Papel
• Tesoura sem ponta
• Lápis
Modo de Fazer:
1.
Pegue um pedaço de papel
comprido e corte um retângulo bem longo
2. Para ter mais bonecos,
use uma folha de papel comprida.
Dica: Use duas ou mais folhas de papel e
emende com fita adesiva.
Dobre a folha fazendo uma sanfona.
Cada dobra terá 2
bonecos.
3. Desenhe um boneco na
primeira dobra da folha como o exemplo.
Certifique-se de que os braços fiquem além da borda da folha dobrada. ( É
a ligação dos bonecos )
Dica: Você pode desenhar sua própria figura ou usar os modelos acima.
5.
Agora desdobre: Você vai ter uma turminha de bonecos
de mãos dadas.
Coloque
características diferentes em cada bonequinho, pois
estamos falando de diversidade; de inclusão. Pode ter vários tipos de situação.
E os amiguinhos estão prontos.
Galera, vamos brincar um pouco com a ortografia?
Depois me conta se gostou se acertou bastante ou se precisa estar mais atentos.
Segue o jogo para você!👇
https://wordwall.net/play/3848/289/810
Nenhum comentário:
Postar um comentário