27 de ago. de 2020

Material de Estudo - 8/5º ano

 












PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDREA


O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o objetivo de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país. O folclore é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região.

 

Algumas características do folclore: 

·         Origem anônima: Um elemento para ser considerado folclórico tem de ter origem anônima; 

·         Transmissão oral: O saber que faz parte do folclore de um povo tem de ser transmitido oralmente; 

·             Popularização coletiva: Tem que se popularizar na cultura de um povo; 

·          Surgimento espontâneo: Os elementos da cultura que formam o folclore surgem de maneira espontânea.



Lenda do Guaraná

        Há alguns anos atrás, aqui no Brasil existia a tribo dos Índios Maués. Nessa tribo havia um casal de índios muito jovens, que eram muito felizes, a não ser pela vontade de terem um filho. Até que certo dia a índia engravidou para a felicidade de todos na aldeia.

        Passados alguns meses a índia deu a luz a um lindo indiozinho, que tornou-se a alegria de todos.

        Perto dali, na mata, havia uma cobra muito má e invejosa que gostava de estragar a alegria dos outros. Ela não suportava ver o curumim tendo a atenção toda voltada para si, sendo protegido por todos.

        Um dia, escondeu-se atrás de uma moita e, num descuido dos índios, o curumim afastou-se sem ninguém perceber e a perversa cobra deu um bote e picou o menino na perna.

        Ao darem pela falta do indiozinho, saíram todos à procura dele vindo a encontrá-lo já sem vida.

        Desesperados os pais lhe tomaram nos braços e suplicaram ajuda ao deus Tupã. Este com dó de todos, ordenou-lhes que tirassem os olhos do menino e enterrassem na aldeia. Os pais do indiozinho obedeceram.

        Passaram-se quatro luas e quando os pais retornaram ao local onde o enterraram, notaram que nascia ali uma linda planta, que foi crescendo, crescendo, crescendo… Quando já estava bem grande, a planta começou a dar frutos. Foi quando todos notaram que os frutos pareciam dois olhinhos pretos, e pensaram que eram os olhos do menino que se multiplicaram para tomar conta e protegê-los.

        Do caule da planta os índios fizeram vários tipos de remédios, que serviu para curar doenças e fortificar os fracos. O suco feito da planta servia para deixá-los bastante corajosos para enfrentar todos os inimigos.


QUESTÕES

1 – Qual é o título deste texto?

2 – Quantos parágrafos há no texto?

3 – A qual tribo esta lenda pertence?

4 – Ordene os fatos abaixo na sequência em que eles acontecem na lenda.

( ) A planta servia para deixá-los bastante corajosos.

( ) A cobra invejosa e má mordeu o indiozinho.

( ) Um casal jovem e feliz desejava ter um filho.

( ) Tupã mandou enterrar os olhos do menino na aldeia.

( ) A índia deu a luz um lindo indiozinho.

( ) Os pais desesperados suplicaram ajuda a Tupã.

( ) A planta começou a dar frutos que pareciam dois olhinhos.

5 – Quem era Tupã e como ele ajudava os índios?

6 – A lenda que você leu tem origem indígena e existe há muitos anos. Como você acha que essa lenda chegou até os dias de hoje?

7 – Em qual lugar ocorreu essa lenda?

8 – Qual a função de uma lenda?

9 – A lenda do guaraná serviu para explicar que situação?

10 – Quais personagens da lenda podem ser considerados sobrenaturais, ou seja, que não existem de verdade?

11 – As lendas costumam apresentar um final mágico, ou seja, que não é facilmente explicado pela razão.

        a) Como termina a lenda?

     b) O final dessa história pode ser considerado mágico? Explique.

Queridos alunos, vamos finalizar nosso trabalho sobre folclore com um poema e um cordel? Leiam com atenção e entonação, em seguida, respondam as perguntas propostas.


1) Com letra caprichosa copie o poema lembrando e observando suas características, esse gênero textual tem a estrutura que precisa ser respeitada, números de versos e estrofes tem que ser idênticas e estar atentos à pontuação correta.

2) Qual o título do poema que você acabou de conhecer?

3) Qual a música foi usada como inspiração para o poema?

4) Escreva o nome dos personagens do folclore que aparecem nas imagens do poema.

5) Quantos versos possuem esse poema? Quantas estrofes?

6) Esse poema possui rima? Defina o conceito de rima e exemplifique com as contidas no poema acima.

7) Depois de relembrar e estudar sobre o folclore dê sua opinião sobre a importância dele na nossa cultura.

8) Qual lenda é sua preferida?

9) Faça um poema sobre o folclore

10) Ilustre bem lindo seu poema.


 

Vamos fazer uma revisão sobre um gênero textual que vocês gostaram muito de estudar? Literatura de Cordel                          A Literatura de Cordel é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do interior nordestino. Esse tipo de manifestação tem como principais características a oralidade e a presença de elementos da cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo em que diverte os leitores. Oposta à literatura tradicional (impressa nos livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional. Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas e daí surgem seu nome. É considerada um gênero literário geralmente feito em versos.

Leia com atenção, aprecie e copie em seu caderno esse cordel do folclore brasileiro. Quem quiser fazer um cordel com o tema do folclore, filmar e postar no grupo na segunda-feira será show! Ficamos felizes com a participação de vocês!






PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDRÉA


Quadrinhas populares são formas de manifestações do folclore brasileiro. Também conhecida como trova simples ou poesia de quatro versos, a quadrinha costuma encantar crianças de todas as idades.        Com muito capricho copie em seu caderno e ilustre a quadrinha abaixo:

Fui fazer a minha cama 

me esqueci do cobertor 

deu um vento na roseira

na cama caiu uma flor.



Em seguida use sua criatividade e crie uma quadrinha no seu caderno. Como conheço bem o talento de vocês, desafio escrevê-la com letra linda e legível, tirar uma foto e postar na segunda-feira no nosso grupo. Será sucesso! 

👉SOLDADO SACI


PROFESSORAS: GLÁUCIA & EDVÂNIA 


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO: RETOMADA: OPERAÇÃO DA ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

HABILIDADES:

1-Resolver situação-problema envolvendo adição e subtração.

2-Resolver situação-problema envolvendo termo desconhecido da adição e subtração.

3-Realizar prova real.

4-Analisar gráfico e tabela.

OS COMBINADOS CONTINUAM!!!! CAPRICHE!!!


Q.01) Marcelo tem 2.634 selos na sua coleção. Diego tem 419 selos a menos que Marcelo. Quantos selos têm os dois juntos?

..............................................................................................................

Q.02) Se Gabriel tivesse 185 bolinhas a mais, daria 85 para Alex e ainda ficaria com 415. Quantas bolinhas Gabriel tem?

.............................................................................................................

Q.03) Minha avó tem 78 anos e eu tenho 16 anos. Minha mãe é 28 anos mais velha que eu. Quantos anos mamãe é mais nova que a vovó?

...............................................................................................................

Q.04) Em uma operação, a 1ª parcela é 2.370 e a terceira parcela é 9.010. Sabendo-se que a soma é 22.760, qual é o valor da 2ª parcela?

..............................................................................................................

Q.05) Em uma operação, o minuendo é 8 centenas de milhar e 20 unidades de milhar. O subtraendo é 40 dezenas de milhar e 8 unidades de milhar. Qual é a diferença?

..............................................................................................................

Q.06) Se numa subtração, o minuendo é 15 dezenas de milhar e, o resto é 9 dezenas de milhar, qual é o subtraendo?

...............................................................................................................

Q. 07) Arme e efetue as operações abaixo. Depois, faça a prova real de cada uma.

 

a)2.090 + 378 =

 

 

b)50.030 – 48.765 =

 

 

c)198.819 + 577.007 =

 

 

d)601.705 – 89.394 =

  

Q.08) Analise a tabela abaixo e responda:

 

Casos do Covid-19 em alguns Estados Brasileiros

 

Local

Casos

Recuperados

Mortes

Minas Gerais

194.614

-

4.790

Bahia

236.050

-

4.905

Rio de Janeiro

210.948

-

15.292

Ceará

205.441

-

8.289

São Paulo

754.129

-

28.467

 

 

 

 

A) Qual Estado apresentou o maior número de casos por Covid-19?

B) Qual a diferença entre o número de casos do estado de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro?

C) Quantas mortes Ceará teve a mais que Bahia?

D) Juntos,  São Paulo e Rio de Janeiro somam quantas mortes por Covid-19?

E) Qual é o título da tabela?



Professoras: Gláucia e Edvânia


Dia da infância, 24 de agosto 

O Dia da infância, 24 de agosto, chama as pessoas a refletir sobre as condições que as crianças têm para que possam se desenvolver de forma plena.

Em todo o mundo, muitas crianças vivem na pobreza e em circunstâncias desumanas. É nesse contexto que esta data pretende motivar atitudes que ajudem todas as crianças a ter um futuro melhor.

A Declaração dos Direitos da Criança

Todo mundo diz que as crianças têm direito a um montão de coisas. Foi durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de novembro de 1959, que representantes de centenas de países aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança. Ela foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, só que voltada para a criançada! Mas, é muito difícil a luta para que esses direitos sejam respeitados. A Declaração dos Direitos da Criança tem 10 princípios que devem ser respeitados por todos para que as crianças possam viver dignamente, com muito amor e carinho. Nós brasileiros temos o dever de proteger e valorizar nossas crianças, pois não devemos esquecer que elas serão o nosso futuro.


ATIVIDADE: Pensando e refletindo sobre os direitos da criança, desenhe um cenário onde a criança possa se desenvolver feliz e saudável. Solte a imaginação!!!


GEOGRAFIA/HISTORIA

Professoras: Doralice e Priscilla



O Brasil, como se sabe, é um país com uma grande diversidade étnica, ou seja, apresenta uma elevada variedade de raças e etnias. Nesse caso, o termo “raça” não é compreendido em seu sentido biológico, mas sim em seus aspectos socioculturais de modo a diferenciar os grupos populacionais por características físicas externas, geralmente a cor e outros aspectos. Já o termo “etnia” costuma definir as populações com base também em suas diferenciações culturais e linguísticas, envolvendo também tradições, religiões e outros elementos.

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses. Com a invasão dos europeus, boa parte dos grupos indígenas foi dizimada, de modo que várias de suas etnias foram erradicadas.

Já os negros africanos compõem o grupo dos povos que foram trazidos à força da África e que aqui foram escravizados, sustentando a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho. Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes está associada a valores oriundos desses povos.

Já os povos europeus que vieram para o Brasil basicamente se formaram de populações portuguesas, além de grupos franceses, holandeses, italianos, espanhóis e outros, que configuraram a matriz étnica predominante no país, segundo vários estudos.



Respondam no caderno as questões abaixo:

1) De acordo com o texto, quais as etnias foram às principais responsáveis pela formação do povo brasileiro?

2) Procure no dicionário o significado da palavra identidade?

3) Faça uma pesquisa de quais etnias deixaram como herança cultural a maioria das lendas do folclore brasileiro?

PENA, Rodolfo F. Alves. "Composição étnica do Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/composicao-etnica-brasileira.htm. Acesso em 25 de agosto de 2020.







Um comentário:

  1. Olá pessoal!! Que Blog mais lindo!!! Parabéns a essa equipe que caprichou!! SAUDADES! Beijos da Ana Lucia

    ResponderExcluir