2 de jul. de 2020

Material de Estudo - 2/5º ano

Material de Estudo - 2/5º ano




ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORAS: ANA PAULA E ANDRÉA

 

 

Leia o texto acima para responder as questões:

 

1) Qual o gênero textual contido no texto?

2) Qual o assunto do texto?

3) Escreva do convite 2 palavras polissílabas:

4) Escreva do texto duas palavras dissílabas:

5) Qual o dia da festa?

6) Qual o horário programado?

7) Qual a classificação quanto ao número das seguintes palavras: junina, Joaquim, ensino e escola?

 

8) Observe os substantivos derivados abaixo e escreva o de qual substantivo ele foi gerado:

 

a) folhagem, b) pipoqueiro, c) formigueiro, d) fogueira, e) milharal,

f) floricultura .

 

9) Acrescente a letra n e forme novas palavras:

 

a) ata

b) veto

c) cata

d) pote

e) cato

f) frete

g) mata

 

10) Para finalizarmos, separe, as novas palavras formadas, em sílabas e classifique-as.


 ATIVIDADES DE LITERATURA

Professoras: ANA PAULA E ANDRÉA


Nessa aula de literatura vamos trabalhar com o gênero textual, receita. Vamos relembrar?

Características: título, ingredientes, modo de preparo, dicas, verbos no imperativo, linguagem clara, direta e objetiva.

Finalidade: instruir, direcionar a um objetivo.

Onde encontrar: livros de receita, jornais, revistas, caderno de receitas, embalagens de produto e internet.

Como o mês de junho/julho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos desse alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. 

         Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

1) Agora, convido vocês para aventurarmos na cozinha. Com seus familiares faça uma receita bem deliciosa que costumamos saborear na festa junina.

2) Registre essa receita em seu caderno.

3) Fiz um delicioso bolo de fubá. Depois que lerem a receita responda as perguntas propostas.

  

BOLO DE FUBÁ

Receita de Bolo de Fubá Proteico | CyberCook


Ingredientes

3 ovos

1 xícara (chá) de óleo

1 xícara (chá) de leite

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de farinha de trigo

2 xícaras (chá) de fubá

1 colher/sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

Peneirar os secos numa tigela e reservar.

Bater os líquidos no liquidificador e juntar nos secos peneirados.

Colocar em forma de anel, ou outra de sua preferência, untada e polvilhada com fubá.

Forno aproximadamente 30 a 40 minutos.

Dicas:

Eu não uso o liquidificador; bato bem com o fuê.

Tamanho da forma que uso para esse bolo:

25 cm de diâmetro por 7 cm de altura.Para assar coloco a forma de anel dentro de outra forma redonda pois, no caso de transbordar, não suja o forno. E esse bolo cresce bastante. 

                         RESPONDA:                                                       

1) O texto acima é:

   a) receita    b) carta   c) fábula


2) Essa receita ensina a fazer:                               

a) doce    b) salgado   c) suco    

                           

3) Qual foi o primeiro passo da receita?                                                                                    

4) Para fazer essa receita será necessário comprar quantos ingredientes?


5) Forme frases em seu caderno com as seguintes palavras:

a) fubá   b) açúcar   c) liquidificador


Vamos ler um pouquinho?

👇




ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

CONTEÚDO: RETOMADA SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL

 

HABILIDADES:

1 - Compreender o valor posicional que o algarismo ocupa no numeral.

2 – Identificar classes e ordens.

3 – Escrever por extenso número natural.

4 – Interpretar gráficos e tabelas.

 

PROFESSORAS: EDVÂNIA E GLÁUCIA 
REVISÃO I: 02/07/2020

COMBINADOS IMPORTANTES:

  • CRIANÇA, VOCÊ DEVERÁ ESCREVER E RESPONDER OS EXERCÍCIOS NO CADERNO DE MATEMÁTICA. NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR DATA.

  • PODE TAMBÉM IMPRIMIR , COLAR  E RESPONDER NO CADERNO.

  • EM CASO DE DÚVIDA, PROCURE-NOS.

 

QUESTÃO 01. Observando o numeral 735.620.314, responda:

a)Quantas classes ele possui? E quantas ordens? 

b)Quantas unidades o algarismo da 6ª ordem possui? 

c)Os algarismos 3 deste numeral possuem os mesmos valores? Justifique. 

d)Qual algarismo possui o menor valor posicional? Quantas unidades valem? 

e)Em qual ordem o algarismo 7 ocupa? Quantas unidades valem? 

f)Escreva como se lê o numeral.

QUESTÃO 02. Observe o gráfico sobre a Evolução Diária do Coronavírus no Brasil datado de 17/06/2020.


a) Explique, com as suas palavras, como está a situação da pandemia do Coronavírus no nosso país.

b) De acordo com a sua resposta anterior, o que está causando a mudança da curva do Coronavírus no nosso país?

QUESTÃO 03. Veja estes dados sobre a Covid-19 no Brasil datado de 23/06/2020.

a)Escreva como se lê as informações numéricas da tabela. 

b) O que você entende por Casos Confirmados?

c) Qual o valor posicional do algarismo 5 nos Casos Recuperados? 

d) O que pode ser feito para reduzir o número de mortes por Covid-19 no Brasil, antes da descoberta de uma vacina?


QUESTÃO 04. Segundo IBGE a população brasileira estimada em 2019 era de 210.147.125 habitantes. Quanto vale cada algarismo neste número?

QUESTÃO 05. Escreva os números das questões 03 e 04 no Quadro de Ordens. 

QUESTÃO 06. Analise o gráfico abaixo e responda às questões.

 

a) Qual período a população brasileira não ultrapassava de cinquenta mil habitantes? 

b) Na década de 1990, qual era aproximadamente, o número de habitantes no Brasil? 

c) Em ________ a população brasileira chegou, aproximadamente, a trezentos milhões de habitantes.



ATIVIDADES DE ARTE

Mensagens de Festa Junina para Facebook


Material para espantalho:

1-Palito de churrasco ( sem ponta);
2-Retalhos coloridos ou Chita;
3-Fazer a cabecinha de bolinha de meia  ou de papel mesmo caso não tenha bolinha de isopor;
4- Canetinhas ou tinta ;
5- Cola;
6- Brilho.
Use sua criatividade!


Vamos jogar/brincar online?

Você conhece esse jogo? É bem legal!
Não só as crianças gostam, mas os adultos também!
É só clicar no link abaixo que você será redirecioanado. Divirta-se!!!



ATIVIDADES DE 
GEOGRAFIA E HISTÓRIA

1)Observe as paisagens abaixo e responda:

 

 a)Qual delas nos mostra um ambiente rural?

b)O que há de comum entre elas?

c)Como você entende essa situação?

d)Você acredita que essas crianças frequentam a escola?

e)Em Sua opinião qual das crianças está em situação maior de perigo? Por quê?

f)Nesse caso, podemos dizer que a roça é diferente?

2)Assista ao desenho do Chico Bento em Na roça é diferente e responda:

a) Descreva como os personagens estão vestidos.

b) Quais são os meios de transporte que aparecem no desenho?

c) O que os meninos tinham que fazer para ajudar a fazer o almoço?

d) O que eles foram colher e onde?

e) Qual foi o problema que o primo do Chico Bento teve para encontrar leite?

f) Que animais aparecem no desenho?

g) Onde moram Chico Bento e seu primo?

h) O primo de Chico bento viu diferenças entre a vida da cidade e da roça? Escreva um exemplo.

i) Em sua opinião, por que existem mudanças no espaço rural e urbano. 


E para completarmos essa atividade, que tal assistirmos agora a historinha abaixo?



ATIVIDADES DE

EDUCAÇÃO FÍSICA


Olá querid@s alun@s!

Em nossa primeira atividade, pudemos conhecer algumas posturas (asanas) do Yoga! Bacana, não foi!? E aí, conseguiram fazer todas? Qual foi a mais legal? E a mais difícil? No nosso blog temos um espaço para colocar comentários! Responda lá ou nos contem pelo WhatsApp!

Agora, aprenderemos mais uma atividade do Yoga, a “Saudação ao Sol”!

A “Saudação ao Sol” traz um significado de gratidão à vida e à luz que emana do sol! Luz esta que nos possibilita habitarmos o planeta Terra. Lembrando que a prática do Yoga, além de física, é mental e espiritual! Você deve ter consciência da importância de vibrar essa gratidão em seu dia a dia.

Acompanhe no vídeo abaixo o passa a passo desta atividade!

Para realizá-la, você precisará apenas de um espaço onde possa se movimentar sem esbarrar em nada! E se possível, algo onde possa se deitar, tipo um colchonete ou tapete! E assim como na primeira atividade (das posturas), convide alguém de sua família para fazer também!

Namastê!



BEIJOS DE BOA NOITE - Mensagens de amor, carinho, companherismo e fé

Nenhum comentário:

Postar um comentário