ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORAS:
ANA PAULA E ANDRÉA
Leia o
texto acima para responder as questões:
1) Qual o
gênero textual contido no texto?
2) Qual o
assunto do texto?
3) Escreva
do convite 2 palavras polissílabas:
4) Escreva
do texto duas palavras dissílabas:
5) Qual o
dia da festa?
6) Qual o
horário programado?
7) Qual a
classificação quanto ao número das seguintes palavras: junina, Joaquim, ensino
e escola?
8) Observe
os substantivos derivados abaixo e escreva o de qual substantivo ele foi
gerado:
a) folhagem,
b) pipoqueiro, c) formigueiro, d) fogueira, e) milharal,
f)
floricultura .
9)
Acrescente a letra n e forme novas palavras:
a) ata
b) veto
c) cata
d) pote
e) cato
f) frete
g) mata
10) Para
finalizarmos, separe, as novas palavras formadas, em sílabas e classifique-as.
Professoras: ANA PAULA E ANDRÉA
Nessa aula de literatura
vamos trabalhar com o gênero textual, receita. Vamos relembrar?
Características:
título, ingredientes, modo de preparo, dicas, verbos no imperativo, linguagem
clara, direta e objetiva.
Finalidade:
instruir, direcionar a um objetivo.
Onde
encontrar: livros de receita, jornais, revistas, caderno de
receitas, embalagens de produto e internet.
Como o mês de junho/julho
é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados,
relacionados às festividades, são feitos desse alimento. Pamonha, curau, milho
cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns
exemplos.
Além
das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce,
bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada,
pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.
1) Agora, convido vocês
para aventurarmos na cozinha. Com seus familiares faça uma receita bem
deliciosa que costumamos saborear na festa junina.
2) Registre essa receita
em seu caderno.
3) Fiz um delicioso bolo
de fubá. Depois que lerem a receita responda as perguntas propostas.
BOLO
DE FUBÁ
Ingredientes
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de fubá
1
colher/sopa de fermento em pó
Modo de Preparo
Peneirar os secos numa tigela e
reservar.
Bater os líquidos no liquidificador e
juntar nos secos peneirados.
Colocar em forma de anel, ou outra de
sua preferência, untada e polvilhada com fubá.
Forno
aproximadamente 30 a 40 minutos.
Dicas:
Eu não uso o liquidificador; bato bem
com o fuê.
Tamanho da forma que uso para esse
bolo:
25 cm de diâmetro por 7 cm de
altura.Para assar coloco a forma de anel dentro de outra forma redonda pois, no
caso de transbordar, não suja o forno. E esse bolo cresce bastante.
RESPONDA:
1) O texto acima é:
a) receita b) carta c) fábula
2) Essa receita ensina a fazer:
a) doce b) salgado c) suco
3) Qual foi o primeiro passo da receita?
4) Para
fazer essa receita será necessário comprar quantos ingredientes?
5) Forme frases em seu caderno com as seguintes palavras:
a)
fubá b) açúcar c) liquidificador
Vamos ler um pouquinho?
👇

CONTEÚDO: RETOMADA SISTEMA DE NUMERAÇÃO
DECIMAL
HABILIDADES: 1 - Compreender o valor posicional
que o algarismo ocupa no numeral. 2 – Identificar classes e ordens. 3 – Escrever por extenso número
natural. 4 – Interpretar gráficos e
tabelas.
|
COMBINADOS IMPORTANTES:
CRIANÇA, VOCÊ DEVERÁ ESCREVER E RESPONDER OS EXERCÍCIOS NO CADERNO DE MATEMÁTICA. NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR DATA.
PODE TAMBÉM IMPRIMIR , COLAR E RESPONDER NO CADERNO.
EM CASO DE DÚVIDA, PROCURE-NOS.
QUESTÃO
01. Observando o
numeral 735.620.314, responda:
a)Quantas classes ele possui? E quantas ordens?
b)Quantas unidades o algarismo da 6ª ordem possui?
c)Os algarismos 3 deste numeral possuem os mesmos valores? Justifique.
d)Qual algarismo possui o menor valor posicional? Quantas unidades valem?
e)Em qual ordem o algarismo 7 ocupa? Quantas unidades valem?
f)Escreva como se lê o numeral.
QUESTÃO 02. Observe o gráfico sobre a Evolução Diária do Coronavírus no Brasil datado de 17/06/2020.
a) Explique, com as suas palavras, como está a situação da pandemia do Coronavírus no nosso país.
b) De acordo com a sua resposta anterior, o que está causando a mudança da curva do Coronavírus no nosso país?
QUESTÃO 03. Veja estes dados sobre a Covid-19 no Brasil datado de 23/06/2020.
a)Escreva como se lê as informações numéricas da tabela.
b) O que você entende por Casos
Confirmados?
c) Qual o valor posicional do algarismo 5 nos Casos Recuperados?
d) O que pode ser feito para reduzir
o número de mortes por Covid-19 no Brasil, antes da descoberta de uma vacina?
QUESTÃO 04. Segundo IBGE a população brasileira estimada em 2019 era de 210.147.125 habitantes. Quanto vale cada algarismo neste número?
QUESTÃO 05. Escreva os números das questões 03 e 04 no Quadro de Ordens.
QUESTÃO
06. Analise o
gráfico abaixo e responda às questões.
a) Qual período a população brasileira não ultrapassava de cinquenta mil habitantes?
b) Na década de 1990, qual era aproximadamente, o número de habitantes no Brasil?
c) Em ________ a população
brasileira chegou, aproximadamente, a trezentos milhões de habitantes.



b)O que há de comum entre elas?
c)Como você entende essa situação?
d)Você acredita que essas crianças frequentam a escola?
e)Em Sua opinião qual das crianças está em situação maior de perigo? Por quê?
f)Nesse caso, podemos dizer que a roça é diferente?
2)Assista ao desenho do Chico Bento em Na roça é diferente e responda:
a) Descreva como os personagens estão vestidos.
b) Quais são os meios de transporte que aparecem no desenho?
c) O que os meninos tinham que fazer para ajudar a fazer o almoço?
d) O que eles foram colher e onde?
e) Qual foi o problema que o primo do Chico Bento teve para encontrar leite?
f) Que animais aparecem no desenho?
g) Onde moram Chico Bento e seu primo?
h) O primo de Chico bento viu diferenças entre a vida da cidade e da roça? Escreva um exemplo.
i) Em sua opinião, por que existem mudanças no espaço rural e urbano.
E para completarmos essa atividade, que tal assistirmos agora a historinha abaixo?
ATIVIDADES DE
EDUCAÇÃO FÍSICA
Olá
querid@s alun@s!
Em
nossa primeira atividade, pudemos conhecer algumas posturas (asanas) do Yoga! Bacana, não foi!? E aí,
conseguiram fazer todas? Qual foi a mais legal? E a mais difícil? No nosso blog
temos um espaço para colocar comentários! Responda lá ou nos contem pelo WhatsApp!
Agora,
aprenderemos mais uma atividade do Yoga, a “Saudação ao Sol”!
A “Saudação ao Sol” traz um significado de gratidão à
vida e à luz que emana do sol! Luz esta que nos possibilita habitarmos o
planeta Terra. Lembrando que a prática do Yoga, além de física, é mental e
espiritual! Você deve ter consciência da
importância de vibrar essa gratidão em seu dia a dia.
Acompanhe no vídeo abaixo o passa a passo desta atividade!
Para
realizá-la, você precisará apenas de um espaço onde possa se movimentar sem
esbarrar em nada! E se possível, algo onde possa se deitar, tipo um colchonete
ou tapete! E assim como na primeira atividade (das posturas), convide alguém de
sua família para fazer também!
Namastê!
Nenhum comentário:
Postar um comentário