ALUNOS DO 5º ANO, O VÍDEO ABAIXO É UM RECADO ESPECIAL DE TODOS OS PROFESSORES ESPECIALMENTE PARA VOCÊS!
SAUDADES...
PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDREA
Queridos alunos dando
continuidade às nossas atividades do folclore, com muita atenção leiam a lenda
a seguir e façam as atividades com capricho em seu caderno.
ATIVIDADE 1
ATIVIDADE 2
Fonte: http://gutarocha.blogspot.com/2012/08/atividades-sobre-folclore-fonte.html
LITERATURA
PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDREA
Provérbios,
também chamados de ditados populares são frases curtas que se espalham trazendo
um ensinamento.
Faça
a leitura de imagem a seguir e escreva todos os ditados populares contidos
nela, no seu caderno.
Tenho
certeza que você e seus familiares irão adorar esse desafio.
Vamos aprender um pouco mais sobre o Folclore?
MATEMÁTICA
Professoras: Edvânia Barbosa / Gláucia Christianne
HABILIDADES:
· Aplicar
as ações de adicionar, subtrair e multiplicar, respeitando as regras de
resolução.
· Resolver
situações problema.
· Ler
e interpretar dados.
LEIA O ENUNCIADO COM ATENÇÃO,
REGISTRE A OPERAÇÃO E
ESCREVA A RESPOSTA COMPLETA.
1) Júlio é pedreiro. Ele está
construindo uma grande casa. Ele recebeu dois carregamentos de tijolos. Num
havia 5.452 tijolos e no outro 3.500 tijolos.
a) Quantos tijolos ele recebeu?
b) Além desses tijolos, ele precisa de
1.500 tijolos para terminar uma parte da casa. Quantos tijolos ele vai usar
nessa parte da casa?
c) Os azulejos da cozinha e do banheiro
são iguais. Ele usou 2.480 azulejos na cozinha e 1.950 azulejos no banheiro.
Quantos azulejos foram usados?
d) Ele comprou 1.790 ladrilhos para o piso da cozinha e 830 ladrilhos para uma pequena despensa. Quantos ladrilhos ele comprou?
e) Ele comprou 2.500 telhas e
encomendou 1.850 que chegarão dentro de três semanas. Quantas telhas ele
comprou?
2) Felipe tem 36.102,00 reais deu para
sua mãe 7.840,00 reais. E ganhou de sua madrinha 304 reais? Quantos reais ele
tem agora?
3) Rafaela adicionou 69.502 a 258.963 .
Qual é o número que ela obteve?
MULTIPLICAÇÃO
Assista o vídeo:👇
Professoras: Doralice e Priscila
CIÊNCIAS
Assista os vídeos, leia o
texto com atenção e faça o que se pede:
O que é atmosfera?
Atmosfera terrestre
Atmosfera é a camada gasosa que
envolve toda a superfície do nosso planeta. Sem ela não existiria vida na
Terra.
A atmosfera é formada
principalmente pelos gases nitrogênio, oxigênio, argônio, vapor de água, gás
carbônico e pequenas quantidades de outros gases.
Durante o dia, a radiação solar
penetra na atmosfera e aquece a superfície da Terra. A atmosfera absorve o
calor irradiado da superfície da Terra, impedindo que ele escape totalmente de
volta para o espaço. Sem a atmosfera os dias seriam muito mais quentes e as noites
muito mais frias.
Quando queimamos combustíveis nas
indústrias ou nos carros lançamos gases nocivos na atmosfera, esses gases
impedem a saídas do calor para o espaço e isso causa o efeito estufa, ou seja,
o aumento da temperatura da Terra causado pela retenção do calor por certos
gases atmosféricos e pela poluição.
Assista o vídeo e veja como funciona o efeito estufa.
A atmosfera protege os seres vivos
contra vários fenômenos como meteoros – que são corpos celestes rochosos que se
queimam pelo atrito com o ar entra na atmosfera – e os raios ultravioleta, que
são em parte absorvidos por uma camada
de gás camada de ozônio.
Assista o vídeo para entender como
funciona a camada de ozônio.
A camada de ozônio é uma camada de
gás que envolve a terra, ela filtra os raios ultravioleta (UV) do Sol que são nocivos
para os seres vivos. Mas os seres vivos prejudicam a camada de ozônio a cada
dia que passa, com a utilização de produtos que geram os gases CFCs
(clorofluorcarbonos), utilizados na fabricação de aerossóis e geladeiras
antigas.
FONTE: https://acessaber.com.br/author/acessaber
Agora, responda com atenção as perguntas com atenção:
1) O que é atmosfera?
2) Qual é a função da atmosfera?
3) Quais são os principais componentes da atmosfera?
4) O que aconteceria se não houvesse a atmosfera?
5) O que é o efeito estufa?
6) O que é a camada de ozônio?
7) Para que serve a camada de ozônio?
8) O que os seres vivos fazem para prejudicar a camada de ozônio?
GEOGRAFIA
Leia o texto abaixo com atenção e faça o que
se pede:
Ventos
Os
ventos atuam em diferentes velocidades, e por esse motivo existem vários tipos.
Para medir a velocidade do vento e saber sua direção usamos o anemômetro, o
cata-vento e a biruta.
O vento pode também ser prejudicial ao
homem e à plantação. Vamos entender por que isso ocorre e quais são os tipos de
vento!
Assista
o vídeo “Os segredos do vento! De onde vem?”
Tipos de vento
De acordo com a velocidade os ventos se
classificam em:
Brisa
A
brisa é um vento fraco e muito agradável ao ser humano e aos seres vivos. Ela
pode ocorrer por efeitos do mar ou da terra. A que vem do mar para a terra
chamamos de brisa marítima e ocorre durante o dia. O calor do sol aquece a
terra muito mais rápido do que a água, portanto o vento quente da terra
aquecido é mais leve e sobe, enquanto o ar frio que vem do mar ocupa esse
vazio. A brisa terrestre ocorre durante a noite e seu processo é o inverso, ou
seja, é o deslocamento do ar da terra para o mar.
Ventos
alísios
Os
ventos alísios são ventos mais amenos, que atuam de formas constantes e
regulares. O homem adora esse tipo de vento para usar na navegação, em esportes
como windsurf, asa delta, e as crianças adoram empinar pipa com um bom vento
soprando.
Ciclone
O
ciclone é o vento que alcança a velocidade superior a 100 quilômetros por hora.
Geralmente, os ciclones estão acompanhados por chuvas e formam correntes em
espiral. Quando passa vai destruindo o que encontra pela frente.
Furações
ou tufões
Os
furações ou tufões são ventos fortíssimos que ultrapassam a velocidade de 200
quilômetros por hora. Eles são formados a partir da evaporação da água para a
atmosfera. Quando evapora, é em grande quantidade, e geralmente, ocorrem
próximas de oceanos, mares com águas em temperaturas quentes e com pouco vento,
ocasionando grandes tempestades. Eles são ventos violentos e que se formam em
forma de grandes redemoinhos. Por onde passam a destruição é certa.
Agora, responda de acordo com o texto:
1) Quais são os tipos de ventos?
2) O que é brisa?
3) Qual o nome do vento extremamente forte?
4) Para que as pessoas utilizam os ventos
alísios?
5) Como são formados os furacões?
6) Como se chamam os ventos que são acompanhados
por chuvas e formam correntes em espiral?
7) Para que serve cada um dos aparelhos
abaixo:
a- Biruta b- Anemômetro c- Cata-vento
HISTÓRIA
Folclore brasileiro
O folclore brasileiro é a mistura
de mitos, provérbios, lendas, histórias de todos os tipos com seres
assustadores e ao mesmo tempo fantásticos, que vivem no imaginário das pessoas.
O Brasil é rico na diversidade folclórica que cada região apresenta e que
formam nossa identidade nacional, destacando os povos brancos, negros e índios
como formadores de toda essa riqueza. Herdamos deles um verdadeiro tesouro
cultural.
Conheça um pouco mais sobre o
folclore brasileiro e alguns de seus elementos assistindo o vídeo abaixo:
Agora, junto com sua família, faça uma
pesquisa e escreva no seu caderno um outro exemplo de cada elemento do folclore
brasileiro diferente do citado no vídeo.
1- Mitos ou lendas (Fazer um pequeno resumo).
2- Uma festa popular.
3- Um jogo ou uma brincadeira.
4- Uma adivinha.
5- Um trava-língua.
6- Um provérbio ou ditado popular.
EDUCAÇÃO FÍSICA
ARTE
Assista o vídeo e faça o seu Saci.

Cada dia nosso Blog está mais lindo!!! Quantas atividades bacanas. Faça com atenção. Não tenha pressa, pois temos uma semana para concluir.
ResponderExcluirEstamos com saudades e espero que vocês também!!
Um beijo da Ana Lucia.