Não dê carona ao Coronavírus
Corona, significa
“coroa” em latim, porque o vírus tem a aparência de uma bola com uma coroa de
espinhos. Esses espinhos, na verdade, não espetam. São só proteínas, que
evoluíram para se encaixar como chaves nas fechaduras que ficam na membrana.
Feito o encaixe, é só entrar.
Uma célula humana é algo realmente pequeno[...]para entrar em uma célula, portanto, os vírus precisam ser cerca de cem vezes menores.
A Covid-19 começa
quando o novo vírus acessa o nariz, a boca ou os olhos, pegando carona nas suas
mãos ou suspenso no ar em gotículas de saliva após um espirro bem dado. O vírus
se aloja na garganta. É na garganta que a maior parte dos casos de Covid-19
começa – e termina, com o vírus eliminado pelo sistema imunológico.
Os sintomas, na
maioria dos casos, são leves: tosse seca para expulsar o invasor; febre baixa
para matá-lo de calor (às vezes, nesses casos de eliminação rápida, rola uma
dorzinha na cabeça ou na garganta). Cerca de 20% dos casos de Covid-19 evoluem
para um quadro mais severo, em que o vírus desce para os pulmões.
https://super.abril.com.br/especiais/virus-vida-e-obra-do-mais-intrigante-dos-seres/
Conversando sobre o texto
1. De acordo com as informações do texto acima, responda:
a) O que significa a palavra CORONA?
b) Como começa o COVID-19?
c) Em que o vírus pega carona?
d) Nos casos mais leves de COVID-19, quais são os sintomas?
2.
Pesquise em um
dicionário ou no google o significado das palavras do texto que você não
compreendeu e copie em seu caderno.
Procure no caça-palavras as palavras abaixo. Depois copie em ordem alfabética em seu caderno.
Professora: Lidia e Priscilla
Coronavírus
faz parte de um grupo de seres minúsculos chamados microorganismos. Eles são tão
minúsculos que precisamos de um microscópio para vê-los. Os fungos, as
bactérias, os protozoários e outros vírus também são microorganismos.
Os
vírus são parasitas que se destacam principalmente pelas doenças que podem
causar no ser humano, entretanto, eles não parasitam apenas as células humanas.
O indivíduo infectado pelo coronavírus apresenta na maioria dos casos tosse seca e febre, mas também pode apresentar outros sintomas como dor de garganta e diarréia. O nosso sistema imunológico ajuda a prevenir e amenizar os danos provocados pelo vírus. Então é fundamental manter uma alimentação saudável e acima de tudo bons hábitos de higiene.
Vejam algumas curiosidades:
1)Você
sabe o que são vírus? Explique com suas palavras.
2)Como
você pode se proteger do coronavírus e também sua família e amigos?
3)Pesquise como funciona o nosso sistema imunológico para proteger das doenças.
Referência
Bibliográfica: Coronavírus- Série pequenos cientistas. UFMT.2020
De repente, toda a nossa vida mudou...
Há mais de 100 dias as escolas pararam, as lojas fecharam, e até o parquinho ficou vazio. Tudo isso por causa do novo coronavírus: ele é um microorganismo bem pequenininho, que só conseguimos enxergar com a ajuda de um microscópio. Corona, significa “coroa” em latim, porque o vírus tem a aparência de uma bola com uma coroa de espinhos.
O coronavírus é muito contagioso e passa de pessoa para
pessoa causando uma doença chamada COVID-19. Nome estranho, né?
Contra
esta doença ainda não tem remédio nem vacina.
Por isso, precisamos aprender a nos proteger desse vírus perigoso, tomando alguns cuidados muito importantes como: Lavar bem as mãos com água e sabão, várias vezes ao dia. Se for
tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a
boca com o antebraço e depois, lavar bem as mãos. Tá com a mão suja? Então
nada de tocar o rosto, viu?! Evitar abraços,
beijos e apertos de mão. Não dividir copos,
pratos e talheres (agora, cada um precisa ter o seu). Ficar em casa. Se todo mundo for para a rua, muitas pessoas podem
ficar doentes e deixar os
hospitais lotados, até não caber mais ninguém. Por isso, devemos fazer nossa parte.
Se, por algum motivo importante, você tiver que sair de
casa com seus pais, não se esqueça de usar
uma máscara de proteção e, se possível, levar álcool em gel na bolsa ou usar nos estabelecimentos em que for visitar.
Agora que você já sabe tudo sobre o novo coronavírus, pode
se cuidar direitinho e ensinar os adultos a se cuidarem também.
Assim, logo, logo a vida volta ao normal, e você vai poder
ir para à escola, encontrar seus amiguinhos e dar aquele abraço em todos eles e
também nos professores, que estão com muitas saudades!
FONTE: Unimed BH. Vamos falar
sobre o novo coronavírus com as crianças?
Julho/2020. Texto adaptado por Professora Nelma Maciel.
Se cuide... isso tudo vai passar...
ATIVIDADES (copiar e responder em seu caderno de Matemática)
1)Como você sabe, é muito importante
usar máscara quando for preciso sair de casa e também o álcool em gel. Por
isso, Alexandre comprou na farmácia do bairro onde mora 3 frascos de álcool e 5 máscaras.
Veja
os preços de cada item:
álcool = 17 Reais
máscara = 6 Reais
Agora, calcule e
responda:
a)
Quanto Alexandre gastou para
comprar o álcool em gel?
b)
Quanto ele gastou com as máscaras?
c)
Qual o valor total da compra que
Alexandre fez?
d)
Sabendo que ele pagou com 2 notas
de 50 Reais, qual foi o troco que recebeu?
Observe (não precisa copiar) os dados abaixo para realizar as questões 2 e 3 :
FONTE:
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO E ASSISTENCIAL - COVID-19 Nº 58/2020 • 10/7/2020 |
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE | PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
2)Escreva por
extenso cada numeral:
a) 10.618
b)2.848
c)7.522
d)248
3) Qual é a diferença entre o número de casos confirmados e recuperados?
Operação Resposta
Observe
o gráfico para realizar as questões 4 e 5:
FONTE:
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO E ASSISTENCIAL - COVID-19 Nº 58/2020 • 10/7/2020 |
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE | PREFEITURA DE BELO HORIZONTE
4)Responda:
a) Em
qual regional é observado o maior número de casos da COVID19?
b) Em qual regional registra-se o menor numero de casos da COVID19?
5)Nós moramos na regional Venda Nova. Localize as informações no gráfico e responda:
a) Qual
é o número de casos em nossa regional?
b) Qual
é a diferença entre o número de casos e o número de óbitos?
6)Resolva os cálculos de cada retângulo abaixo
em seu caderno.
Cálculo: |
20+25= |
10–7= |
14+16= |
35–19= |
15–6= |
Sílaba: |
|
|
|
|
|
Cálculo: |
34+42= |
25+5= |
26+31= |
65–52= |
100-24= |
Sílaba: |
|
|
|
|
|
Cada resultado,
equivale a uma sílaba, veja:
76 |
45 |
30 |
3 |
16 |
57 |
13 |
9 |
ção |
Quan |
mais |
to |
pre |
pro |
te |
ven |
Você formará
palavras que compõe uma frase muito importante!
Descubra a frase e escreva-a em seu
caderno.
Com carinho,
Professoras Nelma e Gerusa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário