PROFESSORAS:
ANA PAULA E ANDREA
1- Leia o texto com atenção, copie.
- Não solte pipas em dias de chuva ou quando há relâmpagos.
- Não solte pipas perto de fios telefônicos, elétricos ou de antenas.
- Procure lugares abertos como praças, parques, campos de futebol etc.
- Se a pipa. enroscar nos fios, não tente tirá-la.
- Sempre é melhor perder a pipa do que a vida.
- Não use linha metálica, como fio de cobre de bobinas.
- Usem luvas para não queimar as mãos na linha.
- Olhe bem onde pisa, especialmente para trás.
- Cuidado com ruas e lugares movimentados.
- Atenção com motos e bicicletas: a linha pode ser perigosa para elas.
- Não use linha cortante (cerol). É fácil cortar as pessoas com elas, e inclusive você mesmo.
- Não empine pipas sobre lajes e telhados, pois uma queda poderá ser fatal.
Qual é o melhor título para o texto
que você leu?
a)(
) Dicas de segurança para empinar pipas.
b)( ) Como
usar o vento
para empinar pipas.
c)(
) Roupas e equipamentos para
soltar pipas.
d)(
) O que você deve usar para empinar pipas.
Luvas devem ser usadas
para:
a)(
) enroscar as linhas metálicas
b)( )
proteger as mãos de queimaduras
c)(
) segurar os fios telefônicos e
elétricos
d)( )
desenroscar a pipa dos fios elétricos
A linha pode ser perigosa
para motos e bicicletas porque:
a)(
) as crianças são muito distraídas.
b)(
) os motoqueiros dirigem sem atenção.
c)(
)
pode causar algum acidente
grave.
d)(
) pode ficar molhada com a chuva.
O texto que você leu serve para:
a)( )
contar uma história
b)(
)
vender brinquedos
c)( )
divertir as pessoas
d)( )
orientar as pessoas.
3- Retire do texto , 5 verbos, 5 substantivos e forme frases no caderno.
4-Indique o tempo verbal nas frases abaixo (PRESENTE, PASSADO E FUTURO):
a)
Olhe bem onde pisa.
b)
Procurei lugares abertos como praças, parques para soltar pipas.
c) Usarei luvas
para não queimar as mãos na linha.
♥ ESTUDE COM BASTANTE ATENÇÃO! ♥
PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDRÉA
OLÁ
ESTUDANTE! VAMOS APROVEITAR O TEMPO DE ISOLAMENTO SOCIAL PARA FAZER VÁRIAS
ATIVIDADES BEM INTERESSANTES? VOCÊ VAI RESPONDER AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO.
ATIVIDADE 2
Agora, você vai ler atentamente, e em voz
alta, a história “A pipa e a flor”, quantas vezes achar necessário para um
melhor entendimento sobre esse romance. Em seguida, irá ler a história desse
romance para as pessoas que estão na sua casa com você. Eles irão gostar muito
de ouvir a leitura. Depois da leitura você responderá as questões sobre o que
você compreendeu. Acesse o livro através do seguinte link:
👇👇👇
https://sarutaia.sp.gov.br/arquivos/a_pipa_e_a_flor___29110715.pdf
Leia essa história de amor
com bastante atenção e entusiasmo!
2- Responda
no seu caderno as questões e veja o que você compreendeu sobre o livro. (Você
poderá voltar a leitura do livro sempre que necessário para verificar suas
respostas).
a) Qual é o tema/assunto abordado no livro?
b) E para que o autor escreveu essa história?
c)
Onde se passa a história?
d) Por que o menino desenhou um sorriso na
pipa?
e)
O que a pipa sentiu quando subiu bem alto?
f) Expresse, da melhor forma possível, numa
folha de papel, o que a flor representou para a pipa assim que a viu?
Fonte: Adaptado do material do governo do estado de PE: Atividades complementares/Ensino Fundamental.
Leia o texto e faça o que se
pede com atenção e capricho:
A Importância do Ar
O ar é a mistura gasosa que forma a atmosfera terrestre.
É um elemento fundamental, sendo formado por uma combinação de gases, vapor de
água e partículas suspensas. Trata-se, portanto, de uma substância vital para a
manutenção da vida na Terra, ao lado da água e do solo.
Além
disso, o ar é essencial para o clima, a distribuição da chuva e a dispersão de
sementes as quais favorecem a produção agrícola. Por outro lado, ele favorece o
desenvolvimento de diversas doenças por vírus, bactérias e microrganismos, os
quais são levados pelas correntes de ar.
Composição do Ar
Os
principais elementos que compõem o ar são essencialmente o nitrogênio (78%) e o
oxigênio (21%) e em pequena quantidade argônio (0.94%), gás carbônico (0,03%),
neônio (0,0015%). Embora possua peso e ocupe espaço na atmosfera, observe que o
ar é um conjunto de substâncias que não apresenta cor (é incolor), cheiro (é
inodoro), gosto (é insípido) e que não podemos ver nem tocar.
Os principais gases encontrados no ar.
Além dessas substâncias e de outras,
que estão em menor quantidade, o
ar também apresenta gotículas de água, poeira, e até mesmo partículas de vírus,
bactérias e outros micro-organismos.
A Importância do
Ar para os Seres Vivos
Quando
respiramos, o ar da atmosfera entra no nosso corpo sendo filtrado pelas narinas
até chegar aos pulmões, o qual será utilizado na produção de energia. Quando respiramos, esse ar vai para
os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa
sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração,
nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram
utilizados (expiração).
A entrada e saída do ar.
Muitos especialistas afirmam que o ato de “saber respirar”
pode nos livrar de diversas doenças. Nesse sentido, vale ressaltar que em
muitos locais do mundo, sobretudo nas grandes cidades, o ar tornou-se poluído,
o que tem gerado muitas doenças respiratórias e neurológicas.
Por esses motivos é que merecemos um ar de qualidade!
O ar também é
importante por vários outros motivos. Graças a ele:
- Quando em movimento ( vento), podemos ter uma sensação agradável de frescor;
- Podemos falar, já que os sons são formados pelo contato do ar com as pregas
vocais;
- Os ventos permitem a dispersão de sementes;
- As chuvas podem ser distribuídas;
- Velejadores podem velejar sem precisar de remos ou motor;
- Podemos encher bolas, pneus, boias e balões. - Pode ocorrer
a queima, por exemplo, de uma vela (coloque uma vela acesa em um recipiente
fechado e observe o que ocorrerá em pouco tempo, como na imagem).
Sem ar, acaba o oxigênio, e a vela se apaga.
A
camada de ar que envolve a Terra chama-se ATMOSFERA.
Para
entender melhor, assista o vídeo “O ar que respiramos”.
FONTE: A Importância do Ar - Toda Matéria
Atividades
de fixação
1-
Responda as questões a seguir:
a) O que é AR?
b) Quais gases compõem o ar
atmosférico?
c) Qual gás aparece em maior
quantidade?
d) Além dos gases, que outros
elementos compõem o ar?
2- Copie as frases abaixo
completando-as com as palavras do quadro adequadamente:
EXPIRAÇÃO |
NARIZ |
AR |
INSPIRAÇÃO |
ATMOSFERA |
a) O ___________ não pode ser tocado, geralmente não tem cor, cheiro e sabor.
b) _______________ é a entrada de ar
no pulmão.
c) O ________________ filtra o ar da
atmosfera antes de entrar no nosso corpo.
d) ________________ é a camada de ar
que envolve a Terra.
e) A saída de ar dos pulmões chama-se
______________________.
3- Escreva cinco utilidades do ar.
4- Observe a imagem abaixo:
Escreva as frases no seu caderno
colocando-as em ordem de acordo com a descrição do experimento.
* Ao emborcar o copo sobre a vela acesa o
oxigênio fica confinado dentro do copo.
* Sem ar dentro do copo, o oxigênio acaba e a vela se apaga.
* O calor da chama do pavio aquece a parafina (combustível) que se combina com o oxigênio presente no ar fazendo com que a vela fique acesa.
Origem dos ventos
Vento é o ar em movimento, ou seja, é o deslocamento
frequente e contínuo do ar na superfície terrestre. Embora não consigamos ver o
ar se movimentando, somos capazes de identificar sua existência e intensidade
por meio do balançar das árvores, deslocamento de folhas, areia e poeira.
Sentimos o ar se deslocando pelo toque em nosso corpo, observamos a
movimentação das nuvens e das dunas no litoral. A pipa no céu usa o vento para se
manter no alto e o cata-vento gira pelo efeito do deslocamento do ar.
Importância
dos ventos
A movimentação do ar, ou seja, o
vento, além de contribuir para a manutenção do equilíbrio de temperatura, é
também útil para a polinização das plantas, é agente modelador do solo e do
relevo, movimenta as embarcações à vela, os moinhos de vento e serve inclusive
para a produção de eletricidade por meio da energia eólica.
Formação
dos ventos
Todos sabem que o vento é o ar em
movimento, que eles podem ser classificados como horizontais ou verticais
(ascendentes ou descendentes), que os ventos se formam pelas diferenças de
pressão e temperatura entre as camadas do ar.
O que poucos sabem é que o Sol é o grande responsável pela existência
dos ventos.
O Sol esquenta a superfície da Terra. A
Terra esquenta o ar que a rodeia, e o ar quente dilata-se, fica mais leve e
sobe, deixando em seu lugar o ar mais pesado, mais frio. O ar quente que sobe
esfria e volta à Terra, substituindo o ar quente. Este é o ciclo do vento.
Esse vaivém das massas de ar forma o vento.
É
graças a essa locomoção do ar quente e frio que surge o vento, que pode ser
classificado em dois tipos diferentes: horizontal ou vertical.
Os
ventos verticais (ou descendentes) ocorrem quando o ar próximo ao solo logo se
aquece, ele acaba ficando mais leve e sobe, sendo substituído pela camada de
cima, que é mais fria e acaba descendo.
Nos ventos horizontais (ou ascendentes)
o processo é um pouco semelhante com o anterior: acontecem quando a massa de ar
quente rente ao chão sobe e é substituída pelas massas mais frias que se
encontram ao lado, pela “vizinhança”, e não pelo o que estava em cima.
Para um melhor entendimento, assista o vídeo “De onde vem
o vento? Aprenda com uma EXPERIÊNCIA”!
FONTE: FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e.
"Vento"; Brasil Escola.
Atividades
de fixação
1)
Responda as questões a seguir:
a- O que
é o vento?
b- Como
podemos perceber a movimentação do ar?
c- Como
acontece o ciclo do vento?
d- Quando
ocorrem os ventos verticais?
e- Quando
ocorrem os ventos horizontais?
f- Como
surge o vento?
2) O texto
cita cinco importância ou utilidades do vento. Escreva-as.
3) As
questões abaixo são referentes a experiencia “De onde vem o vento”
que você assistiu.
a- Qual o
objetivo do experimento?
b- O que foi
usado no experimento?
c- Qual
cor de corante foi usado na água quente?
d- Antes
dos corantes se misturarem, o que aconteceu com a água fria e com a água
quente?
e- Por
que a água pôde ser usada para mostrar o que acontece com o ar na formação dos
ventos?
1-
a- Que
fenômeno atmosférico é mostrado na imagem?
b- Como
você percebeu?
5) Pesquise
o que é energia eólica.
História
A
pipa é um brinquedo muito antigo.
Leia
o texto a seguir para conhecer sua história:
História
das pipas, pandorgas ou papagaios
Acredita-se
que a primeira pipa do mundo tenha surgido na China, há cerca de 200 anos a.C.
criada por um general chamado Han Hsin, com o objetivo de medir a distância de
um túnel a ser escavado no castelo imperial.
Com o passar do tempo estas pipas logo que
sugiram eram utilizadas para fins militares, tornaram-se uma arte popular
naquele país. Durante a Primeira Guerra Mundial, os japoneses usaram a
pipa como meio de enviar mensagens a seus companheiros e, durante a Segunda
Guerra Mundial, os alemães a utilizaram para espiar os movimentos inimigos.
Nos
países orientais, as pipas adquiriram um forte significado religioso e
ritualístico, como atrativo de felicidade, sorte, nascimento, fertilidade e vitória,
exemplo disso são pipas com pinturas de dragões que atraem a prosperidade ou
uma tartaruga longa vida, coruja sabedoria e assim por diante.
A Secretaria
de Meteorologia dos Estados Unidos utilizou, no começo do século, papagaios
equipados com instrumentos para medir a temperatura, umidade, velocidade do
vento etc.
No
Brasil, estima-se que as pipas tenham chegado pelas mãos dos portugueses na
época da colonização. Acredita-se que os escravos foragidos também a usaram
para se comunicar entre si.
Hoje,
elas são conhecidas por diversos nomes, dependendo da região do País: arraia
(Bahia), pipa (Rio de Janeiro), papagaio e pipa (São Paulo), pandorga (Paraná,
Rio Grande do Sul e Santa Catarina), quadrado, tapioca, balde (Nordeste) e
(Maranhão).
CIÊNCIA
HOJE DASCRIANÇAS. História da pandorga. Rio de Janeiro: SBPC,
ano 5, n. 11. P. 6.
Responda
as questões a seguir:
1 - A
quem é atribuída a criação da pipa?
2 - Com
que objetivo o general resolveu criar a pipa?
3 -
Nos países orientais, as pipas adquiririam um forte significado religioso e
ritualístico. Quais são esses significados?
4 -
Durante a Primeira guerra Mundial, como os japoneses usavam as pipas?
5 -
Como os alemães utilizavam a pipa durante a Segunda Guerra Mundial?
6 –
No Brasil os escravos foragidos usaram a pipa com que finalidade?
7 -
Hoje em dia as pipas são conhecidas por diversos nomes nas regiões do Brasil.
Escreva três destes nomes e o lugar onde é conhecido.
8 –
No começo do século, a Secretaria de Meteorologia dos Estados Unidos utilizou papagaios
equipados com instrumentos com que finalidade?
9 -
Desenhe no seu caderno uma bonita pipa.
Professoras: Edvânia Barbosa
/ Gláucia Christianne
HABILIDADES:
·Estabelecer
relação de ordem entre os números naturais.
·Aplicar
as ações de adicionar e subtrair, respeitando as regras de resolução.
·Resolver
situações problema.
·Ler e interpretar dados.
LEIA
O ENUNCIADO COM ATENÇÃO,
REGISTRE
A OPERAÇÃO E
ESCREVA
A RESPOSTA COMPLETA.
1.Um
feirante tem 365 goiabas e 245 maçãs. Já vendeu 490 frutas. Quantas frutas ele
ainda tem para vender?
2.Na campanha do agasalho deste ano foram arrecadados 3.560 calças, 5.645 casacos e 1.863 cobertores. Quantas peças foram arrecadadas durante a campanha deste ano?
________________________________________________________________________________
3.Na Papelaria MAIS BARATO há 2.716 cadernos pequenos e 3.894 cadernos grandes. Quantos cadernos grandes há a mais?
4.Tadeu trabalha em uma loja e ganha 4.830 reais por mês. Seu irmão trabalha em outra loja e ganha 890 reais a menos. Quanto o irmão de Tadeu ganha por mês?
5.Calcule a diferença entre 7.984 e 3.596.
6.Calcule a soma do numeral 25.864 e o seu sucessor.
7. Arme, calcule e escreva o resultado por extenso:
a) 12.390 + 49= |
d)
75.800 - 9.457= |
b) 4.324 + 597= |
e)
19.040 – 10.050= |
c)
9.375 + 15.348= |
f)
15.900 – 5.049= |
CUIDE-SE
!
EM
BREVE ESTAREMOS JUNTOS.
HABILIDADES:
·
Identificar
elementos visuais.
·
Ampliar o
conhecimento dos recursos de expressão da linguagem artística.
·
Aplicar técnicas do
fazer artístico.
·
Ampliar o
conhecimento dos recursos de expressão da linguagem artística.
·
Realizar trabalho
manual.
Atividade de
recorte e colagem com formas geométricas.
No
seu caderno de ARTES, faça
uma produção de desenhos baseado nas formas geométricas. Você poderá usar
também para a sua produção, vários suportes como: papel cartão, cola, tesoura,
entre outros…
capriche !
Bons estudos!!!
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