14 de dez. de 2020

Material de Estudo - 23/5º ano - Salas 10 e 13

 












1)- Complete:

DIVIDENDO

DIVISOR

QUOCIENTE

72

8


48


6

21

7



4

9

36

6


28


7


8

2



DIVISÃO: OPERAÇÃO INVERSA DA MULTIPLICAÇÃO


A divisão é o inverso da multiplicação. Veja:


7 x 2 = 14; logo 14 dividido por 7 é igual a  2 ou 14 dividido por 2 é igual a 7.


Com base na leitura feita, realize as seguintes atividades.


2)- Complete o quadro dos Fatos Fundamentais da Divisão.


2 x 1 = 2

2 : 2 = 1

3 X 1 = 3

3 : 3 =

4 X 1 = 4 

4 : 4 = 

2 x 2 = 4

4 : 2 = 

3 X 2 = 6

6 : 3 =

4 X 2 = 8

8 : 4 =

2 x 3 = 6

6 : 2 = 

3 X 3 = 9

9 : 3 =

4 X 3 = 12

12 : 4 =

2 x 4 = 8

8 : 2 = 

3 X 4 = 12

12 : 3 = 

4 X 4 = 16

16 : 4 =

2 x 5 = 10

10 : 2 =

3 X 5 = 15

15 : 3 =

4 X 5 = 20

20 : 4 =

2 x 6 = 12

12 : 2 =

3 X 6 = 18

18 : 3 =

4 X 6 = 24

24 : 4 =

2 x 7 = 14

14 : 2 = 

3 X 7 = 21

21 : 3 = 

4 X 7 = 28

28 : 4 =

2 X 8 = 16

16 : 2 =

3 X 8 = 24

24 : 3 =

4 X 8 = 32

32 : 4 =

2 X 9 = 18

18 : 2 =

3 X 9 = 27

27 : 3 =

4 X 9 = 36

36 : 4 =

2 X 10 = 20

20 : 2 =

3 X 10 = 30

30 : 3 =

4 X 10 = 40

40 : 4=


5 x 1 = 5

5 : 5 =

6 X 1 = 6

6 : 6 =

7 X 1 =  7

7 : 7 =  

5 x 2 = 10

10 : 5 =

6 X 2 = 12

12 : 6 =

7 X 2 =  14

14 : 7 = 

5 x 3 = 15

15 : 5 =

6 X 3 = 18

18 : 6 =

7 X 3 =  21

21: 7 =

5 x 4 = 20

20 : 5 =

6 X 4 = 24

24 : 6 =

7 X 4 =  28

28 : 7 =

5 x 5 = 25

25 : 5 =

6 X 5 = 30

30 : 6 =

7 X 5 =  35

35 : 7 = 

5 x 6 = 30

30 : 5 =

6 X 6 = 36

36 : 6 =

7 X 6 =  42

42 :7 = 

5 x 7 = 35

35 :5 =

6 X 7 = 42

42 : 6 =

7 X 7 =  49

49 :7 = 

5 X 8 = 40

40 : 5=

6 X 8 = 48

48 : 6 =

7 X 8 =  56

56 : 7 = 

5 X 9 = 45

45 : 5 =

6 X 9 = 54

54 : 6 =

7 X 9 =  63

63 : 7 = 

5 X 10 = 50

50 : 5 =

6 X 10= 60

60 : 6 =

7 X 10 =  70

70 : 7 =


8 x 1 =  8

8 : 8 =

9 X 1 =  9

9 : 9 =

8 x 2 =  16

16 : 8 =

9 X 2 =  18

18 : 9 =

8 x 3 =  24

24 : 8 =

9 X 3 =  27

27 : 9 =

8 x 4 =  32

32 : 8 =

9 X 4 =  36

36 : 9 =

8 x 5 =  40

40 : 8 =

9 X 5 =  45

45 : 9 =

8 x 6 =  48

48 : 8 =

9 X 6 =  54

54 : 9 =

8 x 7 =  56

56 : 8 =

9 X 7 =  63

63 : 9 =

8 X 8 =  64

64 : 8 =

9 X 8 =  72

72 : 9 =

8 X 9 =  72

72 : 8 =

9 X 9 =  81

81 : 9 =

8 X 10 = 80  

80 : 8 =

9 X 10 =  90

90 : 9 =





Desenho de menino pequeno tocando guitarra | Vetor Premium

VIOLÃO

Assista o vídeo: 


Materiais:

  • Fios de nylon ou elásticos para cordas  ou qualquer tipo de fio que você tiver em casa.
  • Caixa de papelão, um prato descartável ou Cartolinas (funcionará como o corpo do seu instrumento).
  •  Palitinhos ou bolinhas para fazer a cabeça do instrumento.
  •  Cola quente ou branca.
  • Tesoura (sem ponta), clipes, lápis de colorir, moldes de violão e palitos.



Menino, tocando, um, tambor | Vetor Premium


TAMBOR

 Assista o vídeo: 



Materiais:

  • 1 lata de alumínio vazia;
  • Balão; 
  • Barbante; 
  • Cola colorida, glitter, tinta para decorar a lata e deixar a brincadeira mais divertida. Uma vareta ou lápis pode virar uma baqueta.




Maracas clipart kid, Picture #2942440 maracas clipart kidCHOCALHO OU MARACA  
CHOCALHO OU MARACA

Assista o vídeo: 


Materiais:
  • Fita adesiva colorida;
  • Tesoura (sem ponta);
  • Macarrão, cereais, grãos, sementes ou o que mais tiver em casa;
  • 2 garrafas plásticas pequenas;
  • 2 rolinhos de papel higiênico.








O poema é um gênero textual relacionado com os gêneros literários. É impossível dissociar o poema da literatura, arte que tem a palavra como matéria-prima. Na literatura não há compromisso com a objetividade, tampouco com a sintaxe ou com a semântica. A palavra pode ser lapidada, dissecada, subvertida de acordo com as vontades de quem escreve o poema para assim atingir seu principal fim: impressionar o leitor e nele despertar diferentes sensações.

Embora seja difícil conceituar a poesia, elemento da subjetividade presente nas mais variadas manifestações artísticas, é possível estabelecer parâmetros que nos ajudem a compreender o poema como gênero textual e suas características formais e estilísticas. Como gênero, o poema apresenta algumas peculiaridades que o diferem dos demais gêneros, peculiaridades essas que facilitam sua identificação. Mas se engana quem acredita que todo poema é composto por versos e estrofes: há poemas em prosa, bem como poemas que aliam elementos visuais à linguagem verbal, contrariando assim a ideia de que o poema deve prender-se a regras como métrica ou rimas. Portanto, poema é um gênero textual dividido em estrofes e versos. Cada estrofe é constituída por versos. Diferencia-se poema, gênero textual em verso em que na maioria das vezes  há  poesia,  de  poesia, que são frases que emocionam, tocam a sensibilidade e sugerem emoções por meio de uma linguagem.


ATIVIDADE 1

Leia com atenção o poema abaixo e responda as questões a seguir:


Crescer saudável

Rosarinho

Eu ainda sou criança, Mas preciso saber

O que é que eu faço Se saudável quero ser.


Devo alimentar-me bem, Leite, pão e cereais,

Não esquecendo nunca a fruta E todos os vegetais.


A carne, o peixe e os ovos, Um pouco a cada dia, Comer tudo com moderação, Para ter boa energia.


Deitar cedo e dormir bem, Também é essencial

Pois se andamos cansados

Tudo parece correr mal.

Praticar um bom desporto, Brincar muito e até correr, Também é muito importante, Para eu me desenvolver.


Devo cuidar do meu corpo Sempre limpo e bem lavado, Lavar muito bem os dentes. E ter cabelo asseado.


Mas ser saudável também, É estudar e aprender

Ler bons livros, conversar, Ter amigos pra valer!


Enfim, tudo faz parte, Do processo de crescer,

Pois eu quero ser saudável

E muito mais anos viver!

Disponível em: http://www.jardinsaudaveis.com/news/crescer-saudavel-/. Acesso em: 18 set. 2020.



1) O poema crescer saudável apresenta versos e____ estrofes.



2) Tem rimas no texto. TRANSCREVA três pares de rimas.


______________________        _______________________


______________________        _______________________


______________________        _______________________



3) Qual é o assunto abordado no texto?

                _________________________________________________________

                _________________________________________________________

                _________________________________________________________ 


O texto sugere dicas de saúde e bem-estar com uma linguagem alegre e de fácil entendimento.



4) ESCREVA os versos que apresentam dicas sobre



Quando nos expressamos, podemos escolher entre o sentido real ou o sentido figurado das palavras, de acordo com a situação ou a intenção que temos.

Sentido real: o sentido próprio das palavras.

Sentido figurado: outro sentido que as palavras possam assumir, diferente de seu próprio sentido.


  PROCURE o significado das palavras:                  

    Desporto



Asseado


 

EXPLIQUE o sentido figurado destacados nas frases:


Pois se andamos cansados.



Tudo parece correr mal.

________________________________________________________


ATIVIDADE 2

Uma das formas mais prazerosas da leitura é declamar um poema.

Declamar é recitar, fazer uma leitura em voz alta, percebendo a musicalidade e os efeitos que a combinação das palavras produz.


Agora é a sua vez! Produza um poema e, se quiser, faça um vídeo da sua recitação.


ATIVIDADE 3

Em relação aos gêneros textuais, e de acordo com o que já estudamos, marque a alternativa correta:






Para ler e fazer...



FONTES DE ENERGIA


As Fontes de Energia são instrumentos e recursos que podem transformar ou serem transformados em energia, como o trabalho muscular (de homens ou animais), o Sol, as águas, o vento, a eletricidade, o calor, entre outros.

Desde tempos remotos o homem já utilizava o calor do sol como fonte de energia para se aquecer e praticar suas atividades. Com o tempo, aprendeu a usar também o fogo, principalmente para se aquecer em tempos de frio e para preparar alimentos. Assim, na medida em que os tempos foram se sucedendo, o ser humano foi descobrindo novas e mais modernas formas de se produzir e utilizar energia, em um processo que ainda se encontra em curso.

Para um melhor entendimento sobre o assunto, classificam-se as fontes de energia em renováveis e não renováveis. As fontes renováveis são aquelas que não se esgotam ou que podem ser reaproveitadas, já as fontes não renováveis são aquelas que, cedo ou tarde, irão se esgotar.


1. FONTES NÃO RENOVÁVEIS

Entre as principais e mais importantes fontes não renováveis, podemos citar o petróleo, o carvão mineral, a energia nuclear e o gás natural.

Petróleo: é considerado o principal recurso natural utilizado pelo homem. Como fonte de energia, ele é transformado em combustível para veículos e geradores. Ele é retirado do subsolo (geralmente regiões de oceanos) e, posteriormente, refinado, sendo transformado em gasolina, óleo diesel e alguns produtos, como o plástico e a borracha sintética.

Carvão Mineral: também é extraído do fundo do solo, pois se formou depois que restos de plantas e árvores foram soterrados, passando milhares de anos debaixo da terra. Ele é utilizado para a produção de energia elétrica (nas chamadas termoelétricas) e como fonte de calor.

Energia nuclear: energia produzida em um reator nuclear através da quebra de átomos de Urânio. Essa quebra libera energia que é convertida em eletricidade. Apesar de ser uma fonte de energia cara e considerada perigosa, em função do risco de vazamento da radioatividade, ela possui a vantagem de não emitir poluentes na atmosfera.

Gás natural: geralmente encontrado em jazidas subterrâneas ou produzido a partir de produtos agrícolas (chamado, assim, de biogás), ele é utilizado tanto como combustível para automóveis quanto para geração de energia elétrica.


2. FONTES RENOVÁVEIS

Dentre as fontes renováveis, merecem destaque a hidroeletricidade, a energia eólica, a energia solar e a biomassa.

Hidroeletricidade: utiliza a força das águas de um rio – que deve ter parte do seu curso represado, inundando uma grande área – para mover as turbinas que, ao girarem, produzem energia.

Energia eólica: a força dos ventos move as hélices gigantes, movimentando, assim, um gerador de energia elétrica. É considerada uma das energias mais limpas, apesar de gerar poluição sonora, abater pássaros e interferir em ondas de rádio e de TV. Não emite poluentes e não ocupa grandes áreas.

Solar: a energia solar é formada por placas bem finas, geralmente compostas por silício. Quando elas são aquecidas pelo Sol, seus átomos produzem corrente elétrica que é conduzida como forma de energia. A única desvantagem da energia solar é o elevado custo para a produção e instalação dos equipamentos necessários.

Biomassa: é uma fonte de energia que existe graças à utilização de materiais orgânicos, como restos de animais e plantas. Às vezes ocorre a queima dessa biomassa, gerando calor, que é convertido em eletricidade. Outro procedimento é estimular a sua decomposição – através de biodigestores –, o que produz gás metano, que também pode ser utilizado para produzir eletricidade.

Fonte da imagem: Wikimedia Commons

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!



Atividades

1- O que são fontes de energia?

2- O que são energias renováveis? Cite 2 exemplos.

3- O que são energias não-renováveis? Cite 2 exemplos.

4- Relacione corretamente as fontes de energia a sua definição.

(A) Energia eólica  (B) Energia solar  (C) Energia nuclear  (D) Energia hidroeletricidade

(   ) Gerada a partir da luz solar.

(   ) Gerada a partir de Urânio.

(   ) Gerada a partir de queda d’água.

(   ) Gerada a partir dos ventos.

Agora, observe as imagens e nomeie corretamente as fontes de energia.


5- Classifique as fontes de energia escrevendo (R) para a energia renovável e (NR) para energia não-renovável:

(     ) carvão mineral              (     ) biomassa                   (     ) petróleo                       

(     ) energia nuclear             (     ) energia solar              (     ) energia eólica

(     ) gás natural                   (     ) energia hidreletricidade


6- O que é usado para produzir a biomassa?





Para ler e fazer...

ATIVIDADES ECONÔMICAS E TECNOLOGIA NA ANTIGUIDADE

O povo da Mesopotâmia construiu uma sociedade na qual os sacerdotes desempenhavam importante papel, tanto no desenvolvimento da economia quanto no da tecnologia. A organização da agricultura era, em grande parte, responsabilidade de engenheiros-sacerdotes, os quais também supervisionavam a edificação dos templos e das imensas estruturas piramidais que dominavam as cidades, os zigurates. Outros sacerdotes-técnicos orientavam oficinas de artesãos especializados, como padeiros, ferreiros, cervejeiros, fiandeiros, tecelões etc. Tanto instrumentos de trabalho quanto carruagens, barcos, arados e outros meios de produção constituíam propriedades do templo. A organização coletivista favoreceu a exploração racional da terra, a conservação de canais e sistemas de irrigação, e a produção de um excedente agrícola que foi destinado ao comércio.

Essa complexa sociedade inventou uma escrita e criou um sistema de pesos e medidas. Enquanto os agricultores precisavam de um calendário para aperfeiçoar o controle das colheitas, engenheiros necessitavam de métodos e instrumentos para projetar canais e sistemas de irrigação, templos e muralhas defensivas, bem como de uma matemática capaz de calcular áreas, volumes e ângulos. As três principais realizações tecnológicas dessa cultura foram os zigurates, as muralhas defensivas (que indicam a instabilidade política existente na região) e os extensos sistemas de irrigação e de controle das inundações, que constituíam o sustentáculo de uma economia agrícola.

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!

 



PÁGINA 98: 

  • Ler o texto e fazer a atividade 1.

A agricultura era uma das atividades mais importantes em todas as sociedades na Antiguidade.

Na Mesopotâmia e no Egito a presença de rios determinava a atividade econômica.

Além da agricultura, as pessoas se dedicavam também à criação de gado e ao pequeno artesanato.

Para viver nas cidades da Antiguidade era preciso ter conhecimento tecnológico.

Isto foi essencial para controlar inundações ou o nível de irrigação das plantações.


PÁGINA 99: Novas profissões 

Entre as diferentes profissões que surgiram entre as civilizações antigas na Mesopotâmia,

destacavam-se os artesãos, ferreiros, escribas e soldados, e com o desenvolvimento do comércio,

por meio das trocas,

surgiu a figura do homem de negócio que emprestava dinheiro a juros, uma espécie de banqueiro. 

  • Ler o texto e fazer as atividades 2 e 3.


PÁGINAS 100 e 101: Ciência e tecnologia




Os conhecimentos tecnológicos são aplicados no cotidiano e mudam a vida da sociedade desde a

antiguidades quando desenvolveram a medicina e a astronomia.

O conhecimento da natureza e de suas propriedades medicinais foi de central importância para o

desenvolvimento de formas de tratamento de males e doenças

decentralizando das crenças religiosas e sobrenaturais.

  • Ler o texto e fazer as atividades 4,5 e 6.


PÁGINAS 102 e 103: A construção de pirâmides e templos


As pirâmides do Egito foram construídas há milhares de anos, quando não havia escavadeiras ou gruas

(dispositivos de transporte vertical de materiais e componentes em canteiros de obra). Para construir suas pirâmides os

egípcios tiveram que transportar gigantescos blocos de pedra [...] pelo deserto [...].

Especialistas em física [...] disseram recentemente ter descoberto um truque simples e efetivo que pode

ter sido utilizado pelos egípcios para facilitar a passagem dos trenós de madeira carregados de pedras.

Eles umidificariam a areia sobre a qual os trenós deslizavam. 

  • Ler o texto e fazer as atividades 7 e 8.





Para ler e fazer...

SISTEMA DIGESTÓRIO

Os seres vivos, sem exceção, necessitam da absorção de energia para poder sobreviver. É por esta razão que nos alimentamos, pois são os alimentos que, através da digestão e das transformações químicas que ela possibilita, nos fornecem a energia necessária para realizarmos as funções vitais de nosso organismo: crescimento, locomoção, reprodução, entre outras. Portanto, a energia que vem da nossa alimentação é responsável pelo funcionamento do cérebro, pela atividade muscular, pelos batimentos cardíacos, até pelo crescimento dos cabelos e das unhas.
Você já pensou sobre o que ocorre com os alimentos após entrarem em nosso corpo? Depois de comermos, vários processos transformam aquilo que ingerimos em um composto digerido, formado por partes diminutas que poderão passar pelas paredes dos nossos órgãos. Chamamos esses processos de sistema digestivo, ou sistema digestório.

O sistema digestório é formado pelo tubo digestório e pelos órgãos anexos.


O tubo digestório é composto dos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso.

Os órgãos anexos produzem substâncias imprescindíveis à digestão. São eles: as glândulas salivares, o fígado e o pâncreas.


O PROCESSO DE DIGESTÃO DOS ALIMENTOS

Digestão é conjunto de transformações que os alimentos sofrem ao longo do tubo digestivo até ficarem em partículas muito pequenas.

O processo de transformação dos alimentos começa pela boca, onde a comida é mastigada e triturada pelos dentes. O alimento deve ser muito bem mastigado.

Durante a mastigação, as glândulas salivares produzem a saliva, que é misturada ao alimento formando uma massa, chamada bolo alimentar, que nos ajuda engolir. Na saliva, há enzimas que dá início à transformação do alimento.

O alimento engolido passa pelo esôfago, um tipo de tubo que encaminha o alimento para o estômago. Ao chegar no estômago os alimentos entram em contato com o suco gástrico (líquido ácido produzido pelo estômago) que começa a digerir os nutrientes dos alimentos.

Após esse processo, o alimento é conduzido para o intestino delgado, que é semelhante a um longo tubo. Aqui, o alimento está semilíquido e recebe o suco pancreático do pâncreas, a bile do fígado e o suco entérico produzido pelo próprio intestino delgado. Depois de receber esses sucos, o alimento torna-se mais líquido. As enzimas dos sucos transformam os nutrientes do alimento em substâncias mais simples, assim, serão absorvidas pelas células da parede do intestino e entrarão na corrente sanguínea, sendo levadas às células do nosso corpo.

O próximo passo da digestão ocorre no intestino grosso que é responsável por absorver a água dos alimentos. Com a diminuição da água, as substâncias viram uma massa, que recebe o nome de fezes. Essa massa passa pelo reto e é expelida pelo ânus.

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!


Atividades

1- Responda:

a) De onde vem a energia que precisamos para manter o funcionamento do nosso organismo?

b) O que é digestão?

c) Qual a função do sistema digestório?

d) Quais órgãos formam o tubo  digestório?

e) Quais são os órgãos anexos e qual a função deles?

2- Leia as dicas e complete a cruzadinha.

1. Órgão que produz o suco gástrico.
2. Tubo que transporta o alimento da boca até o estômago.
3. Líquido ácido produzido pelo estômago.
4. Parte dos alimentos que não são aproveitados pelo organismo e são eliminados.
5. Órgão que mistura os alimentos triturados pelos dentes e umedecidos pela saliva.
6. Líquido produzido pelas glândulas salivares, que umedece e digere parcialmente o alimento na boca.
7. Órgão onde se inicia o processo de digestão.
8. Órgão que elimina os restos da digestão.
9. Órgão que produz a bile.
10. Órgão onde os alimentos recebem o suco pancreático, a bile e o suco entérico.











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