DIA 22 DE AGOSTO É O
DIA DO FOLCLORE
NO DIA 22 DE AGOSTO COMEMORAMOS O FOLCLORE BRASILEIRO. FOLCLORE QUER DIZER COSTUMES DE UM POVO. SÃO AS FESTAS, DANÇAS, MÚSICAS, VESTIMENTAS, BRINCADEIRAS, LENDAS E DITADOS POPULARES. E TEM TAMBÉM AS CANTIGAS DE RODA.
ISTO MESMO. AS CANTIGAS
DE RODA FAZEM PARTE DO NOSSO FOLCLORE.
VAMOS CANTAR?
2- OBSERVE A PALAVRA: GATO
COPIE A PALAVRA GATO NO CADERNO.
3- DESENHE, NO CADERNO. LOGO ABAIXO DA PALAVRA GATO: UM
CÍRCULO, UM CORAÇÃO E UM QUADRADO.
ESCREVA DENTRO DO CÍRCULO O NÚMERO QUE INDICA QUANTAS LETRAS TEM A PALAVRA GATO.
ESCREVA DENTRO DO CORAÇÃO A PRIMEIRA LETRA DA PALAVRA GATO.
ESCREVA DENTRO DO QUADRADO A ÚLTIMA LETRA DA PALAVRA GATO.
4- COPIE AS PALAVRAS
ABAIXO NO CADERNO. QUANTAS SÍLABAS TEM AS PALAVRAS? (FALE A PALAVRA DEVAGAR E
CONTE COM OS DEDINHOS CADA PEDACINHO DA PALAVRA). ESCREVA O NÚMERO QUE INDICA A
QUANTIDADE DE SÍLABAS.
PARA APRENDER MAIS SOBRE AS SILABAS VEJA O VÍDEO.
“ATIREI O PAU NO GATO” É
UMA DAS CANTIGAS MAIS CONHECIDA E CANTADA PELAS CRIANÇAS BRASILEIRAS.
TAMBÉM TEM UM PERSONAGEM
QUE É MUITO CONHECIDO. MUITAS CRIANCINHAS TEM MEDO DELE, MAS ESTE DA NOSSA
HISTÓRIA É MUITO BONZINHO. NÃO PRECISAM DE TER MEDO. VAMOS ASSISTIR O VÍDEO.
5- DEPOIS DE ASSISTIR O VÍDEO, FAÇA UM DESENHO DO BICHO
PAPÃO NO CADERNO.
6- COPIE AS FRASES NO CADERNO. NÃO SE ESQUEÇA DE COLORIR AS
LINHAS.
O BICHO PAPÃO
É GULOSO.
ELE MORA EM UMA CAVERNA.
|
|
|
O BICHO PAPÃO FICOU PERDIDO.
|
|
|
O MENINO DEU UM COPO DE LEITE PARA O PAPÃO.
|
|
|
VOCÊ SABE PULAR AMARELINHA?
A AMARELINHA É UMA BRINCADEIRA BEM POPULAR.
DESENHE NO CADERNO UMA AMARELINHA E NUMERE AS CASAS.
VOCÊ SABIA QUE TEM OUTROS FORMATOS DE AMARELINHA.
7) COPIE EM SEU CADERNO OS NÚMEROS DE 0 A 20 E ESCREVA O
NOME DE CADA UM. FAÇA AS ATIVIDADES NO SEU CADERNO DE AULA. NÃO SE ESQUEÇA DE
COLORIR AS LINHAS.
O ARTISTA PELO SEU OLHAR
RELER,
RECRIAR...
EXISTEM MUITAS POSSIBILIDADES DE OLHAR UMA OBRA DE
ARTE. CADA ARTISTA TEM UMA HISTÓRIA, TEM UM JEITO DE SE EXPRESSAR. ASSIM, A
OBRA GANHA MAIS SIGNIFICADO, A PARTIR DO MOMENTO EM QUE VOCÊ COLOCA A “SUA
MARCA”, “SEU JEITO” NA CRIAÇÃO.
O QUE SERÁ QUE HAVIA NA OUTRA METADE DA CENA?
VOCÊ É CAPAZ DE IMAGINAR?
ENTÃO, EM SEU CADERNO DE ARTE, DESENHE O QUE
PODERIA HAVER DO OUTRO LADO DA CENA , PARA COMPLETAR A OBRA DE PORTINARI.
QUE NOME VOCÊ DARIA PARA ESSE QUADRO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário