3 de dez. de 2020

Material de Estudo - 21/4º ano

 


OLÁ CRIANÇADA, VAMOS LER UMA HISTÓRIA QUE NOS FARÁ REFLETIR?


MINHA MÃE É NEGRA SIM!


LEIA O LIVRO: MINHA MÃE É NEGRA SIM!

E AI? APRENDEU COISAS IMPORTANTES COM O ENO, PERSONAGEM DA HISTÓRIA?                        (   ) SIM        (   ) NÃO

ENO FICOU MUITO TRISTE COM A SITUAÇÃO QUE VIVENCIOU. E SEU PAI QUERIA DESCOBRIR O MOTIVO DO BANZO DO ENO. DE QUAL OUTRA MANEIRA ENO PODERIA TER REAGIDO DIANTE DESTA SITUAÇÃO? ESCREVA SUA IDEIA ABAIXO:

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 AGORA VOCÊ VAI COPIAR AS INFORMAÇÕES ABAIXO E COMPLETAR COM OS DADOS DO LIVRO NO SEU CADERNO. OK?

NOME DO LIVRO: ___________________________________

NOME DO AUTOR: ___________________________________

NOME DO ILUSTRADOR: ______________________________

EDITORA: _________________________________________

-------------------------------------------------------------------------

PARA COMPLETAR NOSSA AULA FAREMOS UMA ATIVIDADE DE ARTE.

USE A MOLDURA ABAIXO PARA FAZER O DESENHO DO ROSTO DA SUA MÃE OU DE UMA PESSOA MUITO QUERIDA POR VOCÊ.

APROVEITE A LIÇÃO QUE O ENO TEVE E CAPRICHE NO COLORIDO, OK?

SE VOCÊ QUISER PODE APROVEITAR AS IDEIAS ABAIXO PARA INCREMENTAR SEU DESENHO.








O que é o amor?

   Numa sala de aula havia várias crianças e uma delas perguntou à professora:

   – O que é o amor?

   A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da pergunta inteligente que fizera.

   Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o sentimento de amor.

   As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse:

   – Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.

   A primeira criança disse:

   – Eu trouxe esta flor, não é linda?

   A segunda criança falou:

   – Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas. Vou colocá-la em minha coleção.

   A terceira criança completou:

   – Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto com outro irmão. Não é uma gracinha?

   E assim, as crianças foram mostrando o que trouxeram…

   Foi aí que a professora notou que Alice tinha ficado quieta o tempo todo.

   Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido.

   A professora se dirigiu a ela e perguntou:

   – Meu bem, por que você nada trouxe?

   E Alice timidamente respondeu:

   – Desculpe professora. Vi a flor e senti seu perfume; pensei em arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo. Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho. Portanto, professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho, mas não posso mostrá-los.

   A professora agradeceu a Alice e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que só podemos trazer o amor no coração e não em coisas materiais.

JUNIOR, S. Justo (Editor). O que é o amor. Belo Horizonte, Soler Editora, 2006.

 

Questões

 

1) Qual é o título do texto?

 

2) Quem é o autor?

 

3) Quantos parágrafos há no texto?

 

4) Qual é o assunto principal do texto?


5) Onde se passa a história?

 

6) Qual foi a pergunta de uma das crianças?

 

7) O que  a professora pediu para que os alunos fizessem?

 

8) O que as crianças trouxeram?

 

9) Porque Alice estava tímida?

 

10) Porque Alice ganhou nota máxima?

 

11)  Leia as palavras a seguir. 

a)

b)

c)

d)

e)

f)

g)

h)

i)

j)

12) Leia os nomes das árvores a seguir:


A.     Ao observar essas palavras, notamos que elas têm algo em comum. O que é?

 

B.     De quantas palavras são formados os nomes de árvores que você viu?

 

C.     Para que serve o sinal entre as palavras?

 

D.    Ao ler as palavras que levam este sinal, o sinal é falado ou tem algum som?



13)  Observe estas imagens e as legendas que as acompanham:

 

A.     Nas legendas das imagens, aparecem palavras escritas com a letra g. Copie essas palavras:

 

B.     Em quais dessas palavras a letra g tem som de j?

 

C.     Quais são as letras que aparecem logo após a letra g nessas palavras?



Geografia, História e Ciências

Professora: Lidia Moreira


Assista o vídeo a seguir:


    Esse pequeno vídeo demostra que a solidariedade é um valor que sempre que nós praticamos ela volta pra nós em forma de gratidão. Chegamos ao último mês desse ano tão conturbado de 2020, vivemos uma pandemia mundial que matou e ainda está matando milhões de pessoas ao redor do mundo. Muitos ficaram desempregados, perderam suas casas e comércios. Infelizmente no meio de toda essa tristeza, alguns não tiveram solidariedade e não se cuidaram e com isso ajudaram a espalhar a doença e os mais fracos acabaram sofrendo as formas mais graves da doença e muitos perderam a vida. Nesse momento a atividade que eu proponho pra vocês é identificar na sua rua ou no seu bairro uma pessoa que está precisando de ajuda e exerça a sua solidariedade. Atenção!!! Você não precisa doar dinheiro para ser solidário, você pode ajudar de diversas outras maneiras, por exemplo: ajudando um idoso a carregar uma sacola pesada, ou ajudando uma pessoa deficiente a atravessar a rua, ou dando um copo de água para alguém com sede. Mesmo dentro de casa você pode ser solidário, compartilhando o serviço doméstico com as pessoas que moram com você. Você pode lavar a louça, varrer a casa, ou ajudar um irmão ou primo com as atividades escolares dele. Enfim, são muitas maneiras de ser solidário, escolha uma e depois escreva um texto contando a sua experiência.

·         Não se esqueça, essa é uma atividade escolar, mas você deve ser solidário sempre, em toda oportunidade que você tiver.

·         Cuide das pessoas mais fracas. Use máscara para se proteger e proteger os outros também.

·         Cuidar da natureza é ser solidário com o nosso planeta.

                                         

Descreva os atos de solidariedade das crianças nas figuras abaixo:






SOLIDARIEDADE

Como tem se visto, a pandemia causada pelo novo coronavírus, mantém toda a sociedade em um cenário de apreensão e dúvidas sobre o futuro.  A situação é preocupante, especialmente, para as famílias de baixa renda que vivem nas periferias. Uma pesquisa divulgada na última terça-feira (24) pelo instituto Locomotiva revela que, em uma semana de confinamento, 72% de 1.140 moradores de comunidades de todos os estados brasileiros sofreram uma diminuição no padrão de vida.

Em meio a todo esse cenário, enquanto se definem as políticas públicas para impedir ainda mais o agravamento de uma segunda crise humanitária, nascem histórias de solidariedade, um valor humano que mantém a sociedade unida pelo senso de colaboração. As doações para os mais necessitados não pararam desde o início da pandemia.

O momento ainda é de unir esforços, sem deixar de lado os cuidados com a saúde por meio do distanciamento social e higiene. Não é trivial. É praticando a solidariedade que a humanidade sairá melhor da luta contra o coronavírus.

1)   Escreva por extenso os números que aparecem nesse texto.

 

2)   Situações-problema:

 

a)   Se uma pessoa doar 5 caixas de leite, com 12 litros em cada caixa para uma família necessitada, quantos litros serão doados por essa pessoa?

 

b)   Jorge doou 243 máscaras para uma ONG e seu primo Carlos doou 125. Quantas máscaras eles doaram ao todo?

 

 

c)     Uma costureira produziu 352 máscaras e quer doar igualmente entre duas  instituições de caridade . Quantas máscaras cada instituição vai

 receber ?

 

d)    Um vidro grande de álcool em gel custa R$ 12,25. Quanto Janaína gastará para comprar 6 vidros?

 

e)     Uma campanha contra a fome durante a pandemia, tinha como meta arrecadar

 5 000 quilogramas de alimentos. Foram arrecadados 1 245 quilogramas de arroz, 874 quilogramas de feijão, 1 867 quilogramas de macarrão e 327 quilogramas de açúcar. De acordo com esses dados, responda:

Quantos quilos de alimentos foram arrecadados?

 

f)       A meta foi atingida? Sobrou ou faltou alimento? Quanto?

 

 

3)    Para promover a venda de um televisor o cartaz anuncia:

Raul se interessou pela compra do televisor em 4 parcelas. Qual o valor de cada parcela?

 

 4) Esses sólidos se parecem com muitas coisas que usamos no dia a dia. Ligue os objetos com o sólido que lembra a sua forma.

 

5)  Escreva o nome dos sólidos da atividade anterior:

·          

·          

·          

·          

·          

·          

Permaneça em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário