OLÁ CRIANÇADA, VAMOS LER UMA HISTÓRIA QUE NOS FARÁ REFLETIR?
LEIA O LIVRO: MINHA MÃE É NEGRA SIM!
E AI? APRENDEU COISAS IMPORTANTES COM O ENO, PERSONAGEM DA HISTÓRIA? ( ) SIM ( ) NÃO
ENO FICOU MUITO TRISTE COM A SITUAÇÃO QUE VIVENCIOU. E SEU PAI QUERIA DESCOBRIR O MOTIVO DO BANZO DO ENO. DE QUAL OUTRA MANEIRA ENO PODERIA TER REAGIDO DIANTE DESTA SITUAÇÃO? ESCREVA SUA IDEIA ABAIXO:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
AGORA VOCÊ VAI COPIAR AS INFORMAÇÕES ABAIXO E COMPLETAR COM OS DADOS DO LIVRO NO SEU CADERNO. OK?
NOME DO LIVRO: ___________________________________
NOME DO AUTOR: ___________________________________
NOME DO ILUSTRADOR: ______________________________
EDITORA: _________________________________________
-------------------------------------------------------------------------
PARA COMPLETAR NOSSA AULA FAREMOS UMA ATIVIDADE DE ARTE.
USE A MOLDURA ABAIXO PARA FAZER O DESENHO DO ROSTO DA SUA MÃE OU DE UMA PESSOA MUITO QUERIDA POR VOCÊ.
APROVEITE A LIÇÃO QUE O ENO TEVE E CAPRICHE NO COLORIDO, OK?
SE VOCÊ QUISER PODE APROVEITAR AS IDEIAS ABAIXO PARA INCREMENTAR SEU DESENHO.
O que é o amor?
Numa sala de aula havia várias crianças e uma delas perguntou à
professora:
– O que é o amor?
A professora sentiu que a criança merecia uma resposta à altura da
pergunta inteligente que fizera.
Como já estava na hora do recreio, pediu para que cada aluno desse uma
volta pelo pátio da escola e que trouxesse o que mais despertasse nele o
sentimento de amor.
As crianças saíram apressadas e ao voltarem a professora disse:
– Quero que cada um mostre o que trouxe consigo.
A primeira criança disse:
– Eu trouxe esta flor, não é linda?
A segunda criança falou:
– Eu trouxe esta borboleta. Veja o colorido de suas asas. Vou colocá-la
em minha coleção.
A terceira criança completou:
– Eu trouxe este filhote de passarinho. Ele havia caído do ninho junto
com outro irmão. Não é uma gracinha?
E assim, as crianças foram mostrando o que trouxeram…
Foi aí que a professora notou que Alice tinha ficado quieta o tempo todo.
Ela estava vermelha de vergonha, pois nada havia trazido.
A professora se dirigiu a ela e perguntou:
– Meu bem, por que você nada trouxe?
E Alice timidamente respondeu:
– Desculpe professora. Vi a flor e senti seu perfume; pensei em
arrancá-la, mas preferi deixá-la para que seu perfume exalasse por mais tempo.
Vi também a borboleta, leve, colorida! Ela parecia tão feliz que não tive
coragem de aprisioná-la. Vi também o passarinho caído entre as folhas, mas ao
subir na árvore notei o olhar triste de sua mãe e preferi devolvê-lo ao ninho.
Portanto, professora, trago comigo o perfume da flor, a sensação de liberdade
da borboleta e a gratidão que senti nos olhos da mãe do passarinho, mas não
posso mostrá-los.
A professora agradeceu a Alice e lhe deu nota máxima, pois ela fora a
única que percebera que só podemos trazer o amor no coração e não em coisas
materiais.
JUNIOR, S. Justo (Editor). O que é o amor.
Belo Horizonte, Soler Editora, 2006.
Questões
1) Qual é o título do texto?
2) Quem é o autor?
3) Quantos parágrafos há no
texto?
4) Qual é o assunto principal do
texto?
5) Onde se passa a história?
6) Qual foi a pergunta de uma
das crianças?
7) O que a professora
pediu para que os alunos fizessem?
8) O que as crianças trouxeram?
9) Porque Alice estava tímida?
10) Porque Alice ganhou nota máxima?
11) Leia as palavras a seguir.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
i)
j)
12) Leia os nomes das árvores a seguir:
A.
Ao observar essas
palavras, notamos que elas têm algo em comum. O que é?
B.
De quantas
palavras são formados os nomes de árvores que você viu?
C.
Para que serve o sinal
entre as palavras?
D. Ao ler as palavras que levam este sinal, o sinal é falado ou tem algum som?
13) Observe estas imagens e as legendas que as acompanham:
A.
Nas legendas das imagens, aparecem palavras escritas com a letra g.
Copie essas palavras:
B.
Em quais dessas palavras a letra g tem som de j?
C. Quais são as letras que aparecem logo após a letra g nessas palavras?
Geografia, História e Ciências
Professora: Lidia
Moreira
Esse pequeno vídeo demostra que a
solidariedade é um valor que sempre que nós praticamos ela volta pra nós em forma
de gratidão. Chegamos ao último mês desse ano tão conturbado de 2020, vivemos
uma pandemia mundial que matou e ainda está matando milhões de pessoas ao redor
do mundo. Muitos ficaram desempregados, perderam suas casas e comércios.
Infelizmente no meio de toda essa tristeza, alguns não tiveram solidariedade e
não se cuidaram e com isso ajudaram a espalhar a doença e os mais fracos
acabaram sofrendo as formas mais graves da doença e muitos perderam a vida.
Nesse momento a atividade que eu proponho pra vocês é identificar na sua rua ou
no seu bairro uma pessoa que está precisando de ajuda e exerça a sua
solidariedade. Atenção!!! Você não precisa doar dinheiro para ser solidário,
você pode ajudar de diversas outras maneiras, por exemplo: ajudando um idoso a
carregar uma sacola pesada, ou ajudando uma pessoa deficiente a atravessar a
rua, ou dando um copo de água para alguém com sede. Mesmo dentro de casa você
pode ser solidário, compartilhando o serviço doméstico com as pessoas que moram
com você. Você pode lavar a louça, varrer a casa, ou ajudar um irmão ou primo
com as atividades escolares dele. Enfim, são muitas maneiras de ser solidário,
escolha uma e depois escreva um texto contando a sua experiência.
·
Não
se esqueça, essa é uma atividade escolar, mas você deve ser solidário sempre,
em toda oportunidade que você tiver.
·
Cuide
das pessoas mais fracas. Use máscara para se proteger e proteger os outros
também.
·
Cuidar
da natureza é ser solidário com o nosso planeta.
Descreva
os atos de solidariedade das crianças nas figuras abaixo:
SOLIDARIEDADE
Como tem se visto, a pandemia causada pelo novo
coronavírus, mantém toda a sociedade em um cenário de apreensão e dúvidas sobre
o futuro. A situação é preocupante, especialmente, para as famílias de
baixa renda que vivem nas periferias. Uma pesquisa divulgada na última
terça-feira (24) pelo instituto Locomotiva revela que, em uma semana de
confinamento, 72% de 1.140 moradores de comunidades de todos os estados
brasileiros sofreram uma diminuição no padrão de vida.
Em meio a todo esse cenário, enquanto se
definem as políticas públicas para impedir ainda mais o agravamento de uma
segunda crise humanitária, nascem histórias de solidariedade, um valor humano que mantém a sociedade unida pelo
senso de colaboração. As doações para os mais necessitados não pararam desde o
início da pandemia.
O momento ainda é de unir esforços, sem deixar
de lado os cuidados com a saúde por meio do distanciamento social e higiene.
Não é trivial. É praticando a solidariedade que a humanidade sairá melhor da
luta contra o coronavírus.
1) Escreva
por extenso os números que aparecem nesse texto.
2) Situações-problema:
a)
Se uma pessoa doar 5 caixas de leite, com 12
litros em cada caixa para uma família necessitada, quantos litros serão doados
por essa pessoa?
b)
Jorge doou 243 máscaras para uma ONG e seu primo
Carlos doou 125. Quantas máscaras eles doaram ao todo?
c)
Uma costureira produziu 352 máscaras e
quer doar igualmente entre duas instituições de caridade . Quantas máscaras
cada instituição vai
receber ?
d)
Um vidro grande de álcool em gel custa R$
12,25. Quanto Janaína gastará para comprar 6 vidros?
e) Uma campanha contra a fome
durante a pandemia, tinha como meta arrecadar
5 000 quilogramas de alimentos. Foram
arrecadados 1 245 quilogramas de arroz, 874 quilogramas de feijão, 1 867
quilogramas de macarrão e 327 quilogramas de açúcar. De acordo com esses dados,
responda:
Quantos quilos de alimentos foram arrecadados?
f) A meta foi atingida? Sobrou ou
faltou alimento? Quanto?
3) Para promover a venda de um
televisor o cartaz anuncia:
Raul se interessou
pela compra do televisor em 4 parcelas. Qual o valor de cada parcela?
4) Esses sólidos se parecem com muitas coisas que usamos no dia a dia. Ligue os objetos com o sólido que lembra a sua forma.
5) Escreva
o nome dos sólidos da atividade anterior:
·
·
·
·
·
·
Permaneça em casa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário