Relembrando: Poema é um gênero textual dividido em
estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos, não tendo um número
exato. Verso é a unidade poética, ou seja, cada linha de um poema. Os versos
podem ter rima, que é o resultado de sons semelhantes entre as palavras, seja
no final ou no meio dos versos.
Leia
o texto abaixo e faça o que se pede:
Alimentação
Comer
bem para viver melhor
Por
que precisamos nos alimentar bem? Os alimentos possuem diferentes tipos e
quantidades de nutrientes. Os nutrientes são substâncias importantes para
garantir o bom funcionamento do corpo. Na nossa dieta podem ser encontrados
diversos nutrientes. A escolha de nutrientes adequados é fundamental para nossa
saúde.
1.
Observe as imagens abaixo e escreva no seu caderno o que você costuma comer no
café da manhã.
Comer
para viver melhor
Os
nutrientes são muito importantes para a manutenção do bom funcionamento do
nosso organismo, por isso devemos manter uma dieta balanceada.
Uma
dieta balanceada é constituída por vitaminas, sais minerais, carboidratos e
lipídeos (gorduras), que são fonte de energia.
2.
Observe a imagem abaixo e responda no seu caderno:
a)
o que você faz usando a energia do seu corpo?
b)
Em qual delas você acha que haverá maior consumo de energia? Por quê?
Alimentos
e energia
O
ser humano necessita da energia dos alimentos para realizar todas as atividades
diárias e ter um desenvolvimento
saudável.
Alimentar-se
bem não significa apenas comer muito. O mais importante é a qualidade do
alimento. A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de alimentos
que forneçam a quantidade suficiente de nutrientes de que o organismo
necessita, proporcional ao gasto de energia. Esses alimentos podem ser de
origem animal ou vegetal.
Por
exemplo, uma pessoa que come hambúrguer, batata frita, pizza, cachorro-quente,
esquecendo-se de verduras, legumes, frutas e leite, certamente terá carência de
alguns nutrientes e excesso de outros. O ideal é ter uma alimentação
equilibrada.
Para entender um pouquinho melhor sobre a alimentação, assista o vídeo:
“A
importância da alimentação”.
3.
Muito divertido esse vídeo, não é mesmo?
Depois de assistir ao vídeo, responda no seu caderno com frases
completas.
a)
Qual foi o assunto da aula tratada no filme?
b)
Quais são os principais nutrientes?
c)
Qual grupo de alimentos devemos evitar?
Além
dos carboidratos, das proteínas e das gorduras, na nossa alimentação não pode
faltas as vitaminas, os sais minerais e a água.
As
vitaminas ajudam no bom funcionamento do organismo. Podemos encontra-las no
leite, verduras, legumes e peixes.
Os
sais minerais desempenham funções vitais em nosso corpo, como formação dos
ossos e dentes, contração muscular e coagulação do sangue. São fontes de sais
minerais: leite, peixes, algumas verduras, ovos e sal de cozinha.
A
água é um liquido fundamental para a vida.
O
consumo regular de água auxilia no funcionamento do corpo, garante a hidratação
e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio do corpo.
4. Além dos carboidratos, das proteínas e das gorduras, quais outros nutrientes não podem faltar em nossa alimentação?
5. Faça uma síntese dos nutrientes completando a tabela abaixo. Se preciso, releia o texto e assista novamente o vídeo. Desenhe a tabela no seu caderno.
NUTRIENTES |
Principais funções |
Exemplos de fonte |
Proteínas |
|
|
Carboidratos |
|
|
Gorduras ou lipídeos |
|
|
Vitaminas |
|
|
Sais minerais |
|
|
6.
Além de uma alimentação adequada, o que mais devemos fazer para termos uma vida
saudável?
GEOGRAFIA
Leia
o texto abaixo e faça o que se pede:
Frutas
típicas do Brasil
As
frutas são peças fundamentais numa alimentação saudável e devem ser consumidas
diariamente. Elas são fontes de vitaminas, sais minerais é diferentes fibras
alimentares que ajudam a regular o organismo.
O
Brasil é um país tropical, dividido em cinco regiões, ricas em biodiversidade,
produzindo vários tipos de frutas o ano todo.
A
culinária tem valorizado cada vez mais os alimentos regionais, típicos do local
onde são produzidos.
1.
Analise o mapa das frutas e escreva no seu caderno os nomes das frutas típicas
de cada região do Brasil.
-
Região Norte
-
Região Nordeste
-
Região Sudeste
-
Região Centro-oeste
-
Região Sul
2.
Copie no caderno cada sigla do mapa e escreva o nome do estado e da capital
correspondente:
HISTÓRIA
Leia
o texto e faça o que se pede:
Alimentação da época do Paleolítico e
do Neolítico
Na época do Paleolítico (Idade da
Pedra Lascada) a alimentação humana baseava-se em frutos, raízes e legumes
coletados da natureza. Outro alimento importante era a carne animal (rica em
proteínas e gordura). Os homens caçavam porcos, mamutes, coelhos, veados e
outros animais.
Viviam nesses locais enquanto
houvesse frutas, raízes, legumes, peixe ou caça, colhiam grãos de trigo e
faziam farinha; mas quando a comida se tornava escassa, os grupos saiam em
busca de novo local onde oferecesse mais alimento. O homem torna-se desta forma
nômade.
Quando os primeiros humanos descobriram como
dominar o fogo, a vida se tornou muito mais fácil em vários aspectos. Eles se
reuniam em torno das fogueiras para se aquecer, conseguir luz e proteção.
Usavam o fogo para cozinhar. Isso lhes deu mais calorias do que comer alimentos
crus difíceis de mastigar e digerir. Podiam socializar noite adentro, o que
possivelmente deu origem ao hábito de contar histórias e outras tradições
culturais.
Já na época do Neolítico (há
15.000 anos atrás, aproximadamente) o homem
aprendeu a polir a pedra. A partir daí, conseguiu produzir instrumentos mais
eficientes e mais bem acabados. Em virtude da necessidade, já que a caça e a
coleta tornaram-se escassas, o homem descobriu uma forma nova de obter alimentos:
através da agricultura. Paralelamente a isso,
passou a domesticar e criar pequenos animais, como cabras, porcos e ovelhas.
Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, o homem não
tinha mais motivos para mudar sempre de lugar. Tornou-se, então, sedentário, ou
seja, fixou-se num determinado território e deixou de ser nômade. Passaram a perceber também a influência dos fenômenos
naturais (meteorológicos) sobre a terra; observando o sol, a lua, as estações
chuvosas ou de enchentes, sobre a melhor época de semear e de colher.
Surgem utensílios de cerâmica,
paras armazenar e conservar os alimentos; a alimentação humana passa a ser mais
variada; o homem pode então iniciar-se na culinária propriamente dita –
cozinhando alimentos e usando os condimentos descobertos.
Agora com base no texto e com o que já vimos sobre a pré-história, faça as atividades no seu caderno.
1.
Escreva como viviam os humanos do Período Paleolítico?
2. Escreva como viviam
os humanos do Período Neolítico?
3. Como era a alimentação do homem no Período
Paleolítico?
4. No Paleolítico, os humanos eram nômades. O que
isso quer dizer?
5. Como a agricultura contribuiu para que os homens
deixassem de ser nômades e se tornassem sedentários?
6. Como o domínio do fogo contribuiu na alimentação
do homem pré-histórico?
7. Desenhe uma tabela com duas colunas e separe os
alimentos abaixo de acordo com que o homem comia em cada período:
Vinho – azeite – folhas - frutos silvestres –
insetos – pão – raízes
Homem do Paleolítico |
Homem do
Neolítico |
Arte culinária - Comida
divertida
Arte
culinária é a arte de preparar
e confeccionar alimentos. A palavra “culinária” refere-se a algo relacionado com o
ato de cozinhar. Um profissional
de culinária é uma pessoa que trabalha nas artes culinárias. Nos restaurantes
pode ser também conhecido por chefe de cozinha (chef). Os artistas
culinários são responsáveis pela preparação meticulosa de refeições que são
agradáveis tanto ao paladar como à vista. |
Nessa aula de Arte você será o artista culinário
e criará, junto com um adulto, um prato divertido e
nutritivo. Lembre-se dos nutrientes necessários para uma alimentação
balanceada. Um prato com alimentos bem coloridos desperta o interesse e aguça
nosso paladar. Use as cores encontradas em frutas, legumes, verduras e grãos.
Quando vamos criar arte com comida, o lance é deixar a
criatividade rolar solta. Pense direitinho em como vai fazer, qual recipiente e
alimento usar. Tudo é importante para deixar algo bem lindinho aos olhares.
Opte sempre pela simplicidade e crie lindos
pratos criativos com comidas divertidas. Um prato de arroz, feijão, legumes e
carne pode ficar muito divertido se os alimentos formarem uma carinha feliz. Os
brócolis podem virar um cabelinho, o tomate pode ser cortado em forma de boca,
e assim por diante.
Fique atento a
higienização, manipulação e responsabilidade que se deve ter na hora de
preparar e manusear os alimentos.
Evite o
desperdício! O prato feito deverá ser degustado por vocês.
Atenção: Tire fotos do
seu prato e poste no grupo.
Veja alguns exemplos:
PEQUENO PRÍNCIPE
Prato super saudável feito com arroz, feijão, alface, ovos de
codorna cozidos, milho, macarrão, cenoura e pedacinhos de carne.
O pequeno Príncipe é feito com rostinho de arroz, cabelo de
macarrão tipo “gravatinha”, lenço de milho verde e corpo de
couve. A rosa, feita com tomate, dá o toque final nessa obra de arte
comestível.
NINHO COM MINI ALMONDEGAS
Ingredientes: Carne moída (coxão
mole, patinho ou alcatra), fatia de pão de forma para fazer o branco dos olhos,
casca de berinjela ou azeitona para o interior dos olhos, pedaço de cenoura
para o bico, ramo de alface baby (ou de alguma verdura que tenha em casa) e
macarrão espaguete.
GIRAFINHA
Prato só de frutas feito com kiwi, manga, banana, morango.
URSINHO DORMINDO
Uma omelete e um arroz podem se
transformar num prato adorável e apetitoso.
Você pode pesquisar mais exemplos na
internet.
Divirta-se!!!
Alô 5° ano!Espero que estejam gostando de tudo por aqui. Está sendo feito com muito carinho para vocês.
ResponderExcluirFaçam tudo com atenção e sem pressa.
Um abraço da Ana Lucia.
Deixe seu comentário também.
💖
Excluir