6 de ago. de 2020

Material de Estudo - 5/5º ano











Galera, infelizmente vamos continuar por mais tempo afastados. Mas não vamos ficar tristes pois temos as redes sociais para estarmos  mais perto.
Atividades da 5a semana!  Espero que vocês façam tudo com muito capricho e atenção.
Avisem os colegas!
Qualquer dúvida, pode chamar. 
Bom estar de volta!



PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDREA


1- Leia o texto com atenção, copie.


SOLTAR PIPAS COM SEGURANÇA É MAIS DIVERTIDO





  • Não solte pipas em dias de chuva ou quando há relâmpagos.
  • Não solte pipas perto de fios telefônicos,  elétricos ou de antenas.
  • Procure lugares abertos como praças, parques, campos de futebol etc.
  • Se a pipa. enroscar nos fios, não tente tirá-la.
  • Sempre é melhor perder a pipa do que a vida.
  • Não use linha metálica, como fio de cobre de bobinas.
  • Usem luvas para não queimar as mãos na linha.
  • Olhe bem onde pisa, especialmente para trás.
  • Cuidado com ruas e lugares movimentados.
  • Atenção com motos e bicicletas: a linha pode ser perigosa para elas.
  • Não use linha cortante (cerol). É fácil cortar as pessoas com elas, e inclusive você mesmo.
  • Não empine pipas sobre lajes e telhados, pois uma queda poderá ser fatal.

2-   Leia com atenção e marque a resposta correta:

Qual é o melhor título para o  texto  que  você  leu?

a)(   ) Dicas de segurança para empinar pipas.

b)(   ) Como  usar  o  vento  para  empinar pipas.

c)(   ) Roupas e equipamentos  para  soltar pipas.

d)(   ) O que você deve usar para empinar pipas.


Luvas devem ser usadas para:

a)(   ) enroscar as linhas metálicas

b)(   ) proteger as mãos de queimaduras

c)(   ) segurar os fios telefônicos e elétricos

d)(   ) desenroscar a pipa dos fios elétricos


A linha pode ser perigosa para motos  e bicicletas  porque:

a)(   ) as crianças são muito distraídas.

b)(   ) os motoqueiros dirigem sem atenção.

c)(   ) pode  causar algum  acidente  grave.

d)(   ) pode ficar molhada com a chuva.


O texto que você leu serve  para:

a)(   ) contar uma história

b)(   ) vender  brinquedos

c)(   ) divertir  as  pessoas

d)(   ) orientar as pessoas.


3- Retire do texto , 5 verbos, 5 substantivos e forme frases no caderno.


4-Indique o tempo verbal nas frases abaixo (PRESENTE, PASSADO E FUTURO):

a) Olhe bem onde pisa.

b) Procurei lugares abertos como praças, parques para soltar pipas.

c) Usarei luvas para não queimar as mãos na linha.

ESTUDE COM BASTANTE ATENÇÃO!



PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDRÉA


OLÁ ESTUDANTE! VAMOS APROVEITAR O TEMPO DE ISOLAMENTO SOCIAL PARA FAZER VÁRIAS ATIVIDADES BEM INTERESSANTES? VOCÊ VAI RESPONDER AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO.

ATIVIDADE 2

Agora, você vai ler atentamente, e em voz alta, a história “A pipa e a flor”, quantas vezes achar necessário para um melhor entendimento sobre esse romance. Em seguida, irá ler a história desse romance para as pessoas que estão na sua casa com você. Eles irão gostar muito de ouvir a leitura. Depois da leitura você responderá as questões sobre o que você compreendeu. Acesse o livro através do seguinte link:

👇👇👇

https://sarutaia.sp.gov.br/arquivos/a_pipa_e_a_flor___29110715.pdf


Leia essa história de amor com bastante atenção e entusiasmo!


2- Responda no seu caderno as questões e veja o que você compreendeu sobre o livro. (Você poderá voltar a leitura do livro sempre que necessário para verificar suas respostas).

 a) Qual é o tema/assunto abordado no livro?

 b) E para que o autor escreveu essa história?

 c) Onde se passa a história?

 d) Por que o menino desenhou um sorriso na pipa?

 e) O que a pipa sentiu quando subiu bem alto?

 f) Expresse, da melhor forma possível, numa folha de papel, o que a flor representou para a pipa assim que a viu?

Fonte: Adaptado do material do governo do estado de PE: Atividades complementares/Ensino Fundamental.


A Pipa e a Flor👈


Leia o texto e faça o que se pede com atenção e capricho:

A Importância do Ar

ar é a mistura gasosa que forma a atmosfera terrestre. É um elemento fundamental, sendo formado por uma combinação de gases, vapor de água e partículas suspensas. Trata-se, portanto, de uma substância vital para a manutenção da vida na Terra, ao lado da água e do solo.

Além disso, o ar é essencial para o clima, a distribuição da chuva e a dispersão de sementes as quais favorecem a produção agrícola. Por outro lado, ele favorece o desenvolvimento de diversas doenças por vírus, bactérias e microrganismos, os quais são levados pelas correntes de ar.

Composição do Ar

Os principais elementos que compõem o ar são essencialmente o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%) e em pequena quantidade argônio (0.94%), gás carbônico (0,03%), neônio (0,0015%). Embora possua peso e ocupe espaço na atmosfera, observe que o ar é um conjunto de substâncias que não apresenta cor (é incolor), cheiro (é inodoro), gosto (é insípido) e que não podemos ver nem tocar.

Os principais gases encontrados no ar.

Além dessas substâncias e de outras, que estão em menor quantidade, o ar também apresenta gotículas de água, poeira, e até mesmo partículas de vírus, bactérias e outros micro-organismos.

A Importância do Ar para os Seres Vivos

Quando respiramos, o ar da atmosfera entra no nosso corpo sendo filtrado pelas narinas até chegar aos pulmões, o qual será utilizado na produção de energia. Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração).

A entrada e saída do ar.

Muitos especialistas afirmam que o ato de “saber respirar” pode nos livrar de diversas doenças. Nesse sentido, vale ressaltar que em muitos locais do mundo, sobretudo nas grandes cidades, o ar tornou-se poluído, o que tem gerado muitas doenças respiratórias e neurológicas.

Por esses motivos é que merecemos um ar de qualidade!

O ar também é importante por vários outros motivos. Graças a ele:

- Quando em movimento ( vento), podemos ter uma sensação agradável de frescor;
- Podemos falar, já que os sons são formados pelo contato do ar com as pregas vocais;
- Os ventos permitem a dispersão de sementes;
- As chuvas podem ser distribuídas;
- Velejadores podem velejar sem precisar de remos ou motor;
- Podemos encher bolas, pneus, boias e balões.                                - Pode ocorrer a queima, por exemplo, de uma vela (coloque uma vela acesa em um recipiente fechado e observe o que ocorrerá em pouco tempo, como na imagem).

Sem ar, acaba o oxigênio, e a vela se apaga.

A camada de ar que envolve a Terra chama-se ATMOSFERA.

Para entender melhor, assista o vídeo “O ar que respiramos”.


https://youtu.be/7Yf34ZNcAZA

FONTE: A Importância do Ar - Toda Matéria


Atividades de fixação

1- Responda as questões a seguir:

a) O que é AR?

b) Quais gases compõem o ar atmosférico?

c) Qual gás aparece em maior quantidade?

d) Além dos gases, que outros elementos compõem o ar?

2- Copie as frases abaixo completando-as com as palavras do quadro adequadamente:

EXPIRAÇÃO

NARIZ

AR

INSPIRAÇÃO

ATMOSFERA


a) O ___________ não pode ser tocado, geralmente não tem cor, cheiro e sabor.

b) _______________ é a entrada de ar no pulmão.

c) O ________________ filtra o ar da atmosfera antes de entrar no nosso corpo.

d) ________________ é a camada de ar que envolve a Terra.

e) A saída de ar dos pulmões chama-se ______________________.

3- Escreva cinco utilidades do ar.

4- Observe a imagem abaixo:

Escreva as frases no seu caderno colocando-as em ordem de acordo com a descrição do experimento.

* Ao emborcar o copo sobre a vela acesa o oxigênio fica confinado dentro do copo.

* Sem ar dentro do copo, o oxigênio acaba e a vela se apaga.

* O calor da chama do pavio aquece a parafina (combustível) que se combina com o oxigênio presente no ar fazendo com que a vela fique acesa.





Origem dos ventos

 Vento é o ar em movimento, ou seja, é o deslocamento frequente e contínuo do ar na superfície terrestre. Embora não consigamos ver o ar se movimentando, somos capazes de identificar sua existência e intensidade por meio do balançar das árvores, deslocamento de folhas, areia e poeira. Sentimos o ar se deslocando pelo toque em nosso corpo, observamos a movimentação das nuvens e das dunas no litoral. A pipa no céu usa o vento para se manter no alto e o cata-vento gira pelo efeito do deslocamento do ar.

 

Importância dos ventos

A movimentação do ar, ou seja, o vento, além de contribuir para a manutenção do equilíbrio de temperatura, é também útil para a polinização das plantas, é agente modelador do solo e do relevo, movimenta as embarcações à vela, os moinhos de vento e serve inclusive para a produção de eletricidade por meio da energia eólica.

Formação dos ventos

Todos sabem que o vento é o ar em movimento, que eles podem ser classificados como horizontais ou verticais (ascendentes ou descendentes), que os ventos se formam pelas diferenças de pressão e temperatura entre as camadas do ar.  O que poucos sabem é que o Sol é o grande responsável pela existência dos ventos.

O Sol esquenta a superfície da Terra. A Terra esquenta o ar que a rodeia, e o ar quente dilata-se, fica mais leve e sobe, deixando em seu lugar o ar mais pesado, mais frio. O ar quente que sobe esfria e volta à Terra, substituindo o ar quente. Este é o ciclo do vento.

Esse vaivém das massas de ar forma o vento.

É graças a essa locomoção do ar quente e frio que surge o vento, que pode ser classificado em dois tipos diferentes: horizontal ou vertical.

Os ventos verticais (ou descendentes) ocorrem quando o ar próximo ao solo logo se aquece, ele acaba ficando mais leve e sobe, sendo substituído pela camada de cima, que é mais fria e acaba descendo.

Nos ventos horizontais (ou ascendentes) o processo é um pouco semelhante com o anterior: acontecem quando a massa de ar quente rente ao chão sobe e é substituída pelas massas mais frias que se encontram ao lado, pela “vizinhança”, e não pelo o que estava em cima.

Para um melhor entendimento, assista o vídeo “De onde vem o vento? Aprenda com uma EXPERIÊNCIA”!

      FONTE: FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. "Vento"; Brasil Escola.


Atividades de fixação

1) Responda as questões a seguir:

a- O que é o vento?

b- Como podemos perceber a movimentação do ar?

c- Como acontece o ciclo do vento?

d- Quando ocorrem os ventos verticais?

e- Quando ocorrem os ventos horizontais?

f- Como surge o vento?

2) O texto cita cinco importância ou utilidades do vento. Escreva-as.

3) As questões abaixo são referentes a experiencia “De onde vem o vento” que você assistiu.

a- Qual o objetivo do experimento?

b- O que foi usado no experimento?

c- Qual cor de corante foi usado na água quente?

d- Antes dos corantes se misturarem, o que aconteceu com a água fria e com a água quente?

e- Por que a água pôde ser usada para mostrar o que acontece com o ar na formação dos ventos?

4) Observe a imagem abaixo e responda as perguntas: 




1- 


a- Que fenômeno atmosférico é mostrado na imagem?

b- Como você percebeu?

5) Pesquise o que é energia eólica.

História

A pipa é um brinquedo muito antigo.

Leia o texto a seguir para conhecer sua história:

História das pipas, pandorgas ou papagaios

Acredita-se que a primeira pipa do mundo tenha surgido na China, há cerca de 200 anos a.C. criada por um general chamado Han Hsin, com o objetivo de medir a distância de um túnel a ser escavado no castelo imperial.

 Com o passar do tempo estas pipas logo que sugiram eram utilizadas para fins militares, tornaram-se uma arte popular naquele país.    Durante a Primeira Guerra Mundial, os japoneses usaram a pipa como meio de enviar mensagens a seus companheiros e, durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães a utilizaram para espiar os movimentos inimigos.

Nos países orientais, as pipas adquiriram um forte significado religioso e ritualístico, como atrativo de felicidade, sorte, nascimento, fertilidade e vitória, exemplo disso são pipas com pinturas de dragões que atraem a prosperidade ou uma tartaruga longa vida, coruja sabedoria e assim por diante.

A Secretaria de Meteorologia dos Estados Unidos utilizou, no começo do século, papagaios equipados com instrumentos para medir a temperatura, umidade, velocidade do vento etc.

No Brasil, estima-se que as pipas tenham chegado pelas mãos dos portugueses na época da colonização. Acredita-se que os escravos foragidos também a usaram para se comunicar entre si.

Hoje, elas são conhecidas por diversos nomes, dependendo da região do País: arraia (Bahia), pipa (Rio de Janeiro), papagaio e pipa (São Paulo), pandorga (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), quadrado, tapioca, balde (Nordeste) e (Maranhão). 

                            

                                       CIÊNCIA HOJE DASCRIANÇAS. História da                       pandorga. Rio de Janeiro: SBPC, ano 5, n. 11. P. 6.

Responda as questões a seguir:

1 - A quem é atribuída a criação da pipa?

2 - Com que objetivo o general resolveu criar a pipa?

3 - Nos países orientais, as pipas adquiririam um forte significado religioso e ritualístico. Quais são esses significados?

4 - Durante a Primeira guerra Mundial, como os japoneses usavam as pipas?

5 - Como os alemães utilizavam a pipa durante a Segunda Guerra Mundial?

6 – No Brasil os escravos foragidos usaram a pipa com que finalidade?  

7 - Hoje em dia as pipas são conhecidas por diversos nomes nas regiões do Brasil. Escreva três destes nomes e o lugar onde é conhecido.

8 – No começo do século, a Secretaria de Meteorologia dos Estados Unidos utilizou papagaios equipados com instrumentos com que finalidade?

9 - Desenhe no seu caderno uma bonita pipa.



Professoras: Edvânia Barbosa / Gláucia Christianne


HABILIDADES:

                                                          

·Estabelecer relação de ordem entre os números naturais.

·Aplicar as ações de adicionar e subtrair, respeitando as regras de resolução.

·Resolver situações problema.

·Ler e interpretar dados.


            LEIA O ENUNCIADO COM ATENÇÃO,
     REGISTRE A OPERAÇÃO E
     ESCREVA A RESPOSTA COMPLETA.


1.Um feirante tem 365 goiabas e 245 maçãs. Já vendeu 490 frutas. Quantas frutas ele ainda tem para vender?


2.Na campanha do agasalho deste ano foram arrecadados 3.560 calças, 5.645 casacos e 1.863 cobertores. Quantas peças foram arrecadadas durante a campanha deste ano?

________________________________________________________________________________

3.Na Papelaria MAIS BARATO há 2.716 cadernos pequenos e 3.894 cadernos grandes. Quantos cadernos grandes há a mais?

 


 4.Tadeu trabalha em uma loja e ganha 4.830 reais por mês. Seu irmão trabalha em outra loja e ganha 890 reais a menos. Quanto o irmão de Tadeu ganha por mês?

 


 5.Calcule a diferença entre 7.984 e 3.596.

 


6.Calcule a soma do numeral 25.864 e o seu sucessor.

 


7.  Arme, calcule e escreva o resultado por extenso: 

a)  12.390 + 49=

d)    75.800 - 9.457=

b)    4.324 + 597=

e)    19.040 – 10.050=

c)    9.375 + 15.348=

f)     15.900 – 5.049=

CUIDE-SE !

EM BREVE ESTAREMOS JUNTOS.





Professoras: Edvânia Barbosa / Gláucia Christianne


HABILIDADES:

·        Identificar elementos visuais.

·        Ampliar o conhecimento dos recursos de expressão da linguagem artística.

·        Aplicar técnicas do fazer artístico.

·        Ampliar o conhecimento dos recursos de expressão da linguagem artística.

·        Realizar trabalho manual.

Reconhecer cores e formas.

Atividade de recorte e colagem com formas geométricas.

No seu caderno de ARTES, faça uma produção de desenhos baseado nas formas geométricas. Você poderá usar também para a sua produção, vários suportes como: papel cartão, cola, tesoura, entre outros…

              capriche !








 Bons estudos!!!

Toca aqui | Gifs, Animo

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