10 de set. de 2020

Material de Estudo - 10/4º ano

 













Professoras: Joyce e Cristiane


Tema: Meio ambiente


Habilidades envolvidas nessa atividade:

Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.(EF04LP19)

Inferir informações implícitas nos textos lidos.(EF35LP04)

Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler.(EF15LP02)


Observe o título e a imagem a seguir:

- Qual é a mensagem transmitida pela imagem?

- Existe relação entre a imagem e o título do slide (Energia verde)? Qual?

- Agora vou apresentar a vocês um texto que trata desse assunto. Que tipo de texto poderia tratar desse tema?

Leia o texto a seguir com muita atenção.

 Verde Energia 

Pare um segundo para pensar sobre as fontes de energia que você conhece. Lembrou das usinas hidrelétricas, da captação de energia solar e até da força dos ventos? Pois agora vou falar de uma coisa que você nem imagina que possa gerar energia: capim!

Uma espécie de origem africana, o capim-elefante, vem despertando a atenção de cientistas e produtores como matéria-prima para fazer um combustível eficiente e amigo do meio ambiente. “O capim-elefante é uma alternativa tanto ao uso de combustíveis fósseis, como carvão mineral e óleo diesel, quanto às biomassas já tradicionalmente utilizadas para geração de energia elétrica ou produção de biocombustíveis, como a cana-de-açúcar e espécies florestais”, garante a engenheira Marcia Mitiko Onoyama, da Embrapa Agroenergia.

A espécie recebeu este nome devido a seu tamanho – com apenas 90 dias de idade, ele pode passar de dois metros de altura! Essa planta, trazida para o Brasil com a função de alimentar gado, adaptou-se muito bem aos nossos solos e clima, e pode ser facilmente cultivada, gerando até duas safras por ano.

Vicente Mazzarella, engenheiro de minas e metalurgia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo, contou à CHC que o principal uso do capim-elefante é a produção de energia térmica por meio da queima de biomassa – literalmente pondo lenha na fogueira! O capim pode ser compactado e transformado em “lenha ecológica”, o que facilita a queima e a estocagem.

Entre seus outros usos estão a produção de etanol celulósico – pelo processo de extração e fermentação do açúcar da celulose – e a transformação em energia termoelétrica quando usado para abastecer caldeiras e gerar vapor que movimenta turbinas e aciona geradores.

As vantagens do capim-elefante não estão apenas na eficiência energética da planta. “Esta gramínea pode ser plantada mesmo em solos pobres em nutrientes e, além disso, recupera, com o tempo, solos degradados”, afirma Vicente.

A disponibilidade de energia é uma preocupação crescente em todo o mundo, assim como as agressões ao meio ambiente que a produção de energia pode causar. Neste contexto, o capim-elefante é uma alternativa eficiente e limpa. “Do capim-elefante pode vir ao menos parte da energia complementar necessária, evitando a ampliação do uso de petróleo e derivados”, aposta Marcia.

Matéria publicada em 04.03.2015

Disponível em:http://chc.org.br/verde-energia/ Acesso em 08/09/2020

COMPREENDENDO O TEXTO

1) Você acabou de ler um texto que se enquadra no gênero “expositivo de divulgação científica”. Observe a tabela abaixo e copie no caderno apenas as características que se aplicam a esse tipo de texto:

Serve para divulgar informações relacionadas a descobertas científicas, de maneira acessível, ao público em geral.

Serve para divertir.

Utiliza uma linguagem formal.

Utiliza uma linguagem informal (com uso de gírias e expressões do dia a dia)

Geralmente expõe dados de uma pesquisa.

Tem versos e rimas.

São publicados em jornais ou revistas de divulgação científica.

São publicados em gibis.

Apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão.


2)
Escreva algumas formas de energia citadas no texto.

3) Qual a razão do capim-elefante receber esse nome?

4) Além de “lenha ecológica”, quais outros usos pode ter o capim-elefante conforme o texto?

5) Explique com suas palavras a seguinte afirmação:

“Esta gramínea pode ser plantada mesmo em solos pobres em nutrientes e, além disso, recupera, com o tempo, solos degradados”.

6) Releia o último parágrafo do texto. O que você entendeu pela expressão “energia limpa”?

7) Reflita no uso de energia em seu dia a dia. Escreva em poucas linhas sobre a importância da energia em sua casa e como você e sua família podem fazer para usá-la de forma mais consciente.

FICA A DICA: Família, o texto de hoje é um pouco mais denso, e faz parte do planejamento para o quarto ano. Por isso, é importante que estimulem a leitura e a compreensão do texto, instigando a criança a realizar suposições sobre o significado de expressões desconhecidas e a expressarem opiniões sobre o assunto.

Abraços! 



Professoras: Lídia e Priscilla

 

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS



O mundo atual enfrenta uma série de problemas de caráter ambiental, os principais são o desmatamento de florestas naturais e a poluição do ar, que provoca a emissão de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera.

O desmatamento de florestas consiste na retirada da cobertura vegetal existente, que pode ocorrer por meio do corte de árvores ou mesmo por queimadas. Nos últimos trinta anos, as florestas sofreram uma exploração muito intensa, isso para satisfazer os interesses econômicos das sociedades capitalistas e dos seus altos índices de consumo.

A queimada não é o único fator de emissão de CO2, outro agente poluidor é a queima de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo), o processo de combustão ocorrida nos veículos automotores gera esse gás, que também é emitido pelas termoelétricas e indústrias siderúrgicas.

A classe científica considera a emissão de CO2 o principal agente causador do fenômeno do efeito estufa e aquecimento global, pois esse gás fixa-se na atmosfera, impedindo que ocorra a irradiação dos raios solares.

1)   Quais os danos o efeito estufa causa na atmosfera?

2)   Cite alguns problemas ambientais, provocados pela ação inadequada do Ser Humano no meio ambiente.

Fonte:https://brasilescola.com.br



ATIVIDADES DE GEOGRAFIA/HISTÓRIA


No dia 07 de setembro comemora-se o Dia da Pátria. O Brasil está em festa. Nesta data, D. Pedro I não era um rei, era um Príncipe. Ele deu o grito da independência, libertando o Brasil do domínio de Portugal. D. Pedro estava às margens do Riacho Ipiranga quando deu o grito da independência. Isso aconteceu no dia 07 de setembro de 1822. Muitos brasileiros lutaram pela independência do Brasil.

 

Com a independência, o Brasil passou do período Colonial para o período de Monarquia. O Brasil é a nossa querida Pátria.

Extraído de: EducacaoeTransformacao.com.br

Copie e marque a opção correta no caderno de Geografia e História.

1 – Por que no dia 07 de setembro o Brasil está em festa?

(A)  Porque o Brasil tornou-se independente;

(B)  Porque o Brasil ganhou a copa do mundo;

(C)   Porque o Brasil foi descoberto;

(D)  Porque é o dia do soldado.

 

2  – Com a independência, O Brasil passou do período Colonial para o período da:

(A)  Rebeldia;

(B)  Colonização;

(C)   Escravização;

(D)   Monarquia;

 

3  – Marque com X a resposta correta:

a)  A nossa Pátria chama-se:

(    ) Estados Unidos          

(   ) Brasil                  

(   ) Portugal

b)  A independência do Brasil foi proclamada no dia:

(    ) 04 de Março              

  ) 10 de junho          

  )07 de setembro

c)  Quem proclamou a independência do Brasil foi:

(    ) D. Pedro I             

(   ) Pedro Álvares Cabral    

(   )D. Manuel

 









 



Nenhum comentário:

Postar um comentário