1-Quem são os
personagens do texto?
2-Como era a relação do menino com a árvore no início da história? O que eles faziam juntos?
3-Qual a diferença entre “E todos os dias o menino vinha”. E “Um dia, o menino veio”?
4-Que convite a árvore fazia ao seu amigo a cada vez que ele reaparecia após longa ausência?
5-Como a árvore se sentia quando o menino demorava a voltar?
6-No trecho “Sinto muito” disse a árvore “ eu não
tenho dinheiro. Mas leve os
frutos menino” a palavra destacada pode ser substituída sem mudar o sentido da
frase por:
( ) é
( ) porém ( ) porque
( ) pois
7-No trecho “Vá vendê-los na cidade” a palavra destacada substitui a palavra:_____________________
8-Faça uma pesquisa no dicionário e escreva o que significado da palavra GENEROSA.
9- Na
expressão “Viaje pra
longe e seja feliz!" a palavra destacada é um________________ , pois
indica uma __________________
10- Na expressão “O Menino depressa cortou os galhos da Árvore e levou-os embora para fazer uma casa” a palavra destacada indica que o menino estava:
( ) nervoso ( ) preocupado ( ) rápido
11- Você achou correta a ação do menino, depois de crescido, para com a árvore? Justifique sua resposta.
12- Circule
nas frases abaixo os substantivos e sublinhe os adjetivos:
a) E a
árvore era feliz!
b) O
menino forte cortou os galhos da árvore.
c) Já se
foram os galhos verdes para você balançar.
d) Os frutos maduros já se foram!!
PLANTAR UMA ÁRVORE É CUIDAR DO AMANHÃ!
21 DE SETEMBRO- DIA DA ÁRVORE
ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM DOS SANTOS
ATIVIDADE DE LITERATURA 5º ANO/3ª SEMANA
DE SETEMBRO – 17/09/2020
PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDREA
ATIVIDADE 1
Queridos
alunos, lembrem-se: a preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes
diárias, que fazem toda a diferença.
Duas das mais importantes é a reciclagem do
lixo e a preservação da natureza.
Leia com atenção e responda em seu caderno:
ATIVIDADE
2
Leia o poema a seguir e cópia em seu caderno respeitando as características do gênero. Em seguida responda as perguntas em seu caderno.
Atenção! O gênero textual lista é um texto em que se relacionam
pessoas ou coisas, obedecendo-se a uma sequência alfabética, numérica,
cronológica e que tem como função, além de organizar as palavras, facilitar a
localização das mesmas. Encontramos as listas nos catálogos telefônicos, resultados
de concursos, diário escolar, lista de mercadorias e de compras, etc...
Fonte: Pinterest
CIÊNCIAS
Para ler, pensar e fazer...
COLETA SELETIVA DE LIXO
A coleta seletiva consiste na separação e no
recolhimento de todo o lixo seco descartado por empresas, escolas e até mesmo
por nós, em nossas casas. Fazendo isso, todo o lixo que pode ser reaproveitado
é separado do lixo orgânico, também chamado de lixo úmido, composto por restos
de frutas, verduras e outros alimentos. O lixo úmido geralmente é descartado e
levado para os aterros sanitários. Algumas pessoas, ao invés de descartarem
esse lixo, usam-no para fabricar adubos orgânicos por um processo chamado de
compostagem.
A
coleta seletiva de lixo é muito importante para que o mundo seja mais
sustentável. Os materiais recicláveis são separados em plástico, papel,
vidro e metais. Há muitas indústrias que transformam todo esse lixo
reciclável em outros produtos, como vassouras, chinelas, artesanato, entre
tantos outros. Por toda a cidade, podemos encontrar lixeiras para recolher os
objetos recicláveis. Essas lixeiras são separadas por cores para a melhor
identificação do lixo.
As lixeiras amarelas
são usadas para se jogar metal; as azuis,
papel; as verdes,
vidro; e as lixeiras vermelhas,
plástico.
Pilhas
e baterias não são materiais recicláveis, se
jogarmos esses materiais no meio ambiente, eles irão contaminá-lo. Por isso
é muito importante fazer o descarte desse material de forma adequada. Muitos
supermercados, lojas, bancos e empresas fazem a coleta desse tipo de material
para que seja dado a ele um destino adequado.
Pilhas
e baterias devem ser descartadas em locais apropriados.
A coleta seletiva de lixo é muito importante
para toda a sociedade, pois muitas pessoas que trabalham com a coleta de lixo
garantem renda para a família. Além disso, fazendo a separação do material que
pode ser reutilizado, estaremos ajudando
a diminuir a poluição dos solos e dos rios.
Você também pode ajudar o meio ambiente
fazendo a coleta de lixo seletiva em sua casa. Coloque todo o material que pode
ser reciclado (plástico, papel, vidro e metal) em uma caixa ou sacola, deixando
o lixo úmido separado. Quando a caixa ou sacola estiver cheia, entregue a algum
catador, ou em algum posto de coleta. Atualmente muitas cidades possuem
caminhões de lixo especializados em recolher apenas o lixo reciclável e
levá-los a indústrias onde serão reciclados.
Por
Paula Louredo
De
acordo com o texto responda as questões abaixo:
1)
Em que consiste a coleta seletiva?
2)
Como o lixo úmido geralmente é descartado?
3)
Como os materiais recicláveis são separados?
4)
Como devem ser descartadas as pilhas e as baterias?
5) Observe a imagem, depois desenhe lixeiras
referentes a reciclagem, pinte-as com as cores correspondentes e escreva da
sequência abaixo os tipos de lixos que devemos jogar em cada uma.
jornais - garrafas de refrigerante - papelão – sobras de verduras – potes de margarina
revista - lata de
refrigerante – casca de banana – caderno
- vidro de óleo - pilha
litro de vinho –
prego - pote de iogurte – resto de comida – vidro de azeitonas
casca de
laranja – borra de café – bateria de celular – fio elétrico
Aprendendo com paródia
Olha que legal essa paródia do AQUARELA KIDS. Veja o que
o sapo Zé tem a nos ensinar.
GEOGRAFIA
Ainda
sobre o lixo...
ATIVIDADE 1 - Para observar, fazer e conversar...
Observe a quantidade de lixo produzido
durante o dia em sua casa e a maneira como esse lixo é descartado. Reproduza a
tabela em seu caderno para fazer os registros.
Estamos curiosos para saber o resultado
da sua pesquisa! Será que, em sua casa, há muita produção de lixo? Compartilhe,
com seus familiares, o resultado de sua pesquisa, pode ser que não tenham
parado para pensar sobre a quantidade de lixo que produzem. Essa pode ser uma
boa pista para mudanças de
atitudes.
Após ter compartilhado suas produções com
a sua família, aproveite para orientá-los sobre a importância da redução da
produção de lixo diária. Para ajudá-los, que tal lançar um desafio?
Desafio:
Crie uma tabelinha com o nome de cada pessoa da sua família, cole bem próximo
ao local onde descartam o lixo e oriente-os para que preencham toda vez que
forem descartar algum resíduo. Se houver condições, pode até estipular uma
premiação para o familiar que menos produzir lixo até o final da semana. Desta
maneira, perceberão a quantidade de lixo que cada um produz e o quanto precisam
reduzir.
ATIVIDADE 2 - Para pesquisar e fazer...
Agora
chegou o momento de construirmos um glossário com palavras relacionadas ao
lixo. Ele será importante, pois você poderá consultá-lo várias vezes e até
revisá-lo ou acrescentar alguma informação. Vamos deixar algumas palavras como
ponto de partida. Para a definição, você pode usar o dicionário ou algum site
de busca e pesquisa.
Pesquise
a definição das seguintes palavras ou termos pouco conhecidos e registre no
caderno:
●detrito
● lixo ● resíduos sólidos ● rejeitos ● chorume ● lixo comercial ● lixo
hospitalar ● lixo industrial ● lixo eletrônico
Segue
sugestão de dois links de dicionários virtuais para auxiliar em sua
pesquisa: https://www.dicio.com.br /https://pt.wikipedia.org/wiki
ATIVIDADE 3 - Para
assistir, pensar e conversar...
E aí, como foi o desafio? Todos
participaram? Esperamos que sim! Agora, para que possam repensar sobre a
produção diária e o descarte do lixo, convide-os para assistir a um vídeo.
Dessa forma, poderão refletir sobre suas ações, descobrir para onde vai o lixo doméstico
e iniciar a mudança de atitudes.
Após assistirem ao vídeo, troque ideia
com seus familiares e respondam as perguntas
a-
Se vocês tivessem que escolher o título desse vídeo, qual seria?
b-
O vídeo trouxe informações que vocês não conheciam antes? Quais?
c-
Depois de assistirem ao vídeo, vocês acreditam que precisam mudar suas atitudes
em relação à produção e descarte do lixo?
Por quê?
ATIVIDADE 4 - Para ler,
pensar e fazer...
Lixo
orgânico e inorgânico
A quantidade de produção do lixo pelo homem é
cada vez maior. O lixo pode ser orgânico ( é todo dejeto biodegradável), que
são restos de alimentos, cascas de frutas e legumes e outros. Largado na rua,
esse lixo apodrecido servirá de alimento a ratos, baratas e moscas,
transmissores de doenças. O lixo inorgânico/reciclável (composta de dejetos que
não apodrecem), como plástico, metal e vidro.
Tais restos também contribuem para a proliferação de formas daninhas de
vida, para as quais servem de ninho. Além disso, podem causar estragos quando
não são varridos das ruas. Com a chuva, plásticos e papéis navegam na enxurrada
até as bocas-de-lobo e galerias pluviais que, se não forem limpas
periodicamente, entopem, provocando as inundações tão conhecidas dos habitantes
das grandes cidades brasileiras.
O
consumo exagerado de produtos, e a cultura do desperdício, infelizmente ainda é
bastante presente em nosso povo.
(superinteressante,
maio de 1989)
● Após ler o texto, faça uma
lista de lixo orgânico e lixo inorgânico produzidos em sua casa.
ATIVIDADE 5 - Para ler,
pensar e fazer...
O tempo
de decomposição do lixo no meio ambiente
O
tempo de decomposição do lixo é o tempo que os resíduos demoram para se
decompor e desaparecer do meio ambiente. Cada material tem um tempo diferente
de decomposição: alguns se decompõem de maneira relativamente rápida e outros
podem permanecer por centenas de anos no ambiente.
A decomposição
do lixo orgânico é relativamente rápida na natureza. As
cascas de frutas, por exemplo, se
decompõem no período entre 1 a 3 meses; já os produtos produzidos pelo homem podem
demorar vários anos para sumir do
ambiente. Isso é um grave problema, uma vez que muitos daqueles
chicletes que, após perderem o sabor, ao invés de descartarmos
no lixo, são jogados no chão, demoram 5 anos para se decompor, e os papéis da
embalagem levam de 3 a 6 meses, poluindo cada vez mais o meio ambiente.
Como dito, o tempo de decomposição de
alguns materiais, como o plástico (450 anos), o alumínio (400 anos), o vidro
(ultrapassa os 1000 anos) por exemplo, é extremamente longo, fica claro com isso
que, por várias gerações, esse lixo permanecerá
no ambiente, causando danos.
Muitos animais, por exemplo,
morrem ao se alimentar do lixo, sem contar os resíduos que
podem contaminar a água e o solo.
(Fonte: <mundoeducacao.bol.uol.com.br>)
Para assistir e melhor
assimilar, que tal um vídeo?
Agora,
desenhe a tabela abaixo no seu caderno, pesquise o tempo de decomposição dos
materiais citados e preencha com as
informações solicitadas:
Ficha do tempo de decomposição do lixo |
|
Material |
Tempo
de decomposição |
Pano |
|
Fralda descartável |
|
Pneu |
|
Madeira pintada |
|
Filtro de cigarro |
|
HISTÓRIA
TODOS SOMOS DIFERENTES E ESTÁ TUDO BEM!
Para ler, pensar e fazer...
Atividade 1 - Para
começar os nossos estudos falando de DIVERSIDADE, precisamos bater um papo:
Todos
nós somos diferentes e devemos ser respeitados e respeitar as diferenças.
Na
sua opinião:
A) Existe alguém no mundo
que sabe tudo?
B) Existe alguém que
consegue fazer tudo sozinho?
C) O que você é capaz de
fazer sem ajuda?
D) O que precisa de ajuda
para fazer?
E) Copie do dicionário o
significado da palavra (a que se refere) diversidade humana.
Sabemos fazer muitas coisas,
temos muitas habilidades, mas também temos muitas dificuldades. Algumas pessoas
não enxergam, outras pessoas não conseguem caminhar, tem pessoas que sofrem,
são discriminadas por serem diferentes. Mas, nós, eu, você, todos podemos mudar
isso, seguindo a “regra de ouro” - Faça
aos outros como gostaria que eles fizessem a você!
A
turma da Mônica nos fala disso no vídeo abaixo:
Respeitar as diferenças é
amar as pessoas como elas são
Conta
a lenda que vários bichos decidiram fundar uma escola.
Para
isso reuniram-se e começaram a escolher os cursos que seriam oferecidos.
O
pássaro insistiu para que houvesse aulas de voo.
O
esquilo achou que ensinar sobre a subida em árvores era fundamental.
E
o coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída. Depois de um
grande debate, resolveram incluir todos os cursos sugeridos, mas, cometeram um
grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos
oferecidos.
O
coelho foi magnífico na corrida. Ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo
a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram:
- “Voa Coelho”. Ele saltou lá de cima e pluft…
coitadinho! Quebrou as pernas. Ele não conseguiu aprendeu a voar e parou de
correr.
O
pássaro voava divinamente, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira.
Nesta aula ele quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar mais.
A
escola teve que fechar, pois não conseguiram aceitar as diferenças”.
Reflexão:
Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem suas próprias
qualidades dadas por Deus. Devemos respeitar as diferenças “Não podemos exigir
ou forçar para que as outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas
qualidades.”
Atividade 2 – Leia
o texto , depois escreva com suas palavras a mensagem que o texto deixa para
nossa vida.
Em
um dos livros de Augusto Cury, ele cita a seguinte frase: “Você é único e
não há ninguém igual a você. ” Pense nisso!!
Para falar sobre isso, podemos ouvir a música: “Ninguém é igual a Ninguém”.
Atividade 3 - Após ouvir a música que retrata nossas diferenças, podemos refletir que, todos nós temos nossas próprias características, sejam elas emocionais ou físicas e que, devemos sempre respeitar a diferença do outro; pois ninguém é igual a ninguém.
Agora,
vamos produzir:
a)
Faça em seu caderno o seu autorretrato, identificando algumas partes do nosso
corpo, como: membros superiores e membros inferiores.
b)
Identifique em seu autorretrato qual o órgão responsável pelas nossas emoções.
c)
Descreva envolta do seu autorretrato algumas de suas características físicas e
emocionais.
d)
A letra da música cita algumas características físicas, quais são elas?
e)
Existem crianças que por problemas genéticos de formação nascem com algum tipo
de deficiência. Você consegue identificar na imagem abaixo algum tipo de
deficiência? Se a resposta for sim, qual?
Atividade
4 - Leia o trecho
abaixo e faça o que se pede:
“A
população brasileira é rica em diversidade étnica. Vários povos formam o nosso
país, por isso existem tantas características humanas diferentes com origem
nessa linda mistura de raças.”
Vamos
demonstrar toda a diversidade que temos em nosso país?
Desenhe
no seu caderno o contorno do mapa do Brasil, depois, recorte de jornais e/ou
revistas imagens de diferentes tipos de pessoas e cole nele.
3)- Escreva os resultados por extenso.
4)- Assista ao vídeo (ROLETA DA MULTIPLICAÇÃO).
·
Convide
a família para participar com você.
·
Cada
resposta certa vale 1 ponto.
·
Vocês
poderão jogar quantas vezes quiserem.
Coisa linda esse blog!
ResponderExcluirQue beleza essas atividades!
Aproveitem crianças está riqueza que está sendo oferecida a vocês pelos professores!
Parabéns professora Joyce pelo cuidado com essa ferramenta tão importante em tempos de Pandemia .
Tenho muito orgulho de fazer parte dessa equipe!
ResponderExcluirSaudades de todos vocês!!!
blog está top de mais
ResponderExcluir