Olá, família Joaquim dos Santos! As aulas estão suspensas durante esse período de quarentena do novo coronavírus, mas isso não precisa ser sinônimo de atraso nos estudos! A Equipe EMJS continuará sendo sua parceira. Aqui no nosso Blog os alunos poderão aproveitar o que há de melhor em educação, ofereceremos semanalmente materiais para estudo, de forma que continuem inseridos no contexto escolar. É só clicar na sala de aula virtual referente ao ano que está cursando. Participem conosco!
As queimadas correspondem a uma das técnicas agrícolas mais
primitivas da história do homem. No Brasil há registros da utilização
das queimadas desde o período colonial, quando já era usada para
retirada da cobertura vegetal original antes do plantio e ou formação
de pastagem.
Por ser uma técnica rápida e barata, ainda é muito utilizada no meio
rural. Além do custo e rapidez, a queimada é considerada por alguns
agricultores como uma ferramenta de fertilização do solo. Uma vez
que as cinzas que restam após a passagem do fogo, seria uma
espécie de adubo natural. No entanto, este modo de limpar o terreno,
na atualidade é alvo de críticas por parte de ambientalistas e
técnicos.
Considerando apenas o aspecto da retirada da vegetação original, as
queimadas provocam a alteração o equilíbrio dos ecossistemas das
mais distintas paisagens, uma vez que impacta diretamente, na
manutenção da fauna, na circulação de águas superficiais e
subterrâneas, nas condições de temperatura e umidade, na liberação
de vapor de água na atmosfera.
Outras consequências preocupantes podem decorrer das queimadas:
• Diminuição da biodiversidade.
• Emissão de gases poluentes na atmosfera, piorando a qualidade
do ar.
• Aumento das doenças respiratórias – em razão dos gases e
partículas nocivas.
• Danos ao patrimônio público e privado - cercas, casas, rede de
energia elétrica.
• Agravamento do aquecimento global contribuindo para elevação
da temperatura.
• Diminuição da fertilidade do solo que perde matéria orgânica e
umidade.
• Intensificação da erosão nas áreas atingidas pelo fogo.
Responda no seu caderno:
1-Por que o desmatamento provoca o desgaste do solo?
2-Marque F para falso e V para verdadeiro em relação às queimadas:
( ) As queimadas ajudam a adubar o solo.
( ) As queimadas representam a pior forma de destruição do solo.
( ) As queimadas eliminam os vegetais que protegem o solo.
( ) As queimadas tornam o solo mais fértil.
( ) As queimadas destroem os nutrientes do solo.
( ) As queimadas matam os pequenos seres vivos que colaboram
na decomposição dos restos de vegetais e animais.
3-Em sua opinião, o que pode ser feito pela sociedade para diminuir e
amenizar os efeitos causados pelas queimadas.
2.FAZER AS ATIVIDADES NO CADERNO,
LEMBRANDO DE COLORIR A LINHA IGUAL À IMAGEM ABAIXO E ESCREVA SEU NOMECOMPLETO.
3.COM AJUDA DE UM ADULTO PASSE O DEDINHO ACOMPANHANDO AS PALAVRAS
DA MÚSICA ABAIXO.
4.QUANTAS PALAVRAS TÊM
ESSA ESTROFE DAMÚSICA?
5.ESCREVA O NOME DA
FRUTA QUE CADA ÁRVOREDÁ:
LIMOEIRODÁ
GOIABEIRADÁ
MANGUEIRADÁ
JABOTICABEIRADÁ
CEREJEIRADÁ
6. O
JACANDARÁ É UMA MADEIRA NOBRE UTILIZADA NA CONFECÇÃO DE MÓVEIS E UTENSÍLIOS DE
ORNAMENTAÇÃO PARA CASAS. ESCREVA O NOME DE CADA
DESENHO ABAIXO.
7 - VEJA A PLANTAÇÃO DE
CARLOS E RESPONDA NOCADERNO.
OBSERVE A FIGURA E
RESPONDA:
A.QUANTAS MAÇÃS ESTÃO NO CHÃO?
B.QUANTAS
MAÇÃS ESTÃO CAINDO?
C.QUANTAS
MAÇÃS ESTÃO AINDA NA ÁRVORE?
D.SE
JUNTARMOS AS MAÇÃS DA ÁRVORE, AS QUE ESTÃO CAINDO E AS DO CHÃO, NOS TEREMOS QUANTAS MAÇÃS?
2.AGORA
BATA UMA FOTO SUA PERTO DE ALGUMA ÁRVORE OU PLANTINHA QUE VOCÊ GOSTE MUITO E MANDE NO GRUPO DE WHATSAPP.BEIJOS!
Professora: Ana Maria Ferreira
ÁRVORE MÁGICA
OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM?
VOCÊS SABIAM QUE NO DIA 21 DE SETEMBRO É
COMEMORADO O DIA DA ÁRVORE?
ELAS SÃO TÃO IMPORTANTES PARA A NOSSA EXISTÊNCIA
, NÃO É MESMO?
AS ÁRVORES NOS FORNECEM ALIMENTO, AR, SOMBRA,
MEDICAMENTOS E MUITOS MATERIAIS, COM OS QUAIS PODEMOS DESENVOLVER PRODUTOS
UTILIZANDO A NOSSA SABEDORIA E CRIATIVIDADE.
PROPORCIONAM BELEZA NATURAL PARA O NOSSO OLHAR E
BEM-ESTAR.
VOCÊ CUIDA DAS ÁRVORES E (OU) DAS PLANTAS DO
AMBIENTE EM QUE VOCÊ VIVE?
VOCÊ JÁ PERCEBEU A DIFERENÇA ENTRE UM LUGAR SEM
PLANTAS E ÁRVORES DE UM LUGAR ARBORIZADO E CHEIO DE PLANTAS?
PARA SENTIR UM POUQUINHO ESTA DIFERENÇA, A
PROPOSTA PARA O NOSSO TRABALHO DE HOJE É FAZER A ÁRVORE MÁGICA.PARA FAZÊ-LA,
ACESSE O LINK:
MAS, SE VOCÊ NÃO TIVER O MATERIAL NECESSÁRIO
PARA A REALIZAÇÃO DA ÁRVORE MÁGICA, VOU TE DAR UMA SEGUNDA OPÇÃO:
USE UMA RÉGUA PARA MARCAR COM O LÁPIS DE
ESCREVER, A METADE DA FOLHA DE SEU CADERNO DE ARTE. DE UM LADO DA FOLHA,
DESENHE APENAS UM TRONCO DE ÁRVORE E O CHÃO. DO OUTRO LADO, DESENHE UMA ÁRVORE
COMPLETA, COM TRONCO, GALHOS, FOLHAS,FLORES E FRUTOS.DESENHE TAMBÉM O CHÃO.
DEPOIS, FAÇA UM COLORIDO NOS DOIS DESENHOS.
APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, VOCÊ SENTIU A
NECESSIDADE DE CUIDAR MELHOR DAS PLANTAS?
VOCÊ PODE DESEMPENHAR ESTA TAREFA, SEJA
PLANTANDO,CUIDANDO E PRESERVANDO PLANTAS E ÁRVORES DO LOCAL EM QUE VOCÊ
VIVE.