24 de set. de 2020

Material de Estudo - 5/Educação Infantil

 

PROFESSORAS: SANDRA, LEILA E ELIZANE 


PROJETO “PEQUENO LEITOR”

EI PESSOAL DE CASA! VAMOS ASSISTIR A HISTÓRIA ABAIXO E DEPOIS FAZER COM BASTANTE ATENÇÃO AS ATIVIDADES PROPOSTAS.




POR DENTRO DA HISTÓRIA!



1 - CIRCULE SUA RESPOSTA.

 

VOCÊ GOSTOU DA HISTÓRIA?        SIM                      NÃO

 

 

2- QUEM A CHAPEUZINHO VERMELHO FOI VISITAR? FAÇA UM DESENHO DA PERSONAGEM.

 

 

 

3- QUAL A COR DO CAPUZ DA CHAPEUZINHO VERMELHO MARQUE COM UM X.                                                 




4 -   OBSERVE A PALAVRA   LOBO, DEPOIS RESPONDA.

 

QUANTAS LETRAS TEM?

QUAL É A PRIMEIRA LETRA?

QUAL É A ULTIMA LETRA?

 

 

5 - RECORTE DE JORNAL E REVISTA AS LETRAS DA PALAVRA CAÇADOR E COLE ABAIXO.



6 – CIRCULE O QUE CHAPEUZINHO LEVAVA NA CESTINHA PARA A VOVÓ?



7 – CIRCULE O PERSONAGEM QUE CHAPEUZINHO ENCONTROU NO CAMINHO INDO PARA A CASA DA VOVÓ.



8 – CHAPEUZINHO TAMBÉM LEVOU FLORES PARA A VOVÓ, VAMOS CONTAR?


DESAFIO: FAZER O RECONTO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DO DESENHO, TIRE UMA FOTO E NOS ENVIE NO GRUPO DE PAIS.





CUIDEM-SE!!!

Material de Estudo - 12/4º ano

 








Professoras: Lídia e Priscilla

GEOGRAFIA/HISTÓRIA/CIÊNCIAS

As queimadas correspondem a uma das técnicas agrícolas mais primitivas da história do homem. No Brasil há registros da utilização das queimadas desde o período colonial, quando já era usada para retirada da cobertura vegetal original antes do plantio e ou formação de pastagem. 

Por ser uma técnica rápida e barata, ainda é muito utilizada no meio rural. Além do custo e rapidez, a queimada é considerada por alguns agricultores como uma ferramenta de fertilização do solo. Uma vez que as cinzas que restam após a passagem do fogo, seria uma espécie de adubo natural. No entanto, este modo de limpar o terreno, na atualidade é alvo de críticas por parte de ambientalistas e técnicos. 

Considerando apenas o aspecto da retirada da vegetação original, as queimadas provocam a alteração o equilíbrio dos ecossistemas das mais distintas paisagens, uma vez que impacta diretamente, na manutenção da fauna, na circulação de águas superficiais e subterrâneas, nas condições de temperatura e umidade, na liberação de vapor de água na atmosfera.


Outras consequências preocupantes podem decorrer das queimadas: 
• Diminuição da biodiversidade. 
• Emissão de gases poluentes na atmosfera, piorando a qualidade do ar.
• Aumento das doenças respiratórias – em razão dos gases e partículas nocivas. 
• Danos ao patrimônio público e privado - cercas, casas, rede de energia elétrica. 
• Agravamento do aquecimento global contribuindo para elevação da temperatura. 
• Diminuição da fertilidade do solo que perde matéria orgânica e umidade. 
• Intensificação da erosão nas áreas atingidas pelo fogo.

Responda no seu caderno: 

1-Por que o desmatamento provoca o desgaste do solo?


2-Marque F para falso e V para verdadeiro em relação às queimadas:


( ) As queimadas ajudam a adubar o solo.
( ) As queimadas representam a pior forma de destruição do solo.
( ) As queimadas eliminam os vegetais que protegem o solo. 
( ) As queimadas tornam o solo mais fértil. 
( ) As queimadas destroem os nutrientes do solo. 
( ) As queimadas matam os pequenos seres vivos que colaboram na decomposição dos restos de vegetais e animais. 

3-Em sua opinião, o que pode ser feito pela sociedade para diminuir e amenizar os efeitos causados pelas queimadas. 

Fonte: https://www.infoescola.com/ecologia/queimadas/

























Material de Estudo - 12/1º ano

 








LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA



EM BELO HORIZONTE NOSSAS RUAS ESTÃO CHEIAS DE ALEGRIA E CORES. SEGUNDO O INVENTÁRIO DA CIDADE FORAM CATALOGADAS 10 ESPÉCIES DE ÁRVORES DA CIDADE.


ÁRVORES CADASTRADAS:

 

 

 

NOME

QUANTIDADE DE

 

ÁRVORES

1

SIBIPIRUNA

18.946

2

MURTA

18.585

3

QUARESMEIRA

10.502

4

IPÊ ROSA

9.665

5

RESEDÁ

6.321

6

PATA DE VACA

6.263

7

IPÊ TABACO

6.034

8

MAGNÓLIA

5.599

9

ESCUMILHA AFRICANA

5.388

10

IPÊ AMARELO

2.807

 https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2018/07/04/interna_gerais,971322/bh-te

  m-mais-de-500-especies-de-arvores-segundo-inventario-da-pbh.shtml


ORIENTAÇÕES DAS ATIVIDADES DA SEMANA:

 

1.   ASSISTA AO VÍDEO DA GALINHA PINTADINHA:

 

 

2.   FAZER AS ATIVIDADES NO CADERNO, LEMBRANDO DE COLORIR A LINHA IGUAL À IMAGEM ABAIXO E ESCREVA SEU NOME COMPLETO.


 

 

 

 

 

 

3.   COM   AJUDA   DE   UM  ADULTO   PASSE   O   DEDINHO   ACOMPANHANDO AS PALAVRAS DA MÚSICA ABAIXO.



4.   QUANTAS PALAVRAS TÊM ESSA ESTROFE DA MÚSICA?

 

 

5.   ESCREVA O NOME DA FRUTA QUE CADA ÁRVORE DÁ:


LIMOEIRO                                 

 

GOIABEIRA                                     

 

MANGUEIRA                                  

 

JABOTICABEIRA                             

 

CEREJEIRA                                               


 

6. 
O JACANDARÁ É UMA MADEIRA NOBRE UTILIZADA NA CONFECÇÃO DE MÓVEIS E UTENSÍLIOS DE ORNAMENTAÇÃO PARA CASAS. ESCREVA O NOME DE CADA DESENHO ABAIXO.

 

 

7 -   VEJA A PLANTAÇÃO DE CARLOS E RESPONDA NO CADERNO.

 


 OBSERVE A FIGURA E RESPONDA:

A.   QUANTAS MAÇÃS ESTÃO NO CHÃO?

B.   QUANTAS MAÇÃS ESTÃO CAINDO?

C.   QUANTAS MAÇÃS ESTÃO AINDA NA ÁRVORE?

D.  SE JUNTARMOS AS MAÇÃS DA ÁRVORE, AS QUE ESTÃO CAINDO E AS DO CHÃO, NOS TEREMOS QUANTAS MAÇÃS?

 

 2.   AGORA BATA UMA FOTO SUA PERTO DE ALGUMA ÁRVORE OU PLANTINHA QUE VOCÊ GOSTE MUITO E MANDE NO GRUPO DE WHATSAPP. BEIJOS!

 


 





Professora: Ana Maria Ferreira


ÁRVORE MÁGICA  


OLÁ CRIANÇAS! TUDO BEM?

VOCÊS SABIAM QUE NO DIA 21 DE SETEMBRO É COMEMORADO O DIA DA ÁRVORE? 

ELAS SÃO TÃO IMPORTANTES PARA A NOSSA EXISTÊNCIA , NÃO É MESMO?

AS ÁRVORES NOS FORNECEM ALIMENTO, AR, SOMBRA, MEDICAMENTOS E MUITOS MATERIAIS, COM OS QUAIS PODEMOS DESENVOLVER PRODUTOS UTILIZANDO A NOSSA SABEDORIA E CRIATIVIDADE.

PROPORCIONAM BELEZA NATURAL PARA O NOSSO OLHAR E BEM-ESTAR.

VOCÊ CUIDA DAS ÁRVORES E (OU) DAS PLANTAS DO AMBIENTE EM QUE VOCÊ VIVE?

VOCÊ JÁ PERCEBEU A DIFERENÇA ENTRE UM LUGAR SEM PLANTAS E ÁRVORES DE UM LUGAR ARBORIZADO E CHEIO DE PLANTAS? 

PARA SENTIR UM POUQUINHO ESTA DIFERENÇA, A PROPOSTA PARA O NOSSO TRABALHO DE HOJE É FAZER A ÁRVORE MÁGICA.PARA FAZÊ-LA, ACESSE O LINK:

https://www.instagram.com/tv/CFRgLO6lNpT/?utm_source=ig_web_copy_link

MAS, SE VOCÊ NÃO TIVER O MATERIAL NECESSÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA ÁRVORE MÁGICA, VOU TE DAR UMA SEGUNDA OPÇÃO:

USE UMA RÉGUA PARA MARCAR COM O LÁPIS DE ESCREVER, A METADE DA FOLHA DE SEU CADERNO DE ARTE. DE UM LADO DA FOLHA, DESENHE APENAS UM TRONCO DE ÁRVORE E O CHÃO. DO OUTRO LADO, DESENHE UMA ÁRVORE COMPLETA, COM TRONCO, GALHOS, FOLHAS,FLORES E FRUTOS.DESENHE TAMBÉM O CHÃO. DEPOIS, FAÇA UM COLORIDO NOS DOIS DESENHOS.

APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, VOCÊ SENTIU A NECESSIDADE DE CUIDAR MELHOR DAS PLANTAS?

VOCÊ PODE DESEMPENHAR ESTA TAREFA, SEJA PLANTANDO,CUIDANDO E PRESERVANDO PLANTAS E ÁRVORES DO LOCAL EM QUE VOCÊ VIVE.