Agora
você e sua família vão escolher uma música soltar a voz, e se divertir..
Click na imagem
SEMANA 2
O Estado de Minas Gerais completou no dia 2 de dezembro 300 anos. E para celebrar essa data vamos estudar nessa atividade dois gêneros textuais: música e receita culinária.
A culinária e a música são duas tradições culturais bem presentes em Minas Gerais.
ATIVIDADE 1
A receita é utilizada pelas pessoas para fazer um alimento. É um texto escrito com: Título, ou seja: o nome da receita; ingredientes com uma lista com as quantidades que serão utilizadas; modo de preparo dando instruções de como se faz a receita; e o tempo de preparo. Leia, com atenção, a receita famosa de Minas Gerais e, em seguida, responda as questões.
ATIVIDADE 2
Leia, com atenção, a música a seguir e, responda as questões:
1) Qual o nome da música?
2) A autora está na foto ao lado, faça uma pesquisa e escreva o nome dela.
3) Quantas estrofes? Quantos versos?
4) Cite todos os verbos presentes na primeira estrofe.
5) Cite todos os substantivos presentes na segunda estrofe.
Para ler e fazer...
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Uma alimentação saudável, diferentemente do que muitos pensam, não é uma alimentação cheia de restrições ou sem sabor. Uma alimentação saudável é aquela que garante, principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa. Para ser uma alimentação realmente saudável, é preciso pensar em variedade, equilíbrio, quantidade e na segurança dos alimentos que estão sendo ingeridos.
Entre os principais problemas de saúde relacionados com uma má alimentação estão a obesidade, o diabetes, hipertensão e até mesmo alguns tipos de cânceres. Não podemos nos esquecer ainda que uma alimentação deficiente é causa de desnutrição.
Todos esses problemas são graves e podem levar um indivíduo à morte, portanto, uma alimentação saudável é sinônimo de saúde.
PRINCIPAIS ERROS NA ALIMENTAÇÃO
A má alimentação é cada vez mais comum nos nossos dias. A falta de tempo para apreciar a refeição, a necessidade de alimentos fabricados rapidamente e a grande variedade de produtos pouco saudáveis auxiliam no aumento do número de pessoas que não fazem uma alimentação correta. Entre os principais erros estão:
∙ Colocar muito sal nos alimentos: esse erro está relacionado com o aumento da pressão arterial e com o aumento da retenção de líquidos.
∙ Consumir muito açúcar: o consumo exagerado de açúcar está relacionado com problemas como o desenvolvimento de obesidade.
∙ Montar pratos com pouca variedade: o ideal é montar pratos coloridos, pois apresentam mais nutrientes e, portanto, são mais saudáveis.
∙ Não comer verduras, frutas e legumes: esses alimentos são essenciais porque nos fornece vitaminas e fibras.
∙ Não se hidratar adequadamente: o recomendado é que se ingira, em média, dois litros de água diariamente.
∙ Pular as refeições: ao pular refeições, uma pessoa fica muito tempo sem se alimentar e isso pode fazer com que na hora de se alimentar a pessoa coma exageradamente.
Um único alimento não possui todos os nutrientes necessários a uma alimentação saudável, com exceção ao leite materno que é o único alimento que possui todos os nutrientes de que um ser humano necessita nos primeiros seis meses de vida.
A PIRÂMIDE ALIMENTAR é um método de orientação que auxilia na elaboração de uma dieta alimentar variada e equilibrada, pois, conforme os alimentos se aproximam do topo, a quantidade em que devem ser ingeridos diminui. Ou seja, os alimentos que estão mais próximos da base devem ser ingeridos em maior quantidade e os alimentos que estão mais próximos do topo da pirâmide devem ser ingeridos em menor quantidade.
De acordo com a Universidade de Brasília - Departamento de Nutrição, a pirâmide alimentar é dividida em 8 grupos. Nenhum grupo pode ser utilizado com a única fonte dos nutrientes, mesmo porque, nenhum grupo contém todos os nutrientes.
Observe a pirâmide abaixo:
Água e líquidos: Pelo menos 2 litros (6 a 8 copos).
Os grupos
Grupo 1: Na base da pirâmide, estão os alimentos energéticos ricos em carboidratos, que são responsáveis pelo fornecimento da maior parte das energias de que precisamos. São os cereais e seus derivados, como: pães, macarrões, massas em geral, raízes e tubérculos.
São indicadas 8 porções.
Grupo 2: No segundo degrau da pirâmide estão os alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. São as hortaliças, as verduras.
São indicadas 3 porções.
Grupo 3: As frutas e os sucos de frutas naturais, também são alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água.
São indicadas 3 porções.
Grupo 4: No terceiro degrau estão os alimentos construtores, ricos em proteínas, cálcio, ferro e zinco. Esse grupo também possuí açúcar e gorduras. São eles: o leite, os derivados de leite, queijos, bebidas lácteas etc.
São indicadas 3 porções.
Grupo 5: Alimentos construtores ricos em proteínas e cálcio, também possuem gorduras e colesterol, além de ferro e zinco. São as carnes e os ovos em geral.
São indicadas 2 porções.
Grupo 6: Esse grupo encerra o grupo dos alimentos construtores, que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom (HDL), sem prejudicar a saúde. São as leguminosas: feijão, soja, ervilha etc.
São indicadas 1 porção.
Grupo 7: No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos, óleos e gorduras, ricos em calorias e colesterol. As gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K e devem ser consumidas em pequenas quantidades.
São indicadas 2 porções.
Grupo 8: Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos. São alimentos energéticos, de onde provêm muitas calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação. São eles: açúcares, balas, chocolates, salgadinhos.
São indicadas 2 porções.
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
Atividades
1- No que consiste uma alimentação saudável?
2- Nas questões abaixo, marque as opções corretas:
3- Podemos nos alimentar com apenas um tipo de alimento? Por quê?
4- Quais os principais problemas de saúde relacionados com uma má alimentação?
5- De acordo com o texto quais fatores contribuem para que as pessoas tenham uma má alimentação?
6- Cite 3 dos principais erros que as pessoas costumam cometer na alimentação.
7- Para que serve a Pirâmide Alimentar?
8- Dos Grupos existentes na Pirâmide Alimentar, qual deve ser mais ingerido ao longo do dia? Cite 5 alimentos pertencentes a esse grupo.
9- As carne e ovos são pertencentes à qual grupo da Pirâmide Alimentar?
10- Qual é a função dos carboidratos no nosso organismo?
VAMOS USAR O LIVRO DIDÁTICO!!!!
Ler e fazer as atividades das páginas 15 até 19.
Para ler e fazer...
AVANÇOS TECNOLÓGICOS
O avanço da tecnologia trouxe inúmeros benefícios para o homem, dos quais o principal foi tornar o trabalho mais fácil e mais produtivo. Interpretadas como motores do progresso, as inovações tecnológicas foram implantadas sem cuidado com seus possíveis efeitos prejudiciais.
Nos últimos anos do século XX, o lado negativo do progresso tecnológico tornou-se objeto de reflexão nas sociedades industrializadas, que se voltaram para a busca de tecnologias alternativas menos agressivas ao meio ambiente.
Tecnologia é o conjunto de princípios, métodos, instrumentos e processos cientificamente determinados que se aplica especialmente à atividade industrial, com vistas à produção de bens mais eficientes e mais baratos. O conceito de tecnologia engloba, portanto, todas as técnicas e seu estudo.
Assim, entende-se por inovação tecnológica a aplicação de qualquer método ou instrumento, descoberto por meio da pesquisa sistemática, à coleta, fabricação, armazenamento, transporte etc. de bens, cujos resultados sejam melhores do que os obtidos anteriormente.
A MODERNIZAÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS
Na aula dessa semana falaremos sobre: a agricultura e a influência do desenvolvimento tecnológico nesse processo, a modernização da pecuária, as atividades extrativistas e da indústria.
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
VAMOS USAR O LIVRO DIDÁTICO!!!!
Ler os textos e fazer as atividades das páginas 90,92 até 97 do seu livro de Geografia.
Antes de fazer cada página, leia as instruções.
PÁGINA 90: A modernização da agricultura
A modernização da agricultura acarretou uma diminuição na oferta de emprego nas atividades rurais porque são necessários menos trabalhadores. Muitas atividades foram automatizadas, dispensando mão de obra.
Hoje, existem técnicas avançadas em manejo dos solos, máquinas e colheitadeiras que realizam o trabalho de dezenas ou até centenas de trabalhadores em uma velocidade maior, além de avanços propiciados pelo desenvolvimento da biotecnologia. Isso significa que as práticas agrícolas cada vez mais se subordinam à ciência e à produção de conhecimento.
Leia o texto da página 90 e responda à questão com muita atenção em seu caderno. Releia o texto caso seja necessário.
PÁGINA 92: A modernização da pecuária
Você fará a leitura do texto “A modernização da pecuária” e com certeza se estivéssemos na escola seria a hora de conversarmos um pouco sobre essas questões.
Você sabia que a pecuária intensiva é aquela em que o gado é criado confinado e se alimenta de ração ou pastagem cultivada? Pois bem é isso mesmo, é um tipo de sistema de criação de gado, onde o gado é separado em lotes e criados em área restrita (pique, curral, baia). Os animais são alimentados por meio de cochos com dieta balanceada, buscando-se melhores resultados produtivos.
Ao ler o texto você poderá perceber que a tecnologia agropecuária também teve avanços e ajudou no aumento da produção de alimentos e de matérias-primas porque facilita o controle e o planejamento da produção com equipamentos mais modernos além dos cuidados com os animais e com as plantações.
Leia o texto da página 92 e responda à questão com muita atenção em seu caderno. Releia o texto caso seja necessário.
PÁGINA 93: A modernização das atividades extrativas
Realize a leitura do texto “Aa modernização das atividades extrativistas”.
Para saber mais: O extrativismo é a atividade de extração ou coleta de recursos naturais para fins comerciais ou industriais. O extrativismo pode ser de origem animal, vegetal ou mineral.
Leia o texto da página 93 e responda à questão com muita atenção em seu caderno. Releia o texto caso seja necessário.
PÁGINA 94: A modernização no campo é para todos
Realize a leitura do texto “Modernização no campo não é para todos”.
O texto informa que muitos produtores ainda não utilizam tecnologias modernas na produção, seja por falta de condições para pagar por elas ou pela falta de informações sobre essas tecnologias. Sendo assim, será que todos os produtores/agricultores têm condições igualitárias?
Pense nisso e responda em seu caderno à questão da página 94 com muita atenção. Releia o texto caso seja necessário.
PÁGINA 95: A modernização da indústria
Realize a leitura do texto “A modernização da indústria” e observe as duas imagens para responder à questão no caderno.
Para saber mais: A linha de montagem continua a ser muito utilizada até hoje. Com a modernização dos processos produtivos ela foi sendo adaptada e foram incorporadas novas tecnologias, como o uso de robôs.
PÁGINA 96 e 97: Do artesanato à indústria moderna
Realize a leitura do texto das páginas 96 e 97 e responda a atividade.
Para saber mais: O modo de produção artesanal continua a existir, embora a maior parte da produção atualmente seja industrial.
No sistema manufatureiro os trabalhadores não eram mais donos dos meios de produção, eles eram trabalhadores assalariados que respondiam a um patrão.
O surgimento das máquinas fez com que a produção aumentasse e barateou os custos da produção, pois já não era mais necessário pagar salário a tantos trabalhadores, que foram substituídos pelas máquinas.
Para ler e fazer...
POVOS ANTIGOS: PATRIMÔNIO CULTURAL E COTIDIANO
“O que é o patrimônio cultural”?
Segundo a Constituição Federal de 1988, artigo 216, patrimônio cultural são todos os bens de natureza material e imaterial que são referências à memória e identidade dos diversos grupos que compõem a sociedade brasileira. É tudo aquilo que possui importância histórica e cultural para um país ou comunidade. São os momentos, os lugares, as festas, as comidas, as casas, as igrejas, entre outros.
Os patrimônios culturais são classificados em:
∙ Patrimônio material: representa o conjunto de bens culturais, móveis ou imóveis, existentes no país. Além disso, é fundamental que a conservação seja de interesse público. Isso acontece porque está vinculado a fatos memoráveis da história do Brasil.
∙ Patrimônio imaterial: é definido pela Unesco. Esse tipo de patrimônio é representado pelas práticas, representações, conhecimentos, técnicas e expressões produzidas pelas comunidades e grupos.
“O que é patrimônio étnico-cultural”?
São os bens gerados pela coletividade de indivíduos que se caracterizam por sua religiosidade ou misticismo, arte e/ou meio de sobrevivência.
PATRIMÔNIO CULTURAL DOS POVOS ANTIGOS
A arte, a arquitetura, a literatura, a religião, tradições, alimentação, sítios arqueológicos e documentos históricos compõem a expressão cultural de um povo, seu patrimônio cultural. As tradições orais, as danças e a forma de se alimentar fazem parte desse patrimônio como cultura imaterial de uma sociedade. A preservação dos patrimônios culturais ajuda a conservar a história e a memória das diferentes sociedades e a entender as transformações ao longo da História.
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
VAMOS USAR O LIVRO DIDÁTICO!!!!
Ler o texto da página 86 e fazer as atividades das páginas 87.
Ler os textos das páginas 88 e 89 e fazer a atividade 3.
Ler o texto das páginas 90 e 91 e fazer as atividades.
O COTIDIANO NO MUNDO ANTIGO
Na Antiguidade, as pessoas organizavam seu cotidiano entre as atividades domésticas, religiosas e de lazer. O papel desempenhado por homens e mulheres variava de sociedade para sociedade.
SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE O ASSUNTO!!!!
VAMOS USAR O LIVRO DIDÁTICO!!!!
Ler os textos e fazer as atividades das páginas 92,93,94 e 95.
Não precisa fazer a atividade 7 da página 95.
1)-Descubra no quadro abaixo divisões exatas,
em três quadrinhos seguidos, na horizontal ou vertical, pintando os quadrinhos:
5 |
25 |
5 |
5 |
9 |
12 |
2 |
6 |
10 |
5 |
2 |
36 |
81 |
9 |
9 |
42 |
0 |
63 |
7 |
9 |
32 |
8 |
4 |
6 |
17 |
19 |
45 |
7 |
18 |
3 |
6 |
64 |
49 |
7 |
7 |
6 |
56 |
4 |
9 |
8 |
2 |
4 |
0 |
8 |
27 |
3 |
9 |
9 |
7 |
1 |
5 |
3 |
9 |
3 |
3 |
8 |
28 |
12 |
3 |
4 |
8 |
3 |
16 |
4 |
4 |
18 |
2 |
9 |
4 |
95 |
71 |
33 |
35 |
7 |
5 |
24 |
6 |
4 |
42 |
6 |
7 |
54 |
9 |
6 |
20 |
4 |
5 |
14 |
7 |
2 |
32 |
5 |
8 |
28 |
4 |
7 |
2)- Resolva a cruzadinha da
DIVISÃO:
3)-Elabore 2 probleminhas de divisão.
·
No primeiro o quociente deverá ser 15
PROBLEMA |
CÁLCULO |
RESPOSTA |
·
No segundo o quociente deverá ser 23
PROBLEMA |
CÁLCULO |
RESPOSTA |
Nenhum comentário:
Postar um comentário