9 de jul. de 2020

Material de Estudo - 3/5º ano

Olá aluno(a)!!!

Começamos mais uma semana de estudos e mesmo em casa, confinados, isso não nos impede de realizarmos nossas atividades escolares e também de nos divertirmos, não é?!
Vamos começar?









LÍNGUA PORTUGUESA




Agora, assista o vídeo sobre "Sílabas Tônicas"








LITERATURA


Relembrando: Poema é um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos, não tendo um número exato. Verso é a unidade poética, ou seja, cada linha de um poema. Os versos podem ter rima, que é o resultado de sons semelhantes entre as palavras, seja no final ou no meio dos versos.







EDUCAÇÃO FÍSICA









CIÊNCIAS

Leia o texto abaixo e faça o que se pede:

 

Alimentação

Comer bem para viver melhor

 

Por que precisamos nos alimentar bem? Os alimentos possuem diferentes tipos e quantidades de nutrientes. Os nutrientes são substâncias importantes para garantir o bom funcionamento do corpo. Na nossa dieta podem ser encontrados diversos nutrientes. A escolha de nutrientes adequados é fundamental para nossa saúde.

 

1. Observe as imagens abaixo e escreva no seu caderno o que você costuma comer no café da manhã.



Comer para viver melhor


Os nutrientes são muito importantes para a manutenção do bom funcionamento do nosso organismo, por isso devemos manter uma dieta balanceada.

Uma dieta balanceada é constituída por vitaminas, sais minerais, carboidratos e lipídeos (gorduras), que são fonte de energia.

 

2. Observe a imagem abaixo e responda no seu caderno:

a) o que você faz usando a energia do seu corpo?

b) Em qual delas você acha que haverá maior consumo de energia? Por quê?

 

Alimentos e energia

 

O ser humano necessita da energia dos alimentos para realizar todas as atividades diárias e ter um desenvolvimento   saudável.

Alimentar-se bem não significa apenas comer muito. O mais importante é a qualidade do alimento. A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de alimentos que forneçam a quantidade suficiente de nutrientes de que o organismo necessita, proporcional ao gasto de energia. Esses alimentos podem ser de origem animal ou vegetal.

Por exemplo, uma pessoa que come hambúrguer, batata frita, pizza, cachorro-quente, esquecendo-se de verduras, legumes, frutas e leite, certamente terá carência de alguns nutrientes e excesso de outros. O ideal é ter uma alimentação equilibrada.

Para entender um pouquinho melhor sobre a alimentação, assista o vídeo: 

“A importância da alimentação”.


3. Muito divertido esse vídeo, não é mesmo?  Depois de assistir ao vídeo, responda no seu caderno com frases completas.

 

a) Qual foi o assunto da aula tratada no filme?

b) Quais são os principais nutrientes?

c) Qual grupo de alimentos devemos evitar?

 

Além dos carboidratos, das proteínas e das gorduras, na nossa alimentação não pode faltas as vitaminas, os sais minerais e a água.

As vitaminas ajudam no bom funcionamento do organismo. Podemos encontra-las no leite, verduras, legumes e peixes.

Os sais minerais desempenham funções vitais em nosso corpo, como formação dos ossos e dentes, contração muscular e coagulação do sangue. São fontes de sais minerais: leite, peixes, algumas verduras, ovos e sal de cozinha.

A água é um liquido fundamental para a vida.

O consumo regular de água auxilia no funcionamento do corpo, garante a hidratação e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio do corpo.

 

4. Além dos carboidratos, das proteínas e das gorduras, quais outros nutrientes não podem faltar em nossa alimentação?

 

5. Faça uma síntese dos nutrientes completando a tabela abaixo. Se preciso, releia o texto e assista novamente o vídeo. Desenhe a tabela no seu caderno.

NUTRIENTES

Principais funções

Exemplos de fonte

Proteínas

 

 

Carboidratos

 

 

Gorduras ou lipídeos

 

 

Vitaminas

 

 

Sais minerais

 

 

 

6. Além de uma alimentação adequada, o que mais devemos fazer para termos uma vida saudável?

 


GEOGRAFIA



Leia o texto abaixo e faça o que se pede:


Frutas típicas do Brasil


As frutas são peças fundamentais numa alimentação saudável e devem ser consumidas diariamente. Elas são fontes de vitaminas, sais minerais é diferentes fibras alimentares que ajudam a regular o organismo.

O Brasil é um país tropical, dividido em cinco regiões, ricas em biodiversidade, produzindo vários tipos de frutas o ano todo.

A culinária tem valorizado cada vez mais os alimentos regionais, típicos do local onde são produzidos.

Observe o mapa abaixo:    


1. Analise o mapa das frutas e escreva no seu caderno os nomes das frutas típicas de cada região do Brasil. 

- Região Norte

- Região Nordeste

- Região Sudeste

- Região Centro-oeste

- Região Sul

 

2. Copie no caderno cada sigla do mapa e escreva o nome do estado e da capital correspondente:

 

HISTÓRIA


Leia o texto e faça o que se pede:

 

Alimentação da época do Paleolítico e do Neolítico

Na época do Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) a alimentação humana baseava-se em frutos, raízes e legumes coletados da natureza. Outro alimento importante era a carne animal (rica em proteínas e gordura). Os homens caçavam porcos, mamutes, coelhos, veados e outros animais.

Viviam nesses locais enquanto houvesse frutas, raízes, legumes, peixe ou caça, colhiam grãos de trigo e faziam farinha; mas quando a comida se tornava escassa, os grupos saiam em busca de novo local onde oferecesse mais alimento. O homem torna-se desta forma nômade.



Quando os primeiros humanos descobriram como dominar o fogo, a vida se tornou muito mais fácil em vários aspectos. Eles se reuniam em torno das fogueiras para se aquecer, conseguir luz e proteção. Usavam o fogo para cozinhar. Isso lhes deu mais calorias do que comer alimentos crus difíceis de mastigar e digerir. Podiam socializar noite adentro, o que possivelmente deu origem ao hábito de contar histórias e outras tradições culturais.



Já na época do Neolítico (há 15.000 anos atrás, aproximadamente)  o homem aprendeu a polir a pedra. A partir daí, conseguiu produzir instrumentos mais eficientes e mais bem acabados. Em virtude da necessidade, já que a caça e a coleta tornaram-se escassas, o homem descobriu uma forma nova de obter alimentos: através da agricultura. Paralelamente a isso, passou a domesticar e criar pequenos animais, como cabras, porcos e ovelhas. Semeando a terra, criando gado, produzindo o próprio alimento, o homem não tinha mais motivos para mudar sempre de lugar. Tornou-se, então, sedentário, ou seja, fixou-se num determinado território e deixou de ser nômade. Passaram a perceber também a influência dos fenômenos naturais (meteorológicos) sobre a terra; observando o sol, a lua, as estações chuvosas ou de enchentes, sobre a melhor época de semear e de colher.

Surgem utensílios de cerâmica, paras armazenar e conservar os alimentos; a alimentação humana passa a ser mais variada; o homem pode então iniciar-se na culinária propriamente dita – cozinhando alimentos e usando os condimentos descobertos.



Agora com base no texto e com o que já vimos sobre a pré-história, faça as atividades no seu caderno.

1. Escreva como viviam os humanos do Período Paleolítico?

2. Escreva como viviam os humanos do Período Neolítico?

3. Como era a alimentação do homem no Período Paleolítico?

4. No Paleolítico, os humanos eram nômades. O que isso quer dizer?

5. Como a agricultura contribuiu para que os homens deixassem de ser nômades e se tornassem sedentários?

6. Como o domínio do fogo contribuiu na alimentação do homem pré-histórico?

7. Desenhe uma tabela com duas colunas e separe os alimentos abaixo de acordo com que o homem comia em cada período:

Vinho – azeite – folhas - frutos silvestres – insetos – pão – raízes

Homem do Paleolítico



Homem do Neolítico




MATEMÁTICA


Tarsila do Amaral é uma pintora, desenhista e tradutora brasileira, nascida em Capivari – SP em 1886. Em uma de suas obras Calmaria II (1929) podemos identificar alguns sólidos geométricos:


1)- Use sua criatividade e faça um desenho usando sólidos geométricos em seu CADERNO DE ARTES.

2)- Faça os desenhos abaixo no seu caderno de Matemática e escreva se a figura é um sólido geométrico ou figura plana.

3)- As planificações são formadas por figuras planas, é como se o sólido fosse aberto para ser montado outra vez.
Observe as planificações abaixo, desenhe e ligue cada sólido a sua planificação (A atividade deverá ser realizada no caderno de matemática).


Leia com atenção:


4)-Que nome recebe cada polígono? Desenhe e responda no caderno de Matemática.


5)-Preencha a tabela com o número de lados e o número de vértices de cada figura. Desenhe e responda no caderno de Matemática.





ARTE

Arte culinária - Comida divertida


Arte culinária é a arte de preparar e confeccionar alimentos. A palavra “culinária” refere-se a algo relacionado com o ato de cozinhar. Um profissional de culinária é uma pessoa que trabalha nas artes culinárias. Nos restaurantes pode ser também conhecido por chefe de cozinha (chef). Os artistas culinários são responsáveis pela preparação meticulosa de refeições que são agradáveis tanto ao paladar como à vista.


Nessa aula de Arte você será o artista culinário e criará, junto com um adulto, um prato divertido e nutritivo. Lembre-se dos nutrientes necessários para uma alimentação balanceada. Um prato com alimentos bem coloridos desperta o interesse e aguça nosso paladar. Use as cores encontradas em frutas, legumes, verduras e grãos.

Quando vamos criar arte com comida, o lance é deixar a criatividade rolar solta. Pense direitinho em como vai fazer, qual recipiente e alimento usar. Tudo é importante para deixar algo bem lindinho aos olhares.

Opte sempre pela simplicidade e crie lindos pratos criativos com comidas divertidas. Um prato de arroz, feijão, legumes e carne pode ficar muito divertido se os alimentos formarem uma carinha feliz. Os brócolis podem virar um cabelinho, o tomate pode ser cortado em forma de boca, e assim por diante.



Fique atento a higienização, manipulação e responsabilidade que se deve ter na hora de preparar e manusear os alimentos.

Evite o desperdício! O prato feito deverá ser degustado por vocês.

Atenção: Tire fotos do seu prato e poste no grupo.

Veja alguns exemplos:

PEQUENO PRÍNCIPE

Prato super saudável feito com arroz, feijão, alface, ovos de codorna cozidos, milho, macarrão, cenoura e pedacinhos de carne.

O pequeno Príncipe é feito com rostinho de arroz, cabelo de macarrão tipo “gravatinha”, lenço de milho verde e corpo de couve. A rosa, feita com tomate, dá o toque final nessa obra de arte comestível.



NINHO COM MINI ALMONDEGAS

Ingredientes: Carne moída (coxão mole, patinho ou alcatra), fatia de pão de forma para fazer o branco dos olhos, casca de berinjela ou azeitona para o interior dos olhos, pedaço de cenoura para o bico, ramo de alface baby (ou de alguma verdura que tenha em casa) e macarrão espaguete.


Usando a mesma ideia anterior, você pode substituir as almondegas por ovos cozidos.


GIRAFINHA

Prato só de frutas feito com kiwi, manga, banana, morango.



URSINHO DORMINDO

Uma omelete e um arroz podem se transformar num prato adorável e apetitoso.


Você pode pesquisar mais exemplos na internet.

Divirta-se!!!












2 comentários:

  1. Alô 5° ano!Espero que estejam gostando de tudo por aqui. Está sendo feito com muito carinho para vocês.
    Façam tudo com atenção e sem pressa.
    Um abraço da Ana Lucia.
    Deixe seu comentário também.

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