PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDREA
O Dia do Folclore
Brasileiro é comemorado em 22 de agosto.
A data foi criada com o objetivo de alertar para a importância e valorização
das manifestações folclóricas no país. O folclore é o conjunto de
conhecimentos, costumes, crenças, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas,
danças e festas populares de uma cultura e região.
Algumas características do folclore:
· Origem anônima: Um elemento para ser considerado folclórico tem de ter origem anônima;
· Transmissão oral: O saber que faz parte do folclore de um povo tem de ser transmitido oralmente;
· Popularização coletiva: Tem que se popularizar na cultura de um povo;
· Surgimento espontâneo: Os elementos
da cultura que formam o folclore surgem de maneira espontânea.
Lenda do Guaraná
Há
alguns anos atrás, aqui no Brasil existia a tribo dos Índios Maués. Nessa tribo
havia um casal de índios muito jovens, que eram muito felizes, a não ser pela
vontade de terem um filho. Até que certo dia a índia engravidou para a
felicidade de todos na aldeia.
Passados
alguns meses a índia deu a luz a um lindo indiozinho, que tornou-se a alegria
de todos.
Perto
dali, na mata, havia uma cobra muito má e invejosa que gostava de estragar a
alegria dos outros. Ela não suportava ver o curumim tendo a atenção toda
voltada para si, sendo protegido por todos.
Um
dia, escondeu-se atrás de uma moita e, num descuido dos índios, o curumim
afastou-se sem ninguém perceber e a perversa cobra deu um bote e picou o menino
na perna.
Ao
darem pela falta do indiozinho, saíram todos à procura dele vindo a encontrá-lo
já sem vida.
Desesperados
os pais lhe tomaram nos braços e suplicaram ajuda ao deus Tupã. Este com dó de
todos, ordenou-lhes que tirassem os olhos do menino e enterrassem na aldeia. Os
pais do indiozinho obedeceram.
Passaram-se
quatro luas e quando os pais retornaram ao local onde o enterraram, notaram que
nascia ali uma linda planta, que foi crescendo, crescendo, crescendo… Quando já
estava bem grande, a planta começou a dar frutos. Foi quando todos notaram que
os frutos pareciam dois olhinhos pretos, e pensaram que eram os olhos do menino
que se multiplicaram para tomar conta e protegê-los.
Do
caule da planta os índios fizeram vários tipos de remédios, que serviu para
curar doenças e fortificar os fracos. O suco feito da planta servia para
deixá-los bastante corajosos para enfrentar todos os inimigos.
QUESTÕES
1 – Qual é o título deste texto?
2 – Quantos parágrafos há no texto?
3 – A qual tribo esta lenda pertence?
4 – Ordene os fatos abaixo na
sequência em que eles acontecem na lenda.
( ) A planta servia para deixá-los
bastante corajosos.
( ) A cobra invejosa e má mordeu o
indiozinho.
( ) Um casal jovem e feliz desejava
ter um filho.
( ) Tupã mandou enterrar os olhos do
menino na aldeia.
( ) A índia deu a luz um lindo
indiozinho.
( ) Os pais desesperados suplicaram
ajuda a Tupã.
( ) A planta começou a dar frutos que
pareciam dois olhinhos.
5 – Quem era Tupã e como ele ajudava
os índios?
6 – A lenda que você leu tem origem indígena e existe há muitos anos. Como você acha que essa lenda chegou até os dias de hoje?
7
– Em qual lugar ocorreu essa lenda?
8 – Qual a função de uma lenda?
9 – A lenda do guaraná serviu para explicar que situação?
10 – Quais personagens da lenda podem ser considerados sobrenaturais, ou seja,
que não existem de verdade?
11 – As lendas costumam apresentar um final mágico, ou seja, que não é facilmente
explicado pela razão.
a)
Como termina a lenda?
b)
O final dessa história pode ser considerado mágico? Explique.
Queridos
alunos, vamos finalizar nosso trabalho sobre folclore com um poema e um cordel?
Leiam com atenção e entonação, em seguida, respondam as perguntas propostas.
1)
Com letra caprichosa copie o poema lembrando e observando suas características,
esse gênero textual tem a estrutura que precisa ser respeitada, números de
versos e estrofes tem que ser idênticas e estar atentos à pontuação correta.
2)
Qual o título do poema que você acabou de conhecer?
3)
Qual a música foi usada como inspiração para o poema?
4)
Escreva o nome dos personagens do folclore que aparecem nas imagens do poema.
5)
Quantos versos possuem esse poema? Quantas estrofes?
6)
Esse poema possui rima? Defina o conceito de rima e exemplifique com as
contidas no poema acima.
7)
Depois de relembrar e estudar sobre o folclore dê sua opinião sobre a
importância dele na nossa cultura.
8)
Qual lenda é sua preferida?
9)
Faça um poema sobre o folclore
10) Ilustre bem lindo seu poema.
Vamos
fazer uma revisão sobre um gênero textual que vocês gostaram muito de estudar? Literatura de Cordel A Literatura de Cordel é uma manifestação
literária tradicional da cultura popular brasileira, mais precisamente do
interior nordestino. Esse tipo de manifestação tem como
principais características a oralidade e a presença de elementos da
cultura brasileira. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo
em que diverte os leitores. Oposta à literatura tradicional (impressa nos
livros), a literatura de cordel é uma tradição literária regional. Sua forma
mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de
xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas e daí surgem seu nome. É
considerada um gênero literário geralmente feito em versos.
Leia
com atenção, aprecie e copie em seu caderno esse cordel do folclore brasileiro.
Quem quiser fazer um cordel com o tema do folclore, filmar e postar no grupo na
segunda-feira será show! Ficamos felizes com a participação de vocês!
Quadrinhas populares são formas de manifestações do folclore brasileiro. Também conhecida como trova simples ou poesia de quatro versos, a quadrinha costuma encantar crianças de todas as idades. Com muito capricho copie em seu caderno e ilustre a quadrinha abaixo:
Fui fazer a minha cama
me esqueci do cobertor
deu um vento na roseira
na cama caiu uma flor.
Em
seguida use sua criatividade e crie uma quadrinha no seu caderno. Como conheço
bem o talento de vocês, desafio escrevê-la com letra linda e legível, tirar uma
foto e postar na segunda-feira no nosso grupo. Será sucesso!
PROFESSORAS: GLÁUCIA & EDVÂNIA
COMPONENTE
CURRICULAR:
MATEMÁTICA CONTEÚDO: RETOMADA: OPERAÇÃO DA ADIÇÃO E
SUBTRAÇÃO HABILIDADES: 1-Resolver situação-problema
envolvendo adição e subtração. 2-Resolver situação-problema
envolvendo termo desconhecido da adição e subtração. 3-Realizar prova real. 4-Analisar gráfico e tabela. OS COMBINADOS CONTINUAM!!!! CAPRICHE!!! Q.01) Marcelo tem 2.634 selos na sua coleção. Diego tem 419 selos a menos que Marcelo. Quantos selos têm os dois juntos? .............................................................................................................. Q.02) Se Gabriel tivesse 185 bolinhas a
mais, daria 85 para Alex e ainda ficaria com 415. Quantas bolinhas Gabriel tem? ............................................................................................................. Q.03) Minha avó tem 78 anos e eu tenho 16
anos. Minha mãe é 28 anos mais velha que eu. Quantos anos mamãe é mais nova que
a vovó? ............................................................................................................... Q.04) Em uma operação, a 1ª parcela é
2.370 e a terceira parcela é 9.010. Sabendo-se que a soma é 22.760, qual é o
valor da 2ª parcela? .............................................................................................................. Q.05) Em uma operação, o minuendo é 8
centenas de milhar e 20 unidades de milhar. O subtraendo é 40 dezenas de milhar
e 8 unidades de milhar. Qual é a diferença? .............................................................................................................. Q.06) Se numa subtração, o minuendo é 15
dezenas de milhar e, o resto é 9 dezenas de milhar, qual é o subtraendo? ............................................................................................................... Q.
07) Arme e
efetue as operações abaixo. Depois, faça a prova real de cada uma.
a)2.090
+ 378 =
b)50.030
– 48.765 =
c)198.819
+ 577.007 =
d)601.705
– 89.394 =
Q.08) Analise a tabela abaixo e responda:
Casos do Covid-19 em alguns Estados
Brasileiros
A) Qual Estado apresentou o maior número de casos por Covid-19? B) Qual a diferença entre o número de casos do estado de Minas Gerais e
o estado do Rio de Janeiro? C) Quantas mortes Ceará teve a mais que Bahia? D) Juntos, São Paulo e Rio de
Janeiro somam quantas mortes por Covid-19?
E) Qual é o título da tabela? Professoras: Gláucia e Edvânia Dia da infância, 24 de agosto O Dia da infância, 24 de agosto, chama as pessoas a refletir sobre as
condições que as crianças têm para que possam se desenvolver de forma plena. Em todo o
mundo, muitas crianças vivem na pobreza e em circunstâncias desumanas. É nesse
contexto que esta data pretende motivar atitudes que ajudem todas as crianças a
ter um futuro melhor. A
Declaração dos Direitos da Criança
Todo mundo diz que as crianças têm direito a um
montão de coisas. Foi durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 20
de novembro de 1959, que representantes de centenas de países aprovaram a
Declaração dos Direitos da Criança. Ela foi adaptada da Declaração Universal
dos Direitos Humanos, só que voltada para a criançada! Mas, é muito difícil a
luta para que esses direitos sejam respeitados. A Declaração dos Direitos da
Criança tem 10 princípios que devem ser respeitados por todos para que as crianças
possam viver dignamente, com muito amor e carinho. Nós brasileiros temos o
dever de proteger e valorizar nossas crianças, pois não devemos esquecer que
elas serão o nosso futuro. ATIVIDADE: Pensando e refletindo sobre os direitos da criança, desenhe um cenário onde a criança possa se desenvolver feliz e saudável. Solte a imaginação!!! GEOGRAFIA/HISTORIA Professoras:
Doralice e Priscilla O Brasil, como se sabe, é um país com uma
grande diversidade étnica, ou seja, apresenta uma elevada variedade de raças e
etnias. Nesse caso, o termo “raça” não é compreendido em seu sentido biológico,
mas sim em seus aspectos socioculturais de modo a diferenciar os grupos
populacionais por características físicas externas, geralmente a cor e outros
aspectos. Já o termo “etnia” costuma definir as populações com base também em
suas diferenciações culturais e linguísticas, envolvendo também tradições,
religiões e outros elementos. De um modo geral, podemos dizer que a
composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais
grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os
agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do
descobrimento efetuado pelos portugueses. Com a invasão dos europeus, boa parte
dos grupos indígenas foi dizimada, de modo que várias de suas etnias foram
erradicadas. Já os negros africanos compõem o grupo dos
povos que foram trazidos à força da África e que aqui foram escravizados,
sustentando a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho.
Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes
está associada a valores oriundos desses povos.
Já os povos europeus que
vieram para o Brasil basicamente se formaram de populações portuguesas, além de
grupos franceses, holandeses, italianos, espanhóis e outros, que configuraram a
matriz étnica predominante no país, segundo vários estudos. Respondam no caderno as questões
abaixo: 1)
De acordo com o texto, quais as etnias foram às principais responsáveis pela
formação do povo brasileiro? 2)
Procure no dicionário o significado da palavra identidade? 3)
Faça uma pesquisa de quais etnias deixaram como herança cultural a maioria das
lendas do folclore brasileiro? PENA, Rodolfo F. Alves. "Composição étnica do Brasil"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/composicao-etnica-brasileira.htm. Acesso em 25 de agosto de 2020. |
Olá pessoal!! Que Blog mais lindo!!! Parabéns a essa equipe que caprichou!! SAUDADES! Beijos da Ana Lucia
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