17 de set. de 2020

Material de Estudo - 11/5º ano

 








1-Quem são os personagens do texto?

2-Como era a relação do menino com a árvore no início da história? O que eles faziam juntos?

3-Qual a diferença entre “E todos os dias o menino vinha”. E “Um dia, o menino veio”?

4-Que convite a árvore fazia ao seu amigo a cada vez que ele reaparecia após longa ausência?

5-Como a árvore se sentia quando o menino demorava a voltar?

6-No trecho “Sinto muito” disse a árvore “ eu não tenho dinheiro. Mas leve os frutos menino” a palavra destacada pode ser substituída sem mudar o sentido da frase por:

(   ) é          (    ) porém              (   ) porque   (   ) pois

7-No trecho “Vá vendê-los na cidade” a palavra destacada substitui a palavra:_____________________

8-Faça uma pesquisa no dicionário e escreva o que significado da palavra GENEROSA.

9- Na  expressão “Viaje pra longe e seja feliz!" a palavra destacada é um________________ , pois indica uma __________________

10- Na expressão “O Menino depressa cortou os galhos da Árvore e levou-os embora para fazer uma casa” a palavra destacada indica que o menino estava:

(   ) nervoso               (   ) preocupado               (   ) rápido

11- Você achou correta a ação do menino, depois de crescido, para com a árvore? Justifique sua resposta.

12- Circule nas frases abaixo os substantivos e sublinhe os adjetivos:

a)     E a árvore era feliz!

b)     O menino forte cortou os galhos da árvore.

c)     Já se foram os galhos verdes para você balançar.

d)     Os frutos maduros já se foram!!

PLANTAR UMA ÁRVORE É CUIDAR DO AMANHÃ! 

21 DE SETEMBRO- DIA DA ÁRVORE

 

ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM DOS SANTOS

ATIVIDADE DE LITERATURA 5º ANO/3ª SEMANA DE SETEMBRO – 17/09/2020

PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDREA

ATIVIDADE 1

Queridos alunos, lembrem-se: a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Duas das mais importantes é a reciclagem do lixo e a preservação da natureza.

Leia com atenção e responda em seu caderno:


ATIVIDADE 2

Leia o poema a seguir e cópia em seu caderno respeitando as características do gênero. Em seguida responda as perguntas em seu caderno.

Atenção! O gênero textual lista é um texto em que se relacionam pessoas ou coisas, obedecendo-se a uma sequência alfabética, numérica, cronológica e que tem como função, além de organizar as palavras, facilitar a localização das mesmas. Encontramos as listas nos catálogos telefônicos, resultados de concursos, diário escolar, lista de mercadorias e de compras, etc...                    Fonte: Pinterest




CIÊNCIAS

Para ler, pensar e fazer...

COLETA SELETIVA DE LIXO


 A coleta seletiva consiste na separação e no recolhimento de todo o lixo seco descartado por empresas, escolas e até mesmo por nós, em nossas casas. Fazendo isso, todo o lixo que pode ser reaproveitado é separado do lixo orgânico, também chamado de lixo úmido, composto por restos de frutas, verduras e outros alimentos. O lixo úmido geralmente é descartado e levado para os aterros sanitários. Algumas pessoas, ao invés de descartarem esse lixo, usam-no para fabricar adubos orgânicos por um processo chamado de compostagem.

A coleta seletiva de lixo é muito importante para que o mundo seja mais sustentável. Os materiais recicláveis são separados em plástico, papel, vidro e metais. Há muitas indústrias que transformam todo esse lixo reciclável em outros produtos, como vassouras, chinelas, artesanato, entre tantos outros. Por toda a cidade, podemos encontrar lixeiras para recolher os objetos recicláveis. Essas lixeiras são separadas por cores para a melhor identificação do lixo.

 As lixeiras amarelas são usadas para se jogar metal; as azuis, papel; as verdes, vidro; e as lixeiras vermelhas, plástico.

Pilhas e baterias não são materiais recicláveis, se jogarmos esses materiais no meio ambiente, eles irão contaminá-lo. Por isso é muito importante fazer o descarte desse material de forma adequada. Muitos supermercados, lojas, bancos e empresas fazem a coleta desse tipo de material para que seja dado a ele um destino adequado.

Pilhas e baterias devem ser descartadas em locais apropriados.



 A coleta seletiva de lixo é muito importante para toda a sociedade, pois muitas pessoas que trabalham com a coleta de lixo garantem renda para a família. Além disso, fazendo a separação do material que pode ser reutilizado, estaremos  ajudando a diminuir a poluição dos solos e dos rios.

 Você também pode ajudar o meio ambiente fazendo a coleta de lixo seletiva em sua casa. Coloque todo o material que pode ser reciclado (plástico, papel, vidro e metal) em uma caixa ou sacola, deixando o lixo úmido separado. Quando a caixa ou sacola estiver cheia, entregue a algum catador, ou em algum posto de coleta. Atualmente muitas cidades possuem caminhões de lixo especializados em recolher apenas o lixo reciclável e levá-los a indústrias onde serão reciclados.

 Por Paula Louredo

 De acordo com o texto responda as questões abaixo:

1) Em que consiste a coleta seletiva?

2) Como o lixo úmido geralmente é descartado?

3) Como os materiais recicláveis são separados?

4) Como devem ser descartadas as pilhas e as baterias?

5) Observe a imagem, depois desenhe lixeiras referentes a reciclagem, pinte-as com as cores correspondentes e escreva da sequência abaixo os tipos de lixos que devemos jogar em cada uma.


jornais - garrafas de refrigerante - papelão  – sobras de verduras – potes de margarina

  revista - lata de refrigerante – casca de banana –  caderno - vidro de óleo - pilha

    litro de vinho – prego - pote de iogurte – resto de comida – vidro de azeitonas

          casca de laranja – borra de café – bateria de celular – fio elétrico


Aprendendo com paródia

Olha que legal essa paródia do AQUARELA KIDS. Veja o que o sapo Zé tem a nos ensinar.








GEOGRAFIA


Ainda sobre o lixo...

ATIVIDADE 1 - Para observar, fazer e conversar...

Observe a quantidade de lixo produzido durante o dia em sua casa e a maneira como esse lixo é descartado. Reproduza a tabela em seu caderno para fazer os registros.



Estamos curiosos para saber o resultado da sua pesquisa! Será que, em sua casa, há muita produção de lixo? Compartilhe, com seus familiares, o resultado de sua pesquisa, pode ser que não tenham parado para pensar sobre a quantidade de lixo que produzem. Essa pode ser uma boa pista para  mudanças de atitudes. 

Após ter compartilhado suas produções com a sua família, aproveite para orientá-los sobre a importância da redução da produção de lixo diária. Para ajudá-los, que tal lançar um desafio?

Desafio: Crie uma tabelinha com o nome de cada pessoa da sua família, cole bem próximo ao local onde descartam o lixo e oriente-os para que preencham toda vez que forem descartar algum resíduo. Se houver condições, pode até estipular uma premiação para o familiar que menos produzir lixo até o final da semana. Desta maneira, perceberão a quantidade de lixo que cada um produz e o quanto precisam reduzir.

ATIVIDADE  2 - Para pesquisar e fazer...

Agora chegou o momento de construirmos um glossário com palavras relacionadas ao lixo. Ele será importante, pois você poderá consultá-lo várias vezes e até revisá-lo ou acrescentar alguma informação. Vamos deixar algumas palavras como ponto de partida. Para a definição, você pode usar o dicionário ou algum site de busca e pesquisa.

Pesquise a definição das seguintes palavras ou termos pouco conhecidos e registre no caderno:

●detrito ● lixo ● resíduos sólidos ● rejeitos ● chorume ● lixo comercial ● lixo hospitalar ● lixo industrial ● lixo eletrônico

Segue sugestão de dois links de dicionários virtuais para auxiliar em sua pesquisa:    https://www.dicio.com.br   /https://pt.wikipedia.org/wiki

ATIVIDADE  3 - Para assistir, pensar e conversar...

E aí, como foi o desafio? Todos participaram? Esperamos que sim! Agora, para que possam repensar sobre a produção diária e o descarte do lixo, convide-os para assistir a um vídeo. Dessa forma, poderão refletir sobre suas ações, descobrir para onde vai o lixo doméstico e iniciar a mudança de atitudes.



Após assistirem ao vídeo, troque ideia com seus familiares e respondam as perguntas

a- Se vocês tivessem que escolher o título desse vídeo, qual seria?

b- O vídeo trouxe informações que vocês não conheciam antes? Quais?

c- Depois de assistirem ao vídeo, vocês acreditam que precisam mudar suas atitudes em relação à produção e descarte do lixo?  Por quê?

ATIVIDADE 4 - Para ler, pensar e fazer...

Lixo orgânico e inorgânico

   A quantidade de produção do lixo pelo homem é cada vez maior. O lixo pode ser orgânico ( é todo dejeto biodegradável), que são restos de alimentos, cascas de frutas e legumes e outros. Largado na rua, esse lixo apodrecido servirá de alimento a ratos, baratas e moscas, transmissores de doenças. O lixo inorgânico/reciclável (composta de dejetos que não apodrecem), como plástico, metal e vidro.  Tais restos também contribuem para a proliferação de formas daninhas de vida, para as quais servem de ninho. Além disso, podem causar estragos quando não são varridos das ruas. Com a chuva, plásticos e papéis navegam na enxurrada até as bocas-de-lobo e galerias pluviais que, se não forem limpas periodicamente, entopem, provocando as inundações tão conhecidas dos habitantes das grandes cidades brasileiras.  

O consumo exagerado de produtos, e a cultura do desperdício, infelizmente ainda é   bastante presente em nosso povo.

(superinteressante, maio de 1989)

● Após ler o texto, faça uma lista de lixo orgânico e lixo inorgânico produzidos em sua casa.

ATIVIDADE 5 - Para ler, pensar e fazer...

                   O tempo de decomposição do lixo no meio ambiente

O tempo de decomposição do lixo é o tempo que os resíduos demoram para se decompor e desaparecer do meio ambiente. Cada material tem um tempo diferente de decomposição: alguns se decompõem de maneira relativamente rápida e outros podem permanecer por centenas de anos no ambiente.

A decomposição do lixo orgânico é relativamente rápida na natureza. As cascas de frutas, por exemplo, se decompõem no período entre 1 a 3 meses; já os produtos produzidos pelo homem podem demorar vários anos para sumir do ambiente. Isso é um grave problema, uma vez que muitos daqueles chicletes que, após perderem o sabor, ao invés de descartarmos no lixo, são jogados no chão, demoram 5 anos para se decompor, e os papéis da embalagem levam de 3 a 6 meses, poluindo cada vez mais o meio ambiente.

Como dito, o tempo de decomposição de alguns materiais, como o plástico (450 anos), o alumínio (400 anos), o vidro (ultrapassa os 1000 anos) por exemplo, é extremamente longo, fica claro com isso que, por várias gerações, esse lixo permanecerá no ambiente, causando danos.

Muitos animais, por exemplo, morrem ao se alimentar do lixo, sem contar os resíduos que podem contaminar a água e o solo.

(Fonte: <mundoeducacao.bol.uol.com.br>)

Para assistir e melhor assimilar, que tal um vídeo? 



Agora, desenhe a tabela abaixo no seu caderno, pesquise o tempo de decomposição dos materiais citados e preencha com  as informações solicitadas:


Ficha do tempo de decomposição do lixo

Material

Tempo de decomposição

Pano

 

Fralda descartável

 

Pneu

 

Madeira pintada

 

Filtro de cigarro

 




HISTÓRIA


TODOS SOMOS DIFERENTES E ESTÁ TUDO BEM!

Para ler, pensar e fazer...

Atividade 1 - Para começar os nossos estudos falando de DIVERSIDADE, precisamos bater um papo:

Todos nós somos diferentes e devemos ser respeitados e respeitar as diferenças.

Na sua opinião:                                                        

A) Existe alguém no mundo que sabe tudo?

B) Existe alguém que consegue fazer tudo sozinho?

C) O que você é capaz de fazer sem ajuda?

D) O que precisa de ajuda para fazer?

E) Copie do dicionário o significado da palavra (a que se refere)  diversidade humana.

Sabemos fazer muitas coisas, temos muitas habilidades, mas também temos muitas dificuldades. Algumas pessoas não enxergam, outras pessoas não conseguem caminhar, tem pessoas que sofrem, são discriminadas por serem diferentes. Mas, nós, eu, você, todos podemos mudar isso, seguindo a “regra de ouro” -  Faça aos outros como gostaria que eles fizessem a você!

A turma da Mônica nos fala disso no vídeo abaixo:


Respeitar as diferenças é amar as pessoas como elas são

Conta a lenda que vários bichos decidiram fundar uma escola.

Para isso reuniram-se e começaram a escolher os cursos que seriam oferecidos.

O pássaro insistiu para que houvesse aulas de voo.

O esquilo achou que ensinar sobre a subida em árvores era fundamental.

E o coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída. Depois de um grande debate, resolveram incluir todos os cursos sugeridos, mas, cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.

O coelho foi magnífico na corrida. Ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram:

 - “Voa Coelho”. Ele saltou lá de cima e pluft… coitadinho! Quebrou as pernas. Ele não conseguiu aprendeu a voar e parou de correr.

O pássaro voava divinamente, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Nesta aula ele quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar mais.

A escola teve que fechar, pois não conseguiram aceitar as diferenças”.

Reflexão: Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem suas próprias qualidades dadas por Deus. Devemos respeitar as diferenças “Não podemos exigir ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.”


Atividade 2 – Leia o texto , depois escreva com suas palavras a mensagem que o texto deixa para nossa vida.

Em um dos livros de Augusto Cury, ele cita a seguinte frase: “Você é único e não há ninguém igual a você. ” Pense nisso!!

Para falar sobre isso, podemos ouvir a música: “Ninguém é igual a Ninguém”.



 Atividade 3 - Após ouvir a música que retrata nossas diferenças, podemos refletir que, todos nós temos nossas próprias características, sejam elas emocionais ou físicas e que, devemos sempre respeitar a diferença do outro; pois ninguém é igual a ninguém.

Agora, vamos produzir:

a) Faça em seu caderno o seu autorretrato, identificando algumas partes do nosso corpo, como: membros superiores e membros inferiores.

b) Identifique em seu autorretrato qual o órgão responsável pelas nossas emoções.

c) Descreva envolta do seu autorretrato algumas de suas características físicas e emocionais.

d) A letra da música cita algumas características físicas, quais são elas?

e) Existem crianças que por problemas genéticos de formação nascem com algum tipo de deficiência. Você consegue identificar na imagem abaixo algum tipo de deficiência? Se a resposta for sim, qual?



Atividade 4 - Leia o trecho abaixo e faça o que se pede:

“A população brasileira é rica em diversidade étnica. Vários povos formam o nosso país, por isso existem tantas características humanas diferentes com origem nessa linda mistura de raças.”

Vamos demonstrar toda a diversidade que temos em nosso país?

Desenhe no seu caderno o contorno do mapa do Brasil, depois, recorte de jornais e/ou revistas imagens de diferentes tipos de pessoas e cole nele.





3)- Escreva os resultados por extenso.

4)-  Assista ao vídeo (ROLETA DA MULTIPLICAÇÃO).

·        Convide a família para participar com você.

·        Cada resposta certa vale 1 ponto.

·        Vocês poderão jogar quantas vezes quiserem.
































3 comentários:

  1. Coisa linda esse blog!
    Que beleza essas atividades!
    Aproveitem crianças está riqueza que está sendo oferecida a vocês pelos professores!
    Parabéns professora Joyce pelo cuidado com essa ferramenta tão importante em tempos de Pandemia .

    ResponderExcluir
  2. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe!
    Saudades de todos vocês!!!

    ResponderExcluir